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A Comunicação Material embasado no livro: Gerenciando com as Pessoas, de Idalberto Chiavenato.

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1 A Comunicação Material embasado no livro: Gerenciando com as Pessoas, de Idalberto Chiavenato.

2 A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa.

3 A comunicação age no controle do comportamento das pessoas. A comunicação facilita a motivação por esclarecer aos colaboradores o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo.

4 A comunicação fornece o meio para a expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais. A comunicação age como facilitadora de tomada de decisões, pois proporciona as informações de que as pessoas precisam.

5 Pesquisas indicam que as falhas de comunicação são as fontes mais frequentes citadas de conflitos interpessoais. As pessoas passam cerca de 70% de seu tempo em vigília se comunicando – escrevendo, lendo, falando, escutando...parece razoável afirmar que a comunicação eficaz é uma das causas do bom desempenho do grupo/equipe.

6 Dado é um registro ou anotação de um determinado evento ou ocorrencia, destituídos de significado ou sentido. Ex.: Um banco de dados.

7 Informação é um conjunto de dados com um determinado significado. Popularmente, a ideia da informação está ligada à de novidade e de utilidade, pois é o conhecimento disponível para uso disponível para uso imediato e que permite orientar a ação ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decisões.

8 Do ponto de vista científico, informação é tudo aquilo que efetua um trabalho lógico sobre a orientação da pessoa em relação ao mundo que a cerca.

9 Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é preciso que o destinatário da informação a receba e a compreenda. Refere-se ao intercurso feito por palavras, letras ou símbolos e envolve o intercâmbio de pensamentos, opiniões ou informações.

10 O processo de comunicação é sistêmico FonteTransmissorCanalReceptorDestino Ruído Sinal enviado Sinal recebido

11 A comunicação é um processo subjetivo nas relações humanas É composto de: Seus órgãos sensoriais receptores – tato, olfato, visão, audição e o paladar. Seus órgãos efetores – os transmissores: a linguagem humana falada, escrita, os gestos, a mímica, a expressão corporal, etc; Seu centro de comunicação – local de origem e de destinação de todas as mensagens: o cérebro e o sistema nervoso.

12 A comunicação humana é contingencial, pois cada pessoa possui seu padrão único de referencia (genética e histórico psicológico)para tudo o que ocorre no ambiente e em si.

13 Assim, a comunicação nas empresas não são perfeitas, havendo três principais problemas de transformação da comunicação: Omissão: é a supressão de aspectos das mensagens. Pode ocorrer por falta de capacidade do receptor captar o conteúdo inteiro ou de maneira intencional.

14 Distorção: alteração no sentido da mensagem. Pode ser causada por: Percepção seletiva; Devido a diferença de interesses e pontos de vista.

15 Sobrecarga: quando os canais de comunicação conduzem um volume de informação maior que sua capacidade de processá-las.

16 As Barreiras ao processo de comunicação EntradaBarreiras à ComunicaçãoSaída Mensagem tal como é enviada. Sistema cognitivo. Ideias preconcebidas. Percepção e interpretação. Significados pessoais. Motivação e interesse. Habilidade de comunicação. Clima organizacional. Emoções e estado de ânimo. Expectativas e necessidades. Pressa ou falta de tempo Mensagem tal como é recebida

17 Dez passos para uma boa audição 1. Pare de falar. 2. Ponha a pessoa à vontade. 3. Mostre sua vontade de ouvir. 4. Remova todas as distrações potenciais. 5. Crie empatia com a outra pessoa. 6. Seja paciente: não responda tão rapidamente. 7. Não seja precipitado: segure seu temperamento. 8. Vá devagar nos argumentos e nas críticas. 9. Responda claramente às questões. 10. Pare de falar.

18 O processo de comunicação está intimamente relacionado ao sistema cognitivo de cada indivíduo. A cognição ou conhecimento representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e do ambiente que as rodeia. Compreende os valores pessoais e experiencias psicológicas e é influenciado pelas características de personalidade, pela estrutura fisiológica e pelo ambiente físico e social.

19 Os elementos congnitivos podem estar relacionados de três maneiras: 1- Relação consonante – ocorre quando a pessoa acredita que fumar é nocivo e deixa de fumar. A consonancia é um estado de consistencia entre duas ou mais congnições que se confirmam. O comportamento da pessoa é coerente.

20 2- Relação dissonante – ocorre quando a pessoa acredita que fumar é nocivo, mas continua fumando, contrariando suas crenças pessoais. A dissonancia é um estado de discrepancia, de conflito ou de inconsistencia entre duas ou mais cognições. O comportamento da pessoa é incoerente.

21 Relação irrelevante – ocorre quando a pessoa considera o fumo nocivo e gosta de passear pela floresta. As duas cognições não tem nada a ver entre si. A irrelevancia não tem valor ou importancia para a pessoa e pode até passar despercebida.

22 Comunicação Organizacional Redes formais em pequenos grupos; Rede de rumores; Comunicação eletrônica MSM Redes Intranet e Extranet Videoconferencia

23 Comunicação Multicultural 1- Barreiras Semânticas: significados diferentes para as mesmas palavras. Ex.: Embaraçada, no Brasil (confusa); Na Espanha, grávida. Ex.: Borracheiro, no Brasil (que conserta pneus); Na Espanha, bêbado.

24 2- Barreiras causadas pelas conotações: palavras têm implicações diferentes em diversos idiomas. Ex.: Negociadores japoneses e ingleses tem problemas com a palavra hai, equivalente ao sim em inglês, mas com a conotação de sim, estou ouvindo e não de sim, concordo.

25 3- Barreiras causadas pelas diferenças de entonação: a utilização de um tom mais informal em um contexto que demanda maior formalidade pode causar constrangimento.

26 4- Barreiras causadas pelas diferenças de percepção: pessoas que falam idiomas diferentes costumam ver o mundo de forma diferenciada.


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