A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing Educacional Luiz Eduardo Amaro Prof. Marketing / UniRitter II FGCoordI / II WEI Tchê UniRitter - Junho 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing Educacional Luiz Eduardo Amaro Prof. Marketing / UniRitter II FGCoordI / II WEI Tchê UniRitter - Junho 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Educacional Luiz Eduardo Amaro Prof. Marketing / UniRitter II FGCoordI / II WEI Tchê UniRitter - Junho 2008

2 Estrutura da palestra 1. O que é marketing 2. O que é um serviço 3. A educação como serviço 4. Mais valor, menos evasão 5. Agregando valor ao curso Luiz Eduardo Amaro

3 O que é marketing Marketing é o processo pelo qual as pessoas obtêm aquilo de que precisam, em razão da troca de produtos de valor com outras pessoas. Marketing é o processo pelo qual as pessoas obtêm aquilo de que precisam, em razão da troca de produtos de valor com outras pessoas. Philip KOTLER, Adm. de Marketing (2000) Luiz Eduardo Amaro Marketing é entender e atender o cliente. Raimar RICHERS, Marketing: Uma visão brasileira (2000)

4 Visão geral do marketing Inteligência de mercado Marketing estratégico Composto mercadológico Pesquisa de mercado Sistema de informação mercadológica Segmentação de mercado Posicionamento de mercado Produto Preço Comunicação Distribuição Vendas Pós- vendas Richers: marketing é entender e atender o cliente. Drucker: o papel do marketing é tornar as vendas supérfluas. Luiz Eduardo Amaro

5 O que é serviço Ato ou ação que uma parte faz para outra e que não resulta em propriedade de nada. Ato ou ação que uma parte faz para outra e que não resulta em propriedade de nada. Luiz Eduardo Amaro Principal característica: intangibilidade Não pode ser visto Não pode ser visto Não pode ser tocado Não pode ser tocado Não pode ser experimentado Não pode ser experimentado BR: PIB Serviços / PIB Total > 60%

6 Educação como serviço Luiz Eduardo Amaro Eminentemente intangível Endereçada à mente das pessoas Endereçada à mente das pessoas Não pode ser experimentada antes + incerteza sobre a qualidade depois Não pode ser experimentada antes + incerteza sobre a qualidade depois Conseqüências: dificuldade do aluno em avaliar o serviço: Tô satisfeito? Conseqüências: dificuldade do aluno em avaliar o serviço: Tô satisfeito? Evasão em 2006: 25% das matrículas em IES privadas. Evasão em 2006: 25% das matrículas em IES privadas.

7 Mais valor Menos evasão Luiz Eduardo Amaro Valor = custo x benefício Custos: dinheiro + tempo + atencão cognitiva Benefícios: funcionais + emocionais

8 Luiz Eduardo Amaro Valor: conceito relativo meu curso x outros cursos IES na região Sul: de 120 (97) para 387 (2006) + 222% Vantagem competitiva: o que eu tenho que os outros não têm?

9 Se valor, então satisfação Luiz Eduardo Amaro Satisfação Fidelidade Lucratividade (Muita) Aluno muito satisfeito: 6 ou 7, numa escala de 1 a 7 Quando se tem um cliente satisfeito? Quando o recebido esperado

10 Pesquisa sobre Satisfação de Clientes Características do serviço Importância (0 a 6) Desempenho (1 a 7) Luiz Eduardo Amaro Biblioteca atualizada 5,9 5,5 Preço justo (mensalidades) 5,3 4,1

11 Excelente 7 Péssimo 1 Importantíssimo 6 Sem importância 0 56 Pesquisa sobre satisfação de cliente 4 B M

12 Do valor ao lucro Luiz Eduardo Amaro Se fidelidade lucro: Primeiro: não perder alunos Qual sua taxa de evasão atual? Primeiro: não perder alunos Qual sua taxa de evasão atual? Segundo: conquistar novos alunos Segundo: conquistar novos alunos Desafio cada vez maior: 1.Negócios + dinâmicos: + concorrência e + tecnologia 2.IES com estratégias ainda frouxas para um ambiente cada vez mais competitivo Zyman: Sem estratégia não se vai a lugar nenhum.

