A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra

2 Dr. Marcelo Torrente Silva O que são Acidentes ? São lesões não-intencionais, leves ou graves, provocadas por ações sem a prévia intenção de causar o ferimento, e pode ter como conseqüências seqüelas e até mesmo a morte.

3 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras

4 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras O fogo exerce uma atração quase mágica na infância. A brincadeira tende a começar no quarto, quando estão sozinhos com fósforos ou isqueiros, e se transformar em um incêndio de grande proporção. A maioria dos incêndios residenciais com mortes na faixa etária até 9 anos ocorre quando as crianças estão tentando escapar, mas não são capazes de agir ou estão agindo irracionalmente. As crianças mais novas correm um risco ainda maior. Não existem fogos de artifício inofensivos. Esses produtos causam, geralmente, queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento médico. Além disso, eles podem explodir nas mãos, mutilando o manipulador.

5 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas emergências dos hospitais chegam a dobrar. Mais de 80% das vítimas são crianças. Os motivos para esta alarmante incidência: a imprudência no uso de materiais inflamáveis e explosivos (fogos de artifício, balões) e brincadeiras perto das chamas das fogueiras; Segundo estimativa da SBQ, crianças sofrem queimaduras por causa do álcool líquido.; As crianças que vivem em áreas rurais correm mais risco de sofrer incêndios residenciais devido ao uso de candeeiro e fogão a lenha.

6 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras A queimadura de primeiro grau afeta apenas a camada superficial da pele, que fica ressecada, vermelha e levemente inchada. A área queimada fica dolorosa e sensível ao toque. Exemplo: queimadura solar moderada ou contato rápido com um ferro quente. Queimaduras de primeiro grau, quando não há complicações, costumam melhorar em um ou dois dias e sarar em uma semana.

7 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras A queimadura de segundo grau acomete camadas mais profundas da pele. O local fica muito dolorida, inchado, vermelho e com bolhas e a superfície da pele fica úmida. Exemplos: queimadura solar severa e queimadura por líquidos quentes e jato de gasolina.

8 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras A queimadura de terceiro grau acomete as camadas mais profundas da pele e os tecidos que estiverem logo abaixo, ficando com aspecto enegrecido e chamuscado. A pele incha e os tecidos abaixo dela ficam expostos. Ela é menos dolorosa, pois as terminações nervosas são destru- ídas, e sentem-se dor apenas nas bordas da área queimada. Exemplos: choque elétrico, fogo na roupa, fogo por gasolina, etc. Sempre precisa de tratamento de emergência.

9 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças; Muito cuidado com álcool, pois ele é responsável por um grande número de queimaduras graves em crianças, principalmente quando já há alguma fogueira ou chama por perto. Prefira o álcool em gel, pelo menor poder de explosão! Substitua as fiações antigas e desencapadas e não as deixei embaixo do tapete; Evite ligar vários aparelhos eletrônicos em uma tomada;

10 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Cozinhe, de preferência, nas bocas de trás do fogão e não deixe as crianças se aproximarem. Mantenha os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão; Deixe itens inflamáveis como roupas, móveis, jornais e revistas longe da lareira, do aquecedor e do radiador. Guarde todos os líquidos inflamáveis fora da casa e trancados; Tire todos os aquecedores portáteis do alcance das crianças; Fogos de artifícios NUNCA devem ser manipulados por crianças. Nas festas juninas não permita brincadeiras com balões ou de saltar fogueiras, e esteja seguro de que não haja crianças por perto ao acender fogos de artifício;

11 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Não guarde alimentos, como doces e biscoitos, em prateleiras ou armários sobre o fogão e não manuseie líquidos ou comidas quentes próximos às crianças; Cheque os perigos de incêndio. Procure por fios desencapados ou materiais inflamáveis próximos à fonte de calor, como aquecedores de ambiente; Não use toalhas compridas na mesa. A criança pode puxar e derrubar utensílios quentes; Brincadeiras com pipa só devem ocorrer longe dos fios de alta tensão;

