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Conhecimento é o melhor investimento que podemos fazer....Einstein.

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Apresentação em tema: "Conhecimento é o melhor investimento que podemos fazer....Einstein."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento é o melhor investimento que podemos fazer....Einstein

2 Mauricio Abreu MSc Administração e Sistemas de Informação Administração e Sistemas de Informação Portal Corporativo

3 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Tecnologias: Data Warehouse, Data Mart, Metadado e ODS; Data / Text / Web Mining; BPM; Portal Corporativo. Tecnologias: Data Warehouse, Data Mart, Metadado e ODS; Data / Text / Web Mining; BPM; Portal Corporativo. Agenda Geral

4 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Introdução Portais Corporativos Tecnologias: Introdução Portais Corporativos Tecnologias: Agenda Mapa de Conceitos Agentes Inteligentes Web Semântica Ontologia, Tesauro e Taxonomia

5 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Introdução

6 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Visão e Estratégia – Alta Administração Sistemas de Informação Medição dos Resultados Políticas de RH Estrutura Organiza- cional Cultura Organi- zacional Nível Estratégico Nível Organizaciol Infra- estrutura Fornecedores Parceiros Universidades Clientes Concorrentes Empresa Ambiente Externo Governo Fonte: TERRA Gestão do Conhecimento Introdução

7 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Portais Corporativos Portais Corporativos

8 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Algumas Definições "Portais Corporativos de Informações são aplicações que habilitam as companhias a liberarem informações interna e externamente, e oferecem aos usuários do Portal Corporativo, um meio seguro e eficiente de acesso às informações específicas que eles necessitam para tomar decisões de negócios. Christopher C. Shilakes e Julie Tylman. Merrill Lynch Co A visão dos EIP é algo mais do que simplesmente um ponto de convergência das informações, os Portais Corporativos que enfatizam somente conteúdo dos dados são inadequados para o mercado empresarial. Os Portais Corporativos não devem conectar somente o usuário com qualquer informação que ele precise, mas sim com qualquer pessoa que ele necessite e contemplar todas as ferramentas necessárias para que trabalhem juntos. Gerry Murray do IDC - International Data Corporation, 1999 Portais Corporativos Interface web de uma organização que basicamente oferece acesso a informação estruturada e não-estruturada, personaliza acesso a informação, automatiza e aperfeiçoa ciclos complexos de decisão de trabalho, favorece atividades de negócios e pode criar níveis de colaboração entre funcionários, fornecedores e clientes, além de difundir informação externa, ao público em geral e interna ao público corporativo – incluindo software administrativos, banco de dados e sistemas contábeis.

9 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Sistemas legados ou operacionais (OLTP) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) SIE Sistemas de Informação Empresarial B2C B2B B2E G2C G2G G2B G2E Portais Corporativos Alternativas de Implementação: –Portais internos: aumentar produtividade; –Portais externos: aumentar receita e visibilidade da organização. Termos relacionados: –Portal Corporativo, Portal de Negócios, Portal de Informações Corporativas ou Empresariais, Portal do Conhecimento.

10 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Personalizar saudação Lembrar o histórico de compras e recomendar os artigos quentes Oferecer descontos Portais Corporativos

11 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Redução dos custos com publicações, comunicação e distribuição física de informação, bem como de serviços administrativos; Diminuição das viagens; Retenção do capital intelectual; Proteção do conhecimento corporativo; Agilização do processo de comunicação empresarial; Apoio ao processo de tomada de decisão; Promoção do entendimento comum dos objetivos estratégicos; Desenvolvimento de talentos e melhores práticas de negócios; Estabelecimento de um ambiente de trabalho colaborativo; Aumento da produtividade individual e coletiva; Redução do tempo de busca das informações; Grandes Benefícios Fonte: Terra Portais Corporativos

12 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Máxima cooperação entre clientes e fornecedores; u Convergir processos, pessoas e serviços; u Alternativas de Implementação: –Portais internos: aumentar produtividade; –Portais externos: aumentar receita. u Termos relacionados: –Portal Corporativo (B2E), Portal de Negócios (B2B, B2C), Portal de Informações Corporativas ou Empresariais, Portal do Conhecimento. Portais Corporativos Visão Geral

13 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento DELPHI GROUP (2000) TERRA e GORDON (2002) FIRESTONE (2003) HAZRA (2003) PORTALS COMMUNITY (2003) IntegraçãoAcesso às informações estruturadas e não- estruturadas Integração, busca de dados estruturados e não-estruturados Repositórios de dados estruturados e não- estruturados Fontes de informação internas e externas, estruturadas ou não CategorizaçãoTaxonomia CategorizaçãoTaxonomia, diretórios Mecanismo de buscaBusca Recursos de buscaBusca Publicação e distribuição Sistemas de gerenciamento do conteúdo Gestão distribuída do conteúdo Gestão de conteúdo, controle de versões Gestão de conteúdo Suporte aos processosIntegração com aplicações internas e externas Apoio à tomada de decisões, workflow Business intelligenceBusiness intelligence, workflow, integração com aplicações ColaboraçãoFerramentas de colaboraçãoColaboração Apresentação e Personalização Camada de apresentação / personalização PersonalizaçãoPersonalização, apresentação e usabilidade Customização para o usuário final, personalização Aprendizado dinâmicoNotificação Notificação de eventosAlertas, assinatura de conteúdos especializados Segurança Segurança, login unificado Ferramentas de medição Logs de acessos Ambiente de desenvolvimento Organização e gerenciamento Administração de contas e privilégios de usuários Serviços de administração do portal Arquitetura do sistema e desempenho Desempenho, confiabilidade, disponibilidade, escalibilidade Localização de especialistas Principais Funcionalidades Portais Corporativos

