A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A tradição de nosso povo é uma arte. APRESENTAÇÃO As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A tradição de nosso povo é uma arte. APRESENTAÇÃO As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais."— Transcrição da apresentação:

1 A tradição de nosso povo é uma arte

2 APRESENTAÇÃO As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do nosso povo. Pensando nisso, que tal desenvolver junto com os seus alunos uma atividade que não só fala das raízes das comemorações, mas também recupera suas tradições e histórias? Na atividade A tradição de nosso povo é uma arte, vamos proporcionar um campo fértil para análise das festas juninas, desde seu surgimento até os dias atuais. Com o base em uma pesquisa detalhada no laboratório de informática, os alunos vão desvendar como são as manifestações em cada região do país, avaliando as tradições semelhantes e evidenciando suas diferenças. Em duplas, vão escolher uma região e farão uma peça de arte que represente uma dessas tradições. A peça pode ser desde um quadro, escultura ou dobradura, a técnica a ser utilizada também será decidida pelos alunos. A atividade termina com uma grande exposição de todos os trabalhos, neste dia os alunos deverão justificar e exemplificar quais foram as inspirações de suas obras. Veja em nosso passo a passo como é fácil por em prática esta atividade e revelar grandes artistas mirins em sua escola. LINHAS GERAIS Público alvo: A partir do 2º ano do ensino fundamental Disciplina: História e Geografia Tema transversal: Cultura popular Softwares necessários: Internet Explorer ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar!

3 A tradição de nosso povo é uma arte ÍNDICE ! ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade A tradição de nosso povo é uma arte começa na sala de aula onde os alunos serão introduzidos ao tema com músicas tradicionais das festas juninas. Eles contarão como é a comemoração em sua cidade e por fim serão apresentados a proposta da atividade. No laboratório de informática farão uma pesquisa completa da origem, transformação e redefinições da festa no contexto brasileiro. Em seguida, analisarão as semelhanças e diferenças de cada região. Por fim, buscarão imagens de inspirações para a criação de suas obras. De volta a sala de aula e com base na pesquisa realizada, criarão suas peças de arte. A atividade é finalizada com a exposição dos trabalhos. Siga o Plano de aula e boa sorte! Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (1 AULA) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 - Proposta de trabalho NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (3 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa sobre a origem da Festa Junina Etapa 2 – Analise de cada região NA SALA DE AULA (2 AULAS) Etapa 1 – Criação das obras de arte Etapa 2 – Conclusão da atividade créditos Plano de aula

4 A tradição de nosso povo é uma arte NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula com as músicas tradicionais em Festas Juninas. Coloque para os alunos ouvirem. Em seguida pergunte se eles as reconhecem e em qual festa tradicional costuma tocar. Então peça para que eles relatem como costumam ser essas festas e anote na lousa as palavras-chaves que descreverem: - Quando acontecem? - O que tem de diferente das outras festas? - Como costumam ser as vestimentas? - E as comidas e bebidas como são? Distribua as folhas com as letras das músicas e peça para que eles grifem elementos essenciais numa típica festa junina. Acrescente na lousa as que não foram ditas. Veja o arquivo Músicas Juninas. Antes da aula imprima quantidade suficiente para todos. Por fim, passe novamente as músicas para que todos cantem e revejam as letras juntos. Músicas Juninas DICA Antes da aula, busque na Internet ou em CDs as músicas que serão ouvidas pelos alunos.Providencie um aparelho de som ou computador para passar as músicas.

