A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 1 Treinamento On The Job - Gestão Treinamento On The Job Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 1 Treinamento On The Job - Gestão Treinamento On The Job Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 1 Treinamento On The Job - Gestão Treinamento On The Job Gestão

2 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 2 Treinamento On The Job - Gestão

3 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 3 Treinamento On The Job - Gestão PROC. A PROC. B PROC. D PROC. E PROC. C INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE: GOVERNAMENTAL ECONÔMICO CULTURAL INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE: GOVERNAMENTAL ECONÔMICO CULTURAL FORNECEDORES MATÉRIA PRIMA TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS RECURSOS HUMANOS CLIENTES PRODUTOS / SERVIÇOS PRODUTOS / SERVIÇOS ACIONISTAS $ $ CONCORRÊNCIA PRODUTOS / SERVIÇOS PRODUTOS / SERVIÇOS SOLICITAÇÃO A organização como um ser adaptável... PARCERIAS

4 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 4 Treinamento On The Job - Gestão

5 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 5 Treinamento On The Job - Gestão Hoje vamos falar sobre... Gestão... ou melhor falando: Gestão Estratégica

6 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 6 Treinamento On The Job - Gestão Reflexão existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar: igualmente existe um tempo para partir para a ação existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar: igualmente existe um tempo para partir para a ação... Amyr Klink

7 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 7 Treinamento On The Job - Gestão lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema; a glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar Como surgiu... The Art of War – A Arte da Guerra Sun Tzu – General chinês que viveu no século 5 a.c. defendendo o rei de Wu

8 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 8 Treinamento On The Job - Gestão Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR; Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMOSignificado STRATÓSExército Acampado STRATÉIACampanha Militar STRATEGÉOLiderar como um General STRATEGÓSComandante de Exército STRATEGÍAQualidade e Habilidades de um General

9 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 9 Treinamento On The Job - Gestão Definição de Planejamento Estratégico Onde estamos? Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos.

10 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 10 Treinamento On The Job - Gestão Você já parou para planejar suas ações para 2008? E quanto a 2009, 2010 e 2011? Embora a necessidade de planejamento das ações seja uma afirmação antiga, poucas empresas de pequenos e médio porte, e até de grande porte, trabalham suas estratégias de modo PRÁTICO e OBJETIVO.

11 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 11 Treinamento On The Job - Gestão BARREIRAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA A Barreira da Visão A Barreira do Aprendizado A Barreira das Operações A Barreira das Pessoas Somente 5% da força de trabalho entende as estratégias 9 em cada 10 organizações falham na execução das estratégias 85% da equipe de executivos gasta menos de 1 hora por mês discutindo estratégias Somente 25% dos gerentes têm iniciativas alinhadas às estratégias 60% da organização não alinha o orçamento às estratégias

12 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 12 Treinamento On The Job - Gestão Visão + Cultura + Estrutura + Recursos + Estratégias = Resultado Visão + Cultura + Estrutura + Recursos + Estratégias = Resultado + Cultura + Estrutura + Recursos + Estratégias = Confusão + Cultura + Estrutura + Recursos + Estratégias = Confusão Visão + + Estrutura + Recursos + Estratégias = Resistência Visão + + Estrutura + Recursos + Estratégias = Resistência Visão + Cultura + + Recursos + Estratégias = Ansiedade Visão + Cultura + + Recursos + Estratégias = Ansiedade Visão + Cultura + Estrutura + + Estratégias = Frustração Visão + Cultura + Estrutura + + Estratégias = Frustração Visão + Cultura + Estrutura + Recursos + = Múltiplos Obstáculos Visão + Cultura + Estrutura + Recursos + = Múltiplos Obstáculos Qual é o seu Problema?

13 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 13 Treinamento On The Job - Gestão Um planejamento estratégico, deve responder a cinco perguntas básicas? 1. Quem somos? 2. Como estamos? 3. O que queremos? 4. Como atingir? 5. Como estamos indo? 6. Como corrigir?

