A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II Colégio Maria Imaculada - SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II Colégio Maria Imaculada - SP."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II Colégio Maria Imaculada - SP

2 Coordenação : Mauricéia Ribeiro Professores responsáveis: Professores responsáveis: Prof. Pércio J. Soares Prof. Pércio J. Soares Prof. Guilherme M. Marchi Prof. Guilherme M. Marchi Profª Monique Lopes Profª Monique Lopes Desenvolvimento : Alunos dos 6º e 7º anos do E.F II Colaboração e monitoria : Profª Cássia Rigueiro Profª Cássia Rigueiro Alunos dos 1º anos do E.M. Alunos dos 1º anos do E.M.

3 Proporcionar por meio de uma atividade prática a integração de toda comunidade educativa na Festa da Família; Possibilitar que os conceitos matemáticos sejam aprofundados de maneira significativa utilizando uma dinâmica alternativa e motivadora; Perceber que muitos jogos foram elaborados utilizando conceitos Matemáticos; Perceber que muitos jogos foram elaborados utilizando conceitos Matemáticos; Desenvolver a aprendizagem com a utilização de jogos e brincadeiras; OBJETIVOS

4 3 - REALIZAÇÃO 2 – ELABORAÇÃO 4 - CONCLUSÕES ÍNDICE 1 – JUSTIFICATIVA

5 Jogar faz parte do universo da criança, é algo natural a ela e podemos utilizar essa ideia para usar os jogos em sala de aula, como um recurso a favor da aprendizagem escolar. Ao Jogar, a criança sente prazer, alegria, diverte-se, tem o desafio de buscar soluções, estratégias, além da disputa saudável com os colegas que lhe possibilita estar junto em um contexto diferenciado, aprendendo a lidar com as ideias dos outros e com situações novas que poderão surgir a cada jogada, aprendendo a perder e a lidar com isso de maneira natural. Sendo assim, durante a festa da família, é uma ótima oportunidade para interagir com os familiares e apresentar o que estamos desenvolvendo em sala de aula. 1 – JUSTIFICATIVA

6 Durante as aulas de Matemática, como fator motivacional, a utilização de diversos jogos e atividades lúdicas, foram trabalhados os conceitos Matemáticos e destacando que a própria concepção dos Jogos, requer a concentração, o raciocínio lógico e a solução de problemas. Os alunos do Ensino Fundamental foram divididos em grupos, ficando responsáveis pela elaboração de todo o material que seria utilizado na Oficina, que ocorreu na Festa da Família. 2 – ELABORAÇÃO

7 No Laboratório Tecnológico, digitaram e ilustraram os objetivos e as regras de cada jogo. Os alunos do Ensino Médio, colaboraram na confecção de faixas e cartazes 2 – ELABORAÇÃO

8 Fichas elaboradas pelos alunos Faixas e cartazes

9 Os seguintes jogos formaram o Circuito Matemático: JOGO DOS ALGARISMOS ROMANOS JOGO MAIS PERTO DE ZERO TANGRAM BATALHA DAS FRAÇÕES JOGO DOS PENTAMINÓS ALINHANDO NÚMEROS INTEIROS BATALHA DOS INTEIROS BINGO DA MATEMÁTICA JOGO DAS PROPORÇÕES PERDAS E GANHOS 3 - REALIZAÇÃO

10 No próprio conceito do Circuito Matemático, elaboramos uma dinâmica onde todos os participantes deveriam conhecer o maior número possível de jogos. 3 - REALIZAÇÃO Apresentaremos a seguir, os objetivos específicos de cada jogo trabalhado.

11 Objetivo : É um jogo onde utilizamos cartas para formar o maior número possível, utilizando os algarismos romanos. Possibilita o resgate da História da Matemática 3.1 – Jogo dos Algarismos Romanos O que você aprendeu nesse jogo? Revi os números romanos e utilizei todos para formar os maiores números possíveis – Giulia Dallari – 1º EM B O que você aprendeu nesse jogo? Revi os números romanos e utilizei todos para formar os maiores números possíveis – Giulia Dallari – 1º EM B O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi como fazer contas com os algarismos romanos Marina Boechat – 6º D Marina Boechat – 6º D O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi como fazer contas com os algarismos romanos Marina Boechat – 6º D Marina Boechat – 6º D

12 Objetivo : Objetivo : Chegar ao resultado mais próximo de zero, usando as quatro operações matemáticas elementares. Possibilita a fixação das operações básicas da Matemática. 3.2 – Jogo Mais perto do zero O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi a usar as operações através de uma brincadeira – Beatriz Nunes– 6º ano A O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi a usar as operações através de uma brincadeira – Beatriz Nunes– 6º ano A

13 Objetivo : Objetivo : O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. 3.3 – Tangram O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi que o Tangram é um quebra- cabeça formado por 7 peças, que auxilia o aprendizado da Geometria – Amanda Karen – 7º A O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi que o Tangram é um quebra- cabeça formado por 7 peças, que auxilia o aprendizado da Geometria – Amanda Karen – 7º A

14 Objetivo : Formar a maior fração com as peças disponíveis. Possibilita a compreensão dos conceitos de números fracionários e as operações com frações. 3.4 – Batalha das Frações O que você aprendeu nesse jogo? Escolher o número certo para formar o numerador e o denominador de frações – Vinício F. Huang - 1º ano EM B O que você aprendeu nesse jogo? Escolher o número certo para formar o numerador e o denominador de frações – Vinício F. Huang - 1º ano EM B O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi a formar frações mais rapidamente Amine Thomé – 7º B O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi a formar frações mais rapidamente Amine Thomé – 7º B

