A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organismo agrícola biodinâmico. O princípio fundamental dos movimentos agrícolas biológicos é a intensificação biológica da agricultura. Cabe ao agricultor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organismo agrícola biodinâmico. O princípio fundamental dos movimentos agrícolas biológicos é a intensificação biológica da agricultura. Cabe ao agricultor."— Transcrição da apresentação:

1 Organismo agrícola biodinâmico

2 O princípio fundamental dos movimentos agrícolas biológicos é a intensificação biológica da agricultura. Cabe ao agricultor a responsabilidade de manejar corretamente sua propriedade para não enfraquecer as relações orgânicas existentes, mas por seu intermédio fortalecer estas relações, aumentando assim, o rendimento do sistema biológico. A Agricultura Biodinâmica, apresentada por Rudolf Steiner em 1924 num ciclo de 8 conferências proferidas em Breslau, desenvolveu um caminho para atingir este objetivo: a compreensão profunda da relação mineral-solo – planta – animal – homem - cosmo.

3 Através desta compreensão chegamos então à formação do organismo agrícola, onde o importante é manter na propriedade uma paisagem diversificada e equilibrada, onde cada árvore, cultivo e animal, são como órgãos de um corpo: todos são interdependentes e a saúde de um é a saúde de todo o conjunto, incluindo o homem.

4 Relação -solo-planta-homem-cosmo Solo: adubar com o objetivo de vivificar e ativar a vida do solo ( diafragma) Planta: respeitar sua natureza e suas polaridades terrestres e cómicas (etérico) Animal: trabalha a astralidade e fornece esterco Homem: eu do processo Cosmo: a terra é o reflexo do cosmo

5 O papel do homem no organismo agrícola O homem é o responsável pela formação do organismo agrícola. Apenas ele, com sua vontade e determinação pode moldar a paisagem de sua propriedade, pode construir seu sistema de produção e a individualidade agrícola de seu pedaço de terra, tornando seu local de sustento e trabalho harmonizado com o ambiente e o Cosmo.

6 Órgãos e departamentos do organismo rural Florestas e nascentes Estabulo e pasto Horta e pomar Avicultura e suinocultura Apicultura, etc Obs: Os órgãos são diretamente interligados, ou seja, se complementam e se apoiam mutuamente.

7 Principais pontos de um organismo agrícola Integração Diversificação Auto-sustentação

8 Principais fatores que interferem na planta Àgua (umidade) Luz (sol) nutrientes( solo) calor ( temperatura)

9 Alguns cuidados que devemos tomar Vivificar o solo Plantio em nível Quebra vento, cordão vegetativo e plantio de arvores, flores e frutos ( biodiversidade) Respeito as estações do ano e aos ritimos da natureza( incluindo os cosmicos) Nutrição vegetal equilibrada

10 Equilibrar as polaridades terrestres e cosmicas.

11


Carregar ppt "Organismo agrícola biodinâmico. O princípio fundamental dos movimentos agrícolas biológicos é a intensificação biológica da agricultura. Cabe ao agricultor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google