A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto: “Nós e os outros”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto: “Nós e os outros”"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto: “Nós e os outros”
JI Linhó JI Portela JI Ranholas JI S.Pedro JI Sintra Ano lectivo: 2010/11 Agrupamento de escolas D. Fernando II

2 Projecto: “Nós e os outros”
Este projecto nasceu da necessidade sentida pelas educadoras do Agrupamento de Escolas de D. Fernando II em partilhar espaços, materiais e experiências, não só entre si mas também com o grupo de crianças. Assim, foi acordado que mensalmente ao longo do ano, um grupo de crianças de um Jardim de Infância iria visitar outro, que ao recebê-los teria uma actividade proposta para o grupo visitante. Deste modo todos os meninos terão uma saída onde irão visitar um Jardim de Infância do Agrupamento e receberão um grupo na sua sala. O Projecto termina em Junho com um piquenique comum ao Parque Marechal Carmona.

3 Projecto: “Nós e os outros”
Jardim de Infância de Ranholas visita o do Linhó Antes de iniciar este projecto, os meninos de Ranholas tinham enviado uma carta para o Linhó, onde contavam porque gostavam de ir à escola. Aproveitando essa situação os meninos do Linhó responderam, apresentaram-se e convidaram-nos para fazerem uma visita. Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita: - Percepção da consistência da palavra oral Noção de palavra / frase - Apreensão da funcionalidade da linguagem escrita

4 Projecto: “Nós e os outros”
- O que fazer para os meninos de Ranholas? Como o objectivo seria passar juntos todo o dia, resolvemos que a nossa actividade seria fazer o almoço em conjunto. Qual a ementa? SOPA PIZZA SOBREMESA ÁGUA Combinámos que a sopa seria preparada por todos os meninos do Linhó, no dia anterior. A Pizza seria feita por todos no próprio dia. A sobremesa seria fruta.

5 Projecto: “Nós e os outros”
Onde comer? Como não temos mesas e cadeiras suficientes, temos de comer sentados no chão. Vamos fazer uma toalha? Como? Com riscas. Ficou simples, com riscas verticais vermelhas e horizontais azuis. Depois cada um inventou um padrão para uma toalha: Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática - Padrões

6 Projecto: “Nós e os outros”
Finalmente dia 25 de Novembro. Às 9.15h os meninos de Ranholas chegaram. Fizemos uma roda onde nos apresentámos, Cantámos algumas canções, fazendo troca de letras. Os meninos de Ranholas ofereceram-nos um coração cheio de amizade. No final apresentámos o Zorro (o nosso cão). Área da Formação Pessoal e Social - Amizade / solidariedade - Partilha - Saber esperar a vez - Respeitar o outro Área de expressão e comunicação: Domínio da expressão musical

7 Projecto: “Nós e os outros”
Fomos fazer a nossa pizza: Dividimo-nos em 4 grupos. Éramos 39 e descobrimos que um dos grupos tinha menos um menino. Vimos que: Se um grupo precisava de 1 base de pizza, no total precisávamos de 4. Se um grupo precisava de uma fatia de fiambre, no total precisávamos de 4. Se um grupo precisava de 1 copo de tomate, no total precisávamos de 4. (…) Isto é, era necessário 4 vezes mais. Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática

8 Projecto: “Nós e os outros”
Área de Conhecimento do Mundo: - Manuseamento de alimentos saudáveis - Composição de uma receita saudável

9 Projecto: “Nós e os outros”
Quando terminámos as pizzas, estas foram para o forno. Fomos todos brincar. Partilhámos o nosso espaço e os brinquedos. Alguns meninos estiveram com o Zorro. Aprenderam como é que se trata dele. Área da formação social : - Amizade e partilha Área de Conhecimento do Mundo - Aprendizagem de novos saberes - Respeito pelas regras do JI

10 Projecto: “Nós e os outros”
Por fim as pizzas estavam prontas. Sentámo-nos à volta da toalha, tendo a preocupação de estar um menino de Ranholas, um do Linhó (…), para se conhecerem melhor. Tivemos uma surpresa. A sobremesa foi feita pelos meninos de Ranholas. Era deliciosa!

