A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAIS COMISSÃO PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E DA PAZ PAUTA: 14h ORAÇÃO INICIAL 14h10 Abertura do Fórum: Dom Moacir 14h30.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAIS COMISSÃO PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E DA PAZ PAUTA: 14h ORAÇÃO INICIAL 14h10 Abertura do Fórum: Dom Moacir 14h30."— Transcrição da apresentação:

1

2 FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAIS COMISSÃO PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E DA PAZ PAUTA: 14h ORAÇÃO INICIAL 14h10 Abertura do Fórum: Dom Moacir 14h30 Assessor 15h30 Intervalo 16h00 – Assessor 16h10 – Perguntas da assembleia ao assessor 17h00 – Encaminhamentos: propostas do Sínodo Diocesano para a Comissão – desafios que foram apresentados no Sínodo. 17h30 – Oração final

3 Estar com o próximo é estar com Deus.

4 O caminho das Pastorais Sociais no Brasil: Avanços Limites e Desafio

5 Energética Produção de alimentos Terceirizações Econômica Transição do rural para o urbano Novos mercados Crise

6 Estamos em transição e o século XX representou o momento atual da crise. Hoje estamos em uma encruzilhada. Porem já vivemos o berço dessa encruzilhada, e com isso estamos buscando as saídas. Vamos refletir o planeta, ou vamos para o fim da espécie. Vamos refletir e propor energias alternativas ou vamos para o fim:

7 Transporte... coletivo? ou individual? É possível fazer...

8 As mudanças não são frutos de espetáculos e sim de sementes. Ainda acreditamos muitos nos espetáculos, temos que mudar é acreditar na semente. (após o espetáculo, vem... a ressaca) Xto:... seus discípulos saem correndo, tem medo. Quem cuida co corpo dele são um grupo de leigos. Havia uma intuição entre os leigos que aquele corpo era uma semente. Por isso não devia ser enterrado, mas sim semeado. A encruzilhada é lugar de... pergunta e não de resposta. Os tempos implicam comportamentos sociais:

9 Na cruz é frio, é dor, assusta... Carregar o corpo é acreditar na semente (Jesus corre do espetáculo) Nos estamos acreditando nas pastorais de eventos, e temos que acreditar na pastoral de processo. Não é hora de colher, é hora de semear/encruzilhada Não é lugar de colheita (já tivemos uma colheita por volta dos anos 70). Quem semeia não é quem colhe. Os tempos implicam comportamentos sociais:

10 As perguntas são maiores do que nossa capacidade de resposta, por isso temos que ver a dimensão da graça de Deus, encruzilhada também é lugar de graça de Deus. Se soubermos fazer boas perguntas, já estamos fazendo muito Na encruzilhada, buscar resposta imediata é uma tentação. Isso implica a Fé. (acreditar no corpo, como sendo graça) A década de 70, 80 esta focada no bem estar social (vamos ver isso na arte, musica, ligas, movimentos sociais, etc. ) A cultura mundial esta focada no bem estar social. Hoje o foco é o próprio umbigo/individualismo, personalismo, culto ao corpo, etc.) E as Pastorais Sociais?... Elas estão na contra mão do foco da crise civilizacional. Isto está em todo lugar, não é só a juventude, temos mania de responsabilizar os outros. Tudo esta centrado no mercado, no prazer, os laços primários se romperam, agora são laços transitórios, (ficar, separar, consumir, descartar etc.).

11 Nunca foi tão fácil, se conectar com o mundo e a cada dia fica mais difícil dar bom dia. Disputamos os espaços, nos prédios, ônibus, metrô, e não damos bom dia, e quando os olhares se cruzam..., preferimos ficar com a desconfiança, e mais uma ver ou desviamos o olhar ou para não agirmos. Encruzilhada é lugar de... discernimento Nos saímos de Deus e queremos voltar para Deus, mas como? Sem abrir mão desta situação de consumo.