14 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Fonte: All 1 > N Máquina de Busca, com catálogo hierárquico de conteúdo da web. cada entrada do catálogo contém uma descrição do conteúdo e um link. Enfatiza a gerência de conteúdo e a disseminação em massa da informações corporativas. 1 <> N O usuário, por meio de um identificador e uma senha, pode criar uma visão personalizada do conteúdo do portal, conhecida como minha página. Essa visão mostra apenas as categorias que interessam a cada usuário. Os usuários podem publicar documentos no repositório corporativo para que possam ser visualizados por outros usuários. N <> N O portal incorpora aplicativos que melhoram a produtividade das pessoas e das equipes, tais como correio eletrônico, calendário, agenda, fluxo de atividades (work flow), gerência de projetos, relatório de despesas, viagens, entre outros. Adiciona o caráter corporativo ao portal, provendo múltiplos tipos de serviços corporativos. N <> N Portais baseados em funções profissionais para gerenciar atividades específicas na corporação, tais como vendas, finanças, RH, entre outras. Essa geração envolve a integração de aplicações corporativas com o portal, de forma que os usuários possam executar transações, ler, gravar e atualizar os dados empresariais, e ainda incorpora outras possibilidades como comércio eletrônico, por exemplo. Evolução Portais Corporativos

15 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Fonte: Terra Cultura Fatores Humanos Tecnologia Fatores de Sucesso Impacto no Desempenho Organizacional Sucesso depende de uma mudança comportamental Pequena necessidade de uma mudança comportamental Portais Corporativos Automação de Processos Compilação de Relatórios Aprendizado Colaboração Interna Colaboração Externa

16 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Principais Componentes de um Portal O sucesso de um projeto de portal corporativo não dependerá estritamente da integridade e funcionalidade de cada componente individual, mas da boa integração entre todos eles. Portais Corporativos

17 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Caso 1 – Projeto Pakprint –Congrega setor de papel e celulose; –Empresas: Suzano Papel; International Paper; Votorantim Papel e Celulose (VCP); Ripasa; Klabin Papéis; Bahia Sul; –Início implantação: setembro de 2002; –Voltado para os clientes do grupo (consórcio); –Pakprint é uma empresa virtual de prestação de serviços de tecnologia de negócio eletrônico para o setor de papel e celulose; –15 organizações fazem uso do portal; –Produtos disponíveis: Showroom de produtos e as informações sobre a área de papel e celulose; Acesso às lojas (negociações): exclusivo aos clientes cadastrados; –Serviços oferecidos: Processo de compra; Gerenciamento de pedidos; Catálogo de produtos; Treinamento e suporte aos usuários; –VCP (Votorantim Papel e Celulose) Migrar toda a extranet para o portal; 700 clientes ativos, dos quais 205 têm senha de acesso para negociações; Integração de sistemas possibilita que as informações sejam transmitidas de uma empresa para outra diretamente; Portais Corporativos

18 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Caso 2: Retail Link –Setor varejista de supermercado; –Início: 1995; –Portal de relacionamento da rede Wal Mart com fornecedores; –Serviços: Informações transacionais atualizadas; Desempenho nos pontos- de-venda; Estoques e desempenho de produtos; –Serviços: Históricos dos últimos dois anos de vendas de cada fornecedor; Posição do inventário na loja das 48 horas anteriores ao acesso; Gerenciamento de categorias de produtos mistura adequada de produtos nas gôndolas; –Benefícios: Informação disponível em tempo real; Menores custos de estoque; Dados permitem análises de comportamento de consumo; Melhor controle identificar produtos solicitados que não foram entregues pelos fornecedores; –2000 computadores em cluster; –210 terabytes de dados; Portais Corporativos

19 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Evitando Surpresas... Disponibilizar Informações Estruturadas; Tratar as Informações antes da Disponibilização; Metodologia de Gestão Integrada de Recursos Informacionais (biblioteca, arquivos, arquivos eletrônicos, arquivos técnicos,etc) para que se disponibilize informações de valia; Um portal não será uma ferramenta maravilhosa se for um repositório de lixo. Portais Corporativos

20 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Portal de RH A criação de um Portal específico para a área de Recursos Humanos contribui para: Padronização dos processos de RH e redução de custos de gerenciamento Gerenciamento progressivo das relações entre e com os funcionários Maior satisfação do funcionário Alinhamento das estratégias empresariais melhoradas e transferência a outros departamentos Portais Corporativos

