A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TRABALHO COM PROJETOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TRABALHO COM PROJETOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 O TRABALHO COM PROJETOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

2 O TRABALHO COM PROJETOS O Trabalho com Projeto propicia condições para o desenvolvimento e aprendizagem da criança porque: O Trabalho com Projeto propicia condições para o desenvolvimento e aprendizagem da criança porque: Envolve a criança como uma totalidade, tanto no desenvolvimento da sensibilidade emocional, moral e ética como na construção de conhecimentos; Envolve a criança como uma totalidade, tanto no desenvolvimento da sensibilidade emocional, moral e ética como na construção de conhecimentos; A criança aprende sobre o que está próximo e o distante, sobre a vida; A criança aprende sobre o que está próximo e o distante, sobre a vida; Pressupõe o protagonismo da criança, seu poder de escolha e negociação; Pressupõe o protagonismo da criança, seu poder de escolha e negociação;

3

4 O TRABALHO COM PROJETOS Projeta a criança para além do seu próprio nível de desenvolvimento e fortalece a zona de desenvolvimento proximal; Projeta a criança para além do seu próprio nível de desenvolvimento e fortalece a zona de desenvolvimento proximal; Admite a flexibilidade de ação (professor e criança), permite o acolhimento da diversidade e a compreensão pela criança de sua realidade pessoal e cultural; Admite a flexibilidade de ação (professor e criança), permite o acolhimento da diversidade e a compreensão pela criança de sua realidade pessoal e cultural; Permite a criança aprender a dividir tarefas, a compartilhar seus conhecimentos, a fortalecer o sentimento de pertencer ao grupo; Permite a criança aprender a dividir tarefas, a compartilhar seus conhecimentos, a fortalecer o sentimento de pertencer ao grupo; Permite o envolvimento contínuo da criança em situações significativas; Permite o envolvimento contínuo da criança em situações significativas;

5 O TRABALHO COM PROJETOS Favorece aprendizagens de: Favorece aprendizagens de: Saberes - aprende novas informações sobre objetos e pessoas, alarga os horizontes culturais e humanos; Saberes - aprende novas informações sobre objetos e pessoas, alarga os horizontes culturais e humanos; Disposições - capacidade de imaginar, de prever, de explicar, de pesquisar e questionar; aprende a ser persistente, reflexiva e aberta a novas idéias, aprende a gostar de aprender; Disposições - capacidade de imaginar, de prever, de explicar, de pesquisar e questionar; aprende a ser persistente, reflexiva e aberta a novas idéias, aprende a gostar de aprender;

6 O TRABALHO COM PROJETOS Competências - aprende a cooperar, a fazer trabalho em equipe, a descobrir as potencialidades do seu valor pessoal; a manusear instrumentos científicos de observação e coleta; aprende competências básicas referentes às áreas do conhecimento e às várias formas de expressão e comunicação; Competências - aprende a cooperar, a fazer trabalho em equipe, a descobrir as potencialidades do seu valor pessoal; a manusear instrumentos científicos de observação e coleta; aprende competências básicas referentes às áreas do conhecimento e às várias formas de expressão e comunicação; Sentimentos - aprende a aceitar-se de forma positiva e aos outros, a lidar com sucesso e insucesso, a partir de erros e dúvidas; Sentimentos - aprende a aceitar-se de forma positiva e aos outros, a lidar com sucesso e insucesso, a partir de erros e dúvidas;

7 O TRABALHO COM PROJETOS O que é importante garantir no desenvolvimento de projetos: O que é importante garantir no desenvolvimento de projetos: O protagonismo da criança durante todo o processo; O protagonismo da criança durante todo o processo; A escolha de assuntos contextualizados; A escolha de assuntos contextualizados; O tratamento interdisciplinar (auxílio de diversas áreas ou disciplinas); O tratamento interdisciplinar (auxílio de diversas áreas ou disciplinas); O processo de trabalho em equipe onde todos têm lugar e papel e onde se aprende a conviver de forma solidária; O processo de trabalho em equipe onde todos têm lugar e papel e onde se aprende a conviver de forma solidária; A ênfase na avaliação como instrumento de reconstrução e tomada de consciência do aprendido. A ênfase na avaliação como instrumento de reconstrução e tomada de consciência do aprendido.

8 O TRABALHO COM PROJETOS Papel da criança Papel da criança Sugere e discute os aspectos a serem abordados no projeto (planejamento do tempo e das atividades); Sugere e discute os aspectos a serem abordados no projeto (planejamento do tempo e das atividades); Busca informações, assume como próprio o tema do projeto e aprende a tratar e situar-se frente às informações; Busca informações, assume como próprio o tema do projeto e aprende a tratar e situar-se frente às informações; Participa da elaboração e decisão de ação; Participa da elaboração e decisão de ação; Aprende a negociar sua participação; Aprende a negociar sua participação; É co-responsável pelo trabalho, aprende a ouvir sim e não e a decidir com fim determinado; É co-responsável pelo trabalho, aprende a ouvir sim e não e a decidir com fim determinado; É incluído na análise e na decisão de questões que lhe dizem respeito; É incluído na análise e na decisão de questões que lhe dizem respeito;

9

10 O TRABALHO COM PROJETOS Papel do professor Papel do professor Coordena sua ação com a necessidade de propiciar a construção de autonomia pela criança; Coordena sua ação com a necessidade de propiciar a construção de autonomia pela criança; Preocupa-se em incluir de forma paritária os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais; Preocupa-se em incluir de forma paritária os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais; Propicia diferentes tipos de interação e preocupa-se com a motivação de todos; Propicia diferentes tipos de interação e preocupa-se com a motivação de todos; Preocupa-se em diversificar a área de conhecimento central do projeto promovendo uma situação de não deixar predominar a área de sua preferência. Preocupa-se em diversificar a área de conhecimento central do projeto promovendo uma situação de não deixar predominar a área de sua preferência.

11 O TRABALHO COM PROJETOS Etapas do projeto (Hernàndez) Etapas do projeto (Hernàndez) Determinação conjunta da temática a ser estudada e os princípios norteadores; Determinação conjunta da temática a ser estudada e os princípios norteadores; Definição das etapas: planejar e organizar as ações (divisão dos grupos, definição dos assuntos a serem pesquisados, procedimentos e delimitação do tempo de duração); Definição das etapas: planejar e organizar as ações (divisão dos grupos, definição dos assuntos a serem pesquisados, procedimentos e delimitação do tempo de duração); Socialização periódica dos resultados obtidos nas investigações (identificação de conhecimentos construídos); Socialização periódica dos resultados obtidos nas investigações (identificação de conhecimentos construídos);

12 O TRABALHO COM PROJETOS Estabelecimento com o grupo dos critérios de avaliação; avaliação de cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários; Estabelecimento com o grupo dos critérios de avaliação; avaliação de cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários;

13


Carregar ppt "O TRABALHO COM PROJETOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google