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Este artigo é o resultado de uma pesquisa na Internet sobre o tema: ECUMENISMO Os documentos aqui contidos foram retirados de sites idôneos e oficiosos.

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2 Este artigo é o resultado de uma pesquisa na Internet sobre o tema: ECUMENISMO Os documentos aqui contidos foram retirados de sites idôneos e oficiosos das igrejas Católica Apostólica Romana, Luterana, Metodista, Adventista do Sétimo Dia e jornais em diversas localidades do mundo. O acesso aos documentos podem ser feitos através do Explorer do Windows. Alguns documentos estão no formato do Word, e outros em formato Html. Veja a seguir a Arquitetura do Ecumenismo Mundial

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4 Arquitetura do Conselho Mundial de Igrejas W.C.C. Conselho Mundial Igrejas C.L.A.I. Conselho Latino Americano Igrejas CONIC Conselho Nacional Igrejas Cristãs WorldWide Faith News CASA DA RECONCILIACAO CONIC em São Paulo FOCOLARES C.E.S.E. KOINONIA OUTROS...

5 Textos para Meditação Chamados de Cristãos! Sete mulheres naquele dia lançarão mão dum só homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. Isaías 4:1 Unidas em doutrinas comuns. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico. O Grande Conflito Pág. 445 – Capitulo A Imutável lei de Deus 1888

6 Cancele a apresentação a qualquer momento pressionando a tecla ESC

7 Ecumenismo é Ultrapassar as Divisões A graça de Deus incitou membros de muitas igrejas e comunidades no nosso século, a esforçarem-se por ultrapassar as divisões herdadas do passado e por construir de novo uma comunhão de amor pela oração, pelo arrependimento e pelo recíproco de perdão pelos pecados de desunião do passado e do presente, por encontros de ações de cooperação e diálogo teológico. Tais são os objetivos e atividades daquilo que se veio a chamar Movimento Ecumênico. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 26 3º Edição 2004

8 Ecumenismo é a Unidade dos Cristãos Por Movimento Ecumênico entende-se as atividades e iniciativas que são suscitadas e ordenadas, de acordo com as várias necessidades da Igreja e a oportunidade dos tempos, no sentido de favorecer o restabelecimento da unidade dos cristãos. Decreto Unitatis Redintegratio nn. 4, 8, 9; cân. 755 A Voz do Papa

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10 Das Igrejas Derivadas da Reforma Nesse sentido estrito, o movimento ecumênico surgiu nas igrejas nascidas da reforma, tendo mais tarde a Igreja Católica e as igrejas Ortodoxas aderido a ele. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 186 A Voz do Papa - 3º Edição 2004

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12 O W.C.C. em 1948 O Concílio Mundial de Igrejas, foi fundado em 1948, em Genebra, na Suíça. Atualmente estão associadas mais de 350 igrejas, inclusive a Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. ecumenical-organizations/christian-world- communions.html

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15 A comunhão no interior das igrejas particulares e entre si é um dom de Deus. A unidade da Igreja realiza-se na riqueza da diversidade. A diversidade na Igreja é uma dimensão da sua catolicidade. Contudo, a própria riqueza desta diversidade pode originar tensões na comunhão. Mas a despeito destas tensões, o Espírito continua a operar na Igreja, chamando os cristãos, na sua diversidade, a uma unidade cada vez mais profunda. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 23 A Voz do Papa - 3º Edição 2004 Diferenças, mas Unidade na Diversidade !

16 Cada uma na sua, mas Unidas ao Papa! Esta unidade que, por sua própria natureza, exige uma plena comunhão visível de todos os cristãos, é o fim do último movimento ecumênico. O Concílio afirma que esta unidade não pretende, de modo algum, sacrificar a rica diversidade de espiritualidade, de disciplina, de ritos litúrgicos e de elaboração da verdade revelada que se desenvolveram entre os cristãos, na medida em que essa diversidade se mantenha fiel à tradição apostólica. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 27 A Voz do Papa - 3º Edição 2004

17 Unidade na Diversidade. A unidade bíblica não implica em uniformidade. A própria metáfora utilizada na Bíblia para a Igreja – a do corpo humano – demonstra que a igreja experimenta unidade mediante a diversidade. O corpo possui muitos órgãos, todos eles contribuindo para o desempenho ótimo do corpo... Todos, entretanto, funcionam sob a direção do mesmo Espírito, edificando a Igreja com o melhor dos dons que Deus lhes concedeu. Nisto Cremos – Pág. 239 (CPB – 2000) A Voz da Igreja

18 No próprio tempo em que vivemos, o Senhor chamou Seu povo e deu-lhe uma mensagem para proclamar. Chamou-o para expor a malignidade do homem do pecado que tornou a lei do Domingo uma autoridade característica, que cuidou em mudar os tempos e a lei, e oprimir o povo de Deus que prossegue firmemente honrando-O pela observância do único sábado verdadeiro, o sábado da criação, como sendo santo ao Senhor. - Ev./233. Jamais alcançaremos a unidade a menos que conscientemente trabalhemos no sentido de consegui-la. E jamais devemos considerar complacentemente que já a alcançamos. Necessitamos orar diariamente pela unidade, cultivando-a cuidadosamente. Deveríamos minimizar as diferenças e evitar questionamentos no tocante a aspectos não essenciais. Em vez de focalizarmos aquilo que nos divide, deveríamos falar sobre as preciosas verdades que nos unem. Falemos sobre a unidade e oremos para que a oração de Cristo se cumpra. Nisto Cremos – Pág. 246 (CPB – 2000) A Voz da Igreja

19 O título do sermão proferido no sábado de manhã na Conferência Geral realizada em Toronto no ano 2000, pelo pastor Jean Paulsen, presidente da Igreja Adventista Mundial, foi: Unidade na Diversidade. Confira no link a seguir: 2000/6/ /index.html.em A Voz da Igreja

20 Lição da Escola Sabatina de 12/11/2005 O ecumenismo está sendo ensinado por meio das lições da ES, e estamos recebendo orientação diretamente de Roma, e a maioria não sabe!