21 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Usabilidade do Portal de RH: Auto-Serviço ao Empregado Formulários interativos para solicitação de férias, requerimento de cursos/seminários, alterações nos dados pessoais, cálculo de custos com viagens, requerimento de pareceres, etc. Diretório de funcionários Telefones, imagens, endereços de , departamentos e outros eventuais dados de contato, organogramas. Diretório de benefícios Pensões, indenizações, programas de bônus, incentivos. Diretório de Determinações legais Regulamentações e alterações legais, pensões, garantias, normas, medidas de segurança. Portais Corporativos Portal de RH

22 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Divulgação de vagas de trabalho Anúncio de vagas de trabalho com as qualificações exigidas. Quadro-negro eletrônico Anúncios de eventos internos de todo tipo: férias coletivas, normas de segurança, pequenos anúncios dos funcionários, avisos sobre prazos de entrega internos ou externos. Pesquisas com os funcionários Satisfação, sugestões de mudanças, métodos de trabalho. Organograma Estrutura de organização com todas as suas informações atuais e pessoais. Usabilidade do Portal de RH (continuação): Portais Corporativos Portal de RH

23 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Diretório de visão funcional Diretório de todos os planos de carreira e pessoais. Programação Agenda de seminários e treinamentos. Anúncios pessoais Funcionário do mês, contratações, exposições, jubileus, condecorações. Fóruns temáticos Idéias e sugestões de melhorias, troca de experiências. Informações da empresa Regulamentações da empresa, cultura, normas, manuais, método de trabalho. Usabilidade do Portal de RH (continuação): Portais Corporativos Portal de RH

24 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Tecnologias Mapa de Conceitos Agentes Inteligentes Web Semântica Ontologia, Tesauro e Taxonomia Tecnologias Mapa de Conceitos Agentes Inteligentes Web Semântica Ontologia, Tesauro e Taxonomia

25 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Mapa de Conceito

26 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Definições Mapa de conceito é uma técnica de representação do conhecimento através de gráficos. Estes gráficos são formados por cadeias de conceitos, os quais se constituem em nós (pontos / vértices) e links ou vínculos (arcos / extremidades). Os nós representam os conceitos e os vínculos representam as relações entre conceitos. Os vínculos podem ser não direcionados, unidirecionais ou bidirecionais. [ Prof. Joseph D. Novak - década de 60 ] O Mapa do conhecimento ou mapa de conceitos é uma forma visual simples e intuitiva de representação do conhecimento que um determinado grupo de pessoas possui sobre um determinado tema. [ Nosek & Roth 1990 ] Mapa de Conceito

27 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento m Gerar idéias; m Projetar estruturas complexas (textos longos, hypermedia, grandes sites Web, etc.); m Comunicar idéias complexas; m Ajudar o aprendizado integrando conhecimento novo e velho de forma explícita; m Avaliar o entendimento; m Ajudar pessoas a pensar em grupo sem perder sua individualidade; Mapa de Conceito Utilização

28 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento m Ajudar grupos na administração da complexidade sem perder o aspecto do detalhe; m Auxiliam grupos na discussão de domínios; m Realçam a representação de problemas; m Facilitam o pensamento e o aprendizado; m São mais efetivos do que a utilização de texto na busca por idéias centrais e detalhes; m Registrar técnicas e processos; m Difundir e compartilhar conhecimento. Mapa de Conceito Utilização

29 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Brainstorming de um grupo de projeto de rede Exemplo - I Mapa de Conceito

30 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Exploradores da América Exemplo - II Mapa de Conceito

31 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Processo de Inovação na empresa Exemplo - III Mapa de Conceito

32 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Exemplo - IV Mapa de Conceito

33 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Gramática Simples Processamento Fácil de Navegar Similar a Memória Humana P C C C Poucas Palavras Componente Verbal Rápido de Construir Rápido de Ler P C CC Componente Visual Configuração NóLink P C CC Fonte: TCU RelacionamentosDescritivos P C T Característica Parte Tipo I D X RelacionamentosDinâmicos Precedência Influência Próximo RelacionamentosInstrutivos A O E Observação Analogia Exemplo Metodologia Mapear Conhecimento Mapa de Conceito

34 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento 1. Preparação Detectar necessidades Definir o foco / domínio Selecionar participantes Agendar Brainstormings Sun Mon Tues Wed Thur Fri Sat Etapas de Desenvolvimento Mapa de Conceito

35 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento 1. Preparação Detectar necessidades Definir o foco / domínio Selecionar participantes Agendar Brainstormings 2. Captação das idéias Construir uma lista de idéias ou conceitos Implications of X400 in the organization Business Considerations Functional Requirements Group Considerations Network Philosophy enabled applications Network design and DRP Gravação das sessões de brainstorming Transcrição das gravações para texto Descrição textual por parte do especialista Agrupar as idéias Work quickly r pressure 49 tions are not specific. 39 Decide how totasks. 20 Manage 4 Etapas de Desenvolvimento Mapa de Conceito

