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1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Prof. Leopoldino. 2 OBJETIVOS DE APRENDIZADO Ao final dessa disciplina, o aluno deve estar apto a: Identificar e compreender a.

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1 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Prof. Leopoldino

2 2 OBJETIVOS DE APRENDIZADO Ao final dessa disciplina, o aluno deve estar apto a: Identificar e compreender a importância do Orçamento para a tomada de decisão Identificar, calcular e compreender os Orçamentos Estático e Flexível e suas respectivas variações mediante comentários críticos Identificar a importância do Planejamento e Controle Resultados para a tomada de decisão Elaborar e compreender todas as fases de um Orçamento Empresarial Integrado Industrial

3 3 REFERÊNCIAS PARA ESTUDO MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 7ª ed. São Paulo: Atlas, HORNGREN, Charles T., FOSTER, George, DATAR, Srikant M. Contabilidade de Custos. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, HORNGREN, Charles T. Introdução à Contabilidade Gerencial. 5ª ed. Rio de Janeiro: PHB, WELSCH, Glenn A. Orçamento Empresarial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, Estudos de Casos Exercícios e exemplos trabalhados durante o Curso Material Instrucional: slides/transparências Seus apontamentos de sala de aula

4 4 ORÇAMENTO Planejamento e Controle AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ADMINISTRADORES ou das áreas sob a sua responsabilidade Projeções operacionais e financeiras, constituindo um dos principais componentes de controle gerencial Poucos planos empresariais fracassam, mas muitos dos que fracassam, falharam por falta de planejamento. Eliseu Martins ORÇAMENTO

5 5 Conceito É a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Pode-se abranger aspectos financeiros e não-financeiros desses planos e funciona como um projeto para a empresa seguir no período vindouro É uma atividade econômico-financeira que parte da determinação e da análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes, para realizar uma projeção das responsabilidades futuras de desempenho da empresa como um todo ORÇAMENTO

6 6 Ciclo Orçamentário 1)Planejamento do Desempenho Metas a serem alcançadas 2)Determinação de um padrão (referência) para realização da análise REAL x ORÇADO 3)Análise das variações dos planos, seguida, se necessário, das respectivas ações corretivas 4)Replanejamento, levando em consideração o feedback e a mudança das condições ORÇAMENTO

7 7 Orçamento Empresarial Vantagens do Orçamento 1)Impelem ao planejamento, incluindo a implementação de planos 2)Fornecem critérios de desempenho 3)Promovem a comunicação e a coordenação dentro da organização ORÇAMENTO ANÁLISE ESTRATÉGICA Planejamento Curto Prazo Planejamento Longo Prazo Orçamento Longo Prazo Orçamento Curto Prazo

8 8 Orçamento Empresarial Coordenação É o entrosamento e o balanceamento de todos os fatores de produção ou serviço de todos os departamentos e unidades de negócio, de modo que a empresa possa atingir seus objetivos Comunicação É tornar esses objetivos compreendidos e aceitos por todos Orçamento Contínuo É aquele que está sempre disponível para um período futuro especificado, pela adição de um mês, trimestre ou ano, à medida que esse período se encerra ORÇAMENTO

9 9 Orçamento Empresarial ORÇAMENTO Um programa amplo de Planejamento e Controle de Resultados na indústria envolve os seguintes elementos: 1)Avaliação do efeito em potencial de todas as variáveis relevantes para a empresa 2)Especificação dos objetivos gerais da empresa pela administração 3)Estabelecimento de objetivos específicos para a empresa 4)Formulação e avaliação das estratégias da empresa 5)Preparação das premissas de planejamento 6)Preparação e avaliação dos planos de projetos 7)Preparação e aprovação de um plano de resultados a longo prazo 8)Preparação e aprovação de um plano de resultados a curto prazo 9)Realização de análises suplementares 10) Execução de planos 11) Elaboração, disseminação e utilização de relatórios de desempenho 12) Implantação de medidas de acompanhamento.

