A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linhas de tráfico de escravos África-Brasil Principais tipos de negros trazidos ao Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linhas de tráfico de escravos África-Brasil Principais tipos de negros trazidos ao Brasil."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Linhas de tráfico de escravos África-Brasil

4 Principais tipos de negros trazidos ao Brasil

5 Nações Africanas como os Ashanti do Gana e os Yoruba da Nigéria tinham as suas economias voltadas ao comércio de escravos. O tráfico e comércio de escravos era intercontinental, registrando-se um grande comércio de escravos europeus nos mercados Africanos já durante o Império Romano. 

6 Os africanos capturados.
Tráfico negreiro Os africanos capturados.

7 Tráfico negreiro

8 Esquema mostrando como funcionava um navio negreiro

9

10

11 Tráfico negreiro

12 Rugendas: Desembarque de escravos negros

13

14 Nos mercados, os compradores examinavam os escravos (nos documentos históricos não se falava “escravos” e sim “peças”, portanto, examinavam as “peças”) como se examinassem um objeto, uma mercadoria ou um animal. As principais observações que os compradores queriam verificar nas “peças” eram a rigidez dos músculos (por isso apalpavam os escravos). Olhavam também os dentes, os olhos, os ouvidos e solicitavam que os escravos saltassem e girassem para constatar suas condições de saúde. Além dessas observações, os compradores examinavam as partes íntimas dos escravos a fim de constatar alguma doença. Geralmente, os preços dos escravos eram altos. O valor variava de acordo com as condições físicas e de saúde de cada um, idade e sexo.      Quando os escravos eram comprados no mercado, eles acompanhavam seus donos até a localidade que iriam trabalhar (nos engenhos, nas minas, nas casas). Após a chegada ao local de trabalho, os escravos tinham seus corpos marcados com ferro em brasa, para identificação dos seus proprietários. Ou seja, eram marcados da mesma forma que os animais.

15

16 Escravos trabalhando num engenho de açúcar (Debret)

17

18 Marcas dos castigos físicos

19 Escravo submetido a castigo físico.

20


Carregar ppt "Linhas de tráfico de escravos África-Brasil Principais tipos de negros trazidos ao Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google