12 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa, nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Velas devem ficar dentro de recipientes não inflamáveis e que as mantenham em pé como em vasos. Não deixe-as perto de tecidos ou de estruturas de madeira, como santuário e cabeceiras de cama; Se possível, substitua velas e candeeiros por lanternas, ou, ao menos, apague as velas ao sair de casa; Teste a temperatura da água do banho do bebê com o cotovelo ou o dorso da mão;

13 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Um pequeno incêndio pode-se tornar fatal em questão de minutos. Para ajudar a evitar uma tragédia, inspecione minuciosamente sua casa para eliminar riscos em potencial. Prepare sua casa para uma emergência e ensine para sua família os perigos de um incêndio e como escapar dele. Designe uma saída de emergência, desta forma todos os membros da família podem ser contados rapidamente; Instale detectores de fumaça em todos os andares de sua casa e em toda área de dormir. Teste os alarmes de incêndio uma vez por mês e substitua as baterias, no mínimo, uma vez por ano. O alarme deve ser substituído a cada dez anos.

14 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras "Pare, caia e role. Se pegar fogo nas roupas da criança pare, faça-a cair no chão e rolar de um lado para o outro rapidamente para extinguir as chamas. Nunca volte para um prédio em chamas. As crianças devem ser lembradas para não parar ou voltar por alguma razão, como um brinquedo ou para ligar para o número de emergência. Toque nas portas antes de abri-las. Se a porta está quente, use uma saída alternativa. A ligação para a emergência deve ser feita depois de deixar o edifício ou a casa; Durante o incêndio, arrastar-se embaixo da fumaça evita intoxicação;

15 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras A conseqüência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida. Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras. Quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), pode-se considerá-lo grande queimado. Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, podeprovocar a morte. Acima de 70%, as chances de sobreviver são mínimas !

16 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Para queimaduras de primeiro grau: Mergulhe a área queimada em água fria ou sob água corrente, por pelo menos 5 a 10 minutos ou até aliviar a dor (se a região queimada estiver suja, lave-a delicadamente com água com sabão). Não coloque gelo ou água gelada por tempo prolongado, pois pode causar dormência e gangrena da pele. Tome analgésicos e evite usar analgésicos locais e cremes, os quais podem retardar a cicatrização e até provocar alergias. Se possível, mantenha a lesão descoberta e elevada. E não coloque manteiga ou outras substâncias (por exemplo: vaselina). Você pode aplicar gel Aloe vera ou pasta d´água,3-4 vezes/dia.

17 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Para queimaduras de segundo grau: Mergulhe a queimadura na água fria (não gelada) até aliviar a dor. Molhe um pano limpo na água fria, torça-o e coloque sobre a região queimada, repetindo a operação por 1 hora; seque sem esfregar. Evite aplicar sprays anti-sépticos, cremes, ungüentos, pasta de dente, manteiga, óleo de cozinha, etc. Evite sprays anti-sépticos, cremes, ungüentos, pasta de dente, manteiga, óleo de cozinha, etc. Não fure as bolhas. Procure seu médico se aparecerem sinais de infecção: febre, calafrios, aumento da vermelhidão ou de inchaço e pus.

18 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Para queimaduras de segundo grau: Depois de seca, cubra a queimadura com uma camada frouxa de gaze embebida em vaselina, para que não grude na pele. Fixe a gaze com uma faixa ou esparadrapo, que deve ser colocado na pele normal, distante da área queimada. Troque o curativo no dia seguinte e, depois, a cada 2 dias. Mantenha a área queimada elevada em relação ao corpo. Procure o médico se os sintomas não melhorarem em 2 dias.

19 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Para queimaduras de terceiro grau:

20 Dr. Marcelo Torrente Silva Queimaduras Para queimaduras de terceiro grau: Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa! É preciso resfriar o local com compressas úmidas. (não gelo). Nas de terceiro grau pequenas, com menos de 5cm de diâmetro, você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água para não causar dor ou estourar bolhas. A pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais. Manter a vítima aquecida e cuidado de não apertar o local (faça um curativo com uma compressa limpa). Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum. Não perca tempo em remover a vítima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.


Carregar ppt "Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis) Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google