10 10 Orçamento Empresarial ORÇAMENTO COMPONENTES DO ORÇAMENTO GERAL

11 11 Orçamento Empresarial ORÇAMENTO Etapas para Elaboração de Orçamento Operacional / Financeiro: 1)Orçamento de Receita 2)Orçamento de Produção 3)Orçamento do Uso e da Aquisição de Materiais 4)Orçamento de Mão-de-Obra Direta 5)Orçamento dos Custos Indiretos de Fabricação 6)Orçamento do Estoque Final 7)Orçamento do Custos dos Produtos Vendidos 8) Orçamento das Despesas 9)Orçamento da Demonstração de Resultado do Exercício 10) Orçamento de Caixa (Disponibilidades) 11) Orçamento do Balanço Patrimonial

12 12 Orçamento Empresarial ORÇAMENTO

13 13 FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL PLANEJAMENTO COMANDO ORGANIZAÇÃO CONTROLE COORDENAÇÃO

14 O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados (HOJI, 2000, p. 359) 14

15 15 PLANEJAMENTO FINANCEIRO é o processo de estimar a quantia necessária de financiamento para continuar as operações de uma companhia e de decidir quando e como a necessidade de fundos seria financiada. (Groppelli & Nikbakht)

16 16 Finalidade do Planejamento Financeiro: Desenvolver processos, mecanismos e atitudes que tornem possível: –Avaliar as implicações futuras de decisões presentes, em função dos objetivos da organização; –A tomada de decisões no futuro, de modo mais rápido e eficiente.

17 17 Premissas para o Planejamento Financeiro Fixação de objetivos gerais da empresa (estratégicos). Determinação dos objetivos de cada setor da empresa, em função dos objetivos gerais (ou estratégicos). Estabelecimento de um sistema de informações, que permita avaliar a execução dos planos em confronto com as previsões.

18 18 NÍVEIS DE DECISÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL Decisões Estratégicas Planejamento Estratégico Decisões Táticas Planejamento Tático Decisões Operacionais Planejamento Operacional

19 19 EXEMPLOS DOS TIPOS DE PLANEJAMENTO NÍVELT I P O EstratégicoPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Tático Planejamento De Mercado Planejamento Financeiro Planejamento De Produção Planejamento RH. Planejamento Organizac. Operacional Plano de lançamento de novos produtos Plano de promoção Plano de vendas Plano de Pesquisas de Mercado Plano de investimento em AP Plano de Fluxo de Caixa Demonstrações Contábeis Projetadas Plano de capacidade de produção Plano de controle da qualidade Plano de estoques Plano de utilização da MOB. Plano de recrutamento e seleção Plano de treinamento Plano de cargos e sal. Plano de sucessões Plano de diretor de sistemas Plano de estrutura organizacional Plano de rotinas adm. Plano de informações gerenciais

20 20 Planejamento Financeiro de Longo Prazo (Estratégico): Em geral, cobrem um período de 2 a 10 anos. Normalmente não são explícitos em números. Planos financeiros integrados ao processo de produção e marketing para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Empresas que estão sujeitas a elevados graus de incerteza operacional adotam horizontes mais curtos (risco operacional).

21 21 Planejamento Financeiro de Curto Prazo: Representa a expressão formal, em termos quantitativos, das metas empresariais para um período específico (normalmente 1 ano). Na prática é o Orçamento Empresarial, composto por: –Orçamento de Vendas –Orçamento de produção –Orçamento dos custos de produção –Orçamento das despesas operacionais –Orçamento de investimentos –Orçamento de caixa

22 22 Sistema Orçamentário (fonte: Sobanski, 1994, p.19)

23 23 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO Definição de Moreira: –conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos em valores financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e executar os acompanhamentos para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios analisados, avaliados e corrigidos.

24 24 Vantagens do Sistema Orçamentário Introduz o hábito do exame prévio e minucioso de informações antes da TD. Contribui para TD mais rápidas e acertadas (eficiência e efetividade). Estimula a participação de todos os membros da administração na fixação dos objetivos. Exige quantificação das previsões. Facilita a delegação de poderes. Exige informações contábeis confiáveis. Permite identificar áreas eficientes e deficientes. Permite a utilização eficaz dos recursos disponíveis.

25 25 Limitações do Sistema Orçamentário Baseia-se em estimativas. Deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias. Nem todas as empresas possuem recursos para implementar um sistema adequado. Atrasos na emissão dos dados comprometem as ações corretivas. As dificuldades de ajustes geram desconfianças em relação ao resultado projetado. É apenas uma ferramenta de apoio a decisão, não podendo tomar o lugar da administração.

26 26 FUNÇÃO CONTROLE Compreende a aferição do desempenho (em relação a um padrão) e a correção dos desvios que assegure a consecução de objetivos, de acordo com o plano da empresa.

27 27 ATIVIDADES DA FUNÇÃO CONTROLE Medir o realizado Comparar o realizado com o planejado Analisar os desvios significativos Adotar medidas corretivas Avaliar a efetividade das providências tomadas Registrar essas informações, para aperfeiçoar o processo de planejamento.

