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Treinamento em gerenciamento de oportunidades

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Apresentação em tema: "Treinamento em gerenciamento de oportunidades"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento em gerenciamento de oportunidades
Global Partner Portal Treinamento em gerenciamento de oportunidades Global Partner Portal

2 Tópicos Criar uma nova oportunidade - Home Page e mensagem do dia
Selecionar uma conta Criar uma conta Campos exigidos Inserir dados detalhados da receita Recalcular receita Adicionar membros da equipe de vendas Níveis de restrição Atualizar campos principais da oportunidade Exibições/exportação do canal de oportunidades Classificação da oportunidade Criar, executar e salvar consultas Interface com o sistema CRM da IBM Recebendo oportunidades da IBM Aceitar uma oportunidade Sugestões e dicas Onde encontrar ajuda Global Partner Portal

3 Global Partner Portal Introdução Global Partner Portal

4 Global Partner Portal - OM na América Latina
O GPP é o novo portal de gerenciamento de oportunidades da IBM. Assim como no eOpportunity, ao criar uma oportunidade e submetê-la para a IBM, a mesma será analisada e aprovada ou rejeitada, de acordo com as regras detalhadas no último Guia de Registro de Oportunidades da IBM Brasil. Apenas oportunidades aprovadas fluirão para o CRM da IBM e estarão sujeitas aos benefícios que o processo prevê. No Global Partner Portal – OM, a função do administrador de acesso é realizada por um funcionário do Parceiro de Negócios. Esta função do Global Partner Portal é conhecida como Administrador do Parceiro de Negócios. O treinamento para essa função está localizado na página de suporte do Global Partner Portal – OM na guia de Treinamento. O treinamento completo do Global Partner Portal – OM também está disponível na guia de Treinamento. Quando os parceiros de negócios criarem uma oportunidade no Global Partner Portal – OM, a oportunidade será validada pela IBM antes que ela entre no fluxo do sistema CRM da IBM. No Global Partner Portal – OM, a função do administrador de acesso é realizada por um funcionário do parceiro de negócios. Esta função do Global Partner Portal é conhecida como Administrador do parceiro de negócios. O treinamento para essa função está localizado na página de suporte do Global Partner Portal – OM em guia de Treinamento. O treinamento completo do Global Partner Portal – OM também está disponível na guia de Treinamento. Mudar para o Global Partner Portal –OM facilitará para os parceiros de negócios a realização de negócios com a IBM, e a IBM poderá responder mais rápido aos parceiros de negócios. Global Partner Portal

5 Global Partner Portal - OM na América Latina
Na América Latina, os Parceiros de Negócios estão sendo solicitados a migrar para o Global Partner Portal para realizar o gerenciamento de oportunidades. Segue uma comparação das características do eOpportunity com as do GPP – Global Partner Portal. Comparação entre o Global Partner Portal e o eOpportunity Função Global Partner Portal eOpportunity Criação de oportunidade Sim Atualização da oportunidade e andamento das vendas Não Validação da oportunidade Gerenciamento centralizado de oportunidades Capacidade de selecionar funcionários do parceiro de negócios que possam exibir e atualizar sua oportunidade Exibições de canal para definição de ritmo e previsão de vendas da oportunidade Personalizar e salvar consultas/relatórios Aceitar ou rejeitar a oportunidade enviada pela IBM Campos obrigatórios para a criação de oportunidade 10-15 27-35 PartnerWorld Profiling System (PPS) Processo automatizado; utiliza dados existentes do PPS Processo manual; exige contato com o PartnerWorld Contact Services (PWCS) Na América Latina, os parceiros de negócios estão sendo solicitados a migrar para o Global Partner Portal – OM para realizar o gerenciamento de oportunidades. Isto tornará mais fácil para eles colaborar e gerenciar oportunidades com a IBM. Antes, os parceiros de negócios usavam o e-Opportunity para criar oportunidades. O eOpportunity exigia que os parceiros de negócios digitassem as informações sobre as oportunidades em planilhas e não propiciava uma maneira de atualizar e compartilhar essas oportunidades. Agora, os parceiros de negócios criarão e gerenciarão as oportunidades no Global Partner Portal – OM. O Global Partner Portal – OM permite aos parceiros de negócios: Criar e atualizar oportunidades Enviar as oportunidades para o Software Value Incentive (SVI)? Compartilhar oportunidades com a IBM e outros parceiros de negócios Acessar outras funções por meio de aplicativos como o Attach Connector e Sales Connections. E, quando os parceiros de negócios criarem uma oportunidade no Global Partner Portal – OM, esta oportunidade será validada pela IBM antes que ela entre no fluxo do sistema CRM da IBM. Este gráfico compara a funcionalidade do Global Partner – OM com o eOpportunity: Global Partner Portal

