A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR

2 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
A cárie dentária permanece sendo uma das principais patologias bucais e é um problema de Saúde Pública, pois é causa primária de dor e de perda dentária. a inclusão cada vez maior de procedimentos educativos e preventivos, contribui para a redução dos índices das doenças bucais

3 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
A atenção e assistência odontológicas em idades precoces constituem-se uma importante estratégia na minimização e/ou eliminação das sequelas funcionais, estéticas e psicológicas oriundas desta doença e no custo advindo do tratamento.

4 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Curitiba é a capital do Paraná. população: habitantes cidade mais rica do Sul do país e a quarta em nível nacional concentra quase toda a sua população na área urbana menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais

5 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
menor taxa de mortalidade infantil entre as capitais brasileiras é a sexta capital mais violenta do país 70% da população utiliza a rede assistencial do SUS Rede Municipal de Saúde dividida em nove Distritos Sanitários dispõe de 109 UBS

6 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
a Unidade de Saúde Fernando de Noronha é básica, sem equipes ESF faz parte do Distrito Sanitário Boa Vista funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 07:00 horas às 19:00 horas população da área: pessoas

7 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
construída há vinte anos, hoje ainda atende a quase todas as expectativas, no sentido estrutural, das funções a que se propõe Equipe: 2 enfermeiras, 3 clínicos-gerais, 2 pediatras, 2 gineco-obstetras, 17 auxiliares de enfermagem, 4 odontólogos, 1 técnico de saúde bucal, 6 auxiliares de saúde bucal, 4 agentes comunitários de saúde, 3 auxiliares administrativos, 1 autoridade, 2 serviços gerais, NASF

8 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
A equipe odontológica sempre desenvolveu trabalhos coletivos em educação em saúde bucal em escolas e creches da área de abrangência. Não era feito arquivamento de registros dos levantamentos epidemiológicos, assim nunca foi comparada diferenças entre os anos.

9 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Nunca houve um controle de quais alunos eram cadastrados na UBS e quais haviam consultado o dentista. E, se haviam consultado, se haviam concluído, ou não, o tratamento. O contato com os responsáveis era feito apenas através de bilhete. Não é feita busca ativa dos faltosos às consultas

10 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
O objetivo geral do projeto de intervenção em Saúde Bucal do Escolar foi trabalhar com promoção e prevenção em saúde bucal e divulgar/ampliar o acesso dos escolares ao tratamento odontológico; trabalhar com agendamento, facilitando o acesso e garantindo o atendimento com horário marcado, bem como manter registros organizados de dados e de procedimentos realizados para vigilância em saúde.

11 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Reunião de equipe e capacitação. Estabelecido como seriam realizados os registros das atividades desenvolvidas. Contato com a escola para viabilização das atividades em saúde bucal e solicitação da listagem dos alunos. Levantamento de quais escolares moravam na área de abrangência e atualização de cadastros.

12 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Solicitação aos responsáveis para realização das atividades com as crianças. Levantamento de quais escolares moradores da área de abrangência haviam consultado o dentista no ano de 2013. Contato com os pais/responsáveis pelos escolares para agendamento de consultas.

13 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Foi fornecida orientações sobre higiene bucal e cárie dentária e informações nutricionais aos escolares, na escola. Foi realizada escovação supervisionada com creme dental nos escolares, na escola. Foi realizada aplicação de gel fluoretado nos escolares de alto risco, na escola.

14 SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Os pais e a comunidade foram esclarecidos sobre a importância do tratamento dentário e de sua conclusão. Foi monitorada a periodicidade das consultas odontológicas e faltas. Foi monitorada a conclusão do tratamento dentário dos escolares atendidos na UBS.

15 Objetivos específicos da intervenção
1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares da Escola Municipal Raul Gelbeck, tendo como metas:

16 Meta 1.1. fazer com que 100% dos escolares da Escola Municipal Raul Gelbeck participassem de ação coletiva de exame bucal.

17 Meta 1.2. Fazer com que 100% dos escolares com cadastro na UBS consultassem o dentista.

18 Meta 1.3. Fazer com que 100% dos escolares alto risco para doença bucal, da área, consultassem o dentista.

19 Objetivos específicos da intervenção:
2. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal dos escolares da Escola Municipal Raul Gelbeck, tendo como meta:

20 Meta 2. Fazer busca ativa a 100% dos faltosos.

21 Objetivos específicos da intervenção:
3. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares da Escola Municipal Raul Gelbeck, tendo como metas:

22 Meta 3.1. Fazer escovação supervisionada em 100% dos escolares.

23 Meta 3.2. Fazer aplicação de flúor gel em 100% dos escolares de alto risco.

24 Meta 3.3. Concluir o tratamento de 100% dos escolares atendidos na clínica.

25 Objetivos específicos da intervenção:
4. Melhorar o registro de informação, tendo como meta:

26 Meta 4. Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares da Escola Municipal Raul Gelbeck cadastrados na UBS.

27 Objetivos específicos da intervenção:
5. Promover a saúde bucal dos escolares, tendo como metas:

28 Meta 5.1. Fazer com que todas as crianças recebessem orientações sobre higiene bucal.

29 Meta 5.2. Fazer com que todas as crianças recebessem orientações sobre cárie dentária.

30 Meta 5.3. Fazer com que todas as crianças recebessem orientações sobre nutrição.


Carregar ppt "SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google