14 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 14 Treinamento On The Job - Gestão 1. Quem somos? A caracterização da empresa, ou seja, sua MISSÃO, VISÃO e seus VALORES e PRINCÍPIOS são definidos como a razão de ser da empresa. Portanto, a MISSÃO de qualquer empresa passa por responder a uma pergunta essencial: qual é o nosso NEGÓCIO? O nosso NEGÓCIO: Soluções em impressões gráfica. O nosso NEGÓCIO: Soluções em impressões gráfica. A nossa MISSÃO para Ser reconhecida com uma das 5 melhores gráficas no ramo promocional no Rio Grande do Sul. A nossa MISSÃO para Ser reconhecida com uma das 5 melhores gráficas no ramo promocional no Rio Grande do Sul.

15 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 15 Treinamento On The Job - Gestão Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio sempre deve levar em conta, benefícios oferecidos.

16 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 16 Treinamento On The Job - Gestão Identificação do Negócio AtualIdentificação do Negócio Atual –Quem é mesmo o seu cliente? –Quais são os benefícios procurados pelo cliente? –Qual é a tecnologia que nós iremos utilizar? –Quem são e quem serão nossos concorrentes? Adequação do negócio ao século XXIAdequação do negócio ao século XXI –Evite a miopia!!! –Pergunte e ouça ao cliente!!! –Use o farol alto, abra o foco da lente, divulgue para todos!!!

17 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 17 Treinamento On The Job - Gestão Qual é o Negócio? Conseqüências práticas:Conseqüências práticas: PreçoPreço EmbalagemEmbalagem LocalizaçãoLocalização AtendimentoAtendimento Horário de FuncionamentoHorário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928 Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes

18 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 18 Treinamento On The Job - Gestão Exemplos de Definições de Negócios NikeNike Mont BlancMont Blanc FedexFedex BMWBMW Harley-DavidsonHarley-Davidson C&AC&A FujiFuji AmilAmil Revista ExameRevista Exame MarcopoloMarcopolo GMGM HondaHonda RevlonRevlon AvonAvon Ferrovias AmericanasFerrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza Transporte

19 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 19 Treinamento On The Job - Gestão Definição de Missão A Missão da empresa define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a empresa e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo Presente

20 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 20 Treinamento On The Job - Gestão Fazer o que ?Fazer o que ? (Qual é o nosso negócio ?) Para quem ?Para quem ? (Quem é o nosso cliente ?) Onde ?Onde ? (Base, prioridade, estratégia de lugar de negócio) Como ?Como ? (Desafio, diferencial da Instituição) Com que finalidade ?Com que finalidade ? (Complemento Social) Características de uma boa declaração de Missão:Características de uma boa declaração de Missão: Menciona o produto ou serviço, menciona os principais mercados ou clientes, lista as principais atividades desempenhadas e os fatores que diferenciam a organização de seus concorrentes

21 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 21 Treinamento On The Job - Gestão Exemplos de Missão 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora.Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora.Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade.Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade.Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano.Preservar e melhorar a vida do ser humano.Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores.Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores.Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas.Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas.Disney Fazer as pessoas felizes.Fazer as pessoas felizes.

22 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 22 Treinamento On The Job - Gestão 1. Quem somos? A VISÃO passa a ser um complemento da MISSÃO, uma vez que tem por objetivo nortear a empresa no seu dia-a-dia. A nossa VISÃO: Causar uma excelente impressão aos clientes dos nossos clientes. A nossa VISÃO: Causar uma excelente impressão aos clientes dos nossos clientes.

23 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 23 Treinamento On The Job - Gestão Definição de Visão A Visão da empresa / entidade define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a empresa / entidade quer chegar. É escrita no tempo Futuro

24 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 24 Treinamento On The Job - Gestão Características de uma Visão de futuro bem construída: Focada no futuro; Motivadora e inspiradora; Fácil de comunicar; Alcançável; Positiva e otimista; Detalhada, e; Compartilhada e apoiada.

25 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 25 Treinamento On The Job - Gestão Dicas para definir a Visão Ideologia Central: Valores básicos e finalidade básica, junto com a Missão (razão da existência), complementados por...Ideologia Central: Valores básicos e finalidade básica, junto com a Missão (razão da existência), complementados por... Objetivos audaciosos, com horizonte de 10 a 30 anos, com cerca de 50% a 70% de chances de serem alcançados...Objetivos audaciosos, com horizonte de 10 a 30 anos, com cerca de 50% a 70% de chances de serem alcançados... Tem que ir além de uma definição de objetivos... Tem que pensar no futuro...Tem que ir além de uma definição de objetivos... Tem que pensar no futuro... Tempere com muito sonho...Tempere com muito sonho... As empresas realmente grandes compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve estar aberto a mudanças.As empresas realmente grandes compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve estar aberto a mudanças.