11 Projecto: “Nós e os outros”
Área da formação pessoal e social: Saber relacionar-se; Saber estar em grupo; - Respeitar as regras sociais da refeição Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática - Sequências

12 Projecto: “Nós e os outros”
Depois do almoço houve novamente a exploração do espaço e de materiais. Antes de os meninos de Ranholas se irem embora, voltámos a reunir em grande grupo. Cada sala tinha feito um presente para oferecer à outra: Ranholas fez flores de papel para agradecer o convite. Linhó fez chapéus de cozinheiro onde certificou cada criança como um grande cozinheiro. Área da formação pessoal e social: Partilha, amizade Saber dar e receber Área da expressão e comunicação: Domínio da expressão plástica - Coordenação manual

13 Projecto: “Nós e os outros”
Para finalizar combinámos que cada sala de Jardim de Infância iria fazer a receita da pizza e depois faríamos troca das mesmas. O resultado final foi o seguinte: Área de Conhecimento do Mundo - Aprendizagem de novos saberes - Utilização das TIC Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da matemática - Escrita simbólica - Percepção da letra / palavra / frase - ordenação e contagem

14 Projecto: “Nós e os outros”
Jardim de Infância do Linhó visita Jardim de Infância da Portela de Sintra – Sala 1 O grupo da Portela de Sintra, para convidar os meninos do Jardim de Infância do Linhó enviou um convite: Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita:

15 Projecto: “Nós e os outros”
A actividade proposta para este dia, está relacionada com a visita de estudo agendada para o mês de Janeiro “Museu da Música Portuguesa”, que envolveu todos os Jardins. Área da formação pessoal e social: Para nos conhecermos, iniciamos o dia com um jogo de apresentação. De mãos dadas aleatoriamente numa só roda, dizíamos: -Eu sou o/a … e estou de mão dada com o/a… Descobrimos que havia meninos com o mesmo nome. Fizemos pares, trios, contámos de diferentes maneiras… Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da matemática

16 Projecto: “Nós e os outros”
Para podermos realizar esta actividade tivemos uma missão: Ficámos com a responsabilidade de guardar todo o material reciclável dos nossos lanches e não só… Área de Conhecimento do Mundo Depois de nos conhecermos, iniciamos o nosso projecto conjunto:

17 Projecto: “Nós e os outros”
Os nossos instrumentos ficaram assim…

18 Projecto: “Nós e os outros”
No final da manhã, divertimo-nos com os diferentes sons dos Instrumentos musicais que construímos. Fomos brincar livremente no espaço exterior do Jardim de Infância.

19 Projecto: “Nós e os outros”
Após o almoço, partilhámos experiências. Os meninos do Linhó como forma de retribuição, trouxeram cartões com adivinhas construídas por eles, que depois de lidas eram adivinhadas pelos meninos da Portela e era oferecido a quem desvendasse.

20 Projecto: “Nós e os outros”
Como os meninos do Linhó já tinham ido à Visita de estudo, trouxeram-nos uma caixinha de música, que compraram no Museu, para nos mostrarem como funcionava.

21 Projecto: “Nós e os outros”
Depois de um GRANDE dia, chegou a hora de dizer adeus. Despedimo-nos com a boca doce. E não terminámos aqui… Ficou a promessa de trocar correspondência sobre as aprendizagens relacionadas com a música.

