A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:"— Transcrição da apresentação:

1 O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
O acesso dos redimidos a Deus, somente pelo sangue A santidade dos redimidos, um imperativo.

2 título O nome de “Levítico” foi dado, ao terceiro livro de Moisés, pelos “setenta” quando o traduziram da língua original, o hebráico, para o grego. No hebráico o nome é: “Vá-yich-rah”, e significa: “E Ele chamou.” A forma do nome atual é humana, atendendo ao fato de que o livro traz ordenanças para os levitas, - embora sejam eles mencionados só uma vez em 25:32,33. A forma original é divina, condiz melhor ao conteúdo que friza o apelo de Deus aos redimindos para se achegarem a Ele em comunhão e adoração e para se santificarem no corpo e na alma.

3 tempo Todas as instituições dadas e o eventos recordados neste livro, abrangem o período que vai de 1 de Abril, quando o Tabernáculo foi levantado, (Êxodo40:2, 17 e Lev. 1:1) até 20 de Maio quando os israelitas partiram do Monte Sinai. (Números 10:11). “Considerando que a narrativa abrange somente um mês” – escreveu o Dr. Parker – “pode considerar-se este livro como o mais notável do Velho Testamento”.

4 Para quem foi escrito? Levítico foi escrito para o povo redimido afim-de instruí-lo como aproximar-se de Deus e como adorá-lo. Em Gênesis, vemos o homem arruinado: em: Êxodo, o homem redimido: e em Levítico, o homem adorando. Todas as figuras falam da adoração enquanto as de Êxodo dizem respeito à redenção. Levítico é, por excelência, o livro da adoração.

5 peculiaridades Notar como se abre, magestosamente, este livro! É o primeiro, num grupo de somente três, que possuem a mesma introdução. Os outros dois são: Números e Josué. Tal setença introdutória: “E chamou o Senhor,” revela a importância da comunicação que segue. Notável professor bíblico chamou a atenção para o fato de que em Levítico não se nomeia o Espírito Santo uma vez sequer, quando o é nos demais livros do Pentatêuco; diz ele: “porque aqui tudo se refere a Cristo, e a obra do Espírito Santo é glorificar o Senhor.” Em nenhum outro livro da Bíblia encontramos tantas mensagens diretas de Deus, como neste. “O Senhor falou”, - “disse”, - “ordenou”, se encontram 56 vezes; “Eu sou o Senhor, 21 vezes; “Eu sou o Senhor vosso Deus,” 21 vezes; “Eu sou,” 3 vezes; e “Eu sou o Senhor, faço,” duas vezes.

6 a mensagem Uma das palavras chave do livro é “Santo”. Aparece 87 vezes. A outra palavra chave é “Expiação,” e aparece pelo menos, 45 vezes. O problema é: - Como pode um pecador aproximar-se de um Deus Santo? - Como terá acesso a Deus? – Quem decidirá tal questão? – Somente Deus. Este livro mostra que os seus remidos terão acesso a Ele, com todos os privilégios que decorrem da comunhão e adoração, na base do sacrifício, pelo derramamento de sangue. Outra mensagem do livro, que nos surpreende, é a insistência na santificação do corpo a par da santificação da alma. Levítico, ensina que os remidos devem ser santos porque seu Redentor é Santo, 19:2.

7 A sua Mensagem básica A SANTIDADE DE DEUS Ensinando definitivamente
análise A sua Mensagem básica A SANTIDADE DE DEUS Ensinando definitivamente (1) Em face da Santidade de Deus, o ACESSO Dos seus redimidos a Ele, é assegurando unicamente na base do sacrifício, pelo derramamento de sangue. Verso chave, 17:11 (2) E, ainda, em face da Santidade de Deus, a SANTIDADE Tanto do corpo como da alma do redimido, é um imperativo, indispensável. Verso chave, 19:2 1:10 11:27 As 5 OFERTAS, cada uma representa um aspecto distinto da oferta única de nosso Senhor Jesus Cristo. 1-6:7 A LEI DAS OFERTAS, fornece particularidades da ordem, dispositivos, etc. 6:8-7 O SACERDÓCIO 8-10 (a) A chamada, 8:1-5; (b) a purificação, 6, (c) o vestuário, 7-13; (d) a expiação, 14-29; (e) a unção, 30 (f) o alimento, 31-36; (g) o ministério, 9; (h) a falha, 10. AS LEIS DA PUREZA O povo santo deve ter: (a) alimento puro, (11); (b) corpos puros, :32; (c) lares puros, 14:33-57; (d) hábitos puros, 15; (e) constante contacto com o “sangue”, O capítulo 16 é o grande capítulo da Expiação. RECAPTULAÇÃO DAS DIVERSAS LEIS O povo sano deve observar: (a) adoração pura, 17:1-9; (b) um santo respeito pelo “sangue”, 10-16; (c) moral pura, 18; (d) hábitos e vestuários puros, Notar as festas em Levítico, 23. AS LEIS TOCANTES AOS VOTOS


Carregar ppt "O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google