6 Criando uma nova oportunidade
Global Partner Portal Criando uma nova oportunidade Global Partner Portal

7 Home Page e mensagem do dia
Após fazer login no Global Partner Portal, você observa a mensagem do dia na Home page. Para observar a lista de oportunidades, clique na guia Oportunidades. Global Partner Portal

8 Criar uma nova oportunidade
É exibida a lista de oportunidades das quais você faz parte da equipe de vendas. Para criar uma nova oportunidade, clique em Novo. Global Partner Portal

9 Criar uma nova oportunidade
Selecionar uma conta Clique no ícone de seleção no campo Conta. Ícone de seleção do campo Conta Global Partner Portal

10 Criar uma nova oportunidade
Selecionar uma conta O applet Escolher Conta é exibido. Ele contém uma lista de contas que já estão associadas com o parceiro de negócios. Se a conta da nova oportunidade estiver incluída nesta lista, role para baixo a lista, encontre o registro da conta e, depois, selecione-o. Quando você clica no ícone de selecão do campo Conta , você é apresentado automaticamente a uma lista de registros de clientes que o parceiro de negócios usou anteriormente. Estes registros estão localizados no Global Partner Portal. Observe que o campo Registro local está marcado. Global Partner Portal

11 Criar uma nova oportunidade
Selecionar uma conta Sempre tente encontrar uma conta antes de criar uma nova no Global Partner Portal. Se a conta para a nova oportunidade não está na lista do applet Escolher conta, clique em Pesquisar para pesquisar a conta no banco de dados IBM. Global Partner Portal

12 Criar uma nova oportunidade
Selecionar uma conta Digite o nome da conta no campo Conta. Você pode refinar sua consulta ao incluir informações adicionais da conta, como cidade e código postal. Você deverá digitar pelo menos os dois primeiros (2) caracteres do nome da conta. Observações: Use ~like para remover a diferença de maiúsculas e minúsculas, por exemplo, ~like rob. O asterisco (*) serve como um coringa que permite a você encontrar todas as contas que começam com Rob. Global Partner Portal

13 Criar uma nova oportunidade
Selecionar uma conta Os resultados da consulta são exibidos. Selecione a conta e, depois, clique em OK. Global Partner Portal

14 Criar uma nova oportunidade
Criar uma conta Se a conta não for encontrada na consulta ou na lista de contas, você poderá criar uma conta nova. Clique em Novo. Observação: Você deverá criar uma conta na tela Oportunidades. Global Partner Portal

15 Criar uma nova oportunidade
Criar uma conta Preencha os campos obrigatórios (marcados com *) e salve seus dados. A conta nova é exibida agora no applet Escolher conta e você pode selecioná-la. Salve os registros da conta após digitar os dados obrigatórios. O Nome da conta deve ser inserido em maiúsculas e minúsculas e ser o nome completo e não uma entrada abreviada assegurando antecipadamente o comportamento correto. Nos países DBCS, o Nome da conta deve conter o nome da conta no idioma local. O campo Nome alternativo pode ser usado para armazenar o nome da conta em inglês. Observação: O nome da conta deve ser o nome completo, não uma entrada abreviada. O campo Conta diferencia maiúsculas de minúsculas. Global Partner Portal

16 Criar uma nova oportunidade
Campos exigidos Campos exigidos sem valores padrão: Conta Descrição Estágio de Vendas Salvar antes de concluir o campo Descrição ou o campo Estágio de vendas causa um erro. Global Partner Portal