36 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento 1. Preparação Detectar necessidades Definir o foco / domínio Selecionar participantes Agendar Brainstormings 3. Estruturação das idéias Construir um mapa preliminar 2. Captação das idéias Construir uma lista de idéias ou conceitos Agrupar as idéias 1. Coloque um conceito como nó inicial para o mapa. Ponha este nó na localização central do mapa. 2. Realize as seguintes perguntas e desenhe os devidos links no mapa. 3. Coloque um novo conceito como elemento central e repita o passo 2. a. Este nó pode ser dividido em diferentes tipos? (símbolo-T) c. Quais são as partes importantes de cada tipo? (símbolo-P) d. Quais são as características de cada parte? (símbolo-C) e. Qual a precedência do nó inicial? (símbolo-D) f. Quem o nó inicial precede? (símbolo-D) g. O que influencia o nó inicial? (símbolo-I) h. Quem o nó inicial influencia? (símbolo-I) i. Qual o próximo conceito a partir do nó inicial? (símbolo-X) Utilize também na elaboração do mapa os conceitos de Analogia (A), Exemplo (E) e Observação (O). b. Quais são as características de cada tipo? (símbolo-C) T T X CC PP PP D II Etapas de Desenvolvimento Mapa de Conceito

37 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento 1. Preparação Detectar necessidades Definir o foco / domínio Selecionar participantes Agendar Brainstormings 3. Estruturação das idéias Avaliar o mapa preliminar Construir um mapa preliminar 2. Captação das idéias Construir uma lista de idéias ou conceitos Scan a multitude of information and decide what is important Manage time effectively 2Manage resources effectively. 3Scan a multitude of information and decide what is important. 4Decide how to manag. 5Organize the worknot specific. 1Manage time effectively Rating Sheet Fidelidade do conhecimento capturado; Informação relevante e válida, eliminando as incorretas, inconsistentes, incompletas e repetidas; Conformidade com os objetivos da Organização; Compreensão da informação em termos de amplitude, profundidade e exatidão; Agrupar as idéias Etapas de Desenvolvimento Mapa de Conceito

38 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento 1. Preparação Detectar necessidades Definir o foco / domínio Selecionar participantes Agendar Brainstormings 3. Estruturação das idéias 4. Interpretação Revisar o mapa final 2. Captação das idéias Construir uma lista de idéias ou conceitos Agrupar as idéias Avaliar o mapa preliminar Construir um mapa preliminar Integrar os mapas Construir glossário de termos Construir o mapa final Analisar o mapa final Etapas de Desenvolvimento Mapa de Conceito

39 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento 1. Preparação Detectar necessidades Definir o foco / domínio Selecionar participantes Agendar Brainstormings 3. Estruturação das idéias 4. Interpretação 5. Utilização Knowledge Serves BPR Treinamento Novos Produtos 2. Captação das idéias Construir uma lista de idéias ou conceitos Agrupar as idéias Avaliar o mapa preliminar Construir um mapa preliminar Revisar o mapa final Integrar os mapas Construir glossário de termos Construir o mapa final Analisar o mapa final Etapas de Desenvolvimento Mapa de Conceito

40 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Agentes Inteligentes

41 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento "Agentes são programas que travam diálogos, negociam e coordenam transferência de informações." "Agentes são sistemas computacionais residentes em ambientes dinâmicos complexos, os quais percebem e atuam autonomamente, e ao fazê-lo, realizam um conjunto de objetivos e tarefas para os quais foram designados." "Agentes se diferenciam de outras aplicações por apresentarem mobilidade, autonomia e habilidade de interagir independentemente da presença do usuário." Visões Agentes Inteligentes

42 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Automatização de Sistemas de Potência Objetos: rios, barragens, turbinas, transformadores, linhas,... Agentes Inteligentes

43 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Produção de histórias interativas. Criar ilusão da vida;. Permitir interação com usuário;. Modelar comportamento e personalidade (ex. tamagotchi). Agentes Inteligentes

44 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento O que é um agente? u É uma entidade de abstração caracterizada por: –Autonomia; –Racionalidade (busca sempre atingir seus objetivos); –Capacidade social (interação com outros agentes); –Reatividade; –Pró-atividade; –Mobilidade. Agentes Inteligentes

45 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento sensores Agente efetuadores a m b i e n t e Raciocinador modelo do ambiente u Agente é qualquer entidade que: –percebe seu ambiente através de sensores (ex. câmeras, microfones, teclado, etc.) –age sobre o ambiente de efetuadores (ex. vídeos, auto- falantes, impressoras, braços mecânicos, ftp,...) O que é um agente? Agentes Inteligentes

46 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Agentes - Principais Conceitos u Lugar (Contexto) –É o ambiente lógico de execução de agentes, que disponibiliza um conjunto de serviços (recursos). Tem atributos como identidade e autoridade. Agentes Inteligentes

47 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Agente – Consiste de (Código + Estado), tem atributos como identidade, localização, autoridade e permissões, podendo ser estacionário ou móvel. Agentes - Principais Conceitos Agentes Inteligentes

48 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Deslocamento – É a transferência de um agente de um lugar para outro, que só ocorre se o agente está autorizado a visitar o destino. Agentes - Principais Conceitos Agentes Inteligentes

49 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Encontro – É a interação direta entre dois ou mais agentes, geralmente posicionados em um mesmo lugar. Agentes - Principais Conceitos Agentes Inteligentes

50 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Autoridade – É a identidade da pessoa ou empresa que o agente ou o lugar representa. Autoridade e identificação servem como base para a autenticação e autorização. Agentes - Principais Conceitos Agentes Inteligentes

