A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Ministério de Poder Para Toda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Ministério de Poder Para Toda"— Transcrição da apresentação:

1 Um Ministério de Poder Para Toda
Elias O Tisbita Elias e Eliseu Um Ministério de Poder Para Toda a Igreja 1. Trimestre de 2013 Lição 2 – 13/01/2013 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) MSN:

2 Texto áureo “E ele lhes disse: qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: é elias, o tisbita” (II Re 1:7,8) VERDADE PRÁTICA A vida de Elias é uma história de fé e coragem. Ela revela como Deus soberanamente escolhe pessoas simples para torná-las gigantes espirituais.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE I Reis 17:1-7 1 Ora, Elias, de Tisbeb, em Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do SENHOR, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”. 2 Depois disso a palavra do SENHOR veio a Elias: 3 “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. 4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”. 5 E ele fez o que o SENHOR lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou lá. 6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. 7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.

4 introdução Dizer que Elias é um modelo de autenticidade a ser imitado é algo muito profundo. Imitar o que? Sua fidelidade a Deus? Sua tenacidade profética? Seu bom humor diante de Baal? Sua humildade ao voltar do monte para ungir Eliseu? Isto e muito mais… mas… quem era Elias???

5 I – as causas da apostasia
Comparativo entre os dois profetas do período:

6 Conte o seu testemunho…
1 – A IDENTIDADE DE ELIAS 1.1 – Sua terra e sua gente. Tisbe não existe antes de Elias. Sua história acontece à partir de Elias. Sua Igreja, seu bairro e sua cidade tem um antes e um depois de sua passagem? Conte o seu testemunho…

7 1 – A IDENTIDADE DE ELIAS 1.2 – Sua fé e seu Deus.

8 Ii – o ministério profético de elias
2.1 – Sua vocação e chamada.

9 Ii – o ministério profético de elias
2.2 – A natureza do seu ministério. 1. Com sua capa abriu o rio Jordão (2 Reis 2: 8) 2. Profetizou uma grande seca (I Reis 17:1; Tg 5:17) 3. Aumentou o azeite e farinha da viuva (I Reis 17:14. 16); 4. Deu vida ao filho da viuva (I Reis 17: 21-23) 5. Destruiu o altar de Baal (I Reis 18:36-38) 6. Decretou o fim da seca (I Reis 18: 42.45) 7. Ungiu Eliseu profeta em seu lugar (I Reis 19: 16) 8. Desarmou os siros diante de Israel (I Reis 20:28) 9. Lavrou a sentença do rei Acabe (I Reis 21:19. 20); 10. Profetizou a sentença de Jezabel (I Reis 21:23) 11. A morte de Acazias (II Reis 1:3. 4.6); homens são consumidos pelo fogo (II Reis 1:10. 12); 13. Profetizou a ruína e morte de Jorão rei de Judá (II Cr 21:12-20). Disponível em: Acesso em 07/01/2012 CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

10 III – ELIAS E A MONARQUIA
3.1 – Buscando a justiça. Certamente o profetismo naqueles dias não se tratava apenas de predizer o futuro, antes, era um período de denunciar a injustiça, pois: 1. Era um período de sucessão de reis ímpios. 2. Era um período de idolatria. 3. Era um período de crise. 4. Era um período de inversão de valores. 5. Era um período de perseguição aos profetas. 6. Era um período de abuso de poder.

11 III – ELIAS E A MONARQUIA
3.2 – A restauração do culto.

12 IV – ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA
4.1 – No Antigo Testamento. O que se percebe na história de Elias é que não foi ele quem quis isso ou aquilo, antes ele viveu sob a orientação divina. Sempre!

13 IV – ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA
4.2 – No Novo Testamento. Elias era tão popular na mentalidade judaica, que no monte da transfiguração os discípulos não tiveram dificuldades em reconhecer a presença de Elias junto ao SENHOR.

14 CONCLUSÃO O que Deus quer nos ensinar é que mesmo em nossas debilidades, limites e fraquezas, podemos ter o mesmo êxito de Elias, fazer também obras grandes, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza e a diferença quem faz é o nosso Deus, independentemente de nós...


Carregar ppt "Um Ministério de Poder Para Toda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google