17 Criar uma nova oportunidade
Campos exigidos Campos exigidos com valores padrão: Campo oportunidades no Global Partner Portal Valor padrão Número da oportunidade Gerado pelo sistema Data da decisão 90 dias após a data da oportunidade ser criada Revenue (Receita) $0.00 Probabilidade 0% Moeda da Oportunidade USD Equipes de Vendas E X1W Status de Aceitação da Oport. GPP Aceita Códigos de origem da oportunidade/ Co-marketing Provedor de soluções - Core BP Os campos exigidos com valores padrão são exibidos. O padrão para o campo Número da oportunidade é gerado pelo GPP e a data padrão no campo Data de decisão é 90 dias após a oportunidade ser criada. Alguns dos campos nos campos da oportunidade no Global Partner Portal têm valores padrão para novas oportunidades. O Número da oportunidade no campo Número da oportunidade é gerado pelo sistema e a Data da decisão padrão é 90 dias após a data em que a oportunidade é criada. Reforçamos que é importante atualizar também esses campos com valores padrão, caso tenha informações mais precisas para reportar. Isso é válido particularmente para o campo Data da Decisão. Global Partner Portal

18 Criar uma nova oportunidade
Campos exigidos Número da oportunidade gerado pelo sistema O padrão para o campo Data de decisão é 90 dias após a data de criação. A página Oportunidade com os valores padrão é exibida. O padrão para o campo Receita é US$ 0,00, o padrão de Probabilidade é 0%, a Moeda da oportunidade é USD, o padrão dos códigos de origem da oportunidade/Co-marketing é Provedor de soluções – Core BP, e o padrão do campo Status de aceitação da Oport. GPP é Aceita. Global Partner Portal

19 Criar uma nova oportunidade
Campos exigidos Qualquer oportunidade submetida para validação da IBM deve ter o campo “Estágio de Vendas” em 04-Validated/Qualifying. Os estágios 01 e 03 devem ser usados somente para oportunidades rascunho. Campo “Estágio de Vendas” Global Partner Portal

20 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Para inserir dados da receita, clique no ícone do campo Dados Detalhados da receita no cabeçalho da Oportunidade. Será nessa parte do formulário que se informará a brand (“família de marca”) Global Partner Portal

21 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita O ícone do campo Dados Detalhados da receita abriirá o applet Receitas. Para inserir os detalhes da receita, clique em Novo no applet Receitas. Global Partner Portal

22 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Campos exigidos Valor padrão Data de fatura A mesma de Data de decisão Probabilidade de ganho 10% Quantidade 1 Receita $0.00 Moeda da oportunidade USD Reforçamos que é importante atualizar esses campos com valores padrão, caso tenha informações mais precisas para reportar. Global Partner Portal

23 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Campos exigidos sem valores padrão: Tipo Família de marcas Observação: Família de marcas está associado a Tipo. Global Partner Portal

24 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Clique no ícone do campo Tipo, selecione um valor e, depois, clique em OK. Global Partner Portal

25 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Clique no ícone do campo Família de marcas, selecione um valor e, depois, clique em OK. Global Partner Portal

26 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Para atualizar a receita, insira a quantidade em Quantidade. Insira o preço unitário no campo Preço. Global Partner Portal

27 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Após inserir o preço e a quantidade, clique em qualquer lugar no applet Receita e o campo será atualizado. Clique em Salvar. Global Partner Portal

28 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Os detalhes da receita também estão disponíveis na guia Receitas, onde você pode atualizar registros existentes e criar novas registros de receita. As guias na parte inferior da tela podem ser acessadas salvando a oportunidade e abrindo-a novamente. Global Partner Portal

29 Criar uma nova oportunidade
Inserir dados detalhados da receita Mantenha a Data da decisão e a Data da fatura atualizadas. Data da decisão está localizada no cabeçalho da Oportunidade. Ela vem preenchida com o valor padrão de 90 dias após a criação da oportunidade, mas é de grande importância que seja mantida atualizada de acordo com a previsão do fechamento da venda. Data da fatura está disponível no cabeçalho da Oportunidade (através do campo Dados Detalhados da Receita) e na guia Receitas. Data da fatura deve ser >= Data da decisão. Global Partner Portal

30 Criar uma nova oportunidade
Recalcular receita Se você criar ou atualizar os dados de receita, o campo Receita no cabeçalho da oportunidade não é atualizado automaticamente. Para atualizar o campo Receita, clique em Recalcular receita na guia Receitas. Global Partner Portal

31 Criar uma nova oportunidade
Recalcular receita O campo Receita é atualizado. Global Partner Portal

32 Criar uma nova oportunidade
Adicionar membros da equipe de vendas Clique no ícone do campo Equipe de Vendas para abrir o applet da equipe de vendas. Global Partner Portal

