A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade"— Transcrição da apresentação:

1 I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
um convite à imersão Prof. Silvio Eduardo Gomes

2 I OFICINA PROMED UFF Na reformulação de conceitos pedagógicos, é preciso nunca perdermos de vista que todos que atuamos em qualquer dos cenários do Curso de Medicina – Faculdade de Medicina, Instituto Biomédico, Instituto de Biologia, Instituto de Saúde da Comunidade e Rede de Serviços do SUS, devemos ter, como intrínseca, a incomensurável responsabilidade de EDUCADORES.

3 NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO
I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Dimensão do Conhecimento Oficina de Currículo Oficina de Capacitação Pedagógica Grupos Operativos Estratégicos Capacitação das Equipes UFF e FMS/Niterói Não há docência sem discência. Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.

4 NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO
I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Dimensão do Conhecimento: Saberes Docentes Saberes Discentes Saberes dos Profissionais de Saúde da Rede Ensinar exige consciência do inacabamento, exige a convicção de que a mudança é possível.

5 I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO
Oficina de Currículo: A experiência da parceria da UFF com a FMS de Niterói, e o contexto do processo de reforma curricular . Ensinar exige comprometimento e a compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

6 NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO
I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Oficina de Capacitação Pedagógica: Fomento à criação de assessoria interdisciplinar e psico-pedagógica para o curso de Medicina. Contribuição de vivencias e experiências de outros projetos. Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

7 NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO
I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Grupos Operativos Estratégicos: Planejamento das transformações setoriais necessárias Indicação de novos instrumentos políticos e pedagógicos “Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção...”

8 NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO
I OFICINA PROMED UFF NÚCLEOS TEMÁTICOS ELENCADOS PELA EQUIPE DE GESTÃO Capacitação das Equipes UFF e FMS/Niterói Promoção da capacitação dos diversos atores, da UFF e da Rede de Serviços de Saúde, centrada no ensino por competências. Ensinar exige apreensão da realidade. Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade.

9 I OFICINA PROMED UFF Não temos dúvida em considerar que um processo que implica em reformulação de conceitos, quanto mais de conceitos pedagógicos, é, de per si, revolucionário. E revolucionário que cada um de nós o seja, se necessário for, em sua revisão conceitual, desde que com amor ! Silvio Eduardo

10 I OFICINA PROMED UFF “Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera”. (Che Guevara)

11 I OFICINA PROMED UFF ESTE FÓRUM TERÁ CARÁTER PROPOSITIVO. Temos certeza de que os diferentes Grupos de Trabalho se debruçarão sobre um núcleo temático específico , sem perder de vista as interfaces temáticas, concluindo por nos apontar diretrizes, eixos e indicadores que consubstanciem produtos e projetos que atendam à demanda do nosso PROMED. “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar” William Shakespeare


Carregar ppt "I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google