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© 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Treinamento em gerenciamento de oportunidades.

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Apresentação em tema: "© 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Treinamento em gerenciamento de oportunidades."— Transcrição da apresentação:

1 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Treinamento em gerenciamento de oportunidades

2 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 2Global Partner Portal T ó picos Criar uma nova oportunidade - Home Page e mensagem do diaHome Page e mensagem do dia – Selecionar uma conta Selecionar uma conta – Criar uma conta Criar uma conta – Campos exigidos Campos exigidos – Inserir dados detalhados da receita Inserir dados detalhados da receita – Recalcular receita Recalcular receita – Adicionar membros da equipe de vendas Adicionar membros da equipe de vendas – N í veis de restri ç ão N í veis de restri ç ão Atualizar campos principais da oportunidade Exibi ç ões/exporta ç ão do canal de oportunidades Exibi ç ões/exporta ç ão do canal de oportunidades Classifica ç ão da oportunidade Classifica ç ão da oportunidade Criar, executar e salvar consultas Interface com o sistema CRM da IBM – Recebendo oportunidades da IBM Recebendo oportunidades da IBM – Aceitar uma oportunidade Aceitar uma oportunidade Sugestões e dicas Onde encontrar ajuda

3 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Introdu ç ão

4 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 4Global Partner Portal Global Partner Portal - OM na Am é rica Latina O GPP é o novo portal de gerenciamento de oportunidades da IBM. Assim como no eOpportunity, ao criar uma oportunidade e submetê-la para a IBM, a mesma ser á analisada e aprovada ou rejeitada, de acordo com as regras detalhadas no ú ltimo Guia de Registro de Oportunidades da IBM Brasil. Apenas oportunidades aprovadas fluirão para o CRM da IBM e estarão sujeitas aos benef í cios que o processo prevê. No Global Partner Portal – OM, a fun ç ão do administrador de acesso é realizada por um funcion á rio do Parceiro de Neg ó cios. Esta fun ç ão do Global Partner Portal é conhecida como Administrador do Parceiro de Neg ó cios. O treinamento para essa fun ç ão est á localizado na p á gina de suporte do Global Partner Portal – OM na guia de Treinamento.Treinamento O treinamento completo do Global Partner Portal – OM tamb é m est á dispon í vel na guia de Treinamento.Treinamento

5 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 5Global Partner Portal Global Partner Portal - OM na Am é rica Latina Na Am é rica Latina, os Parceiros de Neg ó cios estão sendo solicitados a migrar para o Global Partner Portal para realizar o gerenciamento de oportunidades. Segue uma compara ç ão das caracter í sticas do eOpportunity com as do GPP – Global Partner Portal. Compara ç ão entre o Global Partner Portal e o eOpportunity Fun ç ãoGlobal Partner PortaleOpportunity Cria ç ão de oportunidadeSim Atualiza ç ão da oportunidade e andamento das vendas SimNão Valida ç ão da oportunidadeSim Gerenciamento centralizado de oportunidadesSimNão Capacidade de selecionar funcion á rios do parceiro de neg ó cios que possam exibir e atualizar sua oportunidade SimNão Exibi ç ões de canal para defini ç ão de ritmo e previsão de vendas da oportunidade SimNão Personalizar e salvar consultas/relat ó riosSimNão Aceitar ou rejeitar a oportunidade enviada pela IBMSimNão Campos obrigat ó rios para a cria ç ão de oportunidade PartnerWorld Profiling System (PPS)Processo automatizado; utiliza dados existentes do PPS Processo manual; exige contato com o PartnerWorld Contact Services (PWCS)

6 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Criando uma nova oportunidade

7 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 7Global Partner Portal Home Page e mensagem do dia 1.Ap ó s fazer login no Global Partner Portal, você observa a mensagem do dia na Home page. 2.Para observar a lista de oportunidades, clique na guia Oportunidades.