22 Projecto: “Nós e os outros”
Passado alguns dias… Visitámos nós o Museu… Trouxemos postais das máquinas mecânicas expostas… Na sala reproduzimos os postais, como sabemos… Agora façam a associação…

23 Projecto: “Nós e os outros”

24 Projecto: “Nós e os outros”
Jardim de Infância da Portela de Sintra sala 1 visita Jardim de Infância de Sintra – Vila Área da expressão e comunicação: Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita A proposta do JI da Vila para a realização da actividade foi o Jogo da Glória. Este jogo consiste num conjunto de regras a seguir.

25 Projecto: “Nós e os outros”
Os materiais usados na realização do jogo foram: -Um tabuleiro cujas casas tinham imagens de instrumentos musicais e pontos de interrogação(que correspondiam as perguntas das cartas do jogo) Um dado Peões Cartas com perguntas

26 Projecto: “Nós e os outros”
Nesta actividade estão abrangidas todas as áreas de conteúdo de uma forma transversal. Área de formação pessoal e social Área de expressão e comunicação . Domínio da matemática . Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita Área de conhecimento do mundo

27 Projecto: “Nós e os outros”
Formámos as equipas: Meninos do JI da Vila contra meninos do JI da Portela. JI Portela JI Sintra

28 Projecto: “Nós e os outros”
Conhecemos as regras do jogo: Os jogadores que calharem numa casa com questão e acertarem, jogam de novo. Se falharem perdem a vez. Os que calharem numa casa de instrumentos musicais tem uma tarefa para cumprir. Ganha o jogo a equipa que Chegar primeiro à última Casa.

29 Projecto: “Nós e os outros”
Para iniciar o jogo, cada chefe de equipa lançou o dado. A equipa com mais pontos é a primeira a jogar. A equipa da Portela lançou o dado: 5 (cinco) pontos.

30 Projecto: “Nós e os outros”
A equipa de Sintra tentou a sua sorte: 4 (quatro) pontos Foi por pouco! A equipa da Portela deu início ao jogo. Utilizámos a linguagem “mais” e “menos” para comparar dois números.

31 Projecto: “Nós e os outros”
Contagem: As crianças reconhecem sem contar o número de objectos de um conjunto, verificando por contagem esse número.

32 Projecto: “Nós e os outros”
As crianças alargam o capital lexical, explorando o som e o significado de novas palavras.

33 Projecto: “Nós e os outros”
No final, não houve vencedores nem vencidos, terminámos com um empate: Uma vitória para o JI da Portela, uma vitória para o JI de Sintra Despedimo-nos com uma troca de lembranças:

34 Jardim de Infância de Sintra visita Jardim de Infância de S.Pedro
Projecto: “Nós e os outros” Jardim de Infância de Sintra visita Jardim de Infância de S.Pedro As actividades preparadas para hoje, fazem parte de um projecto que tem vindo a ser desenvolvido na nossa sala ao longo do ano. O qual teve como ponto de partida a história dos 3 Porquinhos. Formação Pessoal e Social - Respeitar a vez - Reconhecer e respeitar as diferenças - Saber observar - Promover o espírito equipa Fomentar a amizade Fomentar a socialização

35 Projecto: “Nós e os outros”
Depois de saber-mos os nomes uns dos outros. É tempo de contar a história… Os fantoches e as casinhas dos porquinhos, foram feitas por nós Domínio da Linguagem oral Narrar uma história com a sequência apropriada Alargar o vocabulário Promover o desenvolvimento da oralidade

36 Projecto: “Nós e os outros”
Área do Conhecimento do mundo - Valorizar os saberes dos outros - Saber ouvir Todos gostaram da história….