15 Objetivo : Encaixar o maior número de peças disponíveis no tabuleiro, até que o adversário não tenha jogadas. Auxilia o aprendizado dos conceitos de geometria plana. 3.5 – Jogo dos Pentaminós O que você aprendeu nesse jogo? Noções de planificação de área – Giulia Dallari 1º ano EM B 1º ano EM B O que você aprendeu nesse jogo? Noções de planificação de área – Giulia Dallari 1º ano EM B 1º ano EM B

16 Objetivo : Objetivo : Conseguir o maior número de pontos, alinhando as cartas sobre a mesa conforme seus valores. 3.6 – Alinhando números inteiros O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi a alinhar os números naturais e inteiros – Rafaella Deieno 1º ano EM B 1º ano EM B O que você aprendeu nesse jogo? Aprendi a alinhar os números naturais e inteiros – Rafaella Deieno 1º ano EM B 1º ano EM B

17 Objetivo : Objetivo : Conseguir a maior quantidade de cartas, efetuando as operações matemáticas antes dos outros jogadores. 3.7 – Batalha dos inteiros O que você aprendeu nesse jogo? Somar os números (negativos e positivos), rapidamente – Arthur Boschini - 7º B O que você aprendeu nesse jogo? Somar os números (negativos e positivos), rapidamente – Arthur Boschini - 7º B

18 Objetivo : Objetivo : Completar uma linha, coluna ou diagonal na cartela, de acordo com os resultados dos problemas apresentados. Auxilia a realização dos cálculos mentais de forma rápida e objetiva. 3.8 – Bingo da Matemática O que você aprendeu nesse jogo? O jogo auxilia o raciocínio lógico Isabella Costa 1º ano EM A 1º ano EM A O que você aprendeu nesse jogo? O jogo auxilia o raciocínio lógico Isabella Costa 1º ano EM A 1º ano EM A

19 Objetivo : Objetivo : Formas uma sequência, na ordem correta, que correspondam a uma proporção. 3.9 – Jogo das Proporções O que você aprendeu nesse jogo? Multiplicar e dividir dos 2 lados de uma equação, fazendo que o resultado destes sejam iguais– Fernanda Gonçalves - 1º ano EM A O que você aprendeu nesse jogo? Multiplicar e dividir dos 2 lados de uma equação, fazendo que o resultado destes sejam iguais– Fernanda Gonçalves - 1º ano EM A O que você aprendeu nesse jogo? Fazer contas com números diferentes pode dar o mesmo resultado – Bruno Camargo – 7º A O que você aprendeu nesse jogo? Fazer contas com números diferentes pode dar o mesmo resultado – Bruno Camargo – 7º A

20 Objetivo : Objetivo : Aprender a fazer conta com os números positivos e negativos de uma forma Divertida 3.10 – Perdas e Ganhos O que você aprendeu nesse jogo? Aprender a fazer contas com os números positivos e negativos –Giulianna Moscatelli - 7º ano A O que você aprendeu nesse jogo? Aprender a fazer contas com os números positivos e negativos –Giulianna Moscatelli - 7º ano A

21 A seguir, relacionaremos algumas opiniões dos participantes sobre a Oficina realizada : Foi uma experiência boa, aprendi que podemos aprender Matemática nos divertindo, achei um projeto diferente - Bruno B. – 7º A 4 - CONCLUSÕES Nessa oficina, consegui aprender coisas novas e além disso relembrei muitas coisas que aprendi no 6º ano, por exemplo, as regras dos algarismos romanos. Foi uma forma divertida de aprender – Amanda Karen - 7º A Nessa oficina, consegui aprender coisas novas e além disso relembrei muitas coisas que aprendi no 6º ano, por exemplo, as regras dos algarismos romanos. Foi uma forma divertida de aprender – Amanda Karen - 7º A A oficina estava muito divertida. As atividades estavam bem planejadas, as pessoas foram muito gentis e estavam bem preparadas para nos ensinar a jogar – Arthur Boschini - 7º B A oficina estava muito divertida. As atividades estavam bem planejadas, as pessoas foram muito gentis e estavam bem preparadas para nos ensinar a jogar – Arthur Boschini - 7º B

22 Eu consegui aprender a Matemática e as matérias dos 6º e 7º anos Rodrigo – 6º B Eu consegui aprender a Matemática e as matérias dos 6º e 7º anos Rodrigo – 6º B 4 - CONCLUSÕES Nessa oficina, aprendemos que estudar Matemática pode ser bem divertido e interessante – Wara Amaral - 6º A Nessa oficina, aprendemos que estudar Matemática pode ser bem divertido e interessante – Wara Amaral - 6º A Nós achamos a Festa da Família realmente muito boa. As crianças tiveram um ótimo desempenho, além de terem se organizado e produzido o material de cada jogo – André Aranda Nós achamos a Festa da Família realmente muito boa. As crianças tiveram um ótimo desempenho, além de terem se organizado e produzido o material de cada jogo – André Aranda Eu gostei de tudo, achei super bem organizado e achei que dá para aprender bastante se você quiser – João Victor – 1º EM B

23 Poder propiciar uma dinâmica em que o aluno aprende brincando, valorizando a obtenção dos conceitos matemáticos e da tecnologia, nos permitiu constatar que todos os objetivos propostos foram atingidos. Pelo envolvimento de toda a Comunidade Educativa, e principalmente, pela alegria que os alunos sentiram ao se dedicarem à realização da atividade, gostaríamos de agradecer a todos os participantes. Educadores responsáveis pela atividade 4 - CONCLUSÕES


Carregar ppt "Atividade realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II Colégio Maria Imaculada - SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google