8 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 8Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade 3.É exibida a lista de oportunidades das quais você faz parte da equipe de vendas. 4.Para criar uma nova oportunidade, clique em Novo.

9 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 9Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Selecionar uma conta 1.Clique no í cone de sele ç ão no campo Conta. Ícone de seleção do campo Conta

10 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 10Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Selecionar uma conta 2.O applet Escolher Conta é exibido. Ele cont é m uma lista de contas que j á estão associadas com o parceiro de neg ó cios. 3.Se a conta da nova oportunidade estiver inclu í da nesta lista, role para baixo a lista, encontre o registro da conta e, depois, selecione-o.

11 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 11Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Selecionar uma conta 4.Sempre tente encontrar uma conta antes de criar uma nova no Global Partner Portal. Se a conta para a nova oportunidade não est á na lista do applet Escolher conta, clique em Pesquisar para pesquisar a conta no banco de dados IBM.

12 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 12Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Selecionar uma conta 5.Digite o nome da conta no campo Conta. Você pode refinar sua consulta ao incluir informa ç ões adicionais da conta, como cidade e c ó digo postal. Você dever á digitar pelo menos os dois primeiros (2) caracteres do nome da conta. Observa ç ões: Use ~like para remover a diferen ç a de mai ú sculas e min ú sculas, por exemplo, ~like rob. O asterisco (*) serve como um coringa que permite a você encontrar todas as contas que come ç am com Rob.

13 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 13Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Selecionar uma conta 6. Os resultados da consulta são exibidos. Selecione a conta e, depois, clique em OK.

14 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 14Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Criar uma conta Se a conta não for encontrada na consulta ou na lista de contas, você poder á criar uma conta nova. 7.Clique em Novo. Observa ç ão: Você dever á criar uma conta na tela Oportunidades.

15 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 15Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Criar uma conta 8.Preencha os campos obrigat ó rios (marcados com *) e salve seus dados. A conta nova é exibida agora no applet Escolher conta e você pode selecion á -la. 9.Salve os registros da conta ap ó s digitar os dados obrigat ó rios. Observa ç ão: O nome da conta deve ser o nome completo, não uma entrada abreviada. O campo Conta diferencia mai ú sculas de min ú sculas.

16 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 16Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Campos exigidos Campos exigidos sem valores padrão: Conta Descri ç ão Est á gio de Vendas Salvar antes de concluir o campo Descri ç ão ou o campo Est á gio de vendas causa um erro.

17 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 17Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Campos exigidos Campos exigidos com valores padrão: Campo oportunidades no Global Partner Portal Valor padrão N ú mero da oportunidadeGerado pelo sistema Data da decisão90 dias ap ó s a data da oportunidade ser criada Revenue (Receita)$0.00 Probabilidade0% Moeda da OportunidadeUSD Equipes de VendasE X1W Status de Aceita ç ão da Oport. GPPAceita C ó digos de origem da oportunidade/ Co-marketing Provedor de solu ç ões - Core BP Refor ç amos que é importante atualizar tamb é m esses campos com valores padrão, caso tenha informa ç ões mais precisas para reportar. Isso é v á lido particularmente para o campo Data da Decisão.

18 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 18Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Campos exigidos N ú mero da oportunidade gerado pelo sistema O padrão para o campo Data de decisão é 90 dias ap ó s a data de cria ç ão.

19 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 19Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Campos exigidos Qualquer oportunidade submetida para valida ç ão da IBM deve ter o campo Est á gio de Vendas em 04-Validated/Qualifying. Os est á gios 01 e 03 devem ser usados somente para oportunidades rascunho. Campo Est á gio de Vendas

20 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 20Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita 1.Para inserir dados da receita, clique no í cone do campo Dados Detalhados da receita no cabe ç alho da Oportunidade. Ser á nessa parte do formul á rio que se informar á a brand ( fam í lia de marca )

21 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 21Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita O í cone do campo Dados Detalhados da receita abriir á o applet Receitas. 2.Para inserir os detalhes da receita, clique em Novo no applet Receitas.

