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Reduzindo Custos para Enfrentar o Mercado Visão Mercado / Logística Silvio Montes Pereira Dias, Msc 7820-1041.

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1 Reduzindo Custos para Enfrentar o Mercado Visão Mercado / Logística Silvio Montes Pereira Dias, Msc

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3 3 PROBLEMÁTICA DE CUSTOS Sistema de Informação de Custos - Vale a pena? Um investimento que traz como retorno informação competitiva, especialmente para empresas que querem melhorar suas estratégias de serviço ao cliente, oferecendo-lhe um nível de serviço compatível com a rentabilidade proporcionada. Segurança no processo de tomada de decisão A qualidade da decisão é diretamente proporcional à qualidade da informação Mais que custeio, gestão com informação!

4 4 Receitas Custos Lucros Aparentes Custos Ocultos Lucros Ocultos Custeio Tradicional Custeio Preciso Cliente A Cliente B Cliente A Cliente B Lucros ocultos e custos ocultos de clientes

5 5 GASTO - Valor dos bens e/ou serviços adquiridos (engajados) pela empresa. CUSTO - Valor dos bens e/ou serviços consumidos eficientemente na produção de outros bens e/ou serviços. É aquilo que deveria ter sido gasto. PERDA - Valor dos bens e/ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária. Pode ser devido à ociosidade (recursos não usados) ou à ineficiência (recursos mal usados). PERDA = GASTO - CUSTO Definições

6 ONTEM Preço = Custo + Lucro - Contabilidade HOJE Lucro = Preço – Custo- Controle AMANHÃ Custo = Preço – Lucro- Gerenciamento Custo-meta separarformação de custos formação de preços É necessário separar o processo de formação de custos do processo de formação de preços. Evolução do Processo de Formação de Preços

7 O que Não é MEDIDO não é ADMINISTRÁVEL Como reduzir algo que não se sabe o tamanho

8 8 Custos e... Planejamento Estratégico Se você conhece o seu inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas Sun Tzu, 500 a.C. Avaliação de Desempenho Diga-me como me controlas que eu saberei como agir Goldratt.

9 Quanto MAIOR a diferença MAIOR será o Lucro RECEITAS CUSTOS LUCRO Participação dos Custos na APURAÇÃO DO LUCRO

10 QUESTÃO Como aumentar o LUCRO da empresa? CUSTOS

11 AUMENTO DAS RECEITAS REDUÇÃO DOS CUSTOS AUMENTO DO LUCRO AUMENTO DO PREÇO AUMENTO DAS UNIDADES TRANSPORTADAS REDUÇÃO DOS PREÇOS DIMINUIÇÃO DO CONSUMO MERCADO/GOVERNO MERCADO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE PODER DE BARGANHA JUNTO AO FORNECEDOR SÓ DA EMPRESA

12 REDUÇÃO DE CUSTOS NÃO É PRATICAR QUALIDADE INFERIOR OU MENOS SEGURNÇA Importante A longo prazo qualidade e segurança reduzem custo.

13 REDUÇÃO DOS CUSTOS DIMINUIÇÃO DO CONSUMO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DEPENDE SÓ DA EMPRESA CONTROLE DO CONSUMO MEDINDO A DURABILIDADE DOS PRODUTOS TREINAMENTO CONTROLE DA OPERAÇÃO TRANSPORTANDO MAIS COM MENOS VEÍCULOS E MÃO DE OBRA

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15 Composição dos Custos de Transporte INDIRETOS (Despesas Administrativas) DIRETOS (maioria) CUSTOS Variáveis Fixos IMPOSTOS

16 FIXO (mensal) Depreciação do veículo Remuneração do capital (veículo) Taxas e Impostos sobre veículo Seguros Veículo Salário motoristas/ajudantes e encargos Salários do pessoal de oficina e encargos VARIÁVEL (km) CUSTOS DIRETOS Combustível Rodagem Peças e material de oficina Óleo de cárter Óleo de cambio e diferencial Lavagens e graxas

17 QUESTÃO Qual o MAIOR custo operacional do transporte? CUSTOS MANUTENÇÃO DEPRECIAÇÃO COMBUSTÍVEL PNEUS SAL MOTORISTA SEGURO DO CASCO

18 Planilha de Custo Operacional

19 Km/mês

20 Participação dos Custos X km km Participação

21 Planilha de Custo Operacional

22 Variável TEMPO Custos FIXOS – Transporte Disponibilidade Velocidade Operacional Tempo de Carga / Descarga Jornada de trabalho Dias trabalhados Potência / Peso Rel. Transmissão Aerodinâmica

23 Km percorrida Consumo dos insumos Distância Estrada Clima Qualidade Manutenção Idade do Veículo Qualidade do Insumo Velocidade Operacional Asfaltada / Terra Plana / Acidentada Curvas / Reta Quente / Frio Úmido / Seco Tipo de Veículo Custos Variáveis – Transporte

24 Aumento de 10% no combustível representa: - 0,6% de aumento no frete para a Localidade A - 1,4% de aumento no frete para a Localidade B - 2,0% de aumento no frete para a Localidade C - 2,3% de aumento no frete para a Localidade D ATUALIZAÇÕES EM TABELAS DE FRETES ( 4 vezes maior A)

25 Viagem A Distância 500 km Carrega – 1 dia Viagem – 1 dia Descarrega – 1 dia Total 3 dias Frete = $60/ton Viagem B Distância 500 km Carrega – 2 dias Viagem – 1 dia Descarrega – 1,5 dia Total 4,5 dias FRETES POR km - EXEMPLO Frete = $60/ton

