A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;"— Transcrição da apