Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria de Begonha Castelhano Gentil Alterado mais de 6 anos atrás
1
As bênçãos e o dinheiro 5 DE NOVEMBRO DE 2016
Trazei todos os dízimos (...) e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. (Ml 3:10)
2
TEXTO BÁSICO
3
6. As bênçãos e o dinheiro Trazei todos os dízimos (...) e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. (Ml 3:10)
4
Objetivo
5
6. As bênçãos e o dinheiro Ajudar o estudante da Bíblia a refletir no que as Escrituras Sagradas dizem sobre as diversas bênçãos e promessas relacionadas à contribuição e à vida financeira do cristão.
6
INTRODUÇÃO
7
6. As bênçãos e o dinheiro Os dízimos e as ofertas são formas bíblicas de cooperarmos com a obra de Deus (Pv 3:9-10; Ml 3:10-12). São expressões de fidelidade e gratidão, que devem ser praticadas e repassadas de geração a geração. Esses são motivos suficientes para contribuirmos, mas, além desses, existem as muitas bênçãos e promessas de Deus para a vida financeira do cristão, grande parte especialmente vinculada aos atos de dizimar e ofertar.
8
Entendendo o ensino bíblico
9
6. As bênçãos e o dinheiro O ato de contribuir financeiramente tem sempre um tríplice efeito: abençoa aos outros, a nós mesmos e glorifica a Deus. A verdade é que somos os principais beneficiados ao contribuirmos. Paulo compara isso a uma semeadura que fazemos no campo. Quanto mais semearmos, mais colheremos (2 Co 9:6). Quais são as bênçãos de que podemos desfrutar? 1. A provisão constante 2. As bênçãos abundantes
10
Respondendo o ensino bíblico
1. O Criador e o dinheiro Respondendo o ensino bíblico
11
6. As bênçãos e o dinheiro 01. Leia Sl 37:25; Mt 6:25-34; Fl 4:19; o item do comentário, e responda: O que esses textos nos dizem sobre a provisão constante que Deus promete aos crentes? 02. Comente com a classe a seguinte frase: “Ele suprirá as necessidades básicas para nossa sobrevivência, aquelas que possibilitam vivermos de forma digna”. 03. Após ler Pv 3:9-10; 2 Co 9:6, 9-11, responda: Com que bênçãos especiais os cristãos podem contar, relacionadas às contribuições financeiras? 04. Leia em Ml 3:10-12, o item 2 e responda: Qual é o contexto dessa passagem e de que forma ela se aplica a nós? Você concorda com a frase “Mais valem 90% com a bênção do Senhor do que 100% sem a sua proteção”?
12
Praticando o ensino bíblico
1. O Criador e o dinheiro Praticando o ensino bíblico
13
6. As bênçãos e o dinheiro 1. Contribua de coração e sem barganhar.
Dízimos e ofertas não são pagamentos pelas bênçãos divinas; antes, são evidência de nossa fé, nossa obediência e nossa gratidão a Deus.4 Se ele quiser, pode nos conceder riqueza, mas esse é um privilégio que ele pode nos conceder, não uma obrigação.5 Não podemos acusá-lo de ser infiel, se não nos tornar ricos, por conta de nossa contribuição. Deus não pode ser comprado por ninguém (At 8:14-21). 05. Por que, ao contribuir, não temos o direito de barganhar com Deus por suas bênçãos? Responda, com base na primeira aplicação.
14
6. As bênçãos e o dinheiro 2. Contribua de coração e sem desconfiar.
Confie na provisão, espere as bênçãos abundantes do Senhor. Não encare o ato de ofertar ou de devolver o dízimo como algo pesado, um sacrifício muito grande; ao contrário, faça de coração, com alegria e generosamente, como algo que você está semeando pela fé. Deus dá em abundância ao que semeia em abundância (2 Co 9:6). Creia que o Senhor derramará bênçãos sem medida sobre suas finanças e sobre o fruto de seu trabalho (Ml 3:10). 06. Por que, ao contribuir, não devemos duvidar das promessas de Deus? Você acredita que ansiedade é sinal de desconfiança em Deus? Responda com base na segunda aplicação.
15
6. As bênçãos e o dinheiro Desafio da semana
O seu desafio é verificar como estão seus dízimos e suas ofertas. Se necessário, faça um conserto com o Senhor. Planeje suas contribuições. Contribua com alegria e generosidade, sem querer barganhar com Deus, mas, sim, confiando em suas promessas.
16
Próxima lição Lição 7 A sabedoria e o dinheiro
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.