51 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Permissões – Determinam quais operações podem ser executadas por agentes e lugares, como também, a quantidade máxima de recursos que podem ser usados. Agentes - Principais Conceitos Agentes Inteligentes

52 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Exemplo 1 Primeiro Encontro – O agente tem a tarefa de escolher um restaurante, reservar uma mesa para dois, procurar um espetáculo (próximo ao restaurante), comprar ingressos e encomendar um buquê de flores para o dia seguinte. Agentes Inteligentes

53 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Home Agente Restaurante Maxims Diretório de Eventos Casa de Espetáculos Floricultura Virtual Guia dos Gourmes Preferências Agente Escolha do Restaurante Agente Reserva das Mesas Agente Escolha do Espetáculo Próximo ao Maxims Agente Compra dos Ingressos Agente Compra e Pedido de Entrega Resultado das Escolhas: - Restaurante - Núm. da Mesa - Espetáculo - Tícket de Compra Agente Agentes Inteligentes

54 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Exemplo 2 Agentes Inteligentes

55 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ambiente Agente execuçãopercepção Raciocínio Conhecimento: - leis - comportamento dos indivíduos,... Objetivo: - fazer com que as leis sejam respeitadas Ações: - multar - apitar - parar,... Exemplo 3 - Agente de Polícia Agentes Inteligentes

56 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Web Semântica

57 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Atualmente, a maior parte do conteúdo da web é projetada para o entendimento por humanos, e não para programas de computadores manipularem o seu significado. Berners-Lee, T, Hendler, J & Lassila, O The semantic web, Scientific American, May 2001 Web Semântica

58 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Conteúdo que pode ser "lido" mas não processado pela máquina u Problema: difícil automatizar processos na Web u Uma solução: usar metadados para descrever os dados contidos na Web World Wide Web Web Semântica

59 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento O problema dos Engenhos de Busca u Engenhos de Busca –Busca baseada em palavras-chave –Robôs realizam download das páginas Web –Indexadores extraem termos chaves das páginas –Interface de consulta recebe termos que são comparados com a base de termos indexados Baixa precisão Baixa Cobertura Web Semântica

60 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Como coletar a informação desejada precisamente? u Como coletar informação distribuída? u Como coletar informação implícita? u Como realizar consultas sofisticadas? u Como diminuir o esforço humano? Web Semântica O problema dos Engenhos de Busca

61 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Exemplo: um catálogo de biblioteca possui dados (metadados) sobre livros; u No ambiente Web: metadado é "dado sobre recursos da Web; u A distinção entre "dados" e "metadados" é criada para uma aplicação particular e portanto não é um conceito absoluto. Metadados Web Semântica

62 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Catalogar e classificar conteúdos e relações entre conteúdos disponíveis numa página ou Web site; u Melhorar os mecanismos de busca; u Facilitar a descoberta de recursos ou serviços; u Descrever as preferências de usuários ou políticas de privacidade de Web sites; u Facilitar o compartilhamento de conhecimento entre agentes inteligentes; Problema: como estabelecer os princípios básicos de representação e processamento de metadados na Web? Para que servem Metadados na Web? Web Semântica

63 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Extensão da Web atual; u Informação estruturada e com semântica bem definida; u Agentes computacionais capazes de processar e entender os dados; u Facilita a automação, integração e distribuição dos dados; u Visão de Tim Berners Lee é alcançada: Cooperação entre pessoas e agentes computacionais. Web Semântica Visões

64 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Elementos que compõem a Web Semântica: 1. O conhecimento Catalogar e classificar conteúdos e relações entre conteúdos disponíveis numa página ou Web site; Representação: Markup language; 2. As Ontologias Estabelecem a relação entre conceitos, adiciona regras lógicas e define uma terminologia comum em domínios de aplicação; Define um vocabulário comum auxiliando no entendimento do que está representado em um banco de dados geográfico; Mecanismos de busca semântica. 3. Os Agentes Inteligentes Utilizados para capturar, processar e compartilhar o conteúdo disponível na Web. Facilitam a descoberta de recursos ou serviços; Compartilham o conhecimento entre agentes. Visões Web Semântica

65 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Arquitetura Dados Regras de Inferência Web Semântica Engenho de Busca Ontologia Camada de Estrutura Camada de Esquema Camada Lógica …E-commerce Web Semântica

66 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Envolve uma variedade de tecnologias, entre elas: u uma maneira padrão para definir referências para entidades e para troca de símbolos (Unicode, URI e NS) u uma linguagem de marcação simples com capacidade limitada para descrever relacionamentos (XML e XML Schema) u uma maneira de definir e descrever metadados e estruturas de metadatados na Web (RDF e RDF Schema) camada mais fundamental da web semântica Estrutura de Linguagens Web Semântica

67 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u RDF: modelo de metadados; u Fundamento para codificação e processamento de metadados; u Objetiva maximizar a interoperabilidade de servidores e clientes Web desenvolvidos de maneira independente; u Para a definição de metadados, RDF usa um sistema de classes, chamado de schema, muito parecido com muitos sistemas de modelagem (ER) e programação orientada à objetos; u Através de compartilhamento de schemas, RDF pode dar suporte a reutilização de definições de metadados u Possibilita a interoperabilidade entre quaisquer aplicações que trocam informações na Web: –através da especificação de semântica para dados baseados em XML de maneira padronizada e compartilhável. RDF: Resource Description Framework Web Semântica