37 Projecto: “Nós e os outros”
Depois organizaram-se equipas para as actividades no exterior. Vamos jogar bolling, elaborar um cartaz colectivo e brincar…. Domínio da matemática -Ser capaz de utilizar os nº ordinais até 3 -Fazer um percurso -Fazer Seriações -Fazer correspondências -Descriminação de cores -Registar - contar

38 Projecto: “Nós e os outros”
Para registar na tabela temos que fazer contas Depois é só ver quem são os vencedores.

39 Projecto: “Nós e os outros”
Expressão Plástica -Desenvolver a criatividade - Promover a interacção social É divertido pintar , num papel de grande dimensão…

40 Projecto: “Nós e os outros”
Brincámos e explorámos o espaço até à hora de partir

41 Projecto: “Nós e os outros”
Jardim de Infância de S.Pedro visita Jardim de Infância da Portela , sala 1 Fomos visitar o Oceanário, vimos muitos peixes e animais marinhos. Como queremos saber mais sobre os peixes e o seu habitat. A Ed. Cátia, resolveu trazer carapaus para podermos explorar a sua constituição interna e externa.

42 Projecto: “Nós e os outros”
Vamos utilizar os nossos sentidos para descobrir algumas características dos peixes…

43 Projecto: “Nós e os outros”
Área do Conhecimento do Mundo: - Incentivar a curiosidade e o desejo de saber - Promover o contacto com novas situações - Promover a descoberta do ambiente natural - Conhecer algumas características internas e externas dos peixes - Descobrir os nossos sentidos escama O carapau tem o corpo coberto de escamas e é escorregadio , porque tem um revestimento gelatinoso , que o ajuda a deslocar-se com mais facilidade na água. Não cheira muito bem…

44 Projecto: “Nós e os outros”
Os peixes têm barbatanas para nadar. Não têm pulmões como nós para respirar , têm guelras.

45 Projecto: “Nós e os outros”
Área da Expressão e comunicação: Domínio da matemática: Simetria Contagem - Noção dentro/ fora; interior/exterior; fronteira fígado espinhas Vamos descobrir como é o peixe por dentro: Tem espinhas, coração, estômago, fígado , guelras, rim.

46 Projecto: “Nós e os outros”
Domínio da linguagem oral: Estimular o desenvolvimento da linguagem e comunicação oral Alargar o vocabulário Desenvolver a memorização Fomentar o diálogo sobre assuntos diversificados Guelras

47 Projecto: “Nós e os outros”
Observar, manipular e descobrir…. intestino barbatanas

48 Projecto: “Nós e os outros”
Domínio da expressão plástica: -Desenvolvimento da criatividade e do sentido estético Domínio da expressão motora: -Desenvolver coordenação oculo-motora -Desenvolvimento da motricidade global Área da Formação Pessoal e Social Partilhar saberes e aprendizagens Saber estar em situações diferentes Respeitar regras de convívio social Partilhar sentimentos e emoções Favorecer a intercomunicação e a relação em grupos e pares

49 Projecto: “Nós e os outros”
Jardim de Infância da Portela de Sintra - sala 2 visita Jardim de Infância de Ranholas Sendo esta a última das visitas e estando a chegar ao fim este intercâmbio, foi programada uma actividade lúdica, que apelasse a competências adquiridas e pudesse ser efectuada por todas as crianças independentemente da sua idade. Jogo de Ranholas 1ª Estação - Massa Mágica 2ª Estação - Jogo do Jardim Zoológico 3ª Estação - Pintura colectiva com “roll-on” 4ª Estação - Massa de cores – duas cores 5ª Estação - Jogo de memória 6ª Estação - Desenho colectivo com marcadores grossos no cavalete 7ª Estação - Circuito de ginástica 8ª Estação - Espuma de barbear De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . 49

50 Projecto: “Nós e os outros”
As crianças ditaram um convite para os amigos da Portela, que foi enviado por . “Amiguinhos, venham à nossa escola/festa de Ranholas, na 6ª feira dia 27 de Maio, Por favor ! Vai ser divertido... Vão ter surpresas... Há muita comida ... Vá lá venham cá Beijinhos Amiguinhos” De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área da expressão e comunicação Domínio da linguagem oral Abordagem à escrita /leitura - Composição da mensagem social (convite) 50

