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Pesquisar e usar a informação da Internet Teresa Faria e Teresa Silva 12 de Março 2008 Na Escola EB 2,3 Quinta de Marrocos – Lisboa Centro de Competência.

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1 Pesquisar e usar a informação da Internet Teresa Faria e Teresa Silva 12 de Março 2008 Na Escola EB 2,3 Quinta de Marrocos – Lisboa Centro de Competência CRIE Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

2 Com biliões de páginas on-line, pode passar uma vida a surfar na Web, seguindo links de umas páginas para outras. Divertido talvez, mas não muito eficiente se está à procura de alguma informação específica. Então, por onde começar? Fazer pesquisas na Internet requer uma parte de habilidade, uma parte de sorte e um pouco de arte.

3 Lamentações, reclamações, constatações... Nas pesquisas na Internet –Não encontramos o que procuramos... –Os alunos seleccionam o primeiro site que lhes aparece... –Os trabalhos que entregam são cópias do que está nos sites...

4 Como ajudar os alunos a: pesquisar na Internet? avaliar a informação que encontram? utilizar a informação disponível em novos circuitos de comunicação? Mas também a… actuar com responsabilidade, observando princípios éticos básicos? proteger a sua privacidade e segurança pessoal enquanto navegam na net? compreender o mercado da Internet?

5 Aprender a Pesquisar

6 Motores de Busca (índexes e directorias)

7 Mesma pesquisa, no mesmo motor de busca, em países diferentes

8 Mesma pesquisa em vários motores de busca ?

9 Curiosidades Nenhum motor de busca captura mais do que 16% de toda a informação existente na Internet Todos os motores de busca combinados encontram menos de 50% da informação que existe online

10 Conhecer o Google

11 No Google – algumas dicas O Google apresenta apenas as páginas que incluem todos os seus termos de pesquisa Para refinar a busca, adicionam-se mais palavras aos termos que já estão introduzidos Procurar frases usando aspas e podendo usar o sinal + entre as citações As pesquisas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas Para excluir palavras, usar o sinal "-" antes do termo que se quer evitar

12 No Google – pesquisa avançada

13 No Google – Directórios

14 No Google – pesquisa de imagens Mais de 390 milhões de imagens indexadas para visualização As imagens identificadas pelo serviço podem estar protegidas por copyright Podemos visualizar, mas não nos são concedidos direitos de utilização Pode contactar-se o proprietário do site a fim de obter a devida autorização Apesar dos mecanismos de controlo do Google, podem aparecer imagens impróprias para crianças

15 Conselhos para a pesquisa Usar várias palavras-chave, de preferência nomes (Atenção aos erros de digitação) Combinar palavras-chave, criando frases e usando aspas Usar técnicas para refinar a pesquisa, que variam com o motor de busca, e usar opções de pesquisa avançada (Segundo um estudo inglês de 2003, apenas 10% dos utilizadores usam estas técnicas) Depois de encontrar a informação, confirmar a sua exactidão, localizando pelo menos outras três fontes independentes que tenham o mesmo tipo de resposta (triangulação)

16 Avaliar a informação online

17 Na Internet Onde encontrar boa informação online? Como avaliar a informação que se encontra? Encorajar os alunos a: * pensar criticamente * desenvolver um cepticismo saudável * aprender a colocar as questões certas : Quem é a fonte da informação? O que estou a conseguir obter? Quando é que isto foi criado? Onde estou? Porque estou aqui? Como distinguir informação de qualidade do lixo? Os 5 W da Internet

18 Finalidade Qual é o objectivo do site? É comercial? É pessoal? É institucional? É educativo? Autoridade Quem é o autor? O autor é uma organização, associação, universidade? Qual é a reputação do autor? É um especialista na matéria? O autor pode ser contactado? Existe uma lista de referências? Existem patrocinadores? Onde está publicado o site? Qual é o domínio? Há alguma forma de identificar a origem do site? Como escolher pérolas no lixo da internet?

19 Objectividade A informação deixa transparecer um mínimo de preconceitos? A página foi desenhada para manipular informação? Tem algum anúncio comercial? Actualidade A informação é actual? A página está datada? Se sim, quando ocorreu a última actualização? Os links dentro do site e para fora do site funcionam? Existe diferença entre a data em que foi criada a informação e a data de actualização da página? Cobertura Há alguma indicação de que a página está completa? Ou está em construção? Que tópicos estão cobertos? Com que grau de profundidade?

20 Relevância O conteúdo é apropriado para a sala de aula ou para a actividade em causa? Está ajustado à idade e nível de escolaridade dos alunos? É fiável, exacto, completo e está bem escrito? O conteúdo é relevante? São indicadas outras fontes e recursos de informação? Clareza A informação apresentada é clara? O texto está organizado, é legível e está formatado de forma a facilitar a leitura ? Se existem imagens, elas acrescentam algo ao conteúdo ou são distractores? Se existem avisos, eles interferem com a forma de utilizar a página? As páginas estão bem organizadas? Existem erros de ortografia ou de sintaxe?

