A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPAS CONCEITUAIS. APRESENTAÇÃO Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPAS CONCEITUAIS. APRESENTAÇÃO Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com."— Transcrição da apresentação:

1 MAPAS CONCEITUAIS

2 APRESENTAÇÃO Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com que seus alunos aprendam a sistematizar conteúdos longos e à priorizar idéias. O emprego de Mapas Conceituais nesta tarefa é perfeito. Com esta ferramenta, você deixará claro conceitos difíceis. Além disso, poderá avaliar o aprendizado geral da matéria. Nesta atividade, vamos mostrar como resumir de forma eficiente qualquer assunto. A idéia é que conteúdos sejam fixados a partir da montagem de Mapas Conceituais pelos próprios alunos. Palavras-chaves são selecionadas por eles, e então, diagramas são estruturados no programa PowerPoint. A atividade é concluída com a apresentação e análise das melhores forma de sintetizar o conteúdo proposto. Vamos lá! Os seus alunos só tem a ganhar com a matéria na ponta da língua! ! A atividade aqui desenvolvida foi criada pela Prof.a Dra. Cristiana Mattos Assumpção e detalhada em um plano de aula completo. Converse com a professora: LINHAS GERAIS Público alvo: A partir do 6º ano do ensino fundamental Disciplina: Multidisciplinar Tema transversal: Língua Portuguesa Softwares necessários: PowerPoint Tempo previsto: 4 aulas

3 MAPAS CONCEITUAIS ÍNDICE ! ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade está divida em 2 encontros. Na primeira parte, na sala de aula, os alunos aprendem o que são Mapas Conceituais e como podem aplicá-lo. Já na segunda parte, eles são levados ao laboratório de informática, e então, montam os diagramas a partir do conteúdo proposto. Acompanhe as etapas a seguir. Veja o Plano de aula e boa sorte! Leia e imprima o Plano de aula, na qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (2 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao Tema Etapa 2 – Como montar um Mapa Conceitual Etapa 3 – Preenchimento da folha de atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (2 AULAS) Etapa 1 – Leitura e seleção das palavras-chave Etapa 2 – Montagem do diagrama Etapa 3 – Conclusão da atividade créditos Plano de aula

4 MAPAS CONCEITUAIS NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula explicando o que é um Mapa Conceitual e como pode ajudar na compreensão de textos e sínteses para estudo. Distribua um texto curto sobre um tópico da matéria desejada. Dê aproximadamente 15 minutos para lerem. Discuta com os alunos quais são as principais idéias e as frases mais importantes. Então, monte na lousa um diagrama do texto em questão. Explique aos alunos como você chegou as palavras-chave. Veja um exemplo no arquivo Mapa Conceitual DICA Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Esta estrutura vai desde os mais abrangentes até os menos inclusivos podendo ser indicado por palavras ou até mesmo frases. São utilizados principalmente para hierarquizar conteúdos de forma a facilitar o aprendizado por meio de construções significativas do próprio aluno. Mapa Conceitual

5 MAPAS CONCEITUAIS ! Ficha de atividade NA SALA DE AULA ETAPA 2 – COMO MONTAR UM MAPA CONCEITUAL Agrupe os alunos em trios. Distribua folhas brancas e peça para lerem um novo texto: pode ser um capítulo do livro, apostila ou texto preparado por você. Eles deverão usar marca texto para grifar as frases mais importantes, discutir quais são as palavras-chave do texto e por fim desenhar o diagrama. Permita que os trios troquem idéias para que cheguem a um consenso de quais realmente são as palavras-chave mais relevantes no texto. Em seguida, abra a discussão para a classe. É importante que os alunos cheguem a uma conclusão e você, professor, vá montando na lousa e investigando se realmente são corretas as relações pensadas. ETAPA 3 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE Entregue a folha de atividade (antes da aula, tire cópias no laboratório de informática, o arquivo Ficha de atividade já está pronto, basta ser impresso). Oriente-os para o preenchimento: nome e grupo. Mencione qual é o tema que será abordado na atividade e solicite que escrevam previamente o que sabem sobre o assunto.

6 MAPAS CONCEITUAIS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – LEITURA E SELEÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE Antes da aula, prepare o texto que os alunos vão utilizar na atividade, em Word. Escolha um tema e defina quais são os objetivos a serem alcançados. É importante que você teste a atividade: simule as palavras-chave e tenha uma previsão de qual será o grau de dificuldade dos alunos. Já no laboratório de informática, reúna os trios. Oriente-os para a criação de uma nova pasta na rede com o nome do grupo. Em seguida, eles deverão abrir o texto da atividade e salvá-lo na pasta criada. Se necessário solicite a ajuda do responsável pelo laboratório de informática. Peça para os trios escolherem algumas palavras que eles consideram mais importantes (usando a ferramenta marcador de texto). Depois, eles devem definir quais são as palavras-chave e montar na folha da atividade o rascunho do diagrama. DICA - Não esqueça de dar conhecimento ao aluno do que se espera desta atividade, bem como o que ele poderá ser capaz de realizar após a construção do diagrama. - Durante a atividade discuta com eles sobre as palavras escolhidas. Devolutivas individuais são importantes para que o aluno possa rever seus conceitos. Procure sempre enfatizar os pontos mais relevantes do assunto, mostrando onde houve erros e/ou acertos.

7 MAPAS CONCEITUAIS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 2 – MONTAGEM DO DIAGRAMA Após terminarem os desenhos na folha de atividade, o próximo passo é iniciar a montagem no PowerPoint. Cada grupo deve colocar as sínteses de forma simples, ilustrativa. A apresentação não deve ter mais do que dois slides: capa e diagrama. Veja o Passo a Passo PowerPoint e auxilie os alunos. ETAPA 3 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Todos os trios devem apresentar seus trabalhos. Explicando cada uma das associações. Os outros alunos também devem participar, emitindo suas opiniões sobre a solução apresentada. Se concordam ou discordam. Por fim, escolha a melhor apresentação. E explique como aqueles alunos chegaram plenamente no objetivo proposto. Passo a passo PowerPoint DICA - Depois que os alunos aprendem a fazer um mapa básico, peça que incluam este tipo de síntese nos trabalhos seguintes. - Os alunos do 6º ano provavelmente levarão 1 semestre para dominar bem essa técnica. Procure oferecer oportunidade para treinarem, agendando mais aulas no laboratório de informática. - À medida que os alunos amadurecerem peça que façam o mesmo com outras matérias, até para fazer resumos em casa e estudar para a prova.

8 MAPAS CONCEITUAIS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: CRÉDITOS Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Editora de multimeios Vivian Ragazzi Editora de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Atividade: Cristiana Mattos Assumpção é coordenadora de Tecnologia na Educação do Colégio Bandeirantes, em São Paulo (SP). Blog:


Carregar ppt "MAPAS CONCEITUAIS. APRESENTAÇÃO Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google