A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Itinerância da Equipe Itinerante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Itinerância da Equipe Itinerante"— Transcrição da apresentação:

1 A Itinerância da Equipe Itinerante
“Um pé dentro e um pé fora” Objetivo Escutar, despertar, incentivar, apoiar pessoas, grupos e projeto de iniciativa indígenas e pessoas das periferias urbanas, através da itinerância, do apoio e da articulação com grupos e entidades comprometidas com a luta, para pobres e se tornem sujeitos históricos de sua libertação e se reconheçam como de Deus, para que por meio dos valores evangélicos, humanizem os ambientes mais agressivos, injustos e opressores, onde a VIDA está mais ameaçada, as culturas desrespeitadas e os direitos socioambientais e cósmicos ignorados. Pe. Cláudio Perani sj (+08/08/2010) “Andem pela Amazônia e escutem o que o povo fala... Participem da vida cotidiana do povo... Observem e registrem tudo cuidadosamente... Não se preocupem com os resultados, o Espírito irá mostrando o caminho... Coragem! Comecem por onde possam...”

2 I t i n e r â n c i a n s e r ç Inter-Fronteiriço ã o Fronteiras
Três perguntas fundamentais para discernir a missão na Amazônia Como chegar e atravessar as fronteiras, onde as feridas estão mais abertas e a vida mais ameaçada? 2. Onde estão esses rostos, as feridas socioambientais mais abertas e a vida mais ameaçada na Amazônia? 1. Com quem Deus nos convida a comprometer profeticamente nossa vida em missão na Amazônia? I t i n e r â n c i a Nas fronteiras geográficas e simbólicas da Amazônia as feridas estão mais abertas, os direitos socioambientais e cósmicos mais desrespeitados e a vida mais ameaçada. n s e r ç ã o Inter-Fronteiriço Fronteiras Geográficas e Simbólicas ninguém pode! Há que SOMAR para chegar nas fronteiras da Amazônia. Interinstitucionalidade Intercongregacionalidade A pergunta inicial não foi o que vamos fazer na Amazônia, nem a gestão dos recursos para desenvolver a missão. Isto vem no segundo momento. O primeiro, foi contemplar os rostos e colocar-se à escuta para discernir com quem Deus nos convida a comprometer nossa vida em missão na Amazônia. “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar.” (Mt 14,22). “Devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem.” (DAp 376) a atravesar as `fronteiras´ nos dois sentidos.” (Pe. Adolfo Nicolas sj, Manaus, Set/2008) Missão INTER O Papa Bento XVI denuncia a “devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de seus povos.” (DAp 85)

3 Missão Itinerante: Inspiração e Fundamento
Jesus “Profeta Itinerante”: “Jesus andava por cidades e povoados anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os discípulos e algumas mulheres iam com Ele”. (Cf. Lc 8,1) Igreja missionária sem fronteiras, móbil e leve: Nos inícios da Igreja, Paulo de Tarso com alguns desenvolvem um serviço missionário itinerante, de comunidade em comunidade. Atra- vessam as fronteiras geográficas e culturais do mundo judeu... Séculos depois, Francis- co de Assis, Domingos, Inácio de Loyola e tan- continuam até hoje esse serviço missionário itinerante. Jesus envia e recomenda aos que sirvam com gratuidade e simplicidade, que levem poucas coisas: uma túnica, uma sacola, um par de sandálias, pouco dinheiro... (Cf. Mt 10,5-15; Mc 6,6-13; Lc 9,1-6) “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar” . (Mt 14,22) “A Igreja se faz carne e planta sua tenda na Amazônia.” (CNBB, Documento de Manaus, 1997) “Devemos nos formar como discípulo missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem”. (DAp 376, 2007) Visão “desde dentro”, Territorial, Socioambiental e Geopolítica da Pan-Amazônia: A Itinerância como serviço complementário... Todos somos membros do mesmo corpo que tem Jesus Cristo por cabeça (cf. 1 Cor 12). O serviço itinerante complementa os outros serviços mais inseridos e institucionais do corpo missionário. Cada serviço contribui com sua especificidade: + “Criar nas Américas [e no mundo] consciência sobre a importância da Amazônia para toda a humanidade [e o Planeta]. Estabelecer entre as igrejas [organizações, instituições, comunidades] locais de diversos países sul-americanos que estão na bacia amazônica, uma pastoral [missão] de conjunto, com prioridades diferenciadas, para criar um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva ao bem comum”. (DAp 474, 2007) Serviço Institucional: Continuidade e estabilidade. Serviço de Inserção: Proximidade e encarnação. Serviço de Itinerância: Conectividade e inclusão, tecer redes de relações.