12 Desejar e voltar a Deus, tem que ser pelo outro, sem estabelecer esta relação não é possível este encontro. O caminho para o transcendente passa pelo diferente Nos estamos em uma montanha de lixo, em sua grande maioria ele chega pela telinha. Então temos que fazer o discernimento... (Entramos pela telinha com o nosso consumo, ou buscamos uma enxada, para sair dessa montanha?). A ansiedade nos deixa um gosto amargo na alma, Jesus passa pelo inferno do sofrimento humano para chegar ao pai. Facilmente deixamos nos levar pelo... Jesus salva, ele é fiel, propriedade de Jesus, etc., mas não queremos passar pelo caminho lento do sofrimento. Não conseguimos dirigir a crise (encruzilhada), e não sabemos o que é negociável. Encruzilhada é lugar de... negociação.

13 O desenvolvimento Político no Brasil Projeto Nacional Conservador: tem riquezas, posto de trabalho, nele cumpri-se a necessidade humana e não está atrelados as estruturas econômicas mundiais. (porém ele não mexe nas grandes estruturas do poder e consequentemente na desigualdade social). Ele ganha força no período Vargas (pai dos pobres e mãe dos ricos), fortalecido no período de J K. e Também esta em algumas cabeças militares. (divida externa é o que mais aumenta no período militar). Da sociedade Brasileira emerge três horizontes Político.

14 Projeto Nacional Popular: Ele atende as mesmas condições acima, mas com estrutura popular. Ele respalda a gestão de reforma agrária, saúde, transporte, tendo como origem na revolução dos negros, povos indígenas, ganha nova cara por volta dos anos 30 e 60 (liga camponeza, as universidades, Darci Ribeiro, Celso Furtado, Paulo Freire (de 20 a 60 ele ganha corpo). Projeto Liberal e Neoliberal: Esse corta a cabeça do projeto popular. No caso do Brasil, ele já nasce na ordem do capitalismo (processo de colonização – mandioca, algodão, café, etc). os militares colocam o Brasil na ordem financeira (divida). Sua continuidade esta com Sarney e os Fernando.

15 No inicio dos anos 80, volta a movimentação em torno do projeto popular (Pastoral da Juventude, Sindicatos, etc.) todos esses retornos vão formar um rio, a ser chamado de CUT e PT, desta forma no final desta década temos dois projetos em questão: O projetos dos Fernando (Neoliberal) E o de Lula, que não é uma metáfora, pois está enraizado com a questão popular.

16 Lula chega ao poder e da as costas ao projeto popular, pois ele vai ter que administrar o projeto neoliberal Porque que isso acontece? Ele desconfia das forças esquerda Ele escreve ao povo brasileiro, mas esta carta não chega. A reposta vem pela questão econômica (nomeia Meireles) Porque ele faz isso? Ele é inteligentíssimo, as expectativas para com o seu governo estão acima da capacidade de levar a população às ruas. Ele muito esperto, percebe isso, e faz uma aliança para a governabilidade. (Lula e o afilhado/menino pobre na casa do padrinho rico, não mexe no tapete, se derrubar quebra, e assim por diante) (Pe Alfredo).

17 Em 2010 vivenciamos a disputa de dois projetos: Um apontava migalhas. E o outro tirava algumas coisas, ou privatizaria. O projeto popular está na encruzilhada. Devemos apostar mais na organização civil. Apostar só no mecanismo do voto é incerto porque a qualquer momento ele pode nos trair. Temos que votar para não ajudar os arrudas da vida, mas a via parlamentar tem muitas limitações. O Reino de Deus é muito mais que isso, e encruzilhada é também tempo de graça. Existe um grande hiato entre o sacramento da Crisma e as Pastorais Sociais.

18 Quem são os excluídos? Quem são os Pobres? O que é pobreza? Jesus faz opção pelos pobres. Quem são os pobres de seu tempo? Qual é a nossa opção? Só após as respostas anteriores vamos ter condição de responder sobre a missão das Pastorais Sócias. Estar com o próximo é estar com Deus

19


Carregar ppt "FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAIS COMISSÃO PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E DA PAZ PAUTA: 14h ORAÇÃO INICIAL 14h10 Abertura do Fórum: Dom Moacir 14h30."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google