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Estrutura Corporativa

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Apresentação em tema: "Estrutura Corporativa"— Transcrição da apresentação:

0 Apresentação ABAMEC Rio de Janeiro, 19 de Novembro de 2002
São Paulo, de Novembro de 2002

1 Estrutura Corporativa
Parte I Estrutura Corporativa

2 ESTRUTURA ACIONÁRIA DA TELEMAR
PARTICIPAÇÕES S.A.* FREE FLOAT 18,7% 79,0% TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A Tesouraria 2,3% ** 79,5% ** CONTAX TELEMAR Norte Leste Tesouraria FREE FLOAT 1,6% 19,0% *53,0% Ações Ordinárias TNL ** Subsidiária Integral

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
SY ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Conselho Fiscal TNL Comitê Executivo Superintendente TNL Presidente TNL Superintendente TNL CFO Gestão Patrimonial Estratégia e Regulamentação Relações Públicas Planejamento Financeiro Ciclo de Recebimentos Auditoria Interna Jurídico Suprimentos Controladoria Finanças/ Relações c/Investidores

4 Parte II TELEMAR NORTE LESTE

5 DESAFIOS VENCIDOS Processos Gestão/Processos 16 Empresas
Internacional RI RII RIII Processos 16 Empresas 16 Ambientes de TI 15 Plataformas de Rede 23 Centros de Gerência de Rede 116 Call Centers Gestão/Processos Primeiro nível Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Unificados Recursos Otimizados Processos padronizados; Gestão Centralizada Empresas Unificadas Reestruturação 16  1 Serviços Voz Local / Avançada LD Nacional / Internacional Comunic. de Dados Nacional Mobilidade Call Center Gerência de Rede / Internet Serviços Voz Local e LD Regional; Comunic. de Dados Regional. Visão Mercadológica Visão Mercadológica Geográfica Por Segmento do Cliente

6 EVOLUÇÃO DA PLANTA EM SERVIÇO – TMAR Milhões de Linhas
15,1 14,8 14,6 +106% 11,8 9,7 7,8 7,2 jul/98 1998 1999 2000 2001 Set_01 Set_02

7 EVOLUÇÃO DA RECEITA (BRUTA E LÍQUIDA) - TMAR R$ Milhões
11.573 11.465 10.851 +65% 9.997 8.480 8.516 8.433 8.127 7.391 6.946 6.222 5.158 1998* 1999* 2000* 2001 9M01 9M02 Receita Bruta Receita Líquida * 1998, 1999 e 2000 referem-se ao Consolidado

8 EVOLUÇÃO DA RECEITA (BRUTA E LÍQUIDA) - TMAR R$ Milhões
13.687 +97% 11.573 11.465 10.851 10.133 9.997 8.516 8.433 8.127 8.480 7.391 6.946 6.222 5.158 1998* 1999* 2000* 2001 9M01 9M02 Receita Bruta Receita Líquida * 1998, 1999 e 2000 referem-se ao Consolidado

9 PRODUTIVIDADE (PLANTA) - TMAR
Rec. Líq. por Terminal Médio em Serviço - R$ Custo por Terminal Médio em Serviço - R$ 6 % - 20 % 483 764 761 717 722 405 419 385 384 622 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** EBITDA por Terminal Médio em Serviço - R$ 379 376 + 60 % 317 235 204 *1998, 1999 e 2000 referem-se ao Consolidado ** 9 meses Anualizados 1998* 1999* 2000* 2001 9M02**

10 PRODUTIVIDADE (PLANTA) - TMAR
Rec. Líq. por Terminal Médio em Serviço - R$ Custo por Terminal Médio em Serviço - R$ 6 % - 20 % 717 722 764 744 761 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** 483 405 385 478 384 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** 419 622 379 376 317 + 60 % EBITDA por Terminal Médio em Serviço - R$ 266 235 204 *1998, 1999 e 2000 referem-se ao Consolidado ** 9 meses Anualizados 1998* 1999* 2000* 2001 9M02**