26 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 26 Treinamento On The Job - Gestão NASA: Visão 2020 Estaremos de volta à Lua antes de 2020, mantendo nossos astronautas por mais de uma semana no espaço. Michael Griffin., CEO Michael Griffin., CEO A nova nave, que poderá voar para missões limitadas à órbita terrestre a partir de 2014, substituirá o ônibus espacial, que será tirado de serviço em 2010.

27 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 27 Treinamento On The Job - Gestão Visão Petrobrás 2010 Ser reconhecida pela forte presença internacional e liderança na América Latina, com liberdade de atuação de uma corporação internacional, com foco na rentabilidade e responsabilidade social.

28 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 28 Treinamento On The Job - Gestão Exemplos de Visão Petrobrás: Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial Perdigão: A Marca mais gostosa deste e do novo milênio Coca-Cola: Matando a sede do mundo Brahma: Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina China In Box: Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Disney: Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Audi: O carro do ano e do próximo século FIAT: O carro do hoje, amanhã e sempre

29 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 29 Treinamento On The Job - Gestão 1. Quem somos? Os nossos VALORES e PRINCÍPIOS: Responsabilidade;Responsabilidade; Seriedade;Seriedade; Ética Profissional;Ética Profissional; Confiabilidade;Confiabilidade; Credibilidade;Credibilidade; União;União; Respeito;Respeito; Valorização ao Ser Humano;Valorização ao Ser Humano; Criatividade;Criatividade; Qualidade adequada ao Mercado, e;Qualidade adequada ao Mercado, e; Visão e Tecnologia a serviço de seus clientes internos e externos.Visão e Tecnologia a serviço de seus clientes internos e externos. Os nossos VALORES e PRINCÍPIOS: Responsabilidade;Responsabilidade; Seriedade;Seriedade; Ética Profissional;Ética Profissional; Confiabilidade;Confiabilidade; Credibilidade;Credibilidade; União;União; Respeito;Respeito; Valorização ao Ser Humano;Valorização ao Ser Humano; Criatividade;Criatividade; Qualidade adequada ao Mercado, e;Qualidade adequada ao Mercado, e; Visão e Tecnologia a serviço de seus clientes internos e externos.Visão e Tecnologia a serviço de seus clientes internos e externos. Os VALORES e PRINCÍPIOS são as crenças que serão adotadas para competir no mercado e exercer atividades no dia-a-dia.

30 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 30 Treinamento On The Job - Gestão Definição de Princípios Os Princípios (ou valores) da empresa definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

31 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 31 Treinamento On The Job - Gestão Define um código do que é um comportamento aceitável ou inaceitável Define um código do que é um comportamento aceitável ou inaceitável Busca ser um guia de princípios ou um código de ética que baliza a tomada de decisão Busca ser um guia de princípios ou um código de ética que baliza a tomada de decisão Geralmente são palavras vagas, que necessitam de ser clarificadas por exemplos ou contra-exemplos Geralmente são palavras vagas, que necessitam de ser clarificadas por exemplos ou contra-exemplos Necessitam ser transformados em comportamentos específicos Necessitam ser transformados em comportamentos específicos Necessitam ser realísticos - coisas que nós possamos ser Necessitam ser realísticos - coisas que nós possamos ser Consistentes com a história e a cultura da organização Consistentes com a história e a cultura da organização

32 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 32 Treinamento On The Job - Gestão Exemplos de Princípios Merck Responsabilidade SocialResponsabilidade Social ExcelênciaExcelência Inovação baseada na ciênciaInovação baseada na ciência Honestidade e integridadeHonestidade e integridade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidadeLucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidadeSony Elevação da cultura e do status nacional do JapãoElevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossívelSer um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividadeEncorajar a habilidade individual e a criatividadeDisney Não ser cínicoNão ser cínico Divulgação dos valores do American Way of LifeDivulgação dos valores do American Way of Life Criatividade, sonhos e imaginaçãoCriatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimentoAtenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia DisneyPreservação e controle da magia Disney