33 Criar uma nova oportunidade
Adicionar membros da equipe de vendas A lista de Membros da equipe de Vendas da oportunidade existente é exibida. Para adicionar Membros da equipe de Vendas, clique em Adicionar. Global Partner Portal

34 Criar uma nova oportunidade
Adicionar membros da equipe de vendas Selecione o critério de pesquisa de membro da equipe de vendas, no campo Localizar. Digite o critério no campo Começando com. Clique em Ir. Os resultados da consulta são exibidos. Observações: A pesquisa diferencia maiúsculas e minúsculas. Os resultados da pesquisa contêm somente pessoas registradas no Global Partner Portal, incluindo representantes dos BPs. Global Partner Portal

35 Criar uma nova oportunidade
Adicionar membros da equipe de vendas Selecione o(s) registro(s) dos resultados da pesquisa, e clique em OK. Para encerrar o applet da equipe de vendas, clique em OK de novo. Observação: Você não pode usar a guia Equipe de Vendas para adicionar membros da equipe de vendas. Global Partner Portal

36 Criar uma nova oportunidade
Adicionar membros da equipe de vendas CRBP e SWG BPSSR podem ser adicionados e realizar o acompanhamento na exibição IBM do Global Partner Portal. Há uma alternativa disponível para funcionários da IBM (não ativada para o Global Partner Portal) que se segue. Você não verá essa pessoa na lista de membros da equipe de vendas no Global Partner Portal. Para obter mais informações sobre a alternativa, clique em Ajuda on-line do Global Partner Portal, role para baixo o painel de navegação esquerdo para Equipes de vendas. Clique em Adicionar membros da equipe de vendas e, depois, role para baixo para Adicionar um funcionário da IBM à equipe de vendas. Para adicionar outros funcionários da IBM à equipe de vendas, os parceiros de negócios devem criar uma nova observação. Vários nomes da IBM podem ser adicionados, separados por vírgulas. Não os adicione a uma nota existente. Para excluir um funcionário, os parceiros de negócios enviam um para com as seguintes informações: Número da oportunidade Nome a ser removido Use a guia Notas para adicionar outros funcionários da IBM à equipe de vendas não habilitados para o Global Partner Portal. O formato é IREP+nome do funcionário da IBM+ do funcionário da IBM. Global Partner Portal

37 Criar uma nova oportunidade
Campos de restrição Os campos circulados na tela abaixo servem para impedir que a oportunidade flua para o CRM da IBM. De acordo com o processo em vigor na IBM Brasil, os campos abaixo não devem ser marcados. Ao criar uma oportunidade, você poderá optar por compartilhar uma oportunidade totalmente aberta (Divulgação sem restrições), parcialmente aberta (Restrita) ou não compartilhá-la com o sistema CRM da IBM (Trabalhar no GPP) e a equipe de vendas direta. Você pode selecionar as configurações Trabalhar no GPP ou Restrita somente para as oportunidades que criar. A caixa de seleção Trabalhar no GPP só pode ser selecionada no momento da criação da oportunidade e também pode ser desativada a qualquer momento. As oportunidades inseridas pelos usuários da IBM e atribuídas a você não podem ser definidas para essas configurações. Global Partner Portal

38 Criar uma nova oportunidade
Após completar essa etapa, clique em Salvar. Global Partner Portal

39 Criar uma nova oportunidade
Níveis de restrição Ao salvar a oportunidade, será exibido o seguinte aviso. Ao clicar em “Ok”, você concorda em submeter as informações da oportunidade para avaliação da IBM. Aceite para prosseguir. Quando uma oportunidade é criada, se você não quiser que a oportunidade seja compartilhada no sistema CMR da IBM, marque o sinalizador Trabalhar no GPP. Se não tiver marcado o sinalizador Trabalhar no GPP, você receberá uma mensagem de aviso. Se não quiser restringir, clique em OK; o registro será salvo e os dados compartilhados no sistema CRM da IBM. Se quiser compartilhar a oportunidade no sistema CRM da IBM, mas restringi-la parcialmente, clique em Cancelar para definir o sinalizador Restrita. Novamente, você receberá uma mensagem de aviso. Clique em OK para continuar. Nota sobre anexos: Os campos Restrita e Trabalhar no GPP não afetam os anexos. Se quiser permitir que os funcionários da IBM, que gerenciam os programas SVI e BCC, visualizem um anexo, marque a caixa de seleção Liberar para IBM. Global Partner Portal