11 Linhas em Serviço / Empregado Receita Líquida / Empregado
PRODUTIVIDADE (POR EMPREGADO) - TMAR Linhas em Serviço / Empregado Receita Líquida / Empregado (R$ Mil) 1.069 1.423 + 402 % + 342 % 984 563 614 560 385 397 322 255 213 1998* 1999* 2000* 2001 9M01 9M02 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** 529 EBITDA / Empregado (R$ Mil) + 657 % 191 184 112 70 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** *1998, 1999 e 2000 referem-se ao Consolidado ** 9 meses Anualizados

12 Linhas em Serviço / Empregado Receita Líquida / Empregado
PRODUTIVIDADE (POR EMPREGADO) - TMAR Linhas em Serviço / Empregado Receita Líquida / Empregado (R$ Mil) 1.069 1.423 + 342 % + 402 % 673 984 563 614 385 560 397 255 322 213 1998* 1999* 2000* 2001 9M01 9M02 1998* 1999* 2000* 2001 9M02** 529 EBITDA / Empregado (R$ Mil) + 657 % 241 191 112 184 70 *1998, 1999 e 2000 referem-se ao Consolidado ** 9 meses Anualizados 1998* 1999* 2000* 2001 9M02 **

13 INVESTIMENTOS CONSOLIDADOS - TNL R$ Milhões
5 anos R$ 19,0 bi ou US$ 9,6 bi 10.060 2.172 7.888 1.334 2.804 2.500 2.244 702 632 1998 1999 2000 2001 9M02 Telefonia Fixa Telefonia Móvel

14 MODELO DE GESTÃO - PLANO DE NEGÓCIOS
GESTÃO FINANCEIRA Planejamento detalhado do investimento, custo e receita elaborado através do método matricial. Contenção implacável dos custos. Controle rígido do orçamento com foco no retorno/EVA. Meritocracia é a pedra fundamental. Gestão dos talentos e estabilização das pessoas-chave. Desenvolvimento de cultura fundamentada nos valores e focada em resultados. Formação de líderes e equipes vencedoras. Gestão pela qualidade. Uso da comunicação interna como ferramenta estratégica. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Redesenho dos contratos incluindo metas de qualidade. Redução da base e gestão centralizada. Foco no desenvolvimento dos fornecedores estratégicos. Terceirização das atividades-meio. Consolidação e redução da variedade de tecnologias. GESTÃO DE FORNECEDORES Metas desdobradas para todos os níveis gerenciais. Avaliação de resultados mensal. Estrutura simples e com poucos níveis. Redesenho e padronização dos processos-chave. Remuneração variável baseada na superação das metas. Comitês temáticos de decisão. GESTÃO ORGANIZACIONAL

15 MODELO DE GESTÃO - FATOR CHAVE DE SUCESSO
Negociado / Discutido / Validado; Conselho + Top Management; Anualmente. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Diretrizes do Plano Anual Negociado / Discutido / Comprometido; Conselho / Management Anualmente. PLANO DE NEGÓCIOS Contratação das Metas da Empresa Matricial por Unidade de Negócio / Regional; Comitês Temáticos; Mensalmente. Avaliação e ajustes no Plano de ação ACOMPANHAMENTO Incentivos / Remuneração em função dos resultados; Anualmente. BALANÇO DE CONSEQUÊNCIAS Meritocracia

16 Parte III

17 Conquistas e Desafios Futuros

18 CONQUISTAS Execução de pré-lançamento excepcional, quebrando recordes, no lançamento da maior start-up GSM do mundo; Lançamento de nova marca com forte apelo de estilo de vida, diferenciou a Oi no mercado; celular tratado como bem de consumo ao invés de produto de telecomunicações; Atingiu 500 mil assinantes em três meses através de promoção de lançamento inovadora, quebrando paradigmas do mercado; A primeira empresa com tecnologia GSM no Brasil, trazendo inúmeras vantagens: escala mundial de aparelhos, maior flexibilidade e segurança para o assinante, e produtos e serviços mais sofisticados; Paranóia de inovação em produtos e serviços de voz e dados, alavancando preferencialmente empresas nacionais.

