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As Mulheres Empreendedoras

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Apresentação em tema: "As Mulheres Empreendedoras"— Transcrição da apresentação:

1 As Mulheres Empreendedoras
no Brasil Sebrae-NA 2013

2 Introdução Objetivo: Metodologia:
Apresentar o perfil comparativo das mulheres que possuem um negócio (empreendedoras), com os homens que possuem um negócio (empreendedores), no Brasil. Metodologia: Uso de bases de dados secundários Considerou-se como “Empreendedor” aquele que já possui um negócio Processamento e análise dos microdados das pesquisas: PNAD (2011) do IBGE

3 Evolução e Perfil das Mulheres Empreendedoras no Brasil
Com base na PNAD 2011

4 Número de Empreendedores no Brasil (em milhões de pessoas)
Evolução ( ) Entre 2001 e 2011, o número de mulheres empreendedoras aumentou 21%, enquanto o número de homens empreendedores aumentou 10% Número de Empreendedores no Brasil (em milhões de pessoas) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

5 Participação Relativa (2001-2011)
Como conseqüência, entre 2001 e 2011, a participação da mulher passou de 29% para 31% do total de empreendedores no país Proporção de Mulheres entre os Empreendedores(as) no Brasil (em %) Nota: os anos de 2010 e 2011 foram marcados pela forte redução nas taxas de desemprego no país, o que pode ter estimulado mais mulheres a se manter como empregadas nas empresas já existentes Fonte: PNAD (IBGE)

6 Posição no domicílio(2011)
37% das mulheres empreendedoras são consideradas “chefe do seu domicílio”, 50% são cônjuges, 9% são filhas e 3% têm outro tipo de parentesco no domicílio Empreendedores(as) segundo posição no domicílio Existem 2,6 milhões de mulheres empreendedoras que são “chefes do seu domicílio” De cada 5 empreendedores(as) que são “chefe do seu domicílio”, 1 é mulher Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

7 Posição no domicílio (Evolução 2001-2011)
Entre 2001 e 2011, no grupo das mulheres, aumentou a proporção das donas de negócio que eram “chefes de domicílio” (a proporção subiu de 27% para 37% das mulheres empreendedoras) MULHERES segundo posição no domicílio Em 2001, havia 1,5 milhões de donas de negócio “chefes de domicílio” (27% das donas de negócio). Em 2011, esse número subiu para 2,6 milhões de mulheres empreendedoras “chefes de domicílio” (37% das donas de negócio) O número de donas de negócio “chefes de domicílio” cresceu 73% Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

8 Faixa Etária ( ) Entre 2001 e 2011, a proporção de mulheres empreendedoras com 50 anos ou mais passou de 25% para 31% do total de empreendedoras do país Mulheres Empreendedoras por faixa etária (em %) A média de idade passou de 41 anos para 43 anos, entre 2001 a 2011 Fonte: PNAD 2011 (IBGE). Nota: (*) com mais de 18 anos

9 Faixa Etária ( ) Entre 2001 e 2011, a proporção de homens empreendedores com 50 anos ou mais passou de 31% para 36% do total de empreendedoras do país Homens Empreendedores por faixa etária (em %) A média de idade passou de 43 anos para 44 anos, entre 2001 a 2011 Fonte: PNAD 2011 (IBGE). Nota: (*) com mais de 18 anos

10 Distribuição dos empreendedores(as) por grau de escolaridade (em %)
A escolaridade é proporcionalmente maior entre as mulheres empreendedoras do que entre os homens. 18% das mulheres têm superior incompleto ou mais, enquanto 11% dos homens têm superior incompleto ou mais Distribuição dos empreendedores(as) por grau de escolaridade (em %) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

