A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Docente no IFCE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Docente no IFCE"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Docente no IFCE
Ana Uchoa DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO Hobson Cruz COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

2 Era o mestre oficineiro que ensinava aos seus pupilos o ofício.
O Começo de tudo... © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Era o mestre oficineiro que ensinava aos seus pupilos o ofício. Era na oficina que se dava a aprendizagem. Era na prática e na observação da prática. Era este mestre um educador.

3 A Educação Profissional - EP e o seu sujeito docente - um olhar histórico no Brasil
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Historicamente, a materialização da formação entre passos e descompassos; Os programas e as políticas de formação pontuais e esparsos; A defesa da identidade do docente da EP; E uma pergunta fica no ar: Qual o lugar da formação do docente da Educação Profissional?

4 Lugar? Lugares de Formação? De que lugar falamos?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Os institutos federais; As universidades; Outras instâncias formadoras; O chão de fábrica; O contato com os pares; A prática de sala de aula e de laboratório.

5 O que tem sido feito no IFCE, no que diz respeito à formação de seu quadro docente?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Resgate histórico da última década

6 Resgate Histórico da Formação Docente no IFCE
2013 – 2015 2016 – 2017 2017 Curso de Pós-graduação Lato Sensu, em Nível de Especialização, em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica, na Modalidade a Distância, no âmbito do PLAFOR; © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Programa PROEJATEC; Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na Modalidade a Distância (Convênio com a Universidade Aberta do Brasil). Curso em Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos Níveis Básico e Técnico, na modalidade a distância, no âmbito do Programa Brasil Profissionalizado;

7 Aproximando o zoom para o que temos feito...
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino

8 A Especialização em Formação Pedagógica para Docência na EPT
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Organização em três núcleos: Contextual - Bases Filosóficas e Políticas Educacionais; Estrutural - Base Didático- Pedagógica; Integrador - Bases Integradoras de Ensino; Carga horária total de 680h/a; Oferta de 140 vagas a docentes de todos os campi do IFCE; Ênfase na articulação entre a teoria e prática, representadas pelas pesquisas em andamento, que serão consubstanciadas em TCCs, com previsão de defesa pública nos dias 21 e 22/10/2017.

9 Ana Uchoa ana@ifce.edu.br Hobson Cruz hobson.cruz@ifce.edu.br
Contatos


Carregar ppt "Formação Docente no IFCE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google