A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011
HISTÓRIA DA IGREJA Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011

2 Werbson Beltrame Pereira
HISTÓRIA DA IGREJA (Medieval ) Werbson Beltrame Pereira

3 Concílios: Para saber um pouco mais...
325 Nicéia – divindade de Cristo 381 Constantinopla: divindade do Esp. Santo. 431 Éfeso – Maria, mãe de Deus. 451 Calcedônia – as duas naturezas de Cristo.

4 A Igreja no mundo medieval
Surge diante das grandes conquistas romanas a evangelização dos novos povos. Em outras palavras: evangelização dos “bárbaros” – estrangeiros, principalmente pelos monges (destaque para os Beneditinos e Dominicanos). As Cruzadas de 1095 – 1291 (Papa é o Senhor do Mundo)

5 Três futuras pilastras da Igreja:
Surgimento das grandes Catedrais, Universidades, Arte – Auge da Cristandade Três futuras pilastras da Igreja: França Itália Espanha

6 Cisma do Ocidente - Oriente

7 Na passagem da Idade Antiga para a Idade Média (1º 410 d. C e 2º 455 d
Na passagem da Idade Antiga para a Idade Média (1º 410 d.C e 2º 455 d.C. Roma foi saqueada pelos bárbaros convertidos ao arianismo. Em 476 inaugurando o início da Idade Média ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente. Bárbaros do grego = estrangeiros (Germanos, Visigodos, Ostrogodos, Vândalos e Longobardos - convertidos ao arianismo).

8 Língua; Temperamento; Cultura;
O imperador Constantino transportou a capital do império (que era em Roma) para Bizâncio – Início das divergências. Língua; Temperamento; Cultura; Roma era estritamente católica já o Império Ocidental estava enraizado com os povos germânicos.

9

10 Credo Niceno-Constantinopolitano
Os que aderiram este Credo no concílio de Calcedônia foram chamados Melquitas (do siríaco: melek = imperador) A grande questão aqui se chama “Filioque”. Se trata da formulação do credo: “creio no Espírito Santo, que é Senhor da vida, e procede do Pai e do Filho (Filioque). A forma dos orientais era “Através do Filho”. Este modo tinha sido definido no Concílio de Constantinopla.

11 Disputa de um mesmo território entre Roma e Constantinopla, somado a expansão do Islamismo
Por fim, o Papa Leão IX enviou a Bizâncio O cardial Umberto a busca de reconciliação... Mas...

12

13

14

15 Surgem muitas heresias nesta época
Surgem muitas heresias nesta época. Nasce na Igreja a o “Tribunal da Inquisição”, visando identificar e punir os hereges Em 1252 papa Inocêncio IV autorizou uso da tortura para provocar a confissão dos suspeitos

16 A inquisição com seu santo tribunal foi verdadeiramente uma página escura na história da Igreja. A verdade sempre deve ser testemunhada com a vida e explicada com o diálogo, como fez Jesus e os apóstolos. Jamais pode ser imposta com violência.

17 Excessiva preocupação com os bens temporais do que espirituais
Muitos bispos, abades e párocos se preocupavam mais com o direitos a poder e terras do que o seu próprio ministério pastoral. A simonia predominava nesta época.

18

19 Voltar à simplicidade e transparência das origens
Cada época tem seus santos, seus movimentos e suas instituições, que respondem ou tentam responder os desejos dos homens através da condução do Espírito deixando a graça de Deus se manifestar... A graça de Cristo sempre se manifesta. Movimentos de “evangelismo”: leigos / pobreza.

20 Temos neste período uma profunda renovação interior na Igreja, no clero, nos mosteiro (surgimento de novas regres e novas ordens – Trinitário, Templários, Beneditinos, Cavalerescos, Carmelitas, Dominicanos...)

21 Surgimento dos “Mendicantes”:
São Francisco Santa Clara Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz...

22

23 Irmão Sol com irmã luz, trazendo o dia pela mão, irmão céu de intenso azul a invadir o coração, aleluia Irmãos, minhas irmãs, vamos cantar nesta manhã, pois renasce mais uma vez a criação de Deus. Irmãos, minhas irmãs, vamos cantar: aleluia, aleluia, aleluia! Minha irmã terra que ao pé dá segurança de chegar. Minha irmã planta que está suavemente a respirar, aleluia. Irmã flor que mal se abriu, fala de amor que não tem fim. Água irmã que nos refaz e sai do chão cantando assim, aleluia.

24 Princípios seguidos e o perfil do cristão: minoridade, itinerante, fraternidade, pobreza libertadora. São Domingos: dedicação integral à pregação, harmonização, contemplação e ação.

25 Um Jesus “humano”, sofredor compassivo.
Vivência da fé nas bases do Povo de Deus ” Em Jerusalém, prenderam Jesus o meu Salvador. Cuspiram na face e a força do braço o chicoteou. Como sofreu o meu Redentor. Foi sobre o madeiro que crucificaram o meu Salvador. O fel da amargura a boca do mestre alguém colocou. E um dos soldados seu lado esquerdo com a lança furou. Um Jesus “humano”, sofredor compassivo.

26

27

28

29

30

31 A vida é passageira “novíssimos” e o “momento mori”.
Exuberante “Culto dos Santos”. Destacando-se a Mãe de Deus – Maria Santíssima. Festas, rosário, Salve Rainha.

32 REGINA CAELI Regina Caeli laetare, alleluia:
Quia quem meruisti portare, Alleluia, Resurrexit, sicut dixit, alleluia: Ora pro nobis Deum, Alleluia. R

33 Devoções Eucarísticas: acento na presença real (procissões, adoração da hóstia consagrada, Corpus Christi).

34 Surgimento da “Devoção Moderna” em fins da Idade Média (surge o livro: Imitatione Christi)
Livro Primeiro: Cap Da imitação de Cristo e desprezo de todas as vaidades do mundo. Cap Do humilde pensar em si mesmo. Cap Dos ensinamentos da verdade. Cap Da prudência nas ações. Cap Da leitura das Sagradas Escrituras. Cap Das afeições desordenadas. Cap Como se deve evitar a excessiva familiaridade. Cap Da obediência e sujeição. Cap. 10- Como se deve evitar as conversas supérfluas [...]

35 Peregrinações – prática antiguíssima na Igreja (Três grandes centros:
Roma Compostela Jerusalém Romaria; Relíquias etc...

36 São Tiago de Compostela

37 Um eremita chamado Paio, em 1077 alertado por luzes noturnas, que se produziam no bosque de Libredão, avisou o bispo da Região que descobriu os restos de São Tiago dois dos seus discípulos, no lugar que posteriormente se levantaria Compostela.

38

39 Em resumo (Medieval 476 - 1453) Queda do Império Romano do Ocidente
Tomada de Constantinopla pelos Turcos

40 Em cada campo: Econômico – unidade familiar
Político – unidade européia em torno do imperador Religioso – unidade espiritual em torno do Papa

41 Fora de toda dúvida, qualquer verdadeiro cristão sofre com o aspecto social e histórico da Igreja. Em sua realidade palpável ela sempre permanece aquém de sua essência. Ela é também sempre a Igreja dos pecadores, cujos membros, por suas ações, renegam aquilo que confessam. Também é certo que pelo movimento do Espírito Santo esta mesma Igreja de Cristo se movimenta mesmo através de uma aparente pobre história de misérias. (Karl Rahner)

42 Diante do mistério de nossas vidas teremos sempre a impressão de que devemos prosseguir, mesmo que não saibamos para onde e nem onde tudo terminará

43

44

45


Carregar ppt "Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google