19 EXECUÇÃO DE PRÉ-LANÇAMENTO EXCEPCIONAL
Lançamento em 26 de junho de 2002 Cobertura 200 cidades cobertas ; 30 milhões de pessoas Cobertura GPRS em 5 capitais Recorde de instalação de “sites” por mês Estruturou-se para minimizar CAPEX “Roaming” internacional com mais de 50 países Cobertura adequada com foco nas áreas de maior rentabilidade Canais de Distribuição Grande número de canais: pontos de venda na Região I, com quebra de exclusividade Canais diversificados com alta capilaridade: Varejo, agentes especializados, quiosques, televendas Força corporativa em conjunto com Telemar. Foco no consumidor e no corporativo através da alta capilaridade e variedade de canais Otimização de Ativos Estrutura enxuta: ~660 funcionários Compartilhamento de infra-estrutura Terceirização de serviços, inclusive “call centers” Sinergias com a Telemar. Foco em crescimento rentável minimizando OPEX e CAPEX

20 EVOLUÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MARCA: NOVOS PARTICIPANTES
Forte ligação com tecnologia (“cell”, “tel”) + Operadoras das bandas A e B Baseado em comunicação voltada para estilo de vida Funcionalidade Novos entrantes Emoção / Estilo de vida - +

21 POSICIONAMENTO MARCA Oi
Ao invés de ênfase em Tele / Cel... ... foco em bens de consumo e emoção

22 RESULTADOS PÓS-LANÇAMENTO
Metas no Lançamento (26/06/2002) Resultados Obtidos 500 mil assinantes em 12 meses 500 mil assinantes em três meses Recorde brasileiro Promoção Inovadora: 31 anos Planos de Serviços Inovadores e Diferenciados Oferta diversificada de “handsets” adequada ao “mix” da demanda ARPU de R$ 26,00 ARPU de R$ 36,00 MIX Pré / Pós: % / 10% MIX Pré / Pós: % / 20% “Market share” “gross adds” abaixo do “fair share” de mercado “Market share” “gross adds” estimado acima do “fair share” de mercado

23 VANTAGENS TECNOLOGIA GSM
Aparelhos GSM são os mais usados no mundo inclusive todas as operadoras européias usam GSM 1800 Diversidade de aparelhos e menor custo Menor custo - até 20% mais barato que TDMA / CDMA Ampla variedade de aparelhos Aparelhos de última geração com foto, GPRS, etc. O SIM card contém a linha e as principais informações do usuário Maior flexibilidade e segurança para o usuário Total segurança Anti-clone Aprovado pelos bancos Maior flexibilidade Troca de aparelho facilitada “Download” e armazenamento de pequenas aplicações Maior capacidade de armazenamento Aplicações de dados mais avançadas Maior velocidade de transmissão “Always on” Melhores recursos gráficos Maior variedade de aplicativos

24 Aumentou número de assinantes Estimulou uso de voz
VOZ: Oi MTV Aumentou número de assinantes Estimulou uso de voz Forte uso de SMS Solidificou marca e posicionamento de inovação Resultados até o momento foram extremamente positivos

25 Público-alvo: infanto-juvenil, pais, avós, padrinhos
VOZ: Oi XUXA Conceito Público-alvo: infanto-juvenil, pais, avós, padrinhos Estratégia: oferecer um produto único, exclusivo e relevante que só a Oi pode desenvolver

26 DADOS: COBERTURA E VELOCIDADE GPRS
Real Tempo de “download” 1 Mb 14,5 Kbps 9,5 min Cobertura GPRS em seis capitais Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza Linha Fixa Modem 56Kbps = 24,2 Kbps 5,8 min S45 – IrDA GPRS = 30,4 Kbps 4,6 min T68 – IrDA GPRS = 3,3 min 41,6 Kbps Cartão PCMCIA GPRS – Globe Trotter = 110,9 Kbps 1,3 min LAN Oi =

27 DADOS: APLICAÇÕES PONTOS DE VENDAS WIRELESS
“Oi acaba com o clone do celular e do cartão de crédito” “Cartão de crédito na praia, na feira, no táxi ...”

