A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto: Nós e os outros JI Linhó JI Portela JI Ranholas JI S.Pedro JI Sintra Ano lectivo: 2010/11 Agrupamento de escolas D. Fernando II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto: Nós e os outros JI Linhó JI Portela JI Ranholas JI S.Pedro JI Sintra Ano lectivo: 2010/11 Agrupamento de escolas D. Fernando II."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto: Nós e os outros JI Linhó JI Portela JI Ranholas JI S.Pedro JI Sintra Ano lectivo: 2010/11 Agrupamento de escolas D. Fernando II

2 Projecto: Nós e os outros Este projecto nasceu da necessidade sentida pelas educadoras do Agrupamento de Escolas de D. Fernando II em partilhar espaços, materiais e experiências, não só entre si mas também com o grupo de crianças. Assim, foi acordado que mensalmente ao longo do ano, um grupo de crianças de um Jardim de Infância iria visitar outro, que ao recebê-los teria uma actividade proposta para o grupo visitante. Deste modo todos os meninos terão uma saída onde irão visitar um Jardim de Infância do Agrupamento e receberão um grupo na sua sala. O Projecto termina em Junho com um piquenique comum ao Parque Marechal Carmona.

3 Projecto: Nós e os outros Jardim de Infância de Ranholas visita o do Linhó Antes de iniciar este projecto, os meninos de Ranholas tinham enviado uma carta para o Linhó, onde contavam porque gostavam de ir à escola. Aproveitando essa situação os meninos do Linhó responderam, apresentaram- se e convidaram-nos para fazerem uma visita. - Percepção da consistência da palavra oral - Noção de palavra / frase - Apreensão da funcionalidade da linguagem escrita Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita:

4 Projecto: Nós e os outros - O que fazer para os meninos de Ranholas? Como o objectivo seria passar juntos todo o dia, resolvemos que a nossa actividade seria fazer o almoço em conjunto. - Qual a ementa? SOPA PIZZA SOBREMESA ÁGUA Combinámos que a sopa seria preparada por todos os meninos do Linhó, no dia anterior. A Pizza seria feita por todos no próprio dia. A sobremesa seria fruta.

5 Projecto: Nós e os outros -Onde comer? Como não temos mesas e cadeiras suficientes, temos de comer sentados no chão. -Vamos fazer uma toalha? -Como? Com riscas. Ficou simples, com riscas verticais vermelhas e horizontais azuis. Depois cada um inventou um padrão para uma toalha: Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática - Padrões

6 Projecto: Nós e os outros Finalmente dia 25 de Novembro. Às 9.15h os meninos de Ranholas chegaram. Fizemos uma roda onde nos apresentámos, Cantámos algumas canções, fazendo troca de letras. Os meninos de Ranholas ofereceram-nos um coração cheio de amizade. No final apresentámos o Zorro (o nosso cão). Área da Formação Pessoal e Social - Amizade / solidariedade - Partilha - Saber esperar a vez - Respeitar o outro Área de expressão e comunicação: Domínio da expressão musical

7 Projecto: Nós e os outros Fomos fazer a nossa pizza: Dividimo-nos em 4 grupos. Éramos 39 e descobrimos que um dos grupos tinha menos um menino. Vimos que: Se um grupo precisava de 1 base de pizza, no total precisávamos de 4. Se um grupo precisava de uma fatia de fiambre, no total precisávamos de 4. Se um grupo precisava de 1 copo de tomate, no total precisávamos de 4. (…) Isto é, era necessário 4 vezes mais. Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática

8 Área de Conhecimento do Mundo: - Manuseamento de alimentos saudáveis - Composição de uma receita saudável Projecto: Nós e os outros

9 Quando terminámos as pizzas, estas foram para o forno. Fomos todos brincar. Partilhámos o nosso espaço e os brinquedos. Alguns meninos estiveram com o Zorro. Aprenderam como é que se trata dele. Área de Conhecimento do Mundo - Aprendizagem de novos saberes - Respeito pelas regras do JI Área da formação social : - Amizade e partilha

10 Projecto: Nós e os outros Por fim as pizzas estavam prontas. Sentámo-nos à volta da toalha, tendo a preocupação de estar um menino de Ranholas, um do Linhó (…), para se conhecerem melhor. Tivemos uma surpresa. A sobremesa foi feita pelos meninos de Ranholas. Era deliciosa!