22 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 22Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita Campos exigidosValor padrão Data de faturaA mesma de Data de decisão Probabilidade de ganho 10% Quantidade1 Receita$0.00 Moeda da oportunidade USD Refor ç amos que é importante atualizar esses campos com valores padrão, caso tenha informa ç ões mais precisas para reportar.

23 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 23Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita Campos exigidos sem valores padrão: Tipo Fam í lia de marcas Observa ç ão: Fam í lia de marcas est á associado a Tipo.

24 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 24Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita 3.Clique no í cone do campo Tipo, selecione um valor e, depois, clique em OK.

25 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 25Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita 4.Clique no í cone do campo Fam í lia de marcas, selecione um valor e, depois, clique em OK.

26 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 26Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita 5.Para atualizar a receita, insira a quantidade em Quantidade. 6.Insira o pre ç o unit á rio no campo Pre ç o.

27 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 27Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita 7.Ap ó s inserir o pre ç o e a quantidade, clique em qualquer lugar no applet Receita e o campo ser á atualizado. 8.Clique em Salvar.

28 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 28Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita Os detalhes da receita tamb é m estão dispon í veis na guia Receitas, onde você pode atualizar registros existentes e criar novas registros de receita. As guias na parte inferior da tela podem ser acessadas salvando a oportunidade e abrindo-a novamente.

29 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 29Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Inserir dados detalhados da receita Mantenha a Data da decisão e a Data da fatura atualizadas. Data da decisão est á localizada no cabe ç alho da Oportunidade. Ela vem preenchida com o valor padrão de 90 dias ap ó s a cria ç ão da oportunidade, mas é de grande importância que seja mantida atualizada de acordo com a previsão do fechamento da venda. Data da fatura est á dispon í vel no cabe ç alho da Oportunidade (atrav é s do campo Dados Detalhados da Receita) e na guia Receitas. Data da fatura deve ser >= Data da decisão.

30 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 30Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Recalcular receita Se você criar ou atualizar os dados de receita, o campo Receita no cabe ç alho da oportunidade não é atualizado automaticamente. 1.Para atualizar o campo Receita, clique em Recalcular receita na guia Receitas.

31 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 31Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Recalcular receita O campo Receita é atualizado.

32 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 32Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Adicionar membros da equipe de vendas 1.Clique no í cone do campo Equipe de Vendas para abrir o applet da equipe de vendas.

33 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 33Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Adicionar membros da equipe de vendas A lista de Membros da equipe de Vendas da oportunidade existente é exibida. 2.Para adicionar Membros da equipe de Vendas, clique em Adicionar.

34 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 34Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Adicionar membros da equipe de vendas 3.Selecione o crit é rio de pesquisa de membro da equipe de vendas, no campo Localizar. 4.Digite o crit é rio no campo Come ç ando com. 5.Clique em Ir. Os resultados da consulta são exibidos. Observa ç ões: A pesquisa diferencia mai ú sculas e min ú sculas. Os resultados da pesquisa contêm somente pessoas registradas no Global Partner Portal, incluindo representantes dos BPs.

35 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 35Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Adicionar membros da equipe de vendas 6.Selecione o(s) registro(s) dos resultados da pesquisa, e clique em OK. 7.Para encerrar o applet da equipe de vendas, clique em OK de novo. Observa ç ão: Você não pode usar a guia Equipe de Vendas para adicionar membros da equipe de vendas.

