A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência das coisas naturais (do grego physiké); seu objetivo é o estabelecimento de Leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência das coisas naturais (do grego physiké); seu objetivo é o estabelecimento de Leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ciência das coisas naturais (do grego physiké); seu objetivo é o estabelecimento de Leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da matéria e da energia.

3 1. FENÔMENO: Significa acontecimento ou transformação, não possuindo o sentido de fato extraordinário ou algo incomum. Os fenômenos que ocorrem com os corpos recebem a seguinte classificação: 1a. FENÔMENO FÍSICO: Não altera a natureza dos corpos; Ex: Quando cortamos uma folha de papel, o papel continua sendo papel; não ocorre alteração em sua natureza. 1b. FENÔMENO QUÍMICO: Altera a natureza dos corpos; Ex: Quando colocamos fogo em uma folha de papel, o papel deixa de ser papel; ocorre alteração em sua natureza.

4 MECÂNICA: Estuda os movimentos, relacionando três grandezas fundamentais: comprimento, tempo e massa; está subdividida em: Cinemática, Dinâmica, Estática, Gravitação e Hidrostática. TERMOLOGIA: Estuda os fenômenos térmicos; está subdividida em: Termometria, Calorimetria, Termodinâmica, Estudo dos gases e Estudo das dilatações térmicas. ÓPTICA: Estuda os fenômenos luminosos, sendo subdividida em: Óptica geométrica e Óptica física. ONDULATÓRIA: Estuda os fenômenos envolvendo ondas. A Acústica faz parte deste segmento da Física. ELETRICIDADE: Estuda os fenômenos elétricos, fundamentados nas propriedades das cargas elétricas; é subdividida em: Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo.

5 Exemplos 1 km = m 1 Gm = m 5 TA = A 123 MV = V 2 ZL = L 8 Ym = m

6 Exemplos 1 dm = m 1 mm = m 5 µA = A 123 nV = V 2 pL = L 8 fm = m FatorPrefixo Aportuguesad o Símbolo deci d centi c millimilim micro µ nano n pico p femto f attoatoa zepto z yocto y

7 PONTO MATERIAL: Um corpo é considerado ponto material quando suas dimensões são desprezíveis em relação às distâncias envolvidas na análise do movimento. Exemplos: 1. Um elefante movimentando-se no deserto do Saara. 2. A Terra em seu movimento de translação em torno do Sol. CORPO EXTENSO: Um corpo é considerado corpo extenso quando suas dimensões não podem ser consideradas desprezíveis em relação às distâncias envolvidas na análise do movimento. Exemplos: 1. Um elefante movimentando-se no picadeiro de um circo. 2. A Terra em seu movimento de rotação. O carro estacionando é considerado um ponto material. A Terra em seu movimento de rotação. A Terra em seu movimento de translação.

8 TRAJETÓRIA: traçado geométrico formado pela união das sucessivas posições do corpo. A trajetória depende do referencial. Trajetória de fogos de artifício Trajetória de descargas elétricas atmosféricas Trajetória parabólica de certo corpo Trajetória é uma grandeza relativa, depende do referencial. Observe que a trajetória da bola depende da posição do observador.

9 ESPAÇO (S): É posição de um corpo em relação a determinado ponto considerado como origem, ou seja, espaço nulo. ESPAÇO INICIAL (S O ): É a posição no instante inicial, ou seja, no instante t = 0 s. Notas: * O espaço indica o local onde está o objeto; * O espaço não mostra a distância que o corpo percorreu; * O espaço pode ser considerado positivo, negativo ou até mesmo nulo; * Quando falamos que o espaço é nulo, quer dizer que naquele momento o corpo está passando pela origem dos espaços, ou seja, s = 0.

10 1. I. II. III IV V VI VII VIII IX. Assinalar verdadeiro ou falso: Uma pessoa dormindo está em repouso absoluto. A Lua está em movimento em relação à Terra. A Terra está em movimento em relação ao Sol. 0 Sol está em movimento em relação à Terra. Em um universo com um único corpo, não teria sentido o conceito de repouso ou movimento A Lua pode, dependendo do caso, ser considerada um ponto material. 0 Sol nunca poderá ser considerado um ponto material, pois é muito extenso. A trajetória de um jato, em relação ao ar que o cerca, fica demarcada pela fumaça. Pontos materiais não possuem massa. 2 - Considere a seguinte situação. Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: A sentada no ônibus e B parada na estrada. Ambas observam uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: "A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a vejo sempre na mesma posição". B diz: "A lâmpada está se movimentando, uma vez que ela está se afastando de mim". Assinale a alternativa correta. a) A está errada e B está certa. b) A está certa e B está errada. c) Ambas estão erradas. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa. e) Não é possível determinar qual delas está certa.