13 Aumentando o valor da educação Luiz Eduardo Amaro 1) Menos Custo (-) Dinheiro 40% dos que abandonam: questões financeiras. Mas quando o aluno reconhece os benefícios, faz sacrifícios para suportar os custos Medicina, taxa de evasão zero. Preço das mensalidades Condições de pagamento Condições de pagamento UniRitter bolsistas de extensão e bolsistas de pesquisa UniRitter: bolsistas de extensão e bolsistas de pesquisa Ou seja, o mercado nunca pensa em termos de custos, mas em termos de valor. ProUni / FIES (2008): 810 mil alunos 21% das matrículas em IES privadas. Em três anos, Governo espera o dobro, vindos das classes C, D e E.

14 Aumentando o valor da educação Luiz Eduardo Amaro 1) Menos Custo (-) Tempo Localização Facilidade de acesso Conveniência Aluno: Ônibus? Van? Perto de casa? Perto do trabalho? IES: Um campus x vários campi EAD? Matrículas EAD: de (2000) para (2006), mas a evasão…

15 Aumentando o valor da educação Luiz Eduardo Amaro 1) Menos Custo (-) Atenção cognitiva (paciência, esforço físico e mental) Dificuldade para estacionar? Setor de fotocópias sempre com fila? Setor de fotocópias sempre com fila? Secretaria burocrática? Secretaria burocrática? Ruído externo às salas de aula? Ruído externo às salas de aula? ENADE 2006: 26% raramente lêem jornal. 38 %, às vezes. O aluno terá que ler? provocação provocação

16 Aumentando o valor da educação Luiz Eduardo Amaro 2) Mais Benefício + Funcionais: Localização conveniente? Localização conveniente? Laboratórios bem equipados? Laboratórios bem equipados? Salas de aula ergonômicas? Salas de aula ergonômicas? Professores didáticos? Professores didáticos? Bibliotecas atualizadas? Bibliotecas atualizadas? Bibliotecas: 14 títulos por aluno. Federais: 17

17 Aumentando o valor da educação Luiz Eduardo Amaro 2) Mais Benefício + Emocionais Gosto tanto do ambiente quanto da aula. Gosto tanto do ambiente quanto da aula. Nele encontro minha turma. Faço parte do time. Nele encontro minha turma. Faço parte do time. E não é um time qualquer; é um time vencedor, que me destaca socialmente. E não é um time qualquer; é um time vencedor, que me destaca socialmente. Por isso, sinto-me motivado e produtivo, o que aumenta minha auto-estima. Por isso, sinto-me motivado e produtivo, o que aumenta minha auto-estima. Assim, construo minha identidade Sou! Assim, construo minha identidade Sou! 95% dos processos mentais no nível inconsciente sistema emocional – e não o lógico – é quem exerce a primeira força sobre nosso comportamento. Zaltman, Afinal, o que querem os clientes? Campus, 2003.

18 Os quatro pilares da Educação 1. Aprender a conhecer, ou seja, adquirir os instrumentos da compreensão. 2. Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente. 3. Aprender a conviver, para cooperar com os outros em todas as atividades humanas. 4. Aprender a ser, via essencial que integra as outras três. Luiz Eduardo Amaro Livro Educação: Um tesouro a descobrir (Relatório UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI), Cortez, 2001.

19 Marketing Educacional Luiz Eduardo Amaro II FGCoordI / II WEI Tchê UniRitter - Junho 2008


Carregar ppt "Marketing Educacional Luiz Eduardo Amaro Prof. Marketing / UniRitter II FGCoordI / II WEI Tchê UniRitter - Junho 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google