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O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA

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Apresentação em tema: "O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA
5º AUDITE - FLORIANÓPOLIS – 24/6 O SÉCULO XXI SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA Apresentação: Lélio Lauretti

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
1) ETICA – conceitos 2) TRANSIÇÃO: de onde para onde? 3) O SÉCULO DO MERCADO (XX) 4) O SÉCULO DA ÉTICA (XXI) 5) COMO VAMOS REAGIR À TRANSIÇÃO?

3 1) ETICA - conceitos Método de abordagem: institucionalismo (teoria) ou consequencialismo (resultados)? (os dois Antônios) 2. Níveis do pensamento: a) informação b) compreensão c) reação (a Ética começa neste nível!) Erudição e Sabedoria (a Ética está na 2ª) Filantropia e Solidariedade (idem)

4 2) TRANSIÇÃO: de onde para onde?
Diferença entre “crise” e “transição” Nosso foco está na transição do Sec. XX para o Sec. XXI Agente catalizador da transição: a informação universal, em tempo real e quase incontrolável. Ortega Y Gasset (1930) : “A rebelião das massas” (rádio, jornal, cinema ...)

5 3) O SÉCULO DO MERCADO (XX)
Upside: i) progresso tecnológico sem precedentes ii) as “mega-empresas” e seu poder de influência nos governos e na sociedade. iii) avanços no campo dos direitos humanos: Código de defesa do consumidor, “melhores empresas para se trabalhar”, participação das mulheres nos cargos de liderança (Se o banco americano se chamasse Lehman Sisters em vez de Lehman Brothers provavelmente não iria à falência...).

6 3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside:
i) Mais de 150 milhões de mortes (maioria de civis) causadas pelas 2 guerras mundiais e por “limpezas” de natureza racial, política e pelo próprio pós-guerra (dominantes e dominados) ii) O problema da Sustentabilidade Ambiental ganha novas dimensões (v. pr. slide)

7

8 3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont.
“Se olharmos para a frente no assunto energia, para o crescimento das alternativas (eólica, solar, biomassa), teremos essas fontes crescendo 700 a 800% nos próximos 30 anos. Mesmo assim, em 2040, elas estarão suprindo apenas 1% da demanda global” (Rex Tillerson, CEO da ExxonMobil, em entrevista com Charlie Rose – TV Bloomberg) E mais, do mesmo CEO: “My philosophy is to make money. If I can drill and make money, then that’s what I want to do.” (No original fica mais sincero ...) Moral da história: se esse quadro não mudar, continuaremos a depender do petróleo, do gás e do carvão por décadas...

9 3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont.
iv) expansão da taxa de desperdício nas sociedades mais desenvolvidas: a) alimentos, recursos naturais, dinheiro b) consumismo financiado c) transporte individual d) obsolescência tecnológica (Smartphones: Samsung X Apple)

10 3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont.
v) A “insustentabilidade social”: enorme concentração de renda derivada de a) poder de influência nos preços b) incorreta valorização do trabalho c) corrupção nos órgãos de governo d) a política monetária (v. pr. slide)

11 Distribuição de Renda em 2007 (anual)
superior a R$ 30 mil entre R$ 3 mil e R$ 30 mil inferior a R$ 3 mil População global de 6 bilhões de habitantes 0,8 bi 13% 1,2 bi 20% 4,0 bi 67% Fonte: “Superclasse” – David Rothkopf – FSG

12 3) O SEC. DO MERCADO – cont. Downside – cont.
v) Novas formas de fanatismo: a) espetáculo em vez de Arte (o Davi de Michelangelo) b) nos esportes, mais negócios do que diversão (os dois torcedores ...)

13 4) O SÉCULO DA ÉTICA (XXI)
Primeira grande mudança: do “poder- autoridade” para o “poder-responsabilidade” (em todos os níveis) Neo-confucionismo: os governos são pressionados para exercer seu verdadeiro papel, tal como previsto na Constituição, que é “cuidar do povo”, não de si mesmo! Tomamos consciência de que os “99%” não são apenas os excluídos, mas todos aqueles que discordam do atual estado de coisas.

14 4) O SÉC. DA ÉTICA – cont. Princípios éticos vão substituir princípios econômicos na orientação da sociedade: i) novas e mais justas formas de calcular a qualidade de vida (IDH, Indice do bem-estar social, “melhores empresas para se trabalhar”), além do PIB ou do Faturamento Bruto ii) renasce Platão: para tudo há limites!! (até para o mercado financeiro...e para o trabalho!) iii) o “minimalismo” promete muito!

15 4) O SÉC. DA ÉTICA – cont. 4. Princípios éticos .... (cont.) iv) é preciso estabelecer uma rigorosa escala de prioridades no uso dos recursos públicos: os combates à miséria, à ignorância, às epidemias, à falta de higiene pública e de moradias decentes etc. prometem retornos muito maiores e mais rápidos para a sustentabilidade, tanto social quanto ambiental, do que a “partícula de Higgins” (US$ 10 bilhões até agora), ou a “missão a Marte” (US$ 2,5 bilhões) ou o trem-bala brasileiro (???) De novo: é preciso cumprir a Constituição!!

16 5) COMO VAMOS REAGIR À TRANSIÇÃO?
A – Como empresas/organizações “Criar valor” para a sociedade, a começar pelos sócios (produtos e serviços úteis e acessíveis) (China Mobil) Desenvolver critérios defensáveis (ainda inexistentes) de valorizar o trabalho (BBW) Em defesa de sua própria imagem e reputação, nova postura nas relações com o governo.

17 5) COMO VAMOS REAGIR ... Cont.
A – Como empresas/org. (cont.) Olhar estrategicamente para os “maiores mercados do mundo”, como alimentos, saúde, segurança, educação, etc. 5. Nossa existência é um Bem ou um Mal para a sociedade?

18 5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont.
B – Como pessoas Fazer o que “deve ser feito” e não apenas aquilo que se “gosta de fazer” (há tarefas muito desagradáveis mas indispensáveis – por triste coincidência, não são as mais bem pagas!) Usar nossas poderosas três armas: A semente, o voto e o berro!

19 5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont.
B – Como pessoas (cont.) A semente (O Semeador – Pe. A. Vieira) O voto: Premissa maior: a esmagadora maioria da população é formada por gente de bem, que comunga dos mesmos objetivos de vida, mas os governos podem ser influenciados por interesses de minorias.

20 5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont.
B – Como pessoas (cont.) Premissa menor: há recursos hoje suficientes para resolver os problemas sociais e ambientais que tornaram o atual modelo de desenvolvimento insustentável. Portanto, cabe à maioria, que está aprendendo a se fazer ouvir, decidir a escala de prioridades!

21 5 – COMO VAMOS REAGIR ... cont.
B – Como pessoas (conclusão) O berro: quando a “semente” e o “voto” não forem suficientes! (os dois pilotos – I. G. Martins) CONCLUSÃO: Se você perceber que há cegos na cabine de comando, comece a gritar!


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