5 A tradição de nosso povo é uma arte NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PROPOSTA DE TRABALHO Pergunte aos alunos se em todas as regiões do país as festas juninas costumam ser iguais ou se existem diferenças. Questione se alguém já participou de uma festa diferente? Ou conhece alguma? Ressalte que existem diferenças e é exatamente essa a proposta de trabalho. Apresente a atividade aos alunos: criação de uma obra de arte que represente a tradição junina típica de uma região do país. Em seguida, distribua as Folhas de Atividade. Antes da aula imprima quantidade suficiente para todos. Ela serve como guia do que será pesquisa na Internet. Comente como serão os próximos passos no laboratório: 01. Pesquisa das festas juninas na Internet da origem até os dias atuais. 02. Analise das semelhanças e diferenças de como são as festas hoje em cada região do país. 03. Busca de imagens para servirem de inspiração para a criação da obra de arte. Folha de atividade DICA A festa junina,por ser uma data de comemoração católica, talvez alguns alunos fiquem incomodados em trabalhar com esse tema. Se isso acontecer, ressalte que trata-se de um trabalho sobre a cultura de nosso país e o conhecimento adquirido não está relacionado a religião somente e sim as manifestações culturais e modos de vida da população brasileira.

6 A tradição de nosso povo é uma arte NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – PESQUISA SOBRE A ORIGEM DA FESTA JUNINA Separe os alunos em duplas de trabalho. Nesta etapa eles deverão responder as perguntas presentes na Folha de Atividade e para isso farão uma pesquisa livre na Internet. Siga os passos do arquivo Passo a Passo Pesquisa no Live para ajudá-los neste processo. Deixe-os pesquisarem por aproximadamente 20 minutos. Em seguida para deixar a aula mais dinâmica proponha a montagem de um painel vivo. Os alunos deverão mostrar suas pesquisa de cada um dos itens e então você selecionará as mais pertinentes e imprimirá anexando-as ao painel. O importante é conseguir um vasto e diversificado material incluindo textos e imagens. Ao final, chame todos os alunos para verem o resultado do painel e aproveite para enfatizar todos os pontos. DICA Amplie seu conhecimento sobre o assunto. Utilize o texto editado abaixo do Livro: Origens, tradição e História da antropóloga Lúcia Helena Vitalli Rangel. Texto base Passo a Passo Pesquisa

7 A tradição de nosso povo é uma arte NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 2 – ANÁLISE DE CADA REGIÃO As duplas deverão definir qual será a região a ser trabalhada e então aprofundar a pesquisa. O objetivo agora é buscar por fotos de como é a festa na região escolhida. A atenção deverá está voltada para os tipos de enfeites, o estilo das vestimentas, quais são os doces típicos, se há fogueira, pau de sebo, balões, bandeirinhas, enfim todos os elementos que comtemplam a festa. Veja no arquivo Passo a passo Live Imagens, como auxiliar nessa busca com seus alunos. Solicite que eles destaquem quais são os itens presentes e principalmente enfoquem nas diferenças que perceberem das outras regiões. Após eles terminarem as pesquisas, imprima até 5 imagens por dupla. Passo a Passo Live Imagens

8 A tradição de nosso povo é uma arte NA SALA DE AULA – parte 2 ETAPA 1 – CRIAÇÃO DAS PEÇAS DE ARTE Agora chegou o momento dos alunos adequarem suas pesquisas e criarem suas obras. Deixe-os a vontade para selecionar a técnica: colagem, pintura, escultura, dobradura... Peça para que façam um rascunho do que pretendem fazer. Aproveite para fazer uma pré-avaliação de viabilidade e representabilidade do tema proposto. Auxílie os alunos nas produções. Deixe-os trabalhar por aproximadamente 1 hora. ETAPA 2 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Reserve um local para a exposição dos trabalhos. Neste momento cada dupla terá a oportunidade para exibir e justificar sua obra de arte. Após todos apresentarem, estimule os alunos a eleger a obra mais completa. E justificarem o porquê. Finalize comentando que a nossa cultura é muito rica e é a riqueza verdadeira do nosso povo e por isso merece ser registrada como uma obra de arte, para ficar eternizada na memória de todos. DICA Mostre alguns exemplos de artistas renomados que trabalharam com o tema festa junina. Veja o arquivo abaixo: Obras de arte Juninas

9 A tradição de nosso povo é uma arte Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: CRÉDITOS Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Adriana de Souza Editora de Conteúdo Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "A tradição de nosso povo é uma arte. APRESENTAÇÃO As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google