68 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Paulo Feofiloff RDF: exemplos Web Semântica

69 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ontologia Tesauro Taxonomia Ontologia Tesauro Taxonomia

70 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Segundo Meersman existe a necessidade de descrever a semântica de um domínio de forma que o humano entenda e que seja processável pelo computador. Por que Ontologia, Taxonomia e Tesauro são importantes para os Portais Corporativos? Ontologia, Tesauro e Taxonomia

71 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ontologia é uma especificação formal e explícita de uma conceitualização compartilhada: Conceitualização: refere-se a um modelo de fenômeno abstrato no mundo por ter identificado os conceitos relevantes daquele fenômeno; Explícito: significa que o tipo dos conceitos usados e as restrições no seu uso são definidos explicitamente; Formal: refere-se ao fato que a ontologia deveria ser lida pela máquina; Compartilhado: reflete que ontologia deveria capturar conhecimento consensual aceito pelas comunidades. Ontologia é definida como um conjunto de conceitos e termos que podem ser usados para descrever alguma área do conhecimento ou construir uma representação para o conhecimento; Ontologia contém o vocabulário (termos) e a definição de conceitos e seus relacionamentos para um dado domínio; Define uma semântica formal da informação, permitindo o processamento pelo computador. Permite a ligação entre o entendimento do mundo real e o conteúdo processado pelo computador através de terminologias consensuais Definições Ontologia, Tesauro e Taxonomia

72 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Fonte: Frederico Fonseca Diferentes Grupos de Pessoas Por que desenvolver Ontologias? Diferentes conceitualizações Diferentes Visões Ontologia, Tesauro e Taxonomia

73 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u Para compartilhar o entendimento comum da estrutura de informação –entre pessoas ou agentes de software u Possibilitar reuso do conhecimento de um domínio –Introduzir padrões que permitam interoperabilidade u Tornar explícitas as suposições de domínios –Auxilia no entendimento e atualização de dados legados u Separar conhecimento de domínio de conhecimento operacional –Reutilizar domínio e conhecimento operacional separadamente –Por exemplo, configuração baseada em restrições u Analisar diferentes domínios Por que desenvolver Ontologias? Ontologia, Tesauro e Taxonomia

74 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Crescimento na utilização de ontologias u Ontologias – Filosofia (Aristóteles) – Computação Laboratórios de IA World-Wide Web u Ontologias na Web – taxonomias para categorizar Web sites por exemplo Yahoo! Categories – categorizações de produtos para venda e suas características por exemplo Amazon.com (catálogo de produtos) u Ontologias em padrões de terminologia –Unified Medical Language System (UMLS) –UNSPSC - terminologia para produtos e serviços Ontologia, Tesauro e Taxonomia

75 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ontologia de Alto Nível: descreve conceitos gerais como espaço, tempo, assunto, objeto, evento, ação, etc, os quais são independentes de um problema ou domínio específico. Ontologia de Domínio/Tarefa: descreve o vocabulário relacionado ao domínio genérico (exemplo: medicina, automóvel), ou uma tarefa/atividade genérica (exemplo: diagnóstico, venda), especializando os termos introduzidos na ontologia de alto nível. Ontologia de Aplicação: descreve conceitos dependendo de um domínio e tarefa específicos, os quais são freqüentemente especializações das ontologias relacionadas. Esses conceitos correspondem aos papéis das entidades do domínio enquanto desempenham uma certa atividade como unidade substituível ou componente dispensável. Tipos de Ontologia Ontologia, Tesauro e Taxonomia

76 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Recuperação de informação (mecanismos de busca); Bibliotecas digitais; Web Semântica; Serviços Web; Gestão do conhecimento; Engenharia do conhecimento; Integração de informação; Processamento de linguagem natural; Comércio eletrônico; Comunicação de agentes inteligentes. Onde o uso de ontologia é necessário? Ontologia, Tesauro e Taxonomia

77 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento - Organização da informação; - Processamento de linguagem natural; - Extração de informação; - Inteligência artificial; - Representação e aquisição de conhecimento. Ontologia envolve o conhecimento de: Ontologia, Tesauro e Taxonomia

78 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ontologia, Tesauro e Taxonomia Exemplo I

79 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Sintaxe OIL and XML para definir a vida selvagem Exemplo II

80 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Fonte: Pinho, C.M.D; Goltz, E. (2003) Exemplo III Ontologia, Tesauro e Taxonomia

81 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento u SHOE (Simple HTML Ontology Extension) u DAML (DARPA Agent Markup Language) u OIL (Ontology Inference Language) u DAML+OIL u OWL (Ontology Web Language) Ontologias: Linguagens para Web Ontologia, Tesauro e Taxonomia

82 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Animal Comentários. Exemplo em DAML Ontologia, Tesauro e Taxonomia

83 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Como desenvolver Ontologias? u Processo de desenvolvimento de uma Ontologia: –Determinar o domínio e escopo da ontologia –Considerar reuso –Enumerar termos importantes –Definir Classes e Hierarquia de Classes –Definir Propriedades das Classes – Slots –Restrições para as Propriedades –Criar Instâncias Ontologia, Tesauro e Taxonomia