11 Escolaridade (Evolução 2001-2011)
Entre 2001 e 2011, no grupo das mulheres, aumentou de 11% para 13% a proporção de mulheres que estudaram de “11 a 14 anos de estudo” e aumentou de 22% para 34% a proporção das mulheres com “15 anos ou mais” de estudo MULHERES – Anos de Estudo (em %) Entre 2001 e 2011, o número médio de anos de estudo das mulheres cresceu 20%, passando de 7,0 anos para 8,4 anos de estudo Nota: uma mesma série escolar pode ter sido cursada mais de uma vez Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

12 Empreendedores segundo idade com que começou a trabalhar (em %)
75% das empreendedoras e 85% dos empreendedores começaram a trabalhar antes dos 18 anos Empreendedores segundo idade com que começou a trabalhar (em %) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

13 Recursos de Telefonia (2011)
As mulheres têm mais acesso aos recursos de telefonia do que os homens. 94% das empreendedoras têm telefone fixo e/ou celular, 92% têm celular no domicílio, 81% tem celular pessoal e 50% têm telefone fixo. Proporção de empreendedores(as) que tem acesso a ... Nota: o telefone “celular pessoal” pode ser o mesmo disponível no domicílio Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

14 Recursos de Informática (2011)
As mulheres empreendedoras têm mais acesso aos recursos de informática do que os homens. 54% das mulheres têm micro no domicílio, 48% tem internet no domicílio, 47% acessou internet em algum local nos últimos 3 meses. Há uma proporção maior de homens que não possui micro no domicílio Proporção de empreendedores(as) que tem acesso a ... Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

15 Distribuição dos empreendedores(as) por setor de atividade
Setores (2011) As mulheres empreendedoras têm uma presença maior nos setores de serviços e comércio. Os homens têm uma presença maior nos setores agrícola e da construção Distribuição dos empreendedores(as) por setor de atividade Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

16 Distribuição por setor de atividade
Setores (Evolução ) Entre 2001 e 2011, no grupo das mulheres, aumentou a participação das donas de negócio que têm negócio na Indústria (de 9% para 19%) e caiu a participação das que têm negócio no setor de serviços (de 49% para 33%). Isso denota maior diversificação das atividades femininas, antes fortemente concentradas nos serviços MULHERES Distribuição por setor de atividade O crescimento da participação relativa da indústria tende a se concentrar nas atividades industriais mais relevantes entre as mulheres: vestuário, alimentos e bebidas Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

17 Indústria e construção
Segmentos (2011) Distribuição das empreendedoras por segmento de atividade Serviços Atividade Mulheres (%) Cabeleireira e manicure 34% Bar e lanchonete 20% Serviços de saúde 7% Serviços prestados às empresas 6% Ensino 4% Alimentação Entretenimento (boates, academias de dança, espetáculos, música, etc) 82.048 3% Serviços diversos 49.858 2% Atividades imobiliárias 45.194 Serviços pessoais 43.196 Outros 16% TOTAL 100% Comércio Atividade Mulheres (%) Ambulantes 26% Acessórios do vestuário 20% Alimentos e bebidas 16% Venda por catálogo, TV e internet 6% Farmácia e perfumaria Comércio por atacado 5% Produtos agropecuários Armarinho 78.095 4% Materiais de construção 47.701 2% Sucata e resíduos 46.866 Outros 8% TOTAL 100% Indústria e construção Atividade Mulheres (%) Artigos do vestuário 26% Roupas sob medida 21% Artigos diversos (bijuterias, botões, brinquedos, etc) 15% Alimentos e bebidas 11% Artigos têxteis 8% Móveis e produtos de madeira 31.785 2% Artigos de tecidos 31.069 Construção 24.472 Artefatos de couro 19.222 1% Alimentos e bebidas II 17.290 Outros 10% TOTAL 100% Agropecuária e pesca Atividade Mulheres (%) Milho 14% Mandioca 81.821 11% Silvicultura e exploração florestal 79.223 10% Avicultura 76.573 Pecuária bovina 74.790 Cultivo de hortaliças 70.194 9% Produção mista lavoura e pecuária 55.541 7% Pesca 38.912 5% Batata, Capim, Forrageiras 31.587 4% Cultivo de Arroz 20.729 3% Outros 17% TOTAL 100% Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