21 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

22 Todos aqueles que são batizados em nome de Cristo estão, por esse mesmo fato, chamados a empenhar-se na procura da unidade. A comunhão no batismo está orientada para a plena comunhão eclesial. Viver o batismo é estar comprometido na missão de Cristo que é congregar tudo na unidade. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 28 A Voz do Papa - 3º Edição 2004

23 A vontade de Deus é a unidade de toda a humanidade dispersa... sobre aqueles e aquelas que, através do Batismo, se tornam o Corpo de Cristo: Corpo no qual se deve realizar em plenitude a reconciliação e a comunhão. Como é possível permanecer divididos, se, pelo Batismo, fomos imersos na morte do Senhor, ou seja, naquele mesmo ato pelo qual Deus, através do seu Filho, abateu os muros da divisão? Carta Encíclica UT UNUM SINT – Pág. 12 A Voz do Papa

24 É através da fé comum – fé pessoal no sacrifício expiatório de Jesus Cristo – que todos se tornam parte do corpo. O batismo único que simboliza a morte e a ressurreição de Cristo, expressa perfeitamente esta fé, testemunhando da união com o corpo de Cristo. À medida que eles crescem em Cristo, as diferenças culturais não mais causam divisão. Ao chamar os membros de todas as nacionalidades e raças, o Espírito Santo batiza-os num único corpo – o corpo de Cristo, a Igreja. À medida que eles crescem em Cristo, as diferenças culturais não mais causam divisão. Nisto Cremos – Pág (CPB – 2000) A Voz da Igreja – Cap. 13 – Unidade no Corpo de Cristo

25 A administração do batismo no mundo cristão varia bastante. Alguns empregam a imersão, em que a pessoa é submergida; outros usam a aspersão, em que a pessoa é borrifada; outros, ainda, utilizam a afusão, em que a água é deixada a cair por sobre o corpo da pessoa. A prática de um só batismo é característica da unidade que o Espírito traz à Igreja de Deus. Nisto Cremos – Pág. 253 (CPB – 2000) A Voz da Igreja – Cap. 13 – Unidade no Corpo de Cristo

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27 Cada igreja particular, unida em si própria e na comunhão da Igreja una, santa, católica e apostólica, é enviada em nome de Cristo e pelo poder do Espirito para levar o Evangelho do Reino a um número sempre crescente de pessoas proporcionando-lhes esta comunhão com Deus.... Pela sua unidade, esta família dá testemunho dessa comunhão com Deus. É nesta missão da Igreja que se realiza a oração de Jesus, a pedir para que todos sejam um, ó Pai, para que sejam um em nós, como tu és em mim e eu em ti, para que o mundo creia que tu me enviaste. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 22 A Voz do Papa - 3º Edição 2004

28 O testemunho comum dado por todas as formas de cooperação ecumênica é, já por si, missionária. De fato, o movimento ecumênico caminha a par com a nova redescoberta, por muitas das comunidades, da natureza missionária da Igreja. A cooperação ecumênica mostra ao mundo que aqueles que crêem em Cristo e vivem do seu Espírito, tendo-se tornado filhos de Deus que é Pai de todos, podem tentar ultrapassar, com coragem e esperança, as divisões humanas mesmo em matérias tão delicadas como são a fé e a prática religiosa. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 166 A Voz do Papa – 3º Edição 2004

29 Para realizar sua missão, a Igreja necessita da contribuição de todos os dons. Juntos, provêm o impulso evangelístico total....Desta forma a unidade cristã depende do enxerto dos membros em Cristo. Dele provêm o poder que vitaliza a vida cristã. Ele á a fonte do talento e do poder necessários para que a Igreja cumpra sua missão. Estar ligados a Ele significa que serão moldados todos os gostos, hábitos e estilo de vida dos cristãos. Por intermédio Dele, todos os membros se vinculam uns aos outros, unindo-se na missão comum.... Continua ->

30 A unidade é essencial à Igreja. Sem ela a Igreja fracassará no desempenho de sua sagrada missão. A unidade cristã representa um desafio ao nosso mundo cada vez mais desunido, retalhado por egoísmo. A igreja unificada representa a resposta adequada para uma sociedade dividida pela cultura, raça, sexo e nacionalidade. A igreja unificada resistirá aos ataques satânicos. Nisto Cremos – Pág (CPB – 2000) A Voz da Igreja – Cap. 13 – Unidade no Corpo de Cristo