11 A Anhangüera é uma importante rodovia do Estado de São Paulo. Aqui podemos ver representadas algumas cidades existentes ao longo dessa rodovia. Com base nessas informações, responda aos exercícios. 3 - Qual é o espaço (posição) de cada cidade mostrada na figura? 4 - Qual é o deslocamento escalar de um carro que vai, em cada trecho, sempre no mesmo sentido, a) de São Paulo a Ribeirão Preto? b) de Campinas a Pirassuminga? c) de Ribeirão Preto a Campinas? d) de Pirassuminga a São Paulo? e) de Limeira a Ribeirão Preto e, em seguida, a Campinas? 5 - Qual é a distância percorrida em cada um dos trajetos indicados no exercício anterior?

12 6 - Se um carro vai de Pirassununga a São Paulo e retoma a Pirassununga, qual é o deslocamento escalar e a distância percorrida por ele? 7 – Qual é a diferença entre distância percorrida e deslocamento escalar? 8 – Em que situação a distância percorrida é igual ao deslocamento escalar? 9 – Distância percorrida pode ser negativa? 10 – Deslocamento escalar pode ser negativa?

13 FVVVVVF VFFVVVVVF VF I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. Uma pessoa dormindo está em repouso absoluto. ( A Terra está girando ) A Lua está em movimento em relação à Terra. A Terra está em movimento em relação ao Sol. 0 Sol está em movimento em relação à Terra. Num universo com um único corpo, não teria sentido o conceito de repouso ou movimento A Lua pode, dependendo do caso, ser considerada um ponto material. 0 Sol nunca poderá ser considerado um ponto material, pois é muito extenso. ( o Universo é muito maior) A trajetória de um jato, em relação ao ar que o cerca, fica demarcada pela fumaça. Pontos materiais não possuem massa. 1 - Assinalar verdadeiro ou falso. 2 - Considere a seguinte situação. Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: A sentada no ônibus e B parada na estrada. Ambas observam uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: "A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a vejo sempre na mesma posição". B diz: "A lâmpada está se movimentando, uma vez que ela está se afastando de mim". Assinale a alternativa correta. a) A está errada e B está certa. b) A está certa e B está errada. c) Ambas estão erradas. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa. O movimento depende o referencial e) Não é possível determinar qual delas está certa.

14 3 - Qual é o espaço (posição) de cada cidade mostrada na figura? São Paulo : S = 0 Campinas : S = 90 km Limeira : S = 150 km Pirassununga : S = 210 km Ribeirão Preto: S = 310 km 4 - Qual é o deslocamento escalar de um carro que vai, em cada trecho, sempre no mesmo sentido, a) de São Paulo a Ribeirão Preto? 310 – 0 = 310 km b) de Campinas a Pirassuminga? 210 – 90 = 120 km c) de Ribeirão Preto a Campinas? 90 – 310 = -220 km d) de Pirassuminga a São Paulo? 0 – 210 = -210 km e) de Limeira a Ribeirão Preto e, em seguida, a Campinas? 90 – 150 = - 60 km 5 - Qual é a distância percorrida em cada um dos trajetos indicados no exercício anterior? a) de São Paulo a Ribeirão Preto? 310 km b) de Campinas a Pirassuminga? 120 km c) de Ribeirão Preto a Campinas? 220 km d) de Pirassuminga a São Paulo? 210 km e) de Limeira a Ribeirão Preto e, em seguida, a Campinas? 380 km

15 6 - Se um carro vai de Pirassununga a São Paulo e retoma a Pirassununga, qual é o deslocamento escalar e a distância percorrida por ele? Deslocamento escalar = 0 ( saiu e voltou para o mesmo lugar ) Distância percorrida = 420 km 7 – Qual é a diferença entre distância percorrida e deslocamento escalar? Deslocamento Escalar: É a diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). Para descobrir o valor do deslocamento, usa-se a equação: s = s – s 0 onde s é s variação de espaço, s é a posição atual e s 0 o ponto inicial (também chamado de origem) 8 – Em que situação a distância percorrida é igual ao deslocamento escalar? Somente quando o móvel avança sem inverter o sentido de seu movimento na mesma trajetória. 9 – Distância percorrida pode ser negativa? Não, uma vez que indica o tamanho do caminho percorrido pelo móvel. 10 – Deslocamento escalar pode ser negativa? Sim, uma vez que indica a variação da posição. O sinal indica o sentido em que se variou a posição Distância Percorrida: É o valor da medida de todo o caminho feito por um objeto.


Carregar ppt "Ciência das coisas naturais (do grego physiké); seu objetivo é o estabelecimento de Leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google