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Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.

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Apresentação em tema: "Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro."— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro

2 Roteiro Breve revisão Diagramas de Sequencia

3 A UML Composto por 9 Diagramas
Cada diagrama composto por uma série de itens Itens dos diagramas relacionados através de conectores

4 Diagramas UML Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Classes
Diagrama de Objetos Diagrama de Pacotes Diagrama de Estado Diagrama de Sequencia Diagrama de Colaboração Diagrama de Atividade Diagrama de Componente Diagrama de Implantação

5 Atividade

6 Diagramas UML Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Classes
Diagrama de Objetos Diagrama de Pacotes Diagrama de Sequencia Diagrama de Estado Diagrama de Colaboração Diagrama de Atividade Diagrama de Componente Diagrama de Implantação

7 Modelo de Domínio Exemplo de um modelo de domínio Atende Recebe

8 Diagrama de Especificação

9 Diagrama de Classes

10 Diagrama de Objetos

11 Diagramas UML Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Classes
Diagrama de Objetos Diagrama de Pacotes Diagrama de Sequencia Diagrama de Estado Diagrama de Colaboração Diagrama de Atividade Diagrama de Componente Diagrama de Implantação

12 Introdução O objetivo dos modelos vistos até agora é fornecer um escopo e entendimento do problema a ser desenvolvido. Entretanto, esses modelos deixam algumas perguntas sem respostas. No modelo de casos de uso: Quais são as operações que devem ser executadas internamente ao sistema? A que classes estas operações pertencem? Quais objetos participam da realização deste caso de uso?

13 Introdução No modelo de classes de análise:
De que forma os objetos colaboram para que um determinado caso de uso seja realizado? Em que ordem as mensagens são enviadas durante esta realização? Que informações precisam ser enviadas em uma mensagem de um objeto a outro? Será que há responsabilidades ou mesmo classes que ainda não foram identificadas?

14 Introdução Para responder às questões anteriores, um modelo de interações deve ser criado. Esse modelo representa troca de mensagens entre objetos para a execução de cenários dos casos de uso do sistema. A construção dos diagramas de interação é uma consolidação do entendimento dos aspectos dinâmicos do sistema (CDU’s + Classes)

15 Diagrama de Sequencia Objetivos:
Obter informações adicionais para completar e aprimorar outros modelos (principalmente classes) Quais as operações de uma classe? Quais as classes/objetos participantes de um CDU? Para cada operação, qual a assinatura dos métodos? Uma classe precisa de mais atributos? Fornecer aos programadores uma visão detalhada dos objetos e mensagens envolvidas

16 Diagramas de Sequencia
O diagrama de classes mostra quais são os objetos e seus relacionamentos dentro do contexto O diagrama de sequencia utiliza dois conceitos básicos: Linha de vida do caso de uso; e Troca de mensagens baseado na arquitetura do sistema, nas classes e seus relacionamentos

17 Diagramas de Sequencia
Linha de Vida Tempo (Top Down) Objetos Envio de mensagem Caixa de Ativação Retorno de mensagem

18 Diagramas de Sequencia
Objetos: referem-se a todos os atores e classes envolvidas na funcionalidade Ordem dos objetos não é considerada mas é extremamente importante dispô-las no diagrama de forma a torná-las mais legível

19 Diagramas de Sequencia
Linha de vida: apresenta o tempo de vida dos objetos Pode apresentar ativação ou desativação dos objetos Objetos que estão executando algo A ativação e desativação podem representar a criação ou destruição dos objetos

20 Diagramas de Sequencia
Criação Destruição

21 Diagramas de Sequencia
Mensagens: representam a iteração entre os objetos Linhas horizontais rotuladas partindo da linha de vida do objeto de origem para o objeto de destino A posição vertical das mensagens permite deduzir a ordem pelas quais elas são enviadas As mensagens são os métodos que são elaborados para as classes que foram criadas Logo, devem ser representados também os parâmetros

22 Diagramas de Sequencia
Criação

23 Diagramas de Sequencia
Fragmentos: representam as ações que devem ser executadas no código Alguns dos mais utilizados são: alt:: refere-se ao comando de comdicional (if then else, switch, etc.) break: finaliza a execução do código loop: controle para repetição region: porções de código

24 Diagramas de Sequencia
Condicional

25 FIM Prof. Thales Castro


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