21 Identificação do domínio onde a página está alojada Qual é o contexto geral da página que se está ver? Onde é que me encontro na Web? A quem pertence o domínio? Estudar o URL org – organizaçãowww.dietaesaude.orgwww.dietaesaude.org gov – governamentalwww.pcm.gov.pt/www.pcm.gov.pt/ com – comercialwww.amazon.com/www.amazon.com/ edu – educacionalwww.ufam.edu.br /www.ufam.edu.br /

22 Anatomia de um URL Tipo de ficheiro (hipertexto) Nome do domínio (localização na internet) Caminho ou directorias no computador para o ficheiro Nome do ficheiro nonio.fc.ul.pt/recursos/pesq_seg_net/Index.htm

23 Desconstruindo um site Partindo deste site:

24 Quem é o autor? Pesquisar *Rui Meira*Rui Meira O que estou a encontrar? A informação é tendenciosa e apresenta erros? Quando foi publicada a informação? 2002 Comparar algumas datas incluídas no site

25 Onde está localizada a página? Que tipo de domínio é este? Pesquisar no google "rudzerHOST Porquê usar este site como fonte credível? Posso verificar a informação? Outro exemplo: awareness.ca/english/resources/special_initiatives/wa_resources/wa_shared/tipsheets/deconstructing_webpages.cfm

26 Orientar a pesquisa e o tratamento da informação

27 Etapas da pesquisa de informação 1. Definição da tarefa –O que pretendo fazer? –Que tipo de informação preciso de procurar? 2. Estratégias de pesquisa de informação –A que fontes devo aceder? –Como saber quais são as melhores?

28 3. Localização e Acesso –Que tipo de fontes vou usar? –Onde posso encontrar essas fontes? –Quem me pode ajudar a encontrar essas fontes? 4. Uso da Informação –Qual a informação útil em cada fonte? –Como posso registar a informação que encontro? –Como devo referir as minhas fontes?

29 5. Síntese –Como posso organizar a informação recolhida? –Como posso apresentar o resultado? –Que materiais vou precisar para a apresentação? 6. Avaliação –A tarefa está completa? –Como posso saber se o que fiz foi o melhor? Outro Guião

30 6 etapas - Exemplo de outro percurso Selecciono o assunto Interrogo as fontes de informação Selecciono os documentos Extraio as informações Trato as informações Produzo o trabalho

31 Avaliação de sites pelos alunos 1 Que tipo de site é este? Qual é o seu objectivo: é informar? é vender? é divertir? é convencer? 2 É um site comercial? É uma página pessoal? É um site educativo? Como identificaste? 3 Que decisão tomar? Para onde olhar? O que ter em conta?

32 4 Qual é a principal questão em jogo? É um site seguro e que garante a privacidade? 5 É preciso autenticação? Que dados são solicitados? Cumpre boas práticas de cidadania online? 6 Tomaste a decisão acertada? Porquê? Avaliação de sites pelos alunos

33 Dicas para desencorajar o plágio Limitar a tarefa a tópicos específicos Pedir tarefas como "comparar e contrastar" ou reflexão pessoal Solicitar a utilização de fontes online e offline Combinar tarefas escritas com outras (experiências, apresentações…) Pedir um diário sobre o processo de pesquisa onde discutam a investigação, o tópico explorado e incluam desafios e dificuldades que surgiram durante a realização da tarefa

34 Marcar datas de entrega de partes do trabalho Pedir a lista de referências usadas e para cada uma um pequeno resumo Solicitar escrita em grupo e pedir a revisão a outros colegas Publicar a escrita em fóruns de discussão ou na web, alargando o universo dos leitores Usar momentos de partilha e discussão sobre o trabalho No início do ano, explicitar a definição de plágio, as consequências na aprendizagem e as penalizações Observação dos direitos de autor (copyright) e citação responsável das fontes

35 Mais dicas Explicitar qual é o produto pretendido (quais são as exigências do professor) Pedir para incluirem no trabalho: Onde foram buscar a informação? Que sites consultaram? Quais foram úteis? Fornecer uma lista de sites aos alunos como base para a sua pesquisa

36 Pedir aos alunos para procurarem: sites que considerem relevantes sites complementares sites com informações diferentes sites para diferentes públicos. Pedir sempre para justificarem as suas opções

37 Bibliografia Rede de Bibliotecas Escolares Learn the Net How to evaluate and review web resources How to search safely for information on the web &print=1 Evaluating Web Sites Media Awareness Network Evaluating Web Sites Mais recursos


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