31 Trabalho unido rumo a um objetivo comum. A Igreja não viverá a unidade até que, agindo como um todo, se envolva na proclamação do evangelho de Jesus Cristo. Tal missão provê o treinamento ideal para se aprender a harmonia. Ela ensina aos crentes que todos eles constituem partes individuais da grande família de Deus e que a felicidade do todo depende do bem estar de cada crente. Nisto Cremos – Pág. 246 (CPB – 2000)

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33 Este amor encontra a sua expressão mais acabada na oração em comum. Quando os irmãos que não estão em perfeita comunhão entre si, se reúnem em comum para rezar, esta sua oração é definida pelo Concílio Vaticano II como alma de todo o movimento ecumênico... Mesmo quando não se reza formalmente pela unidade dos cristãos, mas por outros motivos como, por exemplo, pela paz, a oração torna-se, por si própria, expressão e confirmação da unidade.... Quando os cristãos rezam juntos, a meta da unidade fica mais próxima. Carta Encíclica UT UNUM SINT – Pág. 28 A Voz do Papa

34 Esta oração comum é particularmente recomendada durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ou durante o período que decorre entre a Ascensão e o Pentecostes. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 108 A Voz do Papa - 3º Edição 2004

35 A IASD mundial, tem participado periodicamente das semanas de oração pela unidade dos cristãos pelo mundo, em países como: Estados Unidos, Espanha, Brasil, Inglaterra, Colômbia, Rússia, Peru, Alemanha, etc Na Inglaterra existem participações simultâneas em diversas cidades. As datas são definidas anualmente pelo Conselho Mundial das Igrejas!

36 Confira nos links abaixo algumas participações da IASD em semanas de oração e outras cerimônias ecumênicas! //www.archimadrid.es/princi/menu/notdirec/notdirec/oct2000/ htm //www.catolicanet.com.br/noticias/noticias_integra.asp?cod=1&codigo_noticias =3529&edtoria=1 //www.arquidiocese-sp.org.br/ospaulo/josp2313.htm //www.itarana.com.br/jornal/edicao.asp?ID=26#_170 //www.vivalegre.com.br/materias/materia.asp?cod=873 //www.biblesociety.org/wr_335/wr_335.htm //www.elcolombiano.com/historicod/200205/ /ntm004.htm //www.stetson.edu/~psteeves/relnews/9801b.html //www.adventist.org.uk/news/news284.htm //www.adventist.org.uk/messenger/bam05-J2528.pdf //www.adventist.org.uk/news/news329.htm //www.madisoncatholicherald.org/ /local-state.html //religione.triesteincontra.it/evanlute/discuss/msgReader$93 //www.ecclesia.pt/destaque/s_unidade_02/

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38 O diálogo está no centro da colaboração ecumênica e acompanha-o em todas as suas formas... O diálogo ecumênico permite que os membros das diferentes Igrejas e Comunidades Eclesiais cheguem a conhecer-se uns aos outros, a identificar os temas de fé e prática comuns e os pontos sobre os quais diferem. Tentam compreender as raízes dessas diferenças e avaliar em que medida constituem um real obstáculo a uma fé comum. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 140 A Voz do Papa - 3º Edição 2004

39 Embora mantendo intacta a sua identidade, os cristãos devem estar dispostos a apreender e a receber dos outros e por intermédio deles os valores positivos das suas tradições. Assim, mediante o diálogo, podem ser induzidos a vencer os preconceitos inveterados, a rever as idéias preconcebidas e a aceitar, por vezes, que a compreensão da sua fé seja purificada. Diálogo e Anúncio - Pág. 40 (Paulinas 1999) A Voz do Papa

40 Quando se começar a dialogar, cada uma das partes deve pressupor uma vontade de reconciliação no seu interlocutor, de unidade na verdade. Para realizar tudo isso, devem desaparecer as manifestações de confrontação recíproca. Somente assim o diálogo ajudará a superar a divisão e poderá aproximar da unidade. Carta Encíclica UT UNUM SINT – Pág A Voz do Papa

41 Tradução de Documento Oficial Após 15 anos de diálogos, a IASD não pode mais ser considerada como um novo movimento religioso, ou como uma seita, informa o relatório em comum escrito pela Igreja Católica Romana e a Igreja Adventista na Polônia. Durante os anos, no entanto, a medida em que a troca de informações entre nós aconteceu, nós observamos muitas semelhanças teológicas mas também muitas diferenças. Continua >

42 O lado Católico reconhece no documento o caráter cristocêntrico das nossas crenças, e especialmente nossa crença na Trindade... Do nosso lado, nós falamos da necessidade de mudança de atitude na nossa organização em reconhecer a abertura da Igreja Católica, especialmente nos últimos anos, voltada para a Bíblia... (15/02/2000) A Voz da Igreja Fonte: Site Oficial adventist.org/news/issues/data/ /#3 E toda a terra se maravilhou após a besta Apoc. 13:3

43 Após alguns anos de diálogo com a Igreja Católica, a igreja Luterana uniu-se totalmente com a Igreja Católica Apostólica Romana. Após isto, a Igreja Luterana vem dialogando sistematicamente com diversas outras igrejas, e inclusive já dialogou por 4 anos com a Igreja Adventista. Tudo nos leva a crer, que os planos do ecumenismo, são de ordem a fazer com que o movimento da reforma iniciado por Lutero no século XVI, seja revertido, e na ordem inversa em que ocorreram aqueles eventos.