40 Criar uma nova oportunidade
Submeter uma oportunidade para validação Clique na guia da tela Oportunidades. A tela Oportunidades, exibição Minhas Oportunidades, que contém uma lista de oportunidades, é exibida. Entre na oportunidade a ser enviada. Primeiramente, clique em Observações, na parte inferior da tela. Em Tipo, selecione “Comentários do PN” No campo Descrição, cole o comentário-template, enviado no próximo chart dessa apresentação, e complete as informações solicitadas no mesmo. Após responder às perguntas, clique em Salvar. Global Partner Portal

41 Criar uma nova oportunidade
Submeter uma oportunidade para validação Este é o template com as informações que devem ser enviadas no campo Observações, conforme chart anterior: Mandatório: CNPJ do cliente: Tipo/Modelo do produto: Apenas para Distribuidores: Qual é o 2º tier envolvido? Mandatório apenas para SW: Tipo do Projeto ( ) Renovação ( x ) Part Number: Em caso positivo, favor informar a data: ____/____/____ ( ) Nova Licença ( x ) Part Number: ( ) Reinstatement ( x ) Part Number: Brand SW: ( ) AIM (Websphere) ( ) Informa Management (DB2) ( ) WPLC (Lotus) ( ) Tivoli ( ) Rational ( ) Ascential ( ) MRO (Máximo) SW-Subgrupo: Opcional Incentivo solicitado ( x ): ( ) Conta Dormente ( ) Winback ( ) outro (especificar): Código de campanha: Global Partner Portal

42 Criar uma nova oportunidade
Submeter uma oportunidade para validação De volta ao formulário principal (parte de cima da tela), clique em Status da Validação e mude o mesmo para Enviado. Clique novamente em Salvar, e pronto! Sua oportunidade foi enviada à IBM e, dentro de alguns dias, vc receberá uma confirmação por com o resultado da validação da mesma. Global Partner Portal

43 Atualização de oportunidades
Global Partner Portal Atualização de oportunidades Global Partner Portal

44 Atualizar campos principais da oportunidade
Para incluir todas as informações principais da oportunidade e melhorar a comunicação com a IBM, assegure-se de atualizar os seguintes campos na oportunidade: Estágio de Vendas Data da fatura Data da decisão Porcentagem da Probabilidade Probabilidade de ganho Quantidade Preço O parceiro de negócios, como proprietário da oportunidade, é responsável pelo gerenciamento dos principais campos indicados por um asterisco vermelho (*). Global Partner Portal

45 Atualizar campos principais da oportunidade
Pontos mais importantes a respeito de atualização Independente do sistema, o processo de registro e atualização de oportunidades continua sujeito ao Guia de Registro de Oportunidades provido pela Organização de Canais da IBM Brasil. Na contagem de tempo que vale para a IBM avaliar se os parceiros estão evoluindo as oportunidades em um prazo adequado, são 3 as datas críticas: -A data de aprovação da oportunidade pela IBM A IBM é responsável por aprovar ou rejeitar a oportunidade enviada pelo BP dentro do prazo estipulado no Guia. É a partir desta data que os prazos contam. -A data em que o parceiro apresenta proposta ao cliente final É responsabilidade do BP informar à IBM que já foi apresentada proposta. Isso é feito mantendo o campo Estágio de Vendas = 04, e mudando o campo % de probabilidade para 50%. O % de probabilidade em 75% ou 100% deve ser usados para indicar que o BP está em fase final de negociação, com o negócio às vésperas de fechar (acordo verbal com o cliente). -A data em que o parceiro fecha a oportunidade como Ganha ou Perdida. O BP deve informar à IBM que a oportunidade está encerrada, alterando o Estágio de Vendas para Ganha ou 11-Perdida. Para oportunidades Ganhas, por favor informe o número da nota fiscal no campo Comentários. Para oportunidades Perdidas, é necessário preencher o campo Razão da Perda. Transcorridos os prazos estipulados no Guia de Registro de Oportunidades, a IBM encerra as oportunidades caso o BP não tenha previamente solicitado uma extensão de prazo. Recomendamos a leitura do Guia para mais detalhes. Reforçamos a importância de estabelecer uma metodologia para sempre manter as oportunidades atualizadas conforme as vendas progridem – além de garantir que suas oportunidades não serão encerradas, isso assegura um relacionamento próximo com a IBM, e permite um trabalho conjunto para fechar negócios. O parceiro de negócios, como proprietário da oportunidade, é responsável pelo gerenciamento dos principais campos indicados por um asterisco vermelho (*). Global Partner Portal