28 28 SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE PLANO ESTRATÉGICO PLANO OPERACIONAL ORÇAMENTO EXECUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS ANÁLISE DOS DESVIOS MEDIDAS CORRETIVAS Componentes Físicos Componentes Financeiros PLANEJAMENTO CONTROLE

29 Envolvimento administrativo. Adaptação organizacional. Orientação para objetivos. Comunicação integral. Expectativas realistas. Contabilidade por áreas de responsabilidade. Oportunidade. Aplicação flexível. Reconhecimento do esforço individual e do grupo. Acompanhamento. 29 Orçamento

30 30 Para Prever é necessário dados... Dados externos: referem-se à economia –Crescimento da população –Comportamento do PIB (crescimento ou retração), –Políticas econômicas –Comércio com exterior –Mercado concorrente (produtos substitutos) –Mercado consumidor Dados internos: referem-se à empresa –Informações contábeis –Estatísticas internas –Capacidade produtiva e produtividade –Políticas de preços –Perspectivas de investimentos internos

31 31 Os dados internos e externos... Inseridos em modelos e técnicas de previsão proporcionam a possibilidade de previsão das vendas, da receita e da produção. A partir do nível de produção, estima-se os recursos necessários (gastos – despesas, custos, investimentos, desembolsos). Então pode-se projetar a variação do patrimônio da empresa.

32 32 GASTOS ENVOLVIDOS (recursos) Esquema DADOS EXTERNOS DADOS INTERNOS NÍVEL DE PRODUÇÃO PREVISÃO DE VENDAS MUTAÇÃO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO PATRIM. LÍQUIDO TÉCNICAS DE PREVISÃO Quantitativas Qualitativas

33 Quantitativas Média simples Média móvel (com ajuste de TxCxS) Regressão linear Qualitativas Pesquisa de Mercado Projeção de cenários Painel de consenso Brainstorming Analogia Teoria da catástrofe 33

34 34 TAREFA: a partir de uma série temporal aleatória, de no mínimo 10 dados, desenhe a linha de tendência e a fórmula da reta de tendência. Utilize uma planilha eletrônica.

35 35 Orçamento Empresarial Orçamento Estático Também conhecido como Orçamento Geral, é aquele preparado apenas para um nível de atividade, como por exemplo, volume de vendas ORÇAMENTOS ESTÁTICO E FLEXÍVEL EFETIVOORÇAMENTO ESTÁTICO VARIAÇÃO Unidades D Vendas D Custos Variáveis( )( ) F Margem de Contribuição D Custos Fixos(70.300)(70.000)300 D Lucro (Prej) Operacional(14.800) D

36 36 Orçamento Empresarial ORÇAMENTOS ESTÁTICO E FLEXÍVEL FÓRMULA DO ORÇAMENTO DIVERSOS NÍVEIS DE ATIVIDADE Unidades Vendas24, Custos Variáveis14,80( )( )( ) Margem de Contribuição9, Custos Fixos-(70.000) Lucro (Prej) Operacional-(5.600) Orçamento Flexível Também conhecido como Orçamento Variável, é aquele preparado não apenas para um nível de atividade e, sim, para uma faixa de atividade. Serve de base dinâmica de comparação porque são automaticamente relacionados com as variações de volume

37 37 Orçamento Empresarial ORÇAMENTOS ESTÁTICO E FLEXÍVEL O método do Orçamento Flexível permite que se diga o seguinte: Escolha qualquer nível de atividade, que eu farei um orçamento ajustado a este volume. Variação de Comercialização (VC) representa as variações em relação a uma meta de receita VC = MC u Orçada x ( unidades realmente vendidas – unidades previstas no Orçamento Geral)

38 38 Orçamento Empresarial ORÇAMENTOS ESTÁTICO E FLEXÍVEL EfetivoVariaçãoOrçam.Flex. Prod.Efetiva Variação Comerc. Orçam. Estático Unidades D9.000 Vendas D Custos Variáveis( )8.900 D( )( F)( ) Margem de Contribuição D D Custos Fixos(70.300)300 D(70.000)- Lucro (Prej) Operac (14.800)9.200 D(5.600) D12.800

39 39 Orçamento Empresarial ORÇAMENTOS ESTÁTICO E FLEXÍVEL Variação do Orçamento Flexível Variação de PreçoVariação de Eficiência QR x PRQR x PPQP x PP Custo RealOF ajust.Vol.RealOF ajust.Vol.Pad.