36 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 36Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Adicionar membros da equipe de vendas CRBP e SWG BPSSR podem ser adicionados e realizar o acompanhamento na exibi ç ão IBM do Global Partner Portal. H á uma alternativa dispon í vel para funcion á rios da IBM (não ativada para o Global Partner Portal) que se segue. Você não ver á essa pessoa na lista de membros da equipe de vendas no Global Partner Portal. Para obter mais informa ç ões sobre a alternativa, clique em Ajuda on-line do Global Partner Portal, role para baixo o painel de navega ç ão esquerdo para Equipes de vendas. Clique em Adicionar membros da equipe de vendas e, depois, role para baixo para Adicionar um funcion á rio da IBM à equipe de vendas.Ajuda on-line do Global Partner Portal 8.Para adicionar outros funcionários da IBM à equipe de vendas, os parceiros de negócios devem criar uma nova observação. Vários nomes da IBM podem ser adicionados, separados por vírgulas. Não os adicione a uma nota existente. 9.Para excluir um funcionário, os parceiros de negócios enviam um para com as seguintes informa ç ões: – N ú mero da oportunidade – Nome a ser removido Use a guia Notas para adicionar outros funcion á rios da IBM à equipe de vendas não habilitados para o Global Partner Portal. O formato é IREP+nome do funcion á rio da IBM+ do funcion á rio da IBM.

37 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 37Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Campos de restri ç ão 1.Os campos circulados na tela abaixo servem para impedir que a oportunidade flua para o CRM da IBM. De acordo com o processo em vigor na IBM Brasil, os campos abaixo não devem ser marcados.

38 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 38Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Ap ó s completar essa etapa, clique em Salvar.

39 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 39Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade N í veis de restri ç ão Ao salvar a oportunidade, ser á exibido o seguinte aviso. Ao clicar em Ok, você concorda em submeter as informa ç ões da oportunidade para avalia ç ão da IBM. Aceite para prosseguir.

40 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 40Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Submeter uma oportunidade para valida ç ão 1.Clique na guia da tela Oportunidades. A tela Oportunidades, exibi ç ão Minhas Oportunidades, que cont é m uma lista de oportunidades, é exibida. Entre na oportunidade a ser enviada. 2.Primeiramente, clique em Observa ç ões, na parte inferior da tela. 3.Em Tipo, selecione Coment á rios do PN 4.No campo Descri ç ão, cole o coment á rio-template, enviado no pr ó ximo chart dessa apresenta ç ão, e complete as informa ç ões solicitadas no mesmo. 5.Ap ó s responder à s perguntas, clique em Salvar.

41 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 41Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Submeter uma oportunidade para valida ç ão Este é o template com as informa ç ões que devem ser enviadas no campo Observa ç ões, conforme chart anterior: Mandatório: CNPJ do cliente: Tipo/Modelo do produto: Apenas para Distribuidores: Qual é o 2º tier envolvido? Mandatório apenas para SW: Tipo do Projeto () Renovação ( x ) Part Number: Em caso positivo, favor informar a data: ____/____/____ () Nova Licença ( x ) Part Number: () Reinstatement ( x ) Part Number: Brand SW: () AIM (Websphere) () Informa Management (DB2) () WPLC (Lotus) () Tivoli () Rational () Ascential () MRO (Máximo) SW-Subgrupo: Opcional Incentivo solicitado ( x ): () Conta Dormente () Winback () outro (especificar): Código de campanha:

42 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 42Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Submeter uma oportunidade para valida ç ão 1.De volta ao formul á rio principal (parte de cima da tela), clique em Status da Valida ç ão e mude o mesmo para Enviado. 2.Clique novamente em Salvar, e pronto! Sua oportunidade foi enviada à IBM e, dentro de alguns dias, vc receber á uma confirma ç ão por com o resultado da valida ç ão da mesma.

43 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Atualiza ç ão de oportunidades

44 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 44Global Partner Portal Atualizar campos principais da oportunidade Para incluir todas as informa ç ões principais da oportunidade e melhorar a comunica ç ão com a IBM, assegure-se de atualizar os seguintes campos na oportunidade: Est á gio de Vendas Data da fatura Data da decisão Porcentagem da Probabilidade Probabilidade de ganho Quantidade Pre ç o