46 Criar uma nova oportunidade
Campos exigidos O Global Partner Portal tem menos Estágios de Vendas que o sistema de CRM da IBM. Essa é a razão de os Estágios de vendas serem numerados como 1, 3, 4, 7 e 11. Uma oportunidade no Estágio de Vendas 04 - Validado no Global Partner Portal, dependendo da Probabilidade selecionada, pode direcionar para um Estágio de Vendas diferente no CRM. Conforme explicado no chart anterior, use o campo % de probabilidade no cabeçalho da Oportunidade. A menos que esteja sendo registrada já no final do ciclo de venda, qualquer oportunidade deve começar com Estágio de Vendas 04 e % de probabilidade = 0%. A probabilidade deve ir sendo atualizada para 50%, 75% e 100% apenas ao longo do desenvolvimento da venda. Estágio de Vendas no Global Partner Portal Situação do cliente Selecione o percentual para o campo % de probabilidade no Global Partner Portal Estágio de Vendas no CRM da IBM Estágio de Vendas 4 O cliente está avaliando as soluções de várias fontes; há alguma incerteza. 0% ou 25% O cliente está obtendo informações sobre a solução da IBM e a proposta foi enviada. 50% Estágio de Vendas 5 O cliente demonstra preferência por uma solução da IBM. 75% ou 100% Estágio de Vendas 6 Global Partner Portal

47 Global Partner Portal Modo de visualização completo da lista de oportunidades; geração de relatórios Global Partner Portal

48 Exibições/exportação do canal da oportunidade
Para fornecer-lhe uma exibição completa de todo o registro da oportunidade, incluindo o cabeçalho da oportunidade e o registro de receita, agora você pode usar a exibição Canal de Receita das Minhas Oportunidades. A exibição padrão é Todos os canais. Global Partner Portal

49 Exibições/exportação do canal da oportunidade
Use as setas de classificação no título da coluna para classificar os resultados em ordem crescente ou decrescente. Global Partner Portal

50 Exibições/exportação do canal da oportunidade
Clique na seta da lista Menu. Selecione Exportar na lista. Observação: A função Exportar está disponível em outras telas. Global Partner Portal

51 Classificação customizada de oportunidades
Global Partner Portal Classificação customizada de oportunidades Global Partner Portal

52 Classificação da oportunidade
A explicação a seguir é útil para classificar oportunidades de acordo com algum critério relevante para a sua empresa. A IBM não visualiza essa classificação, mas recomendamos considerar o seu uso para alavancar sua produtividade com o sistema. Um exemplo de uso seria para marcar todas as oportunidades referentes a um mesmo projeto, ou geradas a partir de um mesmo evento. O resultado final é que essas oportunidades serão facilmente diferenciáveis das demais, ao utilizar o campo de classificação para fazer buscas específicas. Reforçamos a utilidade dessa funcionalidade para Distribuidores: Um uso particularmente importante pode ser o de adicionar um código para indicar a que revendedor aquela oportunidade pertence. Isso permite agrupar as oportunidades por revendedor, gerar relatórios contendo essa informação e, por exemplo, realizar revisões de vendas com os revendedores para auxiliar no desenvolvimento das oportunidades, viabilizando também a respectiva atualização das mesmas no GPP pelo distribuidor. Para obter mais informações sobre códigos de classificação, clique em Ajuda on-line do Global Partner Portal, role para baixo para Exibir oportunidades no painel de navegação esquerdo e, depois, clique em Usar a ID de classificação da oportunidade. Global Partner Portal

53 Classificação da oportunidade
Use o campo da oportunidade ID da classificação para associar códigos internos relevantes a oportunidades. Use-o como critério em consultas para oportunidades específicas. Somente o Administrador do Parceiro de Negócios ou o Ponto Focal podem criar um registro do código de classificação. Após o código de classificação ser criado, qualquer parceiro de negócio poderá usá-lo. Para criar um código de classificação, clique na guia Parceiro e, depois, clique em Novo. Para obter mais informações sobre códigos de classificação, clique em Ajuda on-line do Global Partner Portal, role para baixo para Exibir oportunidades no painel de navegação esquerdo e, depois, clique em Usar a ID de classificação da oportunidade. Global Partner Portal