44 ( Crer em Cristo e crer na Trindade ) Até

45 O Decreto sobre o Ecumenismo: Professem todos os cristãos, diante do mundo inteiro, a sua fé em Deus uno e trino, no filho de Deus encarnado, nosso Redentor e Senhor... todos os homens sem exceção são chamados a esta obra comum.... Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág A Voz do Papa - 3º Edição 2004

46 Este movimento de unidade é chamado ecumênico. Participam dele os que invocam o Deus Trino e confessam a Cristo como Senhor e Salvador, não só individualmente, mas também reunidos em assembléias. Carta Encíclica UT UNUM SINT – Pág. 13 A Voz do Papa !!! A partir da Encíclica Eclésia da Eucaristia, publicada na páscoa de 2004, as doutrinas em comuns foram ampliadas para Cinco: Cristo, Trindade, Domingo, Eucaristia e Adoração a Maria. Até Março de 2003, DUAS doutrinas !

47 É através da fé comum – fé pessoal no sacrifício expiatório de Jesus Cristo – que todos se tornam parte do corpo.Finalmente, a Escritura ensina que existe um só Espirito, um só Senhor, e um só Deus e Pai. Todos os aspectos da unidade da Igreja encontram seu fundamento na unidade da Trindade divina. Nisto Cremos – Pág. 238 (CPB – 2000) A Voz da Igreja – Cap. 13 – Unidade no Corpo de Cristo

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49 O Mistério da Trindade, Escola para Superar Divisões CIDADE DO VATICANO, 17/06/2003 ( ZENIT ) A contemplação da Trindade poderá impulsionar a superar nossas divisões aparentemente irreconciliáveis, afirmou o pregador da Casa Pontifícia comentando o mistério central e mais elevado da vida cristã, que a igreja celebrou domingo passado. Nós nos encontramos exatamente ante o mesmo problema constatou: a contemplação da Trindade, que é diversidade no amor e unidade na diversidade, deveria impulsionar-nos a superar nossas aparências irreconciliáveis diferenças de raça, de sexo, de cultura, porque a Trindade é perfeita unidade na diversidade. Fonte:

50 O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ela estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja. O Catecismo do Católico de Hoje, pág. 11 A Voz do Papa.

51 CATÓLICA A Igreja estudou este mistério com grande solicitude e, depois de quatro séculos de investigações, decidiu expressar a doutrina deste modo: Na unidade da Divindade há três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – realmente distintas uma da outra. Assim nas palavras do Credo de Atanásio: O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e no entanto não são três deuses, mas um só Deus O Catecismo do Católico de Hoje, pág. 12 A Voz do Papa

52 ADVENTISTA Embora a Divindade não seja apenas uma Pessoa, Deus é um em propósito, mente e caráter. Esta unicidade não oblitera as personalidades distintas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tampouco a existência destas personalidades separadas destrói o conceito monoteísta das Escrituras, de que Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus. Nisto Cremos – Pág. 42 (CPB – 2000) A Voz da Igreja – Cap. 2 – A Trindade

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54 Comunhão com Roma ! A Igreja Católica, tanto na sua praxis como nos textos oficiais, sustenta que a comunhão das Igrejas particulares com a Igreja de Roma, e dos seus Bispos com o Bispo de Roma, é um requisito essencial – no desígnio de Deus – para a comunhão plena e visível. Carta Encíclica UT UNUM SINT – Pág A Voz do Papa

55 A missão do Bispo de Roma A missão do Bispo de Roma no grupo de todos os Pastores consiste precisamente em vigiar (episkopein) como uma sentinela, de modo que, graças aos Pastores, se ouça em todas as Igrejas particulares a verdadeira voz de Cristo-Pastor. Assim, em cada uma das Igrejas particulares a eles confiadas, realiza-se a una, sancta, catholica et apostolica Ecclesia. Todas as Igrejas estão em comunhão plena e visível, porque todos os Pastores estão em comunhão com Pedro, e, desse modo, na unidade de Cristo. Carta Encíclica UT UNUM SINT – Pág. 105 A Voz do Papa

56 Pequenas alterações nas palavras, Grandes Mudanças Teológicas! Doutrinas em Comuns -Doutrinas em Comuns-

57 VOTO BATISMAL Crê em Deus Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo? Renunciando o mundo e seus pecaminosos caminhos, aceita a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, e crê que Deus, pelos méritos de Cristo, lhe perdoou os pecados, e lhe deu um novo coração? 4-Aceita pela fé a justiça de Cristo, reconhecendo- O como seu Intercessor no santuário celeste, e reclama Sua promessa de fortalece-lo pela habitação de seu Espirito, de maneira a receber poder para fazer Sua vontade?

58 Note que no verso deste Certificado de Batismo, preenchido em 1967, não há qualquer referência a Deus como Trindade. O título Deus é usado apenas para o Pai, enquanto Seu Filho Jesus Cristo é apresentado como Salvador, por seu sacrifício expiatório no Calvário, e como Intercessor no santuário celeste. Deus, o Pai, é quem nos perdoa os pecados pelos méritos de Cristo e nos dá um novo coração. E o Espírito Santo é o espírito do próprio Cristo, o qual Ele próprio nos envia como poder para fortalecer- nos para fazer Sua vontade.

59 Até Agosto de 1980, o texto desse voto batismal não sofreu alteração, e continuou tendo o Pai como Deus supremo, Jesus Cristo Seu divino Filho e nosso Salvador, e o Espírito Santo como o Espírito de Cristo que habita em nós.

