A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2016

2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
COMPONENTES DE UM PROJETO ELEMENTOS TEXTUAIS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

3 Introdução Desenvolvimento Conclusão ELEMENTOS TEXTUAIS

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tem por objetivo informar o leitor sobre as contribuições de outros autores que já tenham escrito sobre o assunto abordado. É através da fundamentação teórica, que se avalia o conhecimento produzido em pesquisas prévias, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes para o trabalho;

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Analisa as mais recentes obras científicas disponíveis que tratem do assunto; Demonstra que o pesquisador está atualizado nas últimas discussões no campo de conhecimento em investigação.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tenha início e fim para os tópicos tratados; Preencha as lacunas com considerações próprias; Crie elos entre as citações; Citação segundo o Manual de Normas Acadêmicas UDC Medianeira. Revisão de literatura não é apenas “copiar e colar” de citações bibliográficas.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Fontes de consulta: Artigos em periódicos nacionais e internacionais; Livros; Monografias, dissertações e teses; Sites de pesquisa científica.

9 CITAÇÕES

10 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
ELEMENTOS TEXTUAIS ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO CITAÇÕES ABNT-NBR 10520:2002 C I T A Ç Ã O: É a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, de um documento (é dar o devido crédito ao autor da ideia).

11 ELEMENTOS TEXTUAIS POR QUE USAR CITAÇÃO?
Dar credibilidade ao trabalho científico; Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa; Fornecer exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.

12 TIPOS DE CITAÇÃO

13 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÕES Diretas Indiretas Citação de citação

14 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA
É a transcrição/cópia de um parágrafo, frase ou uma expressão, usando as mesmas palavras do autor do trabalho, seguidas da indicação da fonte consultada.

15 CURTA OU ATÉ 3 LINHAS LONGA OU MAIS DE 3 LINHAS ELEMENTOS TEXTUAIS
CITAÇÃO DIRETA CURTA OU ATÉ 3 LINHAS LONGA OU MAIS DE 3 LINHAS

16 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA CURTA Devem ser inseridas no texto entre “aspas duplas” seguida do sobrenome do autor e número de página. Autor (ano, página) OU (AUTOR, ano, página) Chiavenato (2000, p. 310) (CHIAVENATO, 2000, p. 310)

17 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA CURTA
“Esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre” (CHIAVENATO, 2000, p. 310). OU Para Chiavenato (2000, p. 310), “esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre.”

18 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA LONGA Devem ser destacadas com um recuo de 4 cm do parágrafo, com fonte menor (11) do que a utilizada no texto, sem aspas e com espaçamento simples.

19 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA LONGA
1linha em branco O Esperanto é uma língua muito lógica. Um dos grandes motivos que leva ao estudo do Esperanto é o anseio por uma língua mais perfeita para a inteligência, como também já o reclamavam no início dos tempos modernos os geniais pensadores Descartes, Komenius, Leibniz. Uma boa língua faz a cabeça mais perfeita. (PAULI, 1985, p. 203). 4 cm da margem 1linha em branco

20 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA
1) SUPRESSÕES: indicam interrupção ou omissão da citação sem alterar o sentido do texto. São indicadas  pelo uso de reticências entre colchetes, no início, meio ou final da citação. [...]. 2) INTERPOLAÇÕES: acréscimos ou comentários inseridos em citações são indicados entre colchetes [ ], no inicio, meio ou final da citação. 3) ÊNFASE OU DESTAQUE: As palavras ou expressões destacadas no texto, devem ser seguidas de uma das expressões: grifo meu ou grifo nosso, inseridas após a indicação da referência da citação.

21 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DIRETA

22 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO INDIRETA É a transcrição das ideias de um autor usando as próprias palavras; Não se utiliza aspas nas citações indiretas e o número de página é opcional.

23 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO INDIRETA
O videotexto é uma biblioteca referencial atualizável (PLAZA, 1984). OU Plaza (1984) destaca que o videotexto é uma biblioteca referencial atualizável.

24 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DE CITAÇÃO
É uma citação de um documento sem acesso ao documento original, ou seja, você vai citar um autor que foi citado pelo autor, do qual você teve acesso ao documento.

25 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DE CITAÇÃO
Pode ser direta ou indireta, respeitando a formatação das mesmas. Utiliza-se o termo apud.

26 ELEMENTOS TEXTUAIS CITAÇÃO DE CITAÇÃO Exemplo:
Segundo Silva (2000 apud BRANDO, 2001, p. 55) “quando o poder se apresenta com a mão participativa, é fundamental ver o que esconde na outra”.


Carregar ppt "FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google