54 Classificação da oportunidade
No campo ID da Classificação, digite o código de classificação. No campo Descrição, digite uma descrição. Clique em Salvar. Global Partner Portal

55 Classificação da oportunidade
Os usuários do Global Partner Portal agora podem selecionar ID da classificação. Global Partner Portal

56 Classificação da oportunidade
Para selecionar um código de classificação em uma oportunidade: Abra o applet da Equipe de Vendas. Role horizontalmente para o campo ID da Classificação. Clique no ícone do campo ID da Classificação. Global Partner Portal

57 Classificação da oportunidade
O applet da Classificação da Oportunidade com uma lista de IDs da Classificação disponível é exibido. Selecione o registro ID da classificação. Feche o applet Classificação da Oportunidade. Para salvar a oportunidade, clique em OK. Global Partner Portal

58 Classificação da oportunidade
O ID da Classificação é visível na lista de oportunidades e nas exibições Minha receita de oportunidades. Global Partner Portal

59 Criar e salvar consultas personalizadas
Global Partner Portal Criar e salvar consultas personalizadas Global Partner Portal

60 Criar, executar e salvar consultas
Você pode criar e salvar as consultas no Global Partner Portal. Por exemplo, para salvar uma consulta para mostrar apenas oportunidades abertas. Clique na guia Oportunidades. Clique em Pesquisar. Global Partner Portal

61 Criar, executar e salvar consultas
Clique em Assistente de pesquisa. O applet do Assistente de pesquisa é exibido. Clique na seta de lista <Selecionar campo>. Selecione o campo da lista. Neste exemplo, o campo Estágio de Vendas é selecionado. Global Partner Portal

62 Criar, executar e salvar consultas
Selecione os critérios de consulta adicionais nos outros campos para identificar as oportunidades abertas. Clique em Salvar pesquisa. Global Partner Portal

63 Criar, executar e salvar consultas
O applet Salvar pesquisa como é exibida. Selecione um nome para a consulta salva da lista. Clique em OK. Global Partner Portal

64 Criar, executar e salvar consultas
Clique em Ir para executar a consulta. Global Partner Portal

65 Criar, executar e salvar consultas
A consulta salva está disponível na lista Pesquisas. Observações: Você pode criar e salvar consultas pessoais. As consultas globais padrão também estão disponíveis. Global Partner Portal

66 Aceitando oportunidades enviadas pela IBM
Global Partner Portal Aceitando oportunidades enviadas pela IBM Global Partner Portal

67 Fazer interface com o sistema de CRM da IBM
Recebendo oportunidades da IBM O número da oportunidade para o sistema de CRM da IBM não começa com 1JF-. Global Partner Portal

68 Fazer interface com o sistema de CRM da IBM
Aceitar uma oportunidade Acesse a lista Minhas oportunidades. No campo Status de Aceitação da Oport. GPP, classifique as entradas para exibir Aceitação Pendente. Observação: Você pode apenas aceitar ou rejeitar oportunidades com status Aceitação Pendente. Global Partner Portal

69 Fazer interface com o sistema de CRM da IBM
Aceitar uma oportunidade Selecione a oportunidade da lista de oportunidades. Clique no ícone do campo Status de Aceitação da Oport. GPP. A lista de opções Aceitar/Recusar é exibida. Selecione Aceito na lista. Salve a oportunidade. Global Partner Portal