60 VOTO BATISMAL Crê em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo? 2-Aceita a morte de Jesus Cristo, no Calvário, como o sacrifício expiatório pelos pecados dos homens, e crê que pela fé em Seu sangue derramado, os homens são (serão) salvos do pecado e de sua penalidade? 3- 4-Aceita, pela fé, a justiça de Cristo, reconhecendo- O como seu Intercessor no santuário celeste, e reclama Sua promessa de fortalece-lo, pela presença do Espírito Santo em seu coração, de maneira a receber poder para fazer Sua vontade?

61 Uma vírgula... Uma vírgula colocada antes da palavra "o Pai", faz com que Este, Seu Filho e o Espírito Santo (agora oficialmente tido como uma terceira pessoa, distinta do Filho e do Pai) estejam englobados na expressão Deus. Alteração no tempo verbal do futuro para o presente da frase serão salvos do pecado, retirando desta forma o foco do apagamento dos pecados no final do juízo investigativo !

62 VOTO BATISMAL Crê que existe um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas co-eternas? 2-Aceita a morte de Jesus Cristo, no Calvário, como o sacrifício expiatório pelos pecados dos homens, e crê que pela fé em Seu sangue derramado, é salvo do pecado e de sua penalidade? 3- 4-Aceita, pela fé, a justiça de Cristo, seu intercessor no santuário celestial, e aceita Sua promessa de graça transformadora e poder para levar uma vida amorável e centralizada em Cristo, no seu lar e perante o mundo?

63 E em Outubro de

64 VOTO BATISMAL – Você crê, como ensinam as Escrituras, que o Pai, O Filho e o Espírito Santo Se constituem em um só Deus, denominado a Trindade? 2 – Aceita a morte de Jesus no Calvário, como o único caminho para o perdão e transformação, mediante a fé neste sacrifício? 3 – Aceita que a expiação do homem foi consumada na cruz, quando Jesus derramou o próprio sangue como sacrifício, e que este processo expiatório continua no céu através da intercessão de Cristo no Santuário Celestial, onde ministra como sacerdote em nosso favor?

65 O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ela estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja. O Catecismo do Católico de Hoje, pág. 11 A Voz do Papa.

66 Limpeza nos livros do E.P Testemunhos para Ministros O Desejado de Todas as Nações Evangelismo As Profecias do Apocalipse Conselhos Sobre Saúde Diversas alterações nos escritos de Ellen G. White, para que se sustentasse a idéia de que ela teria crido na Trindade. Pesquisa realizada no site Ellen White State: Ver arquivo: Textos adulterados - Ellen G. White.doc

67 então devemos observar que durante o período que vai de 1919 a 1950 houve também tentativas de tornar o adventismo mais cristão, especialmente durante a década de Essa década, por exemplo, testemunhou esforços da parte de alguns de "purificar" e fortalecer as publicações adventistas. Três áreas ilustram esta tendência. A primeira diz respeito a Trindade. Como já observamos em capítulos anteriores, os primeiros adventistas eram, em termos gerais, antitrinitarianos... Em Busca de Identidade, pág. 157

68 Uma segunda tentativa importante de "limpar" as publicações adventistas para fazer a organização mais ortodoxa tinha a ver com a natureza de Cristo. Um caso típico é o do livro Estudos Bíblicos. Entre 1915 e 1949, toda edição desta obra continha duas declarações explícitas sobre a natureza pecaminosa de Cristo: um ponto de vista que outros cristãos geralmente repugnavam... Em Busca de Identidade, pág. 159

69 Limpeza nos Hinários Hinário Adventista Antigo( 1933 ) Nenhum hino trinitariano Cantai ao Senhor( 1963 ) Introdução de alguns hinos trinitários Hinário Adventista Atual( 1996 ) Dezenas de hinos trinitarianos Alteração nas letras introduzindo a trindade Eliminação de hinos que falavam do Pai e do Filho

70 Hino 12 - Vinde, Povo do Senhor Título em inglês: Come, Ye Thankful People Autor: Henry Alford, Compositor: George J. Elvery, Vinde, povo do Senhor, adorai-O, com louvor O Seu nome exaltai, a Jesus, e a Deus, o Pai; Dele advêm as bênçãos mil do perdão e amor gentil; Vinde, povo do Senhor, adorai o Criador. Vinde, povo do Senhor, adorai-O, com louvor. Ao Deus trino exaltai: A Jesus a Deus, o Pai, E ao Espírito de luz que em bondade nos conduz. Vinde, povo do Senhor, adorai o Deus de amor. Hinário Cantai ao Senhor Hinário Adventista do Sétimo Dia

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72 R.F. COTTRELL Minhas razões para não defender ela, (doutrina da Trindade) são: 1. O nome Trindade não existe na Bíblia, ou o Deus tri-uno não se conhece na Bíblia; e eu tenho a idéia de que doutrinas que requerem palavras especialmente criadas na mente humana para expressa-las, são doutrinas criadas. 2. Eu nunca senti que seja forçado a aceitar e explicar o que é contrário a todo entendimento que Deus me deu. Todo meu esforço na explanação de tal assunto, não conseguiria que meus amigos entendessem..." Review and Herald June 1, 1869.