84 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Determinar o domínio e escopo da ontologia u Qual domínio a ontologia irá cobrir? u Qual a finalidade da utilização da ontologia? u Quais tipos de questões poderão ser respondidas pelas informações contidas na ontologia? Ontologia, Tesauro e Taxonomia

85 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Considerar Reuso u Por que reutilizar outras ontologias? –Para minimizar esforços Não re-inventar a roda –Para interagir com as ferramentas que utilizam outras ontologias –Utilizar ontologias que tenham sido validadas por outras aplicações que a utilizaram Ontologia, Tesauro e Taxonomia

86 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Considerar Reuso u Bibliotecas de Ontologias –DAML ontology library (www.daml.org/ontologies) –Ontolingua ontology library (www.ksl.stanford.edu/software/ontolingua/) –Protégé ontology library (protege.stanford.edu/plugins.html) u Upper ontologies –IEEE Standard Upper Ontology (suo.ieee.org) –Cyc (www.cyc.com)www.cyc.com u Ontologias gerais –DMOZ – Open Directory Project (www.dmoz.org) –WordNet – Lexical Database for the English Language (www.cogsci.princeton.edu/~wn/) u Ontologias de domínios específicos –UMLS Semantic Net -Unified Medical Language System (www.nlm.nih.gov/research/umls/umlsdoc.html) –GO - Gene Ontology (www.geneontology.org) Ontologia, Tesauro e Taxonomia

87 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Listar Termos Importantes u Quais são os termos necessários? u Quais são as propriedades destes termos? u O que nós gostaríamos de dizer sobre os termos? u Para especificar e descrever os conceitos, nós podemos utilizar: –Dicionários WordWeb (http://wordweb.info/free/) Webopedia (http://www.webopedia.com) –Nossa conceitualização sobre os termos (inclusive a de especialistas) –Leis específicas ou conceitualizações bem definidas Ontologia, Tesauro e Taxonomia

88 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Listar Termos Importantes u Ontologia de Vinhos wine, grape, winery, location, wine color, wine body, wine flavor, sugar content white wine, red wine, Bordeaux wine food, seafood, fish, meat, vegetables, cheese Note: The Wines Ontology is a standard example of Protégé 2000 Ontologia, Tesauro e Taxonomia

89 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Definir Classes e a Hierarquia de Classes u Uma classe é um conceito em um domínio –classe vinhos –classe produtores de vinho –classe vinhos rosé u Uma classe é uma coleção de elementos com propriedades similares u Instâncias de classes –Um copo de vinho Chapinha que você tomará no jantar Ontologia, Tesauro e Taxonomia

90 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Definir Classes e a Hierarquia de Classes Herança u Classes normalmente contituem uma hierarquia taxonômica (uma hierarquia subclasse-super classe) u Uma hierarquia de classes é usualmente uma hierarquia é-um Uma instância de uma subclasse é uma instância de uma super classe u Se uma classe é um conjunto de elementos, uma subclasse é um sub-conjunto u Exemplos –Maçã é uma subclasse de Fruta Toda maçã é uma fruta –Vinho Tinto é uma subclasse de Vinho Todo vinho tinto é um vinho –Vinho Chianti é uma subclasse de Vinho Tinto Todo vinho Chianti é um vinho tinto Ontologia, Tesauro e Taxonomia

91 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Definir Classes e a Hierarquia de Classes Níveis de Hierarquia Middle level Top level Bottom level Ontologia, Tesauro e Taxonomia

92 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Definir Propriedades de Classes – Slots u Slots em uma definição de classes descrevem atributos de instâncias da classe e relações com outras classes Cada vinho terá color, sugar content, producer, … Ontologia, Tesauro e Taxonomia

93 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Propriedades (Slots) u Tipos de propriedades –Propriedades intrínsecas: flavor e color do vinho –Propriedades extrínsecas: name e price do vinho –Partes: ingredients em um prato –Relações com outros objetos: producer de vinhos (winery) u Propriedades simples e complexas –Propriedades simples (atributos): contém valores primitivos (strings, numbers) –Propriedades complexas: contém (ou aponta para) outros objetos (por exemplo, uma instância winery) Ontologia, Tesauro e Taxonomia

94 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Slots para a Classe Wine Note: The Wines Ontology is a standard example of Protégé 2000 Ontologia, Tesauro e Taxonomia

95 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Slot e Herança de Classes u Uma subclasse herda todos os slots da super classe Se um vinho tem um name e flavor, um vinho tinto também tem um name e flavor u Se uma classe tem múltiplas super classes, ela herda os slots de todas as super classes Port é um vinho para sobremesa e um vinho tinto. Ele herda sugar content: alto do primeiro ecolor: tinto do último Ontologia, Tesauro e Taxonomia

96 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Documentação u Documentação é de fundamental importância! u Classes (e slots) geralmente tem documentação –Descrevendo a classe na linguagem natural –Listando suposições relevantes do domínio para a definição das classes –Listando sinônimos Ontologia, Tesauro e Taxonomia