51 Projecto: “Nós e os outros”
No dia anterior preparamos os legumes para fazer sopa e juntamos algumas ervilhas que colhemos na nossa horta . De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área do Conhecimento do Mundo Promover uma alimentação saudável - Adquirir regras de higiene Utilizar de utensílios de cozinha respeitando as regras de segurança Manipular novos alimentos 51

52 Projecto: “Nós e os outros”
GELADO Área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita - desenvolver a memorização - representar momentos de um acontecimento através do desenho e da escrita De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área da Matemática tomar consciência da importância da medida - compreender a noção de adição - desenvolver o pensamento logico matemático 52

53 Projecto: “Nós e os outros”
Quando os amiguinhos chegaram reunimo-nos na sala. Cantamos a canção do bom dia. Foi explicado o jogo e as crianças escolheram à sorte um quadradinho de papel colorido, para formarem equipas. Cada estação do jogo estava identificada com a representação feita pelas crianças e finalizada a actividade de cada estação a equipa recolhia uma peça do puzzle com a sua cor. Foto puzzle De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área da formação pessoal e social: Saber estar em grupo - Promover o trabalho em equipa Cooperar e partilhar Desenvolver a auto-estima e o relacionamento entre pares 53

54 Projecto: “Nós e os outros”
Área da expressão e comunicação: Desenvolvimento sensorial e motor De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . 54

55 Projecto: “Nós e os outros”
De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área do conhecimento do mundo: Promover o interesse pelos seres vivos Fomentar o conhecimento das características dos animais Área da expressão de comunicação: Cumprir regras pré-estabelecidas Efectuar leitura pictográfica e ideográfica Favorecer o raciocínio matemático (contagem e sequência numérica, visualização do número e da quantidade) 55

56 Projecto: “Nós e os outros”
Área da expressão e comunicação: Domínio da expressão plástica Desenvolver o sentido estético De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . 56

57 Projecto: “Nós e os outros”
De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área da expressão e comunicação: Favorecer a coordenação óculo-manual Fomentar a criatividade Desenvolvimento do sentido estético 57

58 Projecto: “Nós e os outros”
De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área da expressão e comunicação: Domínio da matemática (contagem, visualização do número e da quantidade) Favorecer a capacidade de observação das noções topológicas (posição) Área da formação pessoal e social: Saber respeitar o espaço/ tempo do outro Cumprir regras Fomentar a atenção e a concentração 58

59 Projecto: “Nós e os outros”
De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Área expressão e comunicação: Fomentar a capacidade de representação gráfica Favorecer a cooperação e entreajuda Desenvolver o sentido estético 59

60 Projecto: “Nós e os outros”
Área da expressão e comunicação: Domínio da expressão motora Desenvolvimento da destreza corporal e dos movimentos largos De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . 60

61 Projecto: “Nós e os outros”
Área da expressão e da comunicação: Exploração sensorial e motora Desenvolver a destreza manual De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . 61

62 Projecto: “Nós e os outros”
Terminado o jogo chegou a hora do piquenique… De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Ementa: Creme de ervilhas Cachorro gelado 62

63 Despedimo-nos com canções e até ao “encontro final”.
Projecto: “Nós e os outros” Brincamos muito e fizemos novas amizades No fim do dia , cada grupo concluiu o seu puzzle e descobriu que era uma fotografia dos amigos de Ranholas. De uma forma lúdica, formando grupos com crianças dos dois Jis, o jogo tinha estações com actividades diversificadas: exploração sensorial e motora de diferentes materiais, jogos de regras construídos com as crianças que apelam a competências adquiridas ao longo do ano e expressão gráfica . Despedimo-nos com canções e até ao “encontro final”. 63

64 Projecto: “Nós e os outros”
Parque Marechal Carmona Finalmente… piquenique

65 Projecto: “Nós e os outros”
Até para o Próximo Ano !!!


Carregar ppt "Projecto: “Nós e os outros”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google