28 DADOS: APLICAÇÕES DE TELEMETRIA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
GSM/GPRS Soluções de Internet Móvel O uso dos Protocolos GSM/GPRS em aplicações WAP “Wide Area Protocol” O celular como IHM.

29 PARCERIAS OPERADORAS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS
Provedores de acesso de rede Ex: Bandas A, B, C,D e E OBJETIVO: Ganhar “market share”: aumentar a média de receita por usuário PROVEDORES DE CONTEÚDO FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS Empresas não tecnológicas e Grandes “Players” da Internet. EX: Bancos, Portais OBJETIVO: Novos canais com os clientes Aumentar oferta de conteúdo Fabricantes de telefones e PDA. Ex: Siemens, Nokia, Ericsson.. OBJETIVO: Criar interface própria com o cliente. Criar nova demanda para substituição de tecnologia / aparelhos PROVEDORES DE SOLUÇÕES ASPs, Integradores de Sistemas, Desenvolvedores de Sistemas (Promon IP, Oracle, Microsoft). OBJETIVO: Receitas potenciais de novos produtos e serviços Estabelecer padrão para tecnologia própria e venda de aplicativos próprios

30 Diretrizes estratégicas
PERSPECTIVAS Oi 2003 Diretrizes estratégicas Ações Foco em crescimento rentável Capturar assinantes e “market share” Foco no cliente rentável Crescimento do corporativo e receita de SMS Contínuo controle de custos Operação enxuta, terceirização de vários serviços Redução do CAPU Foco e captura de sinergias com a Telemar Soluções corporativas conjuntas Serviços compartilhados (em análise) Controle de CAPEX Expansão por cidade baseada em criação de valor Iniciativas de compartilhamento “on going” (sempre que possível compartilhar ao invés de construir) Novos projetos apenas com “business” case sólido Foco em dados Estimular uso de SMS - interoperabilidade Portfólio de aplicações corporativas

31 SIMPLES ASSIM

32 Parte IV RESULTADOS

33 DEMONSTRATIVO DE RESULTADO CONSOLIDADO - TNL
R$ Milhões

34 DEMONSTRATIVO DE RESULTADO – TMAR
R$ Milhões

35 EVOLUÇÃO DO EBITDA CONSOLIDADO - TNL R$ Milhões
47% 8.648 35% 7.370 4.030 2.559 9M01 9M02 Receita Líquida EBITDA Margem EBITDA

36 Investimentos / Receita Líquida (%)
INVESTIMENTO e RECEITA LÍQUIDA (CONSOLIDADO) – 1998/ 2002E R$ Milhões Investimentos / Receita Líquida (%) 96% 17% 48% 36% 35% 100% 15% 1998 1999 2000 2001 9M01 9M02 2002E 10.060 10.103 8.648 8.122 7.058 7.370 6.222 5.158 2.804 2.500 2.244 2.000 1.334 1998 1999 2000 2001 9M01 9M02 2002E Investimentos Receita Líquida

37 DÍVIDA LÍQUIDA CONSOLIDADA -TNL R$ Milhões
9.128 9.006 8.317 7.702 7.036 3.997 2.091 Mar_01 Jun_01 Set_01 Dez_01 Mar_02 Jun_02 Set_02

38 Moeda Custo (% a.a.) US$ Libor + 5 Yen 1,7 Cesta 12,3 Real 16,0
DÍVIDA CONSOLIDADA – MOEDAS E CUSTOS (SET/02) Moeda Juros 10% Local CDI 13% 11% 33% US$ TJLP 20% Yen (Swap p/ US$) 52% Taxa Fixa (ME) Cesta 46% 15% Taxa Flutuante (ME) Custo da Dívida Moeda Custo (% a.a.) US$ Libor + 5 Yen 1,7 Cesta 12,3 Real 16,0

39 VENCIMENTO DA DÍVIDA CONSOLIDADA – TNL (SET/02)
29% 21% 18% 18% 11% 4% 2002 2003 2004 2005 2006 2007 em diante

40 AVISO IMPORTANTE As projeções aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseadas em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas. Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) /1313/1315/1316/1317 Fax: (55 21) Visite nosso website:

41 MUITO OBRIGADO


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