11 Área da formação pessoal e social: -Saber relacionar-se; -Saber estar em grupo; - Respeitar as regras sociais da refeição Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática - Sequências Projecto: Nós e os outros

12 Depois do almoço houve novamente a exploração do espaço e de materiais. Antes de os meninos de Ranholas se irem embora, voltámos a reunir em grande grupo. Cada sala tinha feito um presente para oferecer à outra: Ranholas fez flores de papel para agradecer o convite. Linhó fez chapéus de cozinheiro onde certificou cada criança como um grande cozinheiro. Área da expressão e comunicação: Domínio da expressão plástica - Coordenação manual Área da formação pessoal e social: -Partilha, amizade -Saber dar e receber

13 Projecto: Nós e os outros Para finalizar combinámos que cada sala de Jardim de Infância iria fazer a receita da pizza e depois faríamos troca das mesmas. O resultado final foi o seguinte: Área de Conhecimento do Mundo - Aprendizagem de novos saberes - Utilização das TIC Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da matemática - Escrita simbólica - Percepção da letra / palavra / frase - ordenação e contagem

14 Projecto: Nós e os outros Jardim de Infância do Linhó visita Jardim de Infância da Portela de Sintra – Sala 1 O grupo da Portela de Sintra, para convidar os meninos do Jardim de Infância do Linhó enviou um convite: Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita:

15 Projecto: Nós e os outros Para nos conhecermos, iniciamos o dia com um jogo de apresentação. De mãos dadas aleatoriamente numa só roda, dizíamos: -Eu sou o/a … e estou de mão dada com o/a… Descobrimos que havia meninos com o mesmo nome. Fizemos pares, trios, contámos de diferentes maneiras… Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da matemática Área da formação pessoal e social: A actividade proposta para este dia, está relacionada com a visita de estudo agendada para o mês de Janeiro Museu da Música Portuguesa, que envolveu todos os Jardins.

16 Projecto: Nós e os outros Depois de nos conhecermos, iniciamos o nosso projecto conjunto: Para podermos realizar esta actividade tivemos uma missão: Ficámos com a responsabilidade de guardar todo o material reciclável dos nossos lanches e não só… Área de Conhecimento do Mundo

17 Projecto: Nós e os outros Os nossos instrumentos ficaram assim…

18 Projecto: Nós e os outros No final da manhã, divertimo-nos com os diferentes sons dos Instrumentos musicais que construímos. Fomos brincar livremente no espaço exterior do Jardim de Infância.

19 Projecto: Nós e os outros Após o almoço, partilhámos experiências. Os meninos do Linhó como forma de retribuição, trouxeram cartões com adivinhas construídas por eles, que depois de lidas eram adivinhadas pelos meninos da Portela e era oferecido a quem desvendasse.

20 Projecto: Nós e os outros Como os meninos do Linhó já tinham ido à Visita de estudo, trouxeram-nos uma caixinha de música, que compraram no Museu, para nos mostrarem como funcionava.

21 Projecto: Nós e os outros Depois de um GRANDE dia, chegou a hora de dizer adeus. Despedimo-nos com a boca doce. E não terminámos aqui… Ficou a promessa de trocar correspondência sobre as aprendizagens relacionadas com a música.

22 Projecto: Nós e os outros Passado alguns dias… Visitámos nós o Museu… Trouxemos postais das máquinas mecânicas expostas… Na sala reproduzimos os postais, como sabemos… Agora façam a associação…

23 Projecto: Nós e os outros

24 Jardim de Infância da Portela de Sintra sala 1 visita Jardim de Infância de Sintra – Vila Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita A proposta do JI da Vila para a realização da actividade foi o Jogo da Glória. Este jogo consiste num conjunto de regras a seguir. Projecto: Nós e os outros

25 Os materiais usados na realização do jogo foram: -Um tabuleiro cujas casas tinham imagens de instrumentos musicais e pontos de interrogação( que correspondiam as perguntas das cartas do jogo) -Um dado -Peões -Cartas com perguntas Projecto: Nós e os outros

26 Nesta actividade estão abrangidas todas as áreas de conteúdo de uma forma transversal. -Área de formação pessoal e social -Área de expressão e comunicação. Domínio da matemática. Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita -Área de conhecimento do mundo Projecto: Nós e os outros

27 Formámos as equipas: Meninos do JI da Vila contra meninos do JI da Portela. Projecto: Nós e os outros JI Portela JI Sintra

28 Conhecemos as regras do jogo: Os jogadores que calharem numa casa com questão e acertarem, jogam de novo. Se falharem perdem a vez. Os que calharem numa casa de instrumentos musicais tem uma tarefa para cumprir. Ganha o jogo a equipa que Chegar primeiro à última Casa. Projecto: Nós e os outros

29 Para iniciar o jogo, cada chefe de equipa lançou o dado. A equipa com mais pontos é a primeira a jogar. A equipa da Portela lançou o dado: 5 (cinco) pontos. Projecto: Nós e os outros

30 A equipa de Sintra tentou a sua sorte: 4 (quatro) pontos Foi por pouco! A equipa da Portela deu início ao jogo. Utilizámos a linguagem mais e menos para comparar dois números. Projecto: Nós e os outros

31 Contagem: As crianças reconhecem sem contar o número de objectos de um conjunto, verificando por contagem esse número.