18 Empreendedores(as) segundo local de trabalho
36 % das mulheres trabalham em loja/oficina/fábrica/escritório e 34% no domicílio. Os homens têm presença forte em estabelecimentos rurais e “local designado pelo cliente” Empreendedores(as) segundo local de trabalho Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

19 Tempo na atividade (2011) As mulheres empreendedoras tem menos tempo na atividade atual do que os homens. Ainda assim, a maioria está na atividade atual há mais de 5 anos Distribuição dos empreendedores segundo o tempo em que está na atividade atual (em %) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

20 Tempo na atividade (Evolução 2001-2011)
Entre 2001 e 2011, no grupo das mulheres, aumentou a proporção das donas de negócio com mais de 5 anos de atividade (proporção que passou de 48% para 54%) e caiu a das que atuam com até 2 anos (de 30% para 25%) MULHERES Distribuição segundo o tempo em que está na atividade atual (em %) O aumento da proporção de donas de negócio que estão há mais de 5 anos na atividade, resulta de: 1- do crescimento da participação das mulheres no total de negócios; e 2- do maior número de negócios tocados por mulheres que duram mais tempo Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

21 Horas habitualmente trabalhadas na semana
Horas de trabalho (2011) As mulheres empreendedoras tem uma carga de trabalho no seu negócio um pouco inferior a dos homens. Ainda assim, 25% das empreendedoras trabalham mais de 45 horas por semana (42% dos homens trabalha no negócio mais de 45 horas) Horas habitualmente trabalhadas na semana Uma das vantagens de ter o próprio negócio é a flexibilidade de horário. É mais importante ainda para as mulheres (devido à jornada dupla empresa/casa) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

22 Horas de trabalho (Evolução 2001-2011)
Entre 2001 e 2011, no grupo das mulheres, aumentou a proporção das donas de negócio que trabalham 40 a 44 horas, mas diminuiu a proporção das que trabalham 49 horas ou mais, mantendo estável o número médio de horas trabalhadas na semana MULHERES Horas habitualmente trabalhadas na semana Tanto em 2001 quanto em 2011 a média de horas trabalhadas na semana foi próximo de 35 horas/semana Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

23 Rendimento mensal (2011) 72% das mulheres empreendedoras têm um rendimento de até 2 Salários Mínimos (S.M.), 18% ganham entre 2 e 5 S.M e 10% ganham mais de 5 S.M. O rendimento médio mensal das mulheres é de 2,2 S.M. e o dos homens é 3,2 S.M. O rendimento médio das mulheres é 31% inferior ao dos homens. Distribuição dos empreendedores(as) por faixa de rendimento (em %) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

24 Rendimento mensal (Evolução 2000-2011)
Entre 2001 e 2011, o rendimento médio real (acima da inflação) das mulheres cresceu 41% (passando de R$829 para R$1.171) e o dos homens 37% (passando de R$1.247 para R$1.706) Rendimento médio real (em R$ set/11) +41% Mesmo com a melhora do rendimento no período, as mulheres continuam obtendo um rendimento médio mensal 31% inferior ao dos homens (em 2011) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

25 Distribuição dos empreendedores(as) por regiões (em %)
Há mais mulheres empreendedoras do que homens no sudeste e no nordeste. A situação se inverte no norte e no sul (no centro-oeste há equilíbrio) Distribuição dos empreendedores(as) por regiões (em %) Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

26 Unidades da Federação (2011)
O DF e o RJ são as Unidades da Federação com maior proporção de mulheres empreendedoras: 36% dos empreendedores(as) são mulheres nestas UF. Rondônia tem a menor proporção (23%) Proporção de mulheres no total de empreendedores(as) na UF Fonte: PNAD 2011 (IBGE)

27 As Mulheres Empreendedoras
no Brasil Sebrae Nacional Assessoria de Imprensa (61) (61) Outras informações sobre o Sebrae:


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