73 Thiago White e Ellen White Marido de Ellen White e presidente da AG por 3 vezes 1-) ) )

74 TIAGO WHITE "A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivessem levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos." - JW (Tiago White) Review and Herald 1856.

75 ALEJANDRO BULLÓN E o inimigo conseguiu o que queria: corromper a pureza da doutrina cristã. Naquele período, a igreja passou a ter conflitos internos por causa de doutrinas estranhas que pretendiam misturar-se às verdades bíblicas. Entre as doutrinas em conflito, podemos mencionar: o pecado original, a Trindade, a natureza de Cristo, o papel da virgem Maria, o celibato e a autoridade da Igreja. O Terceiro Milênio Pág

76 Desde a sua fundação, até o ano de 1931, era desta forma que a Igreja Adventista cria em UM Deus único!

77 Mas a Igreja Católica diz: Qualquer pessoa para ser salva, antes de todas as coisas é necessário que ela celebre a fé católica: A menos que cada um mantenha esta fé no seu todo, completa e sem mancha, sem dúvida perecerá eternamente. Mas esta é a fé católica; Que nós adoramos um Deus em uma Trindade, e a Trindade em uma unidade, não devemos confundir as pessoas; nem dividir suas substâncias....Assim, o Pai é Deus: o Filho é Deus: e o Espírito Santo é Deus. De forma que em todas as coisas, como supracitado, a unidade da Trindade, e a trindade em sua unidade devem ser adorados. Aquele que será salvo, tem que pensar desta maneira sobre a trindade. ---> continua

78 Nossos oponentes (protestantes) às vezes reivindicam que nenhuma crença deveria ser dogmatizada que não é explicitamente declarada na Bíblia (ignorando que é somente na autoridade da Igreja que nós conhecemos a certeza dos evangelhos, e não outros como verdadeiros). Mas as igrejas protestantes por elas mesmas têm aceitado tais dogmas como a TRINDADE pela qual não há nenhuma autoridade precisa nos evangelhos. Revista Life, 30 de Outubro de ( Católica Americana )

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80 Arquidiocese de Montes Claros-MG

81 O Pastor adventista Noedson Dorneles, que está na cidade há apenas dois anos, advertiu para o fato de as religiões muitas vezes criarem empecilhos a uma maior harmonia entre as pessoas. Referiu-se ao conflito judaico-palestino que ora acontece no Oriente Médio como um alerta sobre a que ponto a intolerância religiosa pode levar homens e mulheres. Na Palestina presenciamos pela televisão todos os dias aonde o preconceito pode nos levar. Enquanto não aprendermos que somos pessoas pequenas perante Deus; enquanto não aprendermos essa dependência para com Deus, a divisão entre nós persistirá, explicou. Disse que religião alguma salva ninguém. Quem salva é Jesus Cristo, completou. Em entrevista, o Pastor Noedson disse que a iniciativa da Diocese de Montes Claros merece ser copiada e aplaudida. Acha que o Ecumenismo é possível sim, mas apenas mediante muito diálogo e conversão. É preciso esquecer essa coisa de preconceito, de superioridade, advertiu. Para o Padre Silvestre de Melo, a iniciativa ecumênica deve de agora em diante gerar frutos através da sua prática efetiva. E o caminho para isso é a conversão para Jesus. Nele é que encontramos a salvação, explicou. Conclamou a todos a fazerem acontecer o Evangelho, cumprindo dessa forma a determinação de Jesus para que todos sejam um. O Jubileu Ecumênico foi marcado ainda por apresentações culturais protagonizadas por várias paróquias e pelas igrejas Adventista do Sétimo Dia e Batista. A programação foi encerrada com Celebração Ecumênica, da qual participaram o Padre Reginaldo Wagner e representantes das igrejas Adventista do Sétimo Dia e Batista. Agência de Notícias - Telefax: (38) Pastoral da Comunicação/Acolhida Arquidiocese de Montes

82 Semana de Oração em São Paulo Este site é Adventista!

83 Coral Carlos Gomes cantou louvores de salvação. Padres e pastores orando pela unidade Cristã. Pastor Ronaldo Arco Obs: Este link foi retirado do ar pelo administrador do site, após enviarmos sucessivos s reprovando este tipo de divulgação!