32 Projecto: Nós e os outros As crianças alargam o capital lexical, explorando o som e o significado de novas palavras.

33 Projecto: Nós e os outros No final, não houve vencedores nem vencidos, terminámos com um empate: Uma vitória para o JI da Portela, uma vitória para o JI de Sintra Despedimo-nos com uma troca de lembranças:

34 Jardim de Infância de Sintra visita Jardim de Infância de S.Pedro As actividades preparadas para hoje, fazem parte de um projecto que tem vindo a ser desenvolvido na nossa sala ao longo do ano. O qual teve como ponto de partida a história dos 3 Porquinhos. Formação Pessoal e Social - Respeitar a vez - Reconhecer e respeitar as diferenças - Saber observar - Promover o espírito equipa -Fomentar a amizade - Fomentar a socialização Projecto: Nós e os outros

35 Domínio da Linguagem oral - Narrar uma história com a sequência apropriada - Alargar o vocabulário - Promover o desenvolvimento da oralidade Depois de saber-mos os nomes uns dos outros. É tempo de contar a história… Os fantoches e as casinhas dos porquinhos, foram feitas por nós Projecto: Nós e os outros

36 Área do Conhecimento do mundo - Valorizar os saberes dos outros - Saber ouvir Todos gostaram da história…. Projecto: Nós e os outros

37 Depois organizaram-se equipas para as actividades no exterior. Vamos jogar bolling, elaborar um cartaz colectivo e brincar…. Domínio da matemática -Ser capaz de utilizar os nº ordinais até 3 -Fazer um percurso -Fazer Seriações -Fazer correspondências -Descriminação de cores -Registar - contar Projecto: Nós e os outros

38 Para registar na tabela temos que fazer contas Depois é só ver quem são os vencedores. Projecto: Nós e os outros

39 É divertido pintar, num papel de grande dimensão… Expressão Plástica -Desenvolver a criatividade - Promover a interacção social Projecto: Nós e os outros

40 Brincámos e explorámos o espaço até à hora de partir Projecto: Nós e os outros

41 Jardim de Infância de S.Pedro visita Jardim de Infância da Portela, sala 1 Fomos visitar o Oceanário, vimos muitos peixes e animais marinhos. Como queremos saber mais sobre os peixes e o seu habitat. A Ed. Cátia, resolveu trazer carapaus para podermos explorar a sua constituição interna e externa.

42 Vamos utilizar os nossos sentidos para descobrir algumas características dos peixes… Projecto: Nós e os outros

43 Área do Conhecimento do Mundo: - Incentivar a curiosidade e o desejo de saber - Promover o contacto com novas situações - Promover a descoberta do ambiente natural - Conhecer algumas características internas e externas dos peixes - Descobrir os nossos sentidos O carapau tem o corpo coberto de escamas e é escorregadio, porque tem um revestimento gelatinoso, que o ajuda a deslocar-se com mais facilidade na água. Não cheira muito bem… escama Projecto: Nós e os outros

44 Os peixes têm barbatanas para nadar. Não têm pulmões como nós para respirar, têm guelras. Projecto: Nós e os outros

45 Área da Expressão e comunicação: Domínio da matemática : -Simetria -Contagem - Noção dentro/ fora; interior/exterior; fronteira Vamos descobrir como é o peixe por dentro: Tem espinhas, coração, estômago, fígado, guelras, rim. espinhas fígado Projecto: Nós e os outros

46 Guelras Domínio da linguagem oral: -Estimular o desenvolvimento da linguagem e comunicação oral - Alargar o vocabulário -Desenvolver a memorização -Fomentar o diálogo sobre assuntos diversificados Projecto: Nós e os outros

47 Observar, manipular e descobrir…. intestino barbatanas Projecto: Nós e os outros

48 Domínio da expressão motora: -Desenvolver coordenação oculo-motora -Desenvolvimento da motricidade global Área da Formação Pessoal e Social -Partilhar saberes e aprendizagens -Saber estar em situações diferentes -Respeitar regras de convívio social -Partilhar sentimentos e emoções -Favorecer a intercomunicação e a relação em grupos e pares Domínio da expressão plástica: - Desenvolvimento da criatividade e do sentido estético Projecto: Nós e os outros

