A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções intrínsecas do texto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções intrínsecas do texto"— Transcrição da apresentação:

1 Funções intrínsecas do texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Funções intrínsecas do texto

2 FUNÇÕES DA LINGUAGEM Emotiva Conativa Referencial Metalinguística
Função Intrínseca Elemento de Destaque Emotiva Conativa Referencial Metalinguística Fática Poética Emissor Receptor Referente Código Canal Mensagem

3 FUNÇÃO EMOTIVA Verbos e pronomes em primeira pessoa;
Também chamada de EXPRESSIVA, tal função ocorre quando o destaque é dado ao EMISSOR. Características significativas: Verbos e pronomes em primeira pessoa; Presença comum de Ponto de Exclamação e Interjeições; Expressão de estados de alma do EMISSOR (subjetividade e pessoalidade); Predominância em textos líricos, biografias, depoimentos, memórias.

4 FUNÇÃO EMOTIVA “Posso te falar dos sonhos Das flores De como a cidade mudou Posso te falar do medo Do meu desejo, do meu amor... Posso falar da tarde que cai E aos poucos deixa ver No céu a Lua Que um dia eu te dei...”

5 FUNÇÃO CONATIVA Também chamada de APELATIVA, ela ocorre quando o destaque é dado ao RECEPTOR. Características significativas: Verbos no Imperativo; Verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoas; Tentativa de convencer o receptor a ter um determinado comportamento; Presença predominante em textos de publicidade e propaganda; Emprego da ambiguidade.

6 FUNÇÃO CONATIVA

7

8 FUNÇÃO REFERENCIAL Também chamada de COGNITIVA OU DENOTATIVA. Ocorre quando destaque é dado ao REFERENTE, ou seja, ao contexto, ao assunto. Sua maior intenção é informar. Características significativas: Objetividade- linguagem direta, precisa, denotativa; Clareza nas ideias; Traduzir a realidade como ela é; Presença predominante em textos informativos, jornalísticos, didáticos, científicos etc.

9 FUNÇÃO REFERENCIAL iPad (é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco.[1] Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros.

10 FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
Ocorre quando o destaque é dado ao CÓDIGO. Quando um linguista define a língua, observa-se que, para conceituar um termo do código, ele usou o próprio código, ou seja, definiu língua usando a própria língua. Outras formas: um cineasta cria um filme tematizando o próprio cinema, um desenhista de quadrinhos elabora quadrinhos sobre o próprio meio de comunicação , aulas de gramática, livros de gramática, dicionários da língua.

11 FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

12 FUNÇÃO FÁTICA Ocorre quando o CANAL é posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir a mensagem é apenas testar o CANAL, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o RECEPTOR, ou testar a eficiência do CANAL. Essa função se faz presente quando se quer iniciar, dar continuidade ou encerrar uma mensagem.

13 FUNÇÃO FÁTICA “— Alô, alô, marciano. Aqui quem fala é da Terra. Pra variar estamos em guerra” Elis Regina

14 FUNÇÃO POÉTICA Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque , ou seja, chama-se atenção para o modo como foi organizada. Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo EMISSOR. Ela é afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica; Não é exclusiva da poesia. Pode estar presente em slogans, músicas, ditos populares, textos em prosa etc.

15 FUNÇÃO POÉTICA


Carregar ppt "Funções intrínsecas do texto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google