70 Sugestões e dicas de produtividade
Global Partner Portal Sugestões e dicas de produtividade Global Partner Portal

71 Sugestões e dicas As sugestões e dicas são coletadas de Parceiros de Negócios da IBM para ajudá-lo a trabalhar mais eficientemente no Global Partner Portal – OM. Você sabia que uma configuração de navegador no Internet Explorer afeta o desempenho no Global Partner Portal e em outros aplicativos? Clique em Ferramentas-Opções da Internet. Clique na guia Avançado. Se a caixa de seleção Não salvar páginas criptografadas no disco estiver marcada, desmarque a caixa de seleção (confirme com sua equipe de TI caso tenha dúvidas sobre a política da sua empresa sobre essa opção). Clique em Aplicar. Clique em OK. Feche o Internet Explorer e abra uma nova sessão. Use ~like para fazer com que uma consulta não diferencie maiúsculas de minúsculas. Você pode digitar ~like em qualquer campo que puder consultar exceto pelos campos que têm uma Lista de valores ou controle do campo, como Data da decisão ou Estágio de Vendas. Por exemplo, no campo Conta, digite ~like Smi*, que irá encontrar todos os registros nos quais o campo consulta começa com Smi, sem diferenciar letras maiúsculas de minúsculas. Outras dicas de consulta: Você pode pesquisar em um nome parcial de empresa usando "*" após o nome parcial da empresa. Por exemplo, para localizar o Westpac Banking Corporation, digite Westpac Banking* Substitua caracteres que não sejam alfanuméricos por um apóstrofe (‘) com o caractere curinga "*". Por exemple, para encontrar O’Brien Glass, digite O*Brien Glass ou O*Bri* Ao pesquisar um nome de empresa como Australia and New Zealand Bank se você digitar o nome inteiro ele não achará nada. Isso é porque “e” é considerado um operador de consulta portanto ele lê a consulta como nome = Australia e nome começa com New Zealand Bank e portanto não retorna nenhum registro. Em vez disso, digite Australia and* ou Australia *New Zealand*. Substitua o “and” por * Global Partner Portal

72 Sugestões e dicas Deseja atualizar oportunidades com características comuns sem ter que reclassificar e usando menos toques de teclado? Use o hiperlink do histórico do assunto! Pode ser conveniente pesquisar oportunidades ou classificá-las na exibição Lista de Oportunidades, de acordo com o nome da conta, a data de decisão e assim por diante, para atualizar de uma só vez todas as oportunidades com características comuns. Por exemplo, talvez você queira alterar a data de decisão de todas as oportunidades em uma conta de cliente específica. Antes, após você ter concluído a atualização de uma das oportunidades da lista, você podia não saber o quão fácil era voltar para a lista classificada. Você pode ter clicado na guia Oportunidades, e reclassificado para acessar outra oportunidade na lista. Você pode conseguir isso em menos etapas: Clique na guia Oportunidades. Pesquise ou use as setas de classificação para criar a lista de oportunidades desejada. Na coluna Núm.da Oportunidade, clique no hiperlink da primeira oportunidade que quer atualizar. Faça uma atualização. Verifique se você está na parte superior do registro e se consegue ver o hiperlink do histórico do assunto (use a barra de rolagem da direita para para navegar para a parte superior do registro). Clique no hiperlink do histórico do assunto na parte superior esquerda da tela. A mesma lista de oportunidades que foi devolvida como resultado de sua consulta na Etapa 2 exibe. Global Partner Portal

73 Sugestões e dicas Confira a exibição Canal de Receita das Minhas Oportunidades para os campos de detalhes do produto para suas oportunidades. Você não vê esses campos na exibição Minhas Oportunidades. Por exemplo, você pode ver campos como Marca e Data de fatura desta exibição. Esses screenshots mostram alguns dos campos que estão disponíveis nesta exibição: Global Partner Portal

74 Sugestões e dicas As sugestões e dicas estão postadas no Informativo de Atualização do Global Partner Portal – OM. Para acessar o Informativo de Atualização: Clique em Onde encontrar ajuda no painel de navegação esquerdo. Acesse a ajuda on-line do Global Partner Portal. Clique no hiperlink Informativo de Atualização na parte inferior da página. Global Partner Portal

75 Sugestões e dicas Outras dicas úteis
Usar atalhos do teclado Usar consultas Usar o Query Assistant (Assistente de pesquisa) Para obter mais informações, clique em Sugestões e dicas e Onde encontrar ajuda. Global Partner Portal

76 Global Partner Portal Onde encontrar ajuda Global Partner Portal

77 Onde encontrar ajuda Ajuda on-line do Global Partner Portal
Clique em Ajuda em qualquer tela do Global Partner Portal. A página Bem-vindo à ajuda on-line do Global Partner Portal é exibida. Global Partner Portal

78 Onde encontrar ajuda Página do Suporte do Global Partner Portal no PartnerWorld Guia Administrativo do Parceiro de Negócios Guia do Usuário do Partner World Profiling System (PPS) Global Partner Portal

79 Onde encontrar ajuda PartnerWorld Contact Services (PWCS)
Telefone: Global Partner Portal


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