49 Jardim de Infância da Portela de Sintra - sala 2 visita Jardim de Infância de Ranholas Sendo esta a última das visitas e estando a chegar ao fim este intercâmbio, foi programada uma actividade lúdica, que apelasse a competências adquiridas e pudesse ser efectuada por todas as crianças independentemente da sua idade. Jogo de Ranholas 1ª Estação - Massa Mágica 2ª Estação - Jogo do Jardim Zoológico 3ª Estação - Pintura colectiva com roll-on 4ª Estação - Massa de cores – duas cores 5ª Estação - Jogo de memória 6ª Estação - Desenho colectivo com marcadores grossos no cavalete 7ª Estação - Circuito de ginástica 8ª Estação - Espuma de barbear Projecto: Nós e os outros

50 As crianças ditaram um convite para os amigos da Portela, que foi enviado por . Amiguinhos, venham à nossa escola/festa de Ranholas, na 6ª feira dia 27 de Maio, Por favor ! Vai ser divertido... Vão ter surpresas... Há muita comida... Vá lá venham cá Beijinhos Amiguinhos Projecto: Nós e os outros Área da expressão e comunicação -Domínio da linguagem oral -Abordagem à escrita /leitura - Composição da mensagem social (convite)

51 Projecto: Nós e os outros No dia anterior preparamos os legumes para fazer sopa e juntamos algumas ervilhas que colhemos na nossa horta. Área do Conhecimento do Mundo -Promover uma alimentação saudável - Adquirir regras de higiene -Utilizar de utensílios de cozinha respeitando as regras de segurança -Manipular novos alimentos

52 Projecto: Nós e os outros GELADO Área da Matemática -tomar consciência da importância da medida - compreender a noção de adição - desenvolver o pensamento logico matemático Área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita - desenvolver a memorização - representar momentos de um acontecimento através do desenho e da escrita

53 Projecto: Nós e os outros Quando os amiguinhos chegaram reunimo-nos na sala. Cantamos a canção do bom dia. Foi explicado o jogo e as crianças escolheram à sorte um quadradinho de papel colorido, para formarem equipas. Cada estação do jogo estava identificada com a representação feita pelas crianças e finalizada a actividade de cada estação a equipa recolhia uma peça do puzzle com a sua cor. Área da formação pessoal e social: -Saber estar em grupo - Promover o trabalho em equipa -Cooperar e partilhar -Desenvolver a auto-estima e o relacionamento entre pares Foto puzzle

54 Projecto: Nós e os outros Área da expressão e comunicação: -Desenvolvimento sensorial e motor

55 Projecto: Nós e os outros Área da expressão de comunicação: -Cumprir regras pré-estabelecidas -Efectuar leitura pictográfica e ideográfica -Favorecer o raciocínio matemático (contagem e sequência numérica, visualização do número e da quantidade) Área do conhecimento do mundo: -Promover o interesse pelos seres vivos -Fomentar o conhecimento das características dos animais

56 Projecto: Nós e os outros Área da expressão e comunicação: -Domínio da expressão plástica -Desenvolver o sentido estético

57 Projecto: Nós e os outros Área da expressão e comunicação: -Favorecer a coordenação óculo-manual -Fomentar a criatividade -Desenvolvimento do sentido estético

58 Projecto: Nós e os outros Área da expressão e comunicação: -Domínio da matemática (contagem, visualização do número e da quantidade) -Favorecer a capacidade de observação das noções topológicas (posição) Área da formação pessoal e social: -Saber respeitar o espaço/ tempo do outro -Cumprir regras -Fomentar a atenção e a concentração

59 Projecto: Nós e os outros Área expressão e comunicação: -Fomentar a capacidade de representação gráfica -Favorecer a cooperação e entreajuda -Desenvolver o sentido estético

60 Projecto: Nós e os outros Área da expressão e comunicação: -Domínio da expressão motora -Desenvolvimento da destreza corporal e dos movimentos largos

61 Projecto: Nós e os outros Área da expressão e da comunicação: -Exploração sensorial e motora -Desenvolver a destreza manual

62 Projecto: Nós e os outros Terminado o jogo chegou a hora do piquenique… Ementa: Creme de ervilhas Cachorro gelado

63 Projecto: Nós e os outros Brincamos muito e fizemos novas amizades No fim do dia, cada grupo concluiu o seu puzzle e descobriu que era uma fotografia dos amigos de Ranholas. Despedimo-nos com canções e até ao encontro final.

64 Projecto: Nós e os outros Parque Marechal Carmona Finalmente… piquenique

65 Projecto: Nós e os outros Até para o Próximo Ano !!!


Carregar ppt "Projecto: Nós e os outros JI Linhó JI Portela JI Ranholas JI S.Pedro JI Sintra Ano lectivo: 2010/11 Agrupamento de escolas D. Fernando II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google