84 Lançada Campanha Ecumênica Da Redação Na quinta-feira, 9, aconteceu o lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2005, na Câmara Municipal. O evento contou com a presença de vários membros de igrejas cristãs do Estado, que, além de tratar sobre a campanha, apresentaram novas propostas de trabalhos a serem desenvolvidos em benefício da comunidade, entre eles o "Conselho Social Cristão". Hélio Carnassale, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apresentou a proposta que vem sendo discutida entre entidades assistenciais ligadas às igrejas cristãs, de unir as entidades de auxílio social, que foi denominada "Conselho Social Cristão". Esse órgão teria a finalidade de promover a paz por meio da união de esforços para melhorar o atendimento aos necessitados que acorrem às diversas igrejas em busca de auxílio. O evento, que teve por objetivo principal lançar o texto-base da Campanha da Fraternidade 2005, iniciou-se com apresentação do coral da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular. Após a apresentação, formou-se a mesa que contou, além do regente Sandro (que representou o bispo Darci Borba) e de Valter Aparecido Domingues (representando o presidente da Câmara, Fábio Menezes), com a presença de dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto (bispo da diocese de Itapetininga, representando a Igreja Católica), do reverendo Daniel de Oliveira (presidente do Presbitério, da Igreja Presbiteriana do Brasil) e do pastor Hélio Carnassale, representando a Igreja Adventista do 7º Dia. Complementando a mesa, foram chamados o reverendo Osvandi Pedroso, da Igreja Presbiteriana do Brasil, de Tietê; Eduardo Piza, também de Tietê; João Emilio, vereador de Porangaba; Carlos Lourenço, da comunidade da Paróquia São Francisco de Assis, de Capela do Alto; os advogados Marlei Barbosa de Carvalho e Jaime Fonseca, representando a OAB; e o terceiro-sargento Rogério de Arruda Pires, representando o comandante de 4ª Cia. da Polícia Militar. Dom Gorgônio explanou a todos sobre o texto-base, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2005, respectivamente, "Solidariedade e Paz" e "Felizes os que Promovem a Paz", dando ênfase à parábola do samaritano, colocando, também, que a campanha é ecumênica e promovida pelo Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), enfatizando a proposta que é "unir as igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na superação da violência, promovendo a solidariedade e a construção de uma cultura de paz". Ele também falou sobre o subsídio produzido pela diocese de Itapetininga, denominado "A Diocese de Itapetininga assume a proposta do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil". Após apresentação do coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, encerrando o evento, Werner Luiz de Oliveira Morelli, representando o professor Luís Antonio do Amaral, coordenador da Campanha da Fraternidade no Estado de São Paulo, lembrou que a CF-2005 é uma continuidade da CF-2000, que propunha um "Novo Milênio sem Exclusões". Campanha da Fraternidade de Tatuí

85 Campanha da Fraternidade de Natal

86 Arquidiocese de Madri

87 Arquidiocese de Medellín-Colômbia

88 Oficialmente Ecumênica na França! A FPF na França é o equivalente ao CONIC aqui no Brasil!

89 Após a Assembléia Nacional da França aprovar a lei 676, no dia 31 de Maio de 2001, que proíbe o prozelitismo, por pessoas ou igrejas não ecumênicas, a IASD pediu a adesão ao organismo oficial ecumênico nacional, a FPF. O que verificamos nesta noticia é a comemoração da adesão ecumênica na França! Veja a lei e suas penalidades na integra, no site oficial: nationale.fr/ta/ta0676.asp Confira a adesão na FPF no site oficial do órgão: pf/membres/index.html

90 Oficialmente Ecumênica na Inglaterra e Irlanda!

91 Este documentário foi exibido durante todo o mês de Dezembro de 2004, por volta das 18:30 Horas, na Rede Vida, durante o Jornal Católico JCTV. Comemoração Ecumênica em São Paulo na TV Clique aqui Medalha ao Papa

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93 Sobre Estudar Individualmente O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo. Devemos dia após dia estudar a Bíblia, diligentemente, ponderando todo pensamento e comparando passagem com passagem. Com o auxílio divino devemos formar nossas opiniões por nós mesmos, visto termos de responder por nós mesmos perante Deus. – O Grande Conflito – pág. 598 Capitulo 37 - Nossa Única Salvaguarda

94 Sobre o Perigo dos Mestres Satanás se esforça constantemente por atrair a atenção para o homem, em lugar de Deus. Induz o povo a olhar para os bispos, pastores, professores de teologia, como seus guias, em vez de examinarem as Escrituras a fim de, POR SI MESMOS, aprenderem seu dever. Então, dominando o espírito desses dirigentes, pode influenciar as multidões a seu bel-prazer. – O Grande Conflito – pág. 595 Capitulo 37 - Nossa Única Salvaguarda

95 Sobre o Ecumenismo Não podemos endossar envolvimento algum em ecumenismo nem espécie alguma de associação com a moderna Babilônia. Não se unam, os atalaias sobre os muros de Sião, com os que estão a tornar de nenhum efeito a verdade como ela é em Cristo. Não se juntem eles à confederação de incredulidade, papismo e protestantismo. 4BC Pág. 1141

96 Sobre o Novo Milênio ! A linha de separação entre cristãos professos e ímpios é agora dificilmente discernida. Os membros da igreja amam o que o mundo ama, e estão prontos para se unirem a ele; e Satanás está resolvido a uni-los em um só corpo, e assim fortalecer sua causa arrastando-os todos para as fileiras do espiritismo. Os romanistas, que se gloriam dos milagres como sinal certo da verdadeira igreja, serão facilmente enganados por este poder operador de prodígios; e os protestantes, tendo rejeitado o escudo da verdade, serão também iludidos. Católicos, protestantes e mundanos juntamente aceitarão a forma de piedade, destituída de sua eficácia, e verão nesta aliança um grandioso movimento para a conversão do mundo, e o começo do milênio há tanto esperado. O Grande Conflito – Pág. 588 Capitulo 36 - O Maior Perigo para o Lar e a Vida

97 Sobre a União com a igreja Católica "Naquela noite sonhei que estava em Battle Creek olhando para fora através da janela lateral de vidro e vi um grupo marchando em direção à casa de dois em dois. Eles tinham uma aparência severa e determinada. Eu os conhecia bem e volvi-me para abrir a porta de entrada para recebê-los, mas pensei que poderia olhar novamente. A cena havia mudado. O grupo agora tinha a aparência de uma procissão católica. Continua ->