45 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 45Global Partner Portal Atualizar campos principais da oportunidade Pontos mais importantes a respeito de atualiza ç ão 1.Independente do sistema, o processo de registro e atualiza ç ão de oportunidades continua sujeito ao Guia de Registro de Oportunidades provido pela Organiza ç ão de Canais da IBM Brasil. 2.Na contagem de tempo que vale para a IBM avaliar se os parceiros estão evoluindo as oportunidades em um prazo adequado, são 3 as datas cr í ticas: -A data de aprova ç ão da oportunidade pela IBM A IBM é respons á vel por aprovar ou rejeitar a oportunidade enviada pelo BP dentro do prazo estipulado no Guia. É a partir desta data que os prazos contam. -A data em que o parceiro apresenta proposta ao cliente final É responsabilidade do BP informar à IBM que j á foi apresentada proposta. Isso é feito mantendo o campo Est á gio de Vendas = 04, e mudando o campo % de probabilidade para 50%. O % de probabilidade em 75% ou 100% deve ser usados para indicar que o BP est á em fase final de negocia ç ão, com o neg ó cio à s v é speras de fechar (acordo verbal com o cliente). -A data em que o parceiro fecha a oportunidade como Ganha ou Perdida. O BP deve informar à IBM que a oportunidade est á encerrada, alterando o Est á gio de Vendas para 07-Ganha ou 11-Perdida. Para oportunidades Ganhas, por favor informe o n ú mero da nota fiscal no campo Coment á rios. Para oportunidades Perdidas, é necess á rio preencher o campo Razão da Perda. 3.Transcorridos os prazos estipulados no Guia de Registro de Oportunidades, a IBM encerra as oportunidades caso o BP não tenha previamente solicitado uma extensão de prazo. Recomendamos a leitura do Guia para mais detalhes. 4.Refor ç amos a importância de estabelecer uma metodologia para sempre manter as oportunidades atualizadas conforme as vendas progridem – al é m de garantir que suas oportunidades não serão encerradas, isso assegura um relacionamento pr ó ximo com a IBM, e permite um trabalho conjunto para fechar neg ó cios.

46 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 46Global Partner Portal Criar uma nova oportunidade Campos exigidos O Global Partner Portal tem menos Est á gios de Vendas que o sistema de CRM da IBM. Essa é a razão de os Est á gios de vendas serem numerados como 1, 3, 4, 7 e 11. Uma oportunidade no Est á gio de Vendas 04 - Validado no Global Partner Portal, dependendo da Probabilidade selecionada, pode direcionar para um Est á gio de Vendas diferente no CRM. Conforme explicado no chart anterior, use o campo % de probabilidade no cabe ç alho da Oportunidade. A menos que esteja sendo registrada j á no final do ciclo de venda, qualquer oportunidade deve come ç ar com Est á gio de Vendas 04 e % de probabilidade = 0%. A probabilidade deve ir sendo atualizada para 50%, 75% e 100% apenas ao longo do desenvolvimento da venda. Est á gio de Vendas no Global Partner Portal Situa ç ão do clienteSelecione o percentual para o campo % de probabilidade no Global Partner Portal Est á gio de Vendas no CRM da IBM Est á gio de Vendas 4O cliente est á avaliando as solu ç ões de v á rias fontes; h á alguma incerteza. 0% ou 25%Est á gio de Vendas 4 O cliente est á obtendo informa ç ões sobre a solu ç ão da IBM e a proposta foi enviada. 50%Est á gio de Vendas 5 Est á gio de Vendas 4O cliente demonstra preferência por uma solu ç ão da IBM. 75% ou 100%Est á gio de Vendas 6

47 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Modo de visualiza ç ão completo da lista de oportunidades; gera ç ão de relat ó rios

48 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 48Global Partner Portal Exibi ç ões/exporta ç ão do canal da oportunidade Para fornecer-lhe uma exibi ç ão completa de todo o registro da oportunidade, incluindo o cabe ç alho da oportunidade e o registro de receita, agora você pode usar a exibi ç ão Canal de Receita das Minhas Oportunidades. A exibi ç ão padrão é Todos os canais.