97 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Restrições de Propriedades u Restrições de propriedades (facets) descrevem ou limitam o conjunto de valores possíveis para um slot O nome de um vinho é uma string O produtor do vinho é uma instância de Produtores Um produtor tem exatamente uma localização Ontologia, Tesauro e Taxonomia

98 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Facets para Slots na Classe Wine Note: The Wines Ontology is a standard example of Protégé 2000 Ontologia, Tesauro e Taxonomia

99 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Facets Comuns u Slot cardinality – o número de valores que um slot pode ter u Slot value type – o tipo de valores que um slot pode ter u Minimum and maximum value – uma faixa de valores possíveis para um slot numérico u Default value – o valor padrão de um slot Ontologia, Tesauro e Taxonomia

100 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Facets Comuns: Cardinalidade do Slot u Cardinalidade –Cardinalidade N significa que o slot deve ter N valores u Cardinalidade Mínima –Cardinalidade mínima 1significa que o slot precisa ter um valor (obrigatório) –Cardinalidade mínima 0 significa que o valor do slot é opcional u Cardinalidade Máxima –Cardinalidade máxima 1significa que o slot pode ter no máximo um valor (single-valued slot) –Cardinalidade máxima mais do que 1 significa que o slot pode ter mais de um valor (multiple-valued slot) Ontologia, Tesauro e Taxonomia

101 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Facets comuns: Tipos de valor u String: uma cadeia de caracteres (Château Lafite) u Number: um integer ou um float (15, 4.5) u Boolean: uma flag true/false u Enumerated type: uma lista de valores permitidos (high, medium, low) u Complex type: uma instância de outra classe –Especifica a classe para a qual a instância pertence A classe Wine é o tipo de valor para o slot produces na classe Winery Ontologia, Tesauro e Taxonomia

102 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Domínio e Faixa de Slot u Domínio de um slot – a classe (ou classes) que possui um slot –Mais precisamente: instância da classe (ou classes) das quais podem ter o slot u Faixa de um slot – classe (ou classes) a qual o slot pertence Ontologia, Tesauro e Taxonomia

103 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Facets and Herança de Classe u Uma subclasse herda todos os facets da superclasse u Uma subclasse pode ignorar as facets para limitar a lista de valores permitidos –Tornar a faixa de cardinalidade menor Ontologia, Tesauro e Taxonomia

104 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Criar Instâncias u Criando uma instância de uma classe –A classe torna-se um direct type da instância –Qualquer super classe do direct type é um type da instância u Atribuindo valores de slot para a instância –Valores slot devem estar de acordo com as restrições das facets Ontologia, Tesauro e Taxonomia

105 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Criando uma instância: Exemplo Note: The Wines Ontology is a standard example of Protégé 2000 Ontologia, Tesauro e Taxonomia

106 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ferramentas e ambientes para o projeto de Ontologias u OntoEdit –(http://ontoserver.aifb.uni-karlsruhe.de/ontoedit/) u OilLed –(http://img.cs.man.ac.uk/oil) u Ontolingua u Chimaera (for integration of ontologies) u Protégé-2000: –Ferramenta gráfica para o desenvolvimento de ontologias –Suporte a modelos de conhecimento –Open-source e disponibilizado gratuitamente (http://protege.stanford.edu) Ontologia, Tesauro e Taxonomia

107 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Tesauro é uma linguagem documentária dinâmica que contém termos relacionados semanticamente, de acordo com um domínio de conhecimento. É um sistema de classificação para organizar conceitos; Componentes do tesauro: termos (descritores que representam conceitos); estrutura (relacionamento entre conceitos representados por termos); conjuntos de remissivas. Definições Ontologia, Tesauro e Taxonomia

108 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Ontologia, Tesauro e Taxonomia

109 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Segundo Meersman: Metadados: representa a estrutura e integridade de elementos de dados de uma aplicação específica; Ontologia: conhecimento genérico que pode ser reusado em aplicações de tipos diferentes; Tesauro: é uma linguagem documentária dinâmica que contém termos relacionados semanticamente, de acordo com um domínio de conhecimento. Ontologias podem ser vistas como metadados que representam explicitamente a semântica dos dados de forma que sejam processados pela máquina. Ontologia, Tesauro e Taxonomia

110 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento É uma linguagem referenciada comum; É um ramo da Teoria da Informação que incorporou novos conceitos e processos da Tecnologia da Informação; Estabelecer uma taxonomia consiste em organizar hierarquicamente um conjunto de tópicos que a empresa usa para distribuir a informação e permitir que usuários localizem documentos com facilidade; Para se criar uma taxonomia a empresa precisa levantar os conceitos que orientarão a categorização e a relação entre eles; A manutenção da Taxonomia é uma das fases mais delicadas, é a mais cara. O dinamismo das organizações demanda ajustes permanentes no vocabulário padrão. Ponto de importância na tecnologia: Uso de dicionário associado aos termos com regras fonéticas multilíngüe. Buscas por apelidos, em palavras com erros ortográficos, por fonética, por radicais, por expressões próximas com velocidade independente do número de acessos Visões Ontologia, Tesauro e Taxonomia

111 © Mauricio Administração em Sistemas de Informação Soluções na Era do Conhecimento Mauricio Abreu COPPE / CRIE / MBKM Portais Corporativos Portais Corporativos


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