98 Um portava na mão uma cruz, e outro uma vara. E ao se aproximarem, o que trazia a vara fez um círculo em torno da casa, dizendo três vezes: 'Esta casa está proscrita. Os bens precisam ser confiscados. Eles falaram contra a nossa santa ordem'. O terror dominou-me, e corri pela casa, para fora pela porta norte, e achei-me no meio de um grupo, alguns dos quais eu conhecia, mas não ousava falar uma palavra para eles por temor de ser traída". Testimonies, Vol. 1, Pág

99 Sobre a Imagem à Besta Foi a apostasia que levou a igreja primitiva a procurar o auxílio do governo civil, e isto preparou o caminho para o desenvolvimento do papado - a besta. Disse o apóstolo Paulo que havia de vir "a apostasia", e manifestar-se "o homem do pecado". II Tess. 2:3. Assim a apostasia na igreja preparará o caminho para a imagem à besta. Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrinas que lhes são comuns, influenciarem o Estado para que imponha seus decretos e lhes apóie as instituições, a América do Norte protestante terá então formado uma imagem da hierarquia romana, e a aplicação de penas civis aos dissidentes será o resultado inevitável. O Grande Conflito – Pág A Imutável Lei de Deus

100 Sobre a sair das Igrejas Vi que Deus tem filhos honestos entre os adventistas nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, ministros e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disto, e antes que o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um excitamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles. Ele espera enganar os honestos e levá-los a pensar que Deus ainda está trabalhando pelas igrejas. Mas a luz brilhará, e todos os honestos deixarão as igrejas caídas, e tomarão posição ao lado dos remanescentes. Primeiros Escritos, pág.261

101 Sobre a sair de Babilônia Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. Os pecados de Babilônia serão revelados. Os terríveis resultados da imposição das observâncias da igreja pela autoridade civil, as incursões do espiritismo, os furtivos mas rápidos progressos do poder papal - tudo será desmascarado. Por meio destes solenes avisos o povo será comovido. Milhares de milhares que nunca ouviram palavras como essas, escutá-las-ão.

102 Com espanto ouvirão o testemunho de que Babilônia é a igreja, caída por causa de seus erros e pecados, por causa de sua rejeição da verdade, enviada do Céu a ela. Ao ir o povo a seus antigos ensinadores, com a ávida pergunta – São estas coisas assim? – os ministros apresentam fábulas, profetizam coisas agradáveis, para acalmar-lhes os temores, e silenciar a consciência despertada. Mas, visto que muitos se recusarão a satisfazer-se com a mera autoridade dos homens, pedindo um claro – Assim diz o Senhor – o ministério popular, semelhante aos fariseus da Antigüidade, cheio de ira por ser posta em dúvida a sua autoridade,

103 denunciará a mensagem como sendo de Satanás, e agitará as multidões amantes do pecado para ultrajar e perseguir os que a proclamam. Estendendo-se a controvérsia a novos campos, e sendo a atenção do povo chamada para a lei de Deus calcada a pés, Satanás entrará em ação. O poder que acompanha a mensagem apenas enfurecerá os que a ela se opõem. O clero empregará esforços quase sobre-humanos para excluir a luz, receoso de que ilumine seus rebanhos. Por todos os meios ao seu alcance esforçar-se-á por evitar todo estudo destes assuntos vitais. A igreja apelará para o braço forte do poder civil, e nesta obra unir-se-ão romanistas (ICAR) e protestantes. O Grande Conflito, pág. 612 Capitulo 38 - O Último Convite Divino

104 Poucos Pastores Aceitaram a Mensagem O testemunho das profecias que pareciam indicar a vinda de Cristo na primavera de 1844, apoderou-se profundamente do espírito do povo. Ao ir a mensagem de um Estado para outro, despertou-se por toda parte grande interesse. Muitos estavam convictos de que os argumentos tirados dos períodos proféticos eram corretos e, sacrificando o orgulho de suas opiniões, recebiam alegremente a verdade. Alguns pastores puseram de lado suas idéias e sentimentos sectaristas e, renunciando a seus salários e suas igrejas, uniram-se na proclamação da vinda de Jesus. Houve, entretanto, relativamente poucos pastores que aceitaram esta mensagem; foi, por conseguinte, confiada em grande parte aos humildes leigos. O Grande Conflito, pág. 368 – Um Grande Movimento Mundial

105 IASD -X- NOVA IGREJA Votada na C.G. de Dalas A Trindade Católicos agora são Irmãos em Cristo Esculturas inauguradas Na Associação Geral Editado o livro Nisto Cremos Início do Ensino Da Trindade Inglaterra e Irlanda Declaram-se Ecumênicas Participações em Semanas de Oração Troca do Sábado Pelo Domingo Término dos Diálogos de 15 anos com a ICAR

106 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jeremias 6:16 ? Escolhei Hoje a Quem Servireis !

107 Arquitetura da Internet Internauta Provedor Internet Telefone Modem Site globo.com.br Site cpb.com.br Site World Wide Web Arquivos do Site Link: Ponteiro de um arquivo no Site. Ex: O sufixo /htdocs/periodicos/les2002.html indica qual arquivo deve ser mostrado na tela do internauta. Site: Computador onde estão os arquivos que se deseja disponibilizar para a Internet. Janeiro 2008 W.W.W. Mais de 2.5 Bilhões


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