49 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 49Global Partner Portal Exibi ç ões/exporta ç ão do canal da oportunidade Use as setas de classifica ç ão no t í tulo da coluna para classificar os resultados em ordem crescente ou decrescente.

50 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 50Global Partner Portal Exibi ç ões/exporta ç ão do canal da oportunidade 1.Clique na seta da lista Menu. 2.Selecione Exportar na lista. Observa ç ão: A fun ç ão Exportar est á dispon í vel em outras telas.

51 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Classifica ç ão customizada de oportunidades

52 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 52Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade A explica ç ão a seguir é ú til para classificar oportunidades de acordo com algum crit é rio relevante para a sua empresa. A IBM não visualiza essa classifica ç ão, mas recomendamos considerar o seu uso para alavancar sua produtividade com o sistema. Um exemplo de uso seria para marcar todas as oportunidades referentes a um mesmo projeto, ou geradas a partir de um mesmo evento. O resultado final é que essas oportunidades serão facilmente diferenci á veis das demais, ao utilizar o campo de classifica ç ão para fazer buscas espec í ficas. Refor ç amos a utilidade dessa funcionalidade para Distribuidores: Um uso particularmente importante pode ser o de adicionar um c ó digo para indicar a que revendedor aquela oportunidade pertence. Isso permite agrupar as oportunidades por revendedor, gerar relat ó rios contendo essa informa ç ão e, por exemplo, realizar revisões de vendas com os revendedores para auxiliar no desenvolvimento das oportunidades, viabilizando tamb é m a respectiva atualiza ç ão das mesmas no GPP pelo distribuidor. Para obter mais informa ç ões sobre c ó digos de classifica ç ão, clique em Ajuda on-line do Global Partner Portal, role para baixo para Exibir oportunidades no painel de navega ç ão esquerdo e, depois, clique em Usar a ID de classifica ç ão da oportunidade.Ajuda on-line do Global Partner Portal

53 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 53Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade Use o campo da oportunidade ID da classifica ç ão para associar c ó digos internos relevantes a oportunidades. Use-o como crit é rio em consultas para oportunidades espec í ficas. Somente o Administrador do Parceiro de Neg ó cios ou o Ponto Focal podem criar um registro do c ó digo de classifica ç ão. Ap ó s o c ó digo de classifica ç ão ser criado, qualquer parceiro de neg ó cio poder á us á -lo. 1.Para criar um c ó digo de classifica ç ão, clique na guia Parceiro e, depois, clique em Novo. Para obter mais informa ç ões sobre c ó digos de classifica ç ão, clique em Ajuda on-line do Global Partner Portal, role para baixo para Exibir oportunidades no painel de navega ç ão esquerdo e, depois, clique em Usar a ID de classifica ç ão da oportunidade.Ajuda on-line do Global Partner Portal

54 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 54Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade 2.No campo ID da Classifica ç ão, digite o c ó digo de classifica ç ão. 3.No campo Descri ç ão, digite uma descri ç ão. 4.Clique em Salvar.

55 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 55Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade Os usu á rios do Global Partner Portal agora podem selecionar ID da classifica ç ão.

56 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 56Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade Para selecionar um c ó digo de classifica ç ão em uma oportunidade: 1.Abra o applet da Equipe de Vendas. 2.Role horizontalmente para o campo ID da Classifica ç ão. 3.Clique no í cone do campo ID da Classifica ç ão.

57 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 57Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade O applet da Classifica ç ão da Oportunidade com uma lista de IDs da Classifica ç ão dispon í vel é exibido. 4.Selecione o registro ID da classifica ç ão. 5.Feche o applet Classifica ç ão da Oportunidade. 6.Para salvar a oportunidade, clique em OK.

58 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 58Global Partner Portal Classifica ç ão da oportunidade O ID da Classifica ç ão é vis í vel na lista de oportunidades e nas exibi ç ões Minha receita de oportunidades.

59 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Criar e salvar consultas personalizadas

60 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 60Global Partner Portal Você pode criar e salvar as consultas no Global Partner Portal. Por exemplo, para salvar uma consulta para mostrar apenas oportunidades abertas. 1. Clique na guia Oportunidades. 2. Clique em Pesquisar. Criar, executar e salvar consultas

61 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 61Global Partner Portal 3.Clique em Assistente de pesquisa. O applet do Assistente de pesquisa é exibido. 4.Clique na seta de lista. 5.Selecione o campo da lista. Neste exemplo, o campo Est á gio de Vendas é selecionado. Criar, executar e salvar consultas

62 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 62Global Partner Portal 6.Selecione os crit é rios de consulta adicionais nos outros campos para identificar as oportunidades abertas. 7.Clique em Salvar pesquisa. Criar, executar e salvar consultas

63 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 63Global Partner Portal O applet Salvar pesquisa como é exibida. 8.Selecione um nome para a consulta salva da lista. 9.Clique em OK. Criar, executar e salvar consultas

64 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 64Global Partner Portal 10.Clique em Ir para executar a consulta. Criar, executar e salvar consultas

65 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 65Global Partner Portal A consulta salva est á dispon í vel na lista Pesquisas. Observa ç ões: Você pode criar e salvar consultas pessoais. As consultas globais padrão tamb é m estão dispon í veis. Criar, executar e salvar consultas

66 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Aceitando oportunidades enviadas pela IBM

67 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 67Global Partner Portal Fazer interface com o sistema de CRM da IBM Recebendo oportunidades da IBM O n ú mero da oportunidade para o sistema de CRM da IBM não come ç a com 1JF-.

68 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 68Global Partner Portal Fazer interface com o sistema de CRM da IBM Aceitar uma oportunidade 1.Acesse a lista Minhas oportunidades. 2.No campo Status de Aceita ç ão da Oport. GPP, classifique as entradas para exibir Aceita ç ão Pendente. Observa ç ão: Você pode apenas aceitar ou rejeitar oportunidades com status Aceita ç ão Pendente.

69 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 69Global Partner Portal Fazer interface com o sistema de CRM da IBM Aceitar uma oportunidade 3.Selecione a oportunidade da lista de oportunidades. 4.Clique no í cone do campo Status de Aceita ç ão da Oport. GPP. A lista de op ç ões Aceitar/Recusar é exibida. 5.Selecione Aceito na lista. 6.Salve a oportunidade.

70 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Sugestões e dicas de produtividade

71 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 71Global Partner Portal Sugestões e dicas As sugestões e dicas são coletadas de Parceiros de Negócios da IBM para ajudá-lo a trabalhar mais eficientemente no Global Partner Portal – OM. Você sabia que uma configuração de navegador no Internet Explorer afeta o desempenho no Global Partner Portal e em outros aplicativos? Use ~like para fazer com que uma consulta não diferencie mai ú sculas de min ú sculas. Você pode digitar ~like em qualquer campo que puder consultar exceto pelos campos que têm uma Lista de valores ou controle do campo, como Data da decisão ou Est á gio de Vendas. Por exemplo, no campo Conta, digite ~like Smi*, que irá encontrar todos os registros nos quais o campo consulta começa com Smi, sem diferenciar letras maiúsculas de minúsculas. Outras dicas de consulta: Você pode pesquisar em um nome parcial de empresa usando "*" após o nome parcial da empresa. Por exemplo, para localizar o Westpac Banking Corporation, digite Westpac Banking* Substitua caracteres que não sejam alfanuméricos por um apóstrofe () com o caractere curinga "*". Por exemple, para encontrar OBrien Glass, digite O*Brien Glass ou O*Bri* Ao pesquisar um nome de empresa como Australia and New Zealand Bank se você digitar o nome inteiro ele não achará nada. Isso é porque e é considerado um operador de consulta portanto ele lê a consulta como nome = Australia e nome começa com New Zealand Bank e portanto não retorna nenhum registro. Em vez disso, digite Australia and* ou Australia *New Zealand*. Substitua o and por * 1.Clique em Ferramentas-Opções da Internet. 2.Clique na guia Avançado. 3.Se a caixa de seleção Não salvar páginas criptografadas no disco estiver marcada, desmarque a caixa de seleção (confirme com sua equipe de TI caso tenha dúvidas sobre a política da sua empresa sobre essa opção). 4.Clique em Aplicar. 5.Clique em OK. 6.Feche o Internet Explorer e abra uma nova sessão.

72 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 72Global Partner Portal Sugestões e dicas Deseja atualizar oportunidades com características comuns sem ter que reclassificar e usando menos toques de teclado? Use o hiperlink do histórico do assunto! Pode ser conveniente pesquisar oportunidades ou classificá-las na exibição Lista de Oportunidades, de acordo com o nome da conta, a data de decisão e assim por diante, para atualizar de uma só vez todas as oportunidades com características comuns. Por exemplo, talvez você queira alterar a data de decisão de todas as oportunidades em uma conta de cliente específica. Antes, após você ter concluído a atualização de uma das oportunidades da lista, você podia não saber o quão fácil era voltar para a lista classificada. Você pode ter clicado na guia Oportunidades, e reclassificado para acessar outra oportunidade na lista. Você pode conseguir isso em menos etapas: 1.Clique na guia Oportunidades. 2.Pesquise ou use as setas de classificação para criar a lista de oportunidades desejada. 3.Na coluna Núm.da Oportunidade, clique no hiperlink da primeira oportunidade que quer atualizar. 4.Faça uma atualização. 5.Verifique se você está na parte superior do registro e se consegue ver o hiperlink do histórico do assunto (use a barra de rolagem da direita para para navegar para a parte superior do registro). 6.Clique no hiperlink do histórico do assunto na parte superior esquerda da tela. 7.A mesma lista de oportunidades que foi devolvida como resultado de sua consulta na Etapa 2 exibe.

73 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 73Global Partner Portal Sugestões e dicas Confira a exibi ç ão Canal de Receita das Minhas Oportunidades para os campos de detalhes do produto para suas oportunidades. Você não vê esses campos na exibi ç ão Minhas Oportunidades. Por exemplo, você pode ver campos como Marca e Data de fatura desta exibi ç ão. Esses screenshots mostram alguns dos campos que estão dispon í veis nesta exibi ç ão:

74 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 74Global Partner Portal Sugestões e dicas As sugestões e dicas estão postadas no Informativo de Atualização do Global Partner Portal – OM. Para acessar o Informativo de Atualização: 1.Clique em Onde encontrar ajuda no painel de navegação esquerdo. 2.Acesse a ajuda on-line do Global Partner Portal. 3.Clique no hiperlink Informativo de Atualização na parte inferior da página.

75 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 75Global Partner Portal Sugestões e dicas Outras dicas ú teis Usar atalhos do teclado Usar consultas Usar o Query Assistant (Assistente de pesquisa) Para obter mais informa ç ões, clique em Sugestões e dicas e Onde encontrar ajuda.Sugestões e dicasOnde encontrar ajuda

76 © 2008 IBM Corporation Global Partner Portal Onde encontrar ajuda

77 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 77Global Partner Portal Onde encontrar ajuda Ajuda on-line do Global Partner Portal – Clique em Ajuda em qualquer tela do Global Partner Portal. – A p á gina Bem-vindo à ajuda on-line do Global Partner Portal é exibida.Bem-vindo à ajuda on-line do Global Partner Portal

78 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 78Global Partner Portal Onde encontrar ajuda P á gina do Suporte do Global Partner Portal no PartnerWorld Guia Administrativo do Parceiro de Neg ó cios Guia do Usu á rio do Partner World Profiling System (PPS)

79 © 2008 IBM Corporation Retornar aos T ó picos 79Global Partner Portal Onde encontrar ajuda PartnerWorld Contact Services (PWCS) – – Telefone:


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