4 Visão Missão Corpo para a missão E q u i p e I t i n e r a n t e
“Desde dentro” Territorial Socioambiental Pan-Amazônica Geopolítica Rostos: Indígenas Mãe-Terra Missão Componentes: Itinerância Inserção Inter-Institucional Inter-Fronteiriço Mística e Espiritualidade Itinerante Recursos: Humanos, Materiais e Econômicos Organização Itinerante Corpo para a missão

5 Espiritualidade Itinerante
Itinerância Geográfica-Exterior “Aceita as surpresas que transtornam teus planos, derrubam teus sonhos, dão rumo totalmente diverso ao teu dia e, quem sabe, a tua vida. Não há acaso. Dá liberdade ao Pai, para que Ele mesmo conduza a trama de teus dias”. (D. Helder Câmara) Uma não acontece sem a outra! Itinerância Simbólica-Interior Espiritualidade e compromisso com a justiça socioambiental (Reciprocidade) Bênção da Itinerância Estar com quem ninguém quer estar. Que o Deus Itinerante: Caminhe à tua frente para te guiar, te dar confiança, te mostrar o rumo e te dar esperança na utopia do Reino e sua Justiça! Caminhe atrás de ti para te empurrar, te cutucar, te inquietar, te questionar! Caminhe ao teu lado para te acompanhar, te alegrar e te fazer sentir Sua presença! Caminhe abaixo de ti para te sustentar, te fortalecer e te dar coragem, firmeza e segurança! Caminhe sobre ti para te abençoar, te iluminar, te proteger e te defender! Caminhe dentro de ti para te fazer sentir Seu perdão, Sua paz, Sua liberdade, Seu carinho e Seu amor sem condições! O Deus Itinerante, que é Pai, Filho e Espírito Santo te abençoe. Amém! Paco Almenar sj... Estar onde ninguém quer estar. Dar algo de nós mesmos! Vicente Cañas sj, assassinado em 6/4/1987 Estar como ninguém quer estar. Pepe Henestrosa sj (+31/5/2004)

6 T r ê s S e r v i ç o s M i s s i o n á r i o s
“Membros de um mesmo corpo” (1 Cor 12) Teologia Trinitária 1. Serviço Institucional Continuidade e Estabilidade Teologia Batismal Teologia da Vida Religiosa Rei Rainha Pai Mãe Obediência 2. Serviço de Inserção Proximidade e Encarnação Filho Filha Sacerdote Sacerdotisa Pobreza 3. Serviço de Itinerância Conectividade e Inclusão Profeta Profetiza Espírito Santo Castidade

7 A T r a v e s s i a Jesus chamou os que quis, para estar com Ele e enviá-los em missão (Mc 3,13-15) Contemplação-Ação 5 Jesus convida e anima a “avançar para águas mais profundas e lançar as redes para pescar” (Lc 5,4) 1 Jesus chama na beira da praia: Pedro e João, Tiago e André (Mt 4,18-22); E Mateus é chamado para a beira (Mt 9,9) 4 Jesus atravessou para a outra margem e uma mulher siro-fenícia o “converte” abrindo o horizonte de sua missão. (Mt 15,21-28; Mc 7,24-30) 3 A tempestade acalmada. Jesus questiona: “Por que são tão medrosos?” Em quem colocamos nossa confiança? (Mt 8,24-27; Mc 4,35-41) 2 “Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar” (Mc 6,45; Mt 14,22)


Carregar ppt "A Itinerância da Equipe Itinerante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google