33 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 33 Treinamento On The Job - Gestão 2. Como estamos? Esta pergunta é respondida através de duas análises, uma externa a empresa e outra interna. A análise externa tem como objetivo avaliar o mercado em seu contexto atual e futuro. Para tanto, deve-se buscar caracterizá-lo através de três quadros: 1.Quadro das AMEAÇAS (barreiras) e OPORTUNIDADES; 2.Contexto de negócios x produtos x mercados, e; 3.Identificação dos valores dos clientes. Clientes Agências Fornecedores Concorrentes

34 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 34 Treinamento On The Job - Gestão 2. Como estamos? A análise interna tem como finalidade fazer um diagnóstico interno da organização, identificando: 1.PONTOS FORTES que se sobressaem frente aos seus concorrentes, e; 2.PONTOS FRACOS que se inferiorizam frente aos seus concorrentes. Acionistas Gestores Colaboradores

35 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 35 Treinamento On The Job - Gestão 3. O que queremos? Devemos definir a DIRETRIZ, ou seja, a META e os MEIOS para alcançar esta DIRETRIZ. Ao estabelecer sua DIRETRIZ, a empresa deve observar alguns aspectos com: Ser condizente com a MISSÃO, VISÃO e VALORES / PRINCÍPIOS da empresa, e; Ser condizente com a MISSÃO, VISÃO e VALORES / PRINCÍPIOS da empresa, e; Ser específica, mensurável e desafiadora. Ser específica, mensurável e desafiadora.

36 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 36 Treinamento On The Job - Gestão 4. Como atingir? A resposta é simples, mas árdua de executar. A empresa deve estabelecer suas estratégias, ou melhor, suas ações estratégicas. Para a elaboração de suas ações estratégicas, deve-se procurar: Manter os PONTOS FORTES do ambiente interno; Manter os PONTOS FORTES do ambiente interno; Fortalecer os PONTOS FRACOS do ambiente interno, e; Fortalecer os PONTOS FRACOS do ambiente interno, e; Maximizar as OPORTUNIDADES do ambiente externo; Maximizar as OPORTUNIDADES do ambiente externo; Neutralizar as AMEAÇAS do ambiente externo; Neutralizar as AMEAÇAS do ambiente externo; Buscar e criar vantagens competitivas duradouras. Buscar e criar vantagens competitivas duradouras.

37 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 37 Treinamento On The Job - Gestão 5. Como estamos indo? Após o término da formulação das estratégias, a empresa deve consolidar e registrar, de forma clara e acessível, o conjunto: DIRETRIZ (META + MEIOS), e; DIRETRIZ (META + MEIOS), e; ESTRATÉGIAS. ESTRATÉGIAS. Esta consolidação deve resultar em AÇÕES com INDICADORES DE DESEMPENHO.

38 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 38 Treinamento On The Job - Gestão A forma gráfica do Planejamento Estratégico de nossa empresa... Painel de Bordo

39 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 39 Treinamento On The Job - Gestão E sobre as perguntas... Ainda podemos acrescentar uma sexta pergunta que irá garantir as demais. 6. Como corrigir? Concluído a elaboração das AÇÕES, é só colocar em prática o planejamento estratégico da empresa. Todavia, as intempéries do dia-a-dia, causam distorções entre o que foi planejado e o que está sendo efetivamente executado. Para tanto, deve-se acompanhar, corrigir ou ajustar as AÇÕES para que a empresa possa atingir a sua DIRETRIZ (META + MEIOS). O acompanhamento para a tomada de decisão passa a ser fundamental no dia-a-dia da empresa para corrigir estas distorções.

40 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 40 Treinamento On The Job - Gestão 6. Como corrigir? O planejamento estratégico pode ser realizado de modo prático e objetivo. Todavia, para o êxito de qualquer planejamento é fundamental a participação dos colaboradores, afinal são eles que irão buscar a META e executar as AÇÕES.

41 Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 41 Treinamento On The Job - Gestão Reflexão final... "Só existem ventos favoráveis quando se conhece o porto de chegada." Seneca (Filósofo Romano)


Carregar ppt "Propriedade Intelectual da Gráfica Jacuí Slide 1 Treinamento On The Job - Gestão Treinamento On The Job Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google