A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS"— Transcrição da apresentação:

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS
ENCONTRO REGIONAL FÁTIMA – 9 DE SETEMBRO 2013 PARTILHA DE PRÁTICAS Professora: Natércia Arqueiro

2 As palavras São como um cristal, as palavras. (…) Eugénio de Andrade

3 ETWINNING

4

5 «Écris-moi et découvrons ensemble…»
Países/escolas: 3 Duração: 1 ano letivo Língua: francês Alunos: 7º E Disciplinas: Francês, Matemática e Clube Europeu Descrição/Aspetos relevantes: Troca de correspondência e de trabalhos em língua francesa com a escola francesa de Rouffach e a escola romena de Brasov. A realização do jogo – À Descoberta de Porto de Mós – para localizar e apresentar a vila, através do Google Earth, foi dos aspetos mais apreciados pelos alunos, que o consideraram bastante criativo e divertido. A aprendizagem das línguas estrangeiras a partir de situações reais e o uso das tecnologias de Informação/Comunicação tornaram as aulas mais interessantes e motivadoras.

6 “Qu´est-ce qu´il y a dans mon assiette? ”
Países/escolas: 2 Duração: 1 ano letivo Língua: francês Alunos: 8º e 11ºanos do Clube Europeu Descrição/Aspetos relevantes: Apresentação dos pratos tradicionais portugueses e reflexão acerca dos hábitos alimentares, partindo dos dados apurados através dos inquéritos que os alunos elaboraram. - Abordagem inovadora em relação ao tema da alimentação. Reflexão a nível da Escola sobre os hábitos alimentares dos estudantes. - Colaboração entre o clube Europeu e várias turmas da escola, onde foram preenchidos os inquéritos.

7 « Viagem ao Coração do Chocolate »
Países: 12 Duração: 1 ano letivo Línguas: francês/inglês Alunos: 9ºD Disciplinas: Área de Projeto, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Ciências Naturais, Educação Física, Artes, Educação Visual e Educa- ção Moral Religiosa e Católica. Descrição/Aspetos relevantes: Apresentação de uma nova e criativa visão da União Europeia atra- vés do recurso a um produto que está presente em todos os países e na vida diária dos alunos – o chocolate. Este projeto pretendeu iniciar uma “ Viagem ao Coração do Choco- late “ e descobrir os seus segredos e o seu lado doce/amargo. Ele dedicou-se aos aspetos culturais, afetivos, humanos, gastronó-micos, nutricionais, históricos, comerciais e outros deste produto. Realização de um projeto interdisciplinar e multidisciplinar que envolveu a maioria das disciplinas e que foi concretizado em conjunto com vários países da União Europeia. A colaboração com entusiasmo nas atividades das Jornadas Culturais da Escola, apresentando um "stand" à comunidade escolar, foi muito apreciado.

8 “Ma ville Européenne” Países/escolas: 73 escolas – 12 países
Duração: 1 ano letivo Línguas: francês, inglês Alunos: 7º e 8ºanos do Clube Europeu Descrição/Aspetos relevantes: Apresentação do concelho de Porto de Mós, partindo de pesquisas, de visitas de estudo e de fotografias realizadas pelos alunos. Publicação de textos/fotos/apresentações em Powerpoint/ filmes em Movie Maker apresentando os elementos do Clube Europeu, a escola e o concelho. Este projeto possibilitou que o Clube Europeu , nos momentos livres dos alunos, muitas vezes à hora do almoço ou nos dias em que eles não tinham aulas, os ocupasse com atividades criativas e enriquecedoras. Destaca-se o uso das tecnologias de Informação/Comunicação e os momentos de convívio.

9 « Troca de Postais » Países/escolas: 19 escolas
Duração: 1 mês (setembro) Línguas: francês, inglês e outras Alunos: 7º ano Disciplinas: : Língua Portuguesa Descrição/Aspetos relevantes: Comemoração do Dia Europeu das Línguas, Envio de postais, divulgando as regiões/países e uma mensagem previamente combinada escrita em inglês, francês e nas línguas oficiais dos países participantes. Participação numa exposição organizada, no átrio da Escola, sobre este tema. Os alunos gostaram muito desta atividade e à medida que os postais chegavam iam localizando as vilas/cidades no mapa europeu.

10 « What’s in a name? » Países: 11 países Duração: 1 ano letivo
Línguas: inglês Alunos: 7ºano Disciplinas: Língua Portuguesa e Inglês Descrição/Aspetos relevantes: Exploração do tema relacionado com os nomes dos alunos. Os alunos efetuaram pesquisas sobre a ori-gem e o significado dos seus nomes, tendo apresentado os resultados à turma. Posteriormente, elaboraram textos em in-glês que colocaram na plataforma eTwinning. Foi interessante descobrir os nomes dos alu-nos dos outros países e verificar que muitos nomes utilizados têm a mesma origem. Possibilitou a realização de um trabalho desenvolvendo as competências linguísticas.

11 “Just before football feast”
Países: 11 Duração: 2 meses Línguas: inglês Alunos: 8º e 9º anos do Clube Europeu Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia e Inglês Descrição/Aspetos relevantes: Os alunos dedicaram-se a sugerir atividades, a pesquisar e a elaborar material diversificado, procurando divulgar a sua Escola/região/país e aspetos relacionados com o Euro Realizaram atividades criativas em conjunto com outros países: - invenção de uns amigos para juntar às mascotes originais; - criação de postais com imagens e mensagens; - escrita de frases sobre o futebol; realização de uma exposição; elaboração de inquéritos. A descoberta de outras informações/perspetivas e a vivência de forma saudável do EURO 2012, em conjunto com outras escolas europeias, permitiu que o futebol fosse valorizado como elemento de união e de divertimento.

12 ETWINNING

13 Mais duas palavras muito importantes …
É urgente o amor “Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria”. Papa Francisco – julho Brasil É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras. Eugénio de Andrade Mais duas palavras muito importantes …


Carregar ppt "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google