40 40 Orçamento Empresarial Orçamentos globais e para fins administrativos e Controle Orçamentário Definição Enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração REALISMO, FLEXIBILIDADE e ATENÇÃO permanente às funções de planejamento e controle da administração Não representa uma técnica contábil, mas sim um sistema administrativo PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

41 41 Orçamento Empresarial Dimensões Temporais Decisões afetam o futuro, como por exemplo, antecipação ou não de decisões emanadas por um Gerente de Vendas Decisões de última hora padecem de falta de estudos, análises, avaliações e consultas preliminares em termos adequados PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

42 42 Orçamento Empresarial Dimensões Estruturais Centros de Responsabilidades (subunidades administrativas – Divisões, Departamentos, Fábricas ou Regiões) Centros de Custos Gestor é responsável pelos Custos Centros de Lucros Gestor é responsável pelos Lucros Centros de Investimentos Gestor é responsável pelos Investimentos Centros de Receitas Gestor é responsável pelas Receitas PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

43 43 Orçamento Empresarial PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS ALTA ADMINISTRAÇÃO SUBUNIDADES Estabelece objetivos gerais, hipóteses (premissas) de planejamento e diretrizes De acordo com as diretrizes globais, elabora o seu próprio segmento dos planos globais de resultados O administrador de cada subunidade apresenta a sua proposta à ALTA ADMINISTRAÇÃO para análise crítica, avaliação e alterações, quando necessário Os planos aprovados de cada subunidade são consolidados em planos de resultados para toda a empresa

44 44 Orçamento Empresarial PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS Nível Decisorial Nível Intermediário Nível Operacional Planejamento Estratégico Planos Táticos Planos Operacionais

45 45 Orçamento Empresarial PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS SISTEMA DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANOS TÁTICOS PLANOS OPERACIONAIS ORÇAMENTO

46 46 Orçamento Empresarial Aspectos Comportamentais A motivação dos funcionários combate às resistências na introdução do planejamento e controle de resultados Quebra de Paradigmas Orientação para objetivos Trabalho sobre pressão = administração eficaz ? Não confundir orçamento com exercício mecânico A importância do processo de comunicação no planejamento e controle de resultados PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

47 47 Orçamento Empresarial Funções O planejamento é um processo contínuo e não uma atividade estacional Funções Administrativas Planejamento Organização Direção de pessoal Controle Coordenação PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

48 48 Orçamento Empresarial Funções Operacionais Produção / Industrial Marketing Recursos Humanos Material Contábil Financeira PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

49 49 Orçamento Empresarial HIERARQUIA DE OBJETIVOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTRATÉGIA PLANEJAMENTO DETALHADO PLANOS FORMAIS DE RESULTADO

50 50 Orçamento Empresarial Função de Controle envolve as seguintes atividades: 1)Medidas de Desempenho em oposição aos objetivos, planos e padrões predeterminados 2)Comunicação por meio de relatórios dos resultados do processo de mensuração aos indivíduos e grupos apropriados 3)Análise das diferenças em relação aos objetivos, planos, políticas e padrões para determinar possíveis causas 4)Consideração de alternativas de ação para corrigir as deficiências observadas 5)Escolha e adoção da alternativa mais promissora 6)Acompanhamento para se avaliar a eficácia da ação corretiva e feedback de informações ao processo de planejamento para melhorar os ciclos subseqüentes de planejamento e controle PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

51 51 Orçamento Empresarial Análise do Ambiente Macroeconômico PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO

52 52 Orçamento Empresarial Vantagens 1)Desenvolvimento da sofisticação da administração em seu uso 2)Elaboração de um plano (orçamento) realista de vendas 3)Estabelecimento de objetivos e padrões realistas 4)Comunicação adequada de atitudes, políticas e diretrizes pelos níveis administrativos superiores 5)Obtenção de flexibilidade administrativa no uso do sistema 6)Atualização do sistema de acordo com o dinamismo do meio em que a administração atua PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

53 53 Orçamento Empresarial Limitações 1)O plano de resultados baseia-se em estimativas 2)A execução de um plano de resultados não é automática 3)O plano de resultados não deve tomar o lugar da administração PLANEJAMENTO E CONTROLE DE RESULTADOS

54 54 Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO Os relatórios de desempenho devem mostrar que as operações reais estão sendo desenvolvidas de modo a atingir os objetivos da empresa Os relatórios de desempenho devem: - Cobrir todos os aspectos significativos das operações - Ser compatível com a estrutura de responsabilidades administrativas - Usar o princípio de administração por exceção


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