26 Viagem A Distância 500 km Carrega – 1 dia Viagem – 1 dia Descarrega – 1 dia Total 3 dias Frete = $60/ton Viagem B Distância 500 km Carrega – 1 dia Viagem – 2 dias Descarrega – 1 dia Total 4 dias FRETES POR km - EXEMPLO Frete = $60/ton

27 Despesas Administrativas e de Terminais SALÁRIOS, ORDENADOS E PRO-LAB0RE ALUGUÉIS TARIFAS PÚBLICAS (água, luz, telefone) SERVIÇOS PROFISSIONAIS (Contábil, Advocacia, Informática) TAXAS E IMPOSTOS INDIRETOS (IPTU) DEPRECIAÇÕES (máquinas e equipamentos) PROPAGANDA (MUITOS) OUTROS CUSTOS

28 Diversificação de Mercado Fábrica A Fábrica B Qual fábrica tem mais Custos de Montagem? Custos de Set-up / Preparação? Custos de Movimentação e Manutenção de Inventário? Negociações Comerciais? Ordens de Mudança de Engenharia?

29 Custo das informações $ Benefício das informações Quantidade de informações Detalhamento (nível de agregação) adequado na definição de um sistema de custos

30 $ Acurácia / Detalhamento Erros (decisões erradas) Mensuração Custo total Gerenciar adequadamente o nível de detalhamento é o que faz a diferença para o sucesso do sistema de custos Gestão Estratégica de Custos

31 Classificação de Custos A. Quanto ao Grau de Média: - Custo Total x Custo Unitário B. Quanto à Variabilidade: - Custo Fixo x Custo Variável - Custo Semi-Fixo (Escalonado) x Custo Semi-Variável (Misto) C. Quanto à Facilidade de Atribuição: - Custo Direto x Custo Indireto

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33 REDUÇÃO DE CUSTOS NÃO É PRATICAR QUALIDADE INFERIOR OU MENOS SEGURNÇA Importante A longo prazo qualidade e segurança reduzem custo.

34 RENDIMENTO DOS PRODUTOS (Qualidade) CONTROLE TREINAMENTO (Motoristas e MO oficina)

35 MANUTENÇÃO QUALIDADE Serviço Pontualidade Avarias PRODUTIVIDADE Veículo Km rodada Carga Transportada CUSTOS Operação Menores Preços Maiores Lucros (5 a 8%) Peças e MO

36 MANUTENÇÃO PREVENTIVA Algumas características da manutenção Preventiva CORRETIVAS SOCORROS REFORMAS PREVENTIVASPREVENTIVAS QUALIDADE PRODUTIVIDADE MENOR CUSTO

37 1. Consumo excessivo de peças 2. Excesso de mão de obra de oficina 3. Maior tempo do veículo parado 4. Diminuição da vida útil do motor 5. Maior consumo de combustível 6. Menor valor de revenda 7. Consumo excessivo de pneus 8. Maior índice de acidentes 9. Gastos maiores com socorros 10. Perda de clientes Conseqüências DA FALTA DE MANUTENÇÃO (PREVENTIVA)

38 Combustível Controle Treinamento e premiação de motoristas Regulagem do motor, bomba e bicos Manutenção da pressão dos pneus Utilização de acessórios: defletor de ar, tanques suplementares Sobrecargas

39 Pneus Manter a pressão correta Fazer rodízio periódico para uniformizar desgaste Alinhar e balancear rodas, regular freios, casar bem os pneus. Não deixar pneus desgastados nos eixos de tração e direcionais. Fazer ressulcagem em pneus novos

40 Gestão de Logística LOGÍSTICA CUSTOS E O FUTURO DA LOGÍSTICA

41 Em qualquer área, setor ou negócio, quem não sabe quanto gasta, não sabe quanto ganha. Logística Empresarial

42 Logística Logística como arma competitivaLogística como arma competitiva - Fazer com menor custo - Fazer mais rápido - Fazer com constância - Fazer com menos estoque - Chegar onde não se chega hoje - Chegar onde os outros não chegam

43 Indicadores mais importantesIndicadores mais importantes - Entrega no prazo - Prazo de entrega - Atendimento de pedido - Acuracidade de entrega (precisão) - Consistência - Custo total da distribuição / logística Logística

44 Exigências de Mercado: –Redução do prazo de entrega; –Maior disponibilidade de produtos e serviços; –Entrega com hora determinada; –Maior cumprimento dos prazos de entrega; –Maior facilidade de colocação de pedidos. Custos Logísticos #1

45 Logística & Custos Fonte: LIMA, 1998

46 Custos Operacionais de Transformação Custos de Distribuição Custos dos Softwares Custos da Manutenção dos Fornecedores e Clientes Custos dos Testes Custos de Treinamento e Avaliação com Fornecedores de Peças e Custos Componentes Técnicos Custos dos Dados Custos da Descontinuidade Sucateamento e Fonte: NAKAGAWA, 2003.

47 Conhecer bem o nível de serviço exigido pelo cliente; Pessoal treinado; Investir em tecnologia e equipamentos; Investir em tecnologia da informação; Desenvolver um indicador de desempenho (padronização); Logística Borges, 2005

48 Ter competência para desenvolver políticas diferenciadas (cliente); Segmentar o serviço logístico com soluções diferenciadas; Dominar processos específicos (exportação, terceirização etc.); Construir um sistema de parcerias; Prestar bom atendimento ao cliente, cumprindo o combinado. Logística

49 É mandatório ter o controle dos estoques por questões de custos. a empresa deve sempre ter o produto que o cliente necessita, mas nunca deve ser apanhada com algum estoque BALLOU.


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