A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Petróleo Mª MANUELA VARELA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Petróleo Mª MANUELA VARELA."— Transcrição da apresentação:

1 O Petróleo Mª MANUELA VARELA

2 O seu nome vem do latim: Petrus: pedra oleum: óleo bruto

3 Onde se encontra o Petróleo bruto
É essencialmente encontrado em regiões em que o subsolo é formado por rochas sedimentares

4 Onde se encontra o Petróleo bruto
Encontra-se em muitos lugares do planeta, tanto em terra, como no mar.

5 Fonte: http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html
Como se forma? O seu processo de formação leva milhões de anos. Forma-se no subsolo a partir da decomposição de matéria orgânica (plantas e animais) que se deposita num meio pobre em oxigénio. A transformação da matéria orgânica ocorre devido ao aumento de pressão e temperatura a que é sujeita. Junto à jazida de petróleo forma-se também uma jazida, de gás, sobre as quais existe uma camada de rocha impermeável que não permite que o petróleo e o gás venhsm à superfície. Fonte:

6 Constituição do Petróleo bruto
O Petróleo é uma mistura de muitas substâncias (cerca de 1200) É essencialmente constituído por hidrocarbonetos (substâncias constituídas apenas por hidrogénio e carbono) Fonte:

7 Constituição do Petróleo bruto
Tem muitas vezes também na sua constituição as substâncias: Nitrogénio Enxofre Oxigénio

8 Constituição do Petróleo bruto
A sua composição química varia muito de lugar para lugar É acompanhado por grandes quantidades de gás Fonte: cumbre_petroleo_04jul08.html

9 Propriedades do Petróleo bruto
Líquido Viscoso Menos denso que a água Inflamável

10 Propriedades do Petróleo bruto
Cheiro Característico Cor variável entre o incolor e o preto, passando por verde ou castanho

11 Extracção Plataformas (em terra) Onshore (no mar) Offshore

12 Extracção Na Pensilvânia, em 1854, enquanto se perfurava o solo com o intuito de descobrir minas de sal, o petróleo brotou por acaso. O grande impulsionador da exploração do petróleo com fins comerciais foi Edwin Laurentin Drake ( ), que ficou conhecido como coronel Drake.

13 Extracção A 27 de Agosto de 1859, em Titusville na Pensilvânia, jorrou à superfície petróleo que se encontrava a 23 metros de profundidade. O coronel Drake recolheu-o em barris de água, chegando a conseguir encher duas toneladas por dia. É por isso que o barril (que tem 159 L de capacidade) ainda hoje é a unidade de medida do petróleo Foi o começo da corrida ao «ouro negro». No final de 1860 já eram explorados 2000 poços.

14 Transporte Navios petroleiros Camiões Cisterna Oleodutos Gasodutos
Vagões (caminhos de ferro)

15 Refinação do Petróleo bruto
Passagem por um conjunto de processos físicos e químicos de modo a separar o petróleo bruto nos seus mais variados componentes - DERIVADOS

16 Refinação do Petróleo bruto
O primeiro processo a que o petróleo é submetido é à destilação fraccionada

17 Destilação do petróleo bruto
O petróleo bruto aquecido a 360/380ºC entra numa coluna de destilação onde se processa a separação das diversas fracções, aproveitando a diferença das respectivas volatilidades. No seu interior, a torre dispõe de uma série de pratos colocados a diferentes alturas.

18 Destilação do petróleo bruto
Quando o petróleo é aquecido até à ebulição liberta vapores que sobem pela coluna. Os componentes mais voláteis, de baixo ponto de ebulição, ascendem continuamente pela coluna em direcção ao topo, que é a parte mais fria onde condensam.

19 Destilação do petróleo bruto
Os componentes menos voláteis, com pontos de ebulição mais elevados, condensam a alturas inferiores da coluna. A uma determinada altura da coluna, a temperatura é sempre a mesma, e o liquido condensado em cada prato tem sempre a mesma composição química.

20 Destilação do petróleo bruto
Os produtos assim obtidos designam-se por fracções e são, principalmente, o gás metano, a gasolina, o querosene e o gasóleo.

21 Destilação do petróleo bruto
Fonte:

22 Destilação do petróleo
Temperaturas Produtos < 30º C = Metano, etano, propano, butano De 20 a 60º C Éter de Petróleo De 60 a 90º C Benzina De 90 a 120º C Nafta De 40 a 200º C Gasolina De 150 a 300º C Querosene De 250 a 350º C Gasóleo De 300 a 400º C Óleos Lubrificantes Resíduos Asfalto, Piche e Coque Subprodutos Parafina e Vaselina

23 A Refinação do Petróleo
Pode ser realizada por três operações: permitem separar vários produtos utilizando as diferenças de ponto de ebulição, de densidade ou de solubilidade em solventes selectivos Operações físicas de separação destinam a alterar a estrutura molecular dos compostos de forma a obter produtos com determinadas características. Operações químicas destinadas a melhorar a qualidade dos vários derivados do petróleo por eliminação de certas impurezas Operações físicas ou químicas de tratamento

24 Principais países produtores de petróleo
1. Arábia Saudita 2. Rússia 3. Estados Unidos 4. Irão 5. República Popular da China 6. México 7. Canadá 8. Emirados Árabes Unidos 9. Venezuela 10. Noruega

25 Principais países produtores de petróleo

26 Fonte de energia primária
Utilização Fonte de energia primária Gasolinas Gasóleos Gás Querosene

27 Matéria prima em muitas indústrias
Utilização Matéria prima em muitas indústrias pesticidas alcatrão plásticos perfumes medicamentos

28 Marés Negras As marés negras são originadas por derrames de petróleo e consistem numa enorme mancha de crude que cobre uma determinada superfície aquática. Os derramamentos podem ter várias origens, nomeadamente, desastres ocorridos com petroleiros, as lavagens de tanques, descargas feitas por refinarias e outras indústrias, acidentes em plataformas petrolíferas.


Carregar ppt "O Petróleo Mª MANUELA VARELA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google