Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
ETAPA PAROQUIAL
2
MOMENTO ORANTE
3
A REALIDADE DE NOSSAS COMUNIDADES A PARTIR:
SÍNTESE DO VER A REALIDADE DE NOSSAS COMUNIDADES A PARTIR: IGREJA MISSIONÁRIA FORMAÇÃO CRISTÃ IGREJA VIVA IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES IGREJA A SERVIÇO DA VIDA
4
Qual a Igreja Jesus espera que sejamos?
Uma Igreja missionária, acolhedora, que partilha o que tem, que ajuda o próximo, que busca o bem dos outros e da comunidade, que reconhece Jesus Cristo nas pessoas mais simples, que coloca seus dons e talentos a serviço das pastorais, que divida tarefas para ninguém ficar sobrecarregado.
5
O que eu e nós podemos fazer?
Valorizar as pessoas que fazem algum trabalho nas pastorais e na Igreja, começar por nós para desenvolver algum tipo de serviço, respeitar os outros, fazer autocrítica, delegar tarefas, oferecer nossos préstimos. Na Igreja não há tarefas pequenas ou grandes, todas são importantes.
6
Formação Cristã Precisamos nos interessar e ter boa vontade para compreender a Palavra de Deus. Ela nos ensina e ajuda-nos a transformar o nosso cotidiano. Abrir a mente e o coração para o novo, ter novas atitudes, aceitar mudanças, ter mais união, utilizar os meios de comunicação . A Formação deve ser para ensinar a rezar melhor, formação bíblica com pessoas capacitadas, aproveitar a missa como grande momento de formação (leituras e homilia).
7
Paróquia mais participativa
Convidar novas pessoas para as pastorais e serviços na Igreja, participar de reuniões, querer aprender, divulgar o que acontece em nossa paróquia, descobrir a beleza de ser cristão e participar da Igreja, continuar com as missas de ruas e a visita do padre nas famílias, criar a pastoral da saúde e promover com os membros da comunidade visitas às famílias. Visitar a comunidade S. Bento, envolvê-los com nossa paróquia, manter as reuniões, criar encontros para troca de experiências, festas, passeios, retiros.
8
Igreja a serviço da Vida
Levar comunhão aos doentes, rezar juntos, criar a campanha do quilo, incentivar crianças e jovens para participarem da comunidade, fazer parceria com o posto de saúde para perceber como podemos ajudar no atendimento de todos,
9
OLHAR NOSSA REALIDADE A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS
MOMENTO DO JULGAR OLHAR NOSSA REALIDADE A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS
10
Lc 10,25-37
11
SER BOM SAMARITANO É UM ESTILO DE VIDA.
REFLEXÃO SER BOM SAMARITANO É UM ESTILO DE VIDA. DE QUEM PRECISAMOS NOS FAZER PRÓXIMOS EM NOSSA COMUNIDADE? JOVENS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO, IDOSOS? QUAIS SÃO AS ÁREAS DE MISSÃO DA NOSSA PARÓQUIA? O QUE TEMOS QUE FAZER NESSAS ÁREAS E COM OS GRUPOS QUE MAIS NECESSITAM DA PRESENÇA DA IGREJA?
12
O QUE JESUS ESPERA DE NÓS?
QUE SEJAMOS UMA COMUNIDADE VIVA, PARTICIPATIVA, ORANTE. UMA IGREJA MISSIONÁRIA A SERVIÇO DA VIDA COMUNIDADES BEM ENTROSADAS UMAS COM AS OUTRAS
13
PARA ISSO PRECISAMOS DE FORMAÇÃO CRISTÃ
A FORMAÇÃO CRISTÃ ENGLOBA: CURSOS, RETIROS, MOMENTOS DE TRABALHAR JUNTOS, REUNIÕES, PALESTRAS, TRABALHOS MISSIONÁRIOS, GRUPOS DE ORAÇÃO, CÍRCULOS BÍBLICOS, MISSA e outros mais.
14
MOMENTO DO AGIR
15
QUAL PASTORAL PRECISAMOS CRIAR?
QUAL PASTORAL PRECISAMOS ORGANIZAR MELHOR? QUAIS SÃO OS LUGARES QUE PRECISAMOS IR PORQUE FALTA A PRESENÇA DA IGREJA? COMO FAZER PARA SER UMA COMUNIDADE PAROQUIAL ATRATIVA? COMO ATINGIR COM A FORMAÇÃO O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS?
16
ORAÇÃO CONCLUSIVA Senhor, que sejamos uma Igreja Viva, participativa e missionária. Que nossa formação fortaleça nossa fé para sermos discípulos missionários do Reino. Hoje, agradecemos porque nossa assembleia paroquial é um momento de Graça para todos nós. Ajude-nos a sair de nosso comodismo e do medo de nos comprometer com nossa comunidade. Que nossas decisões possam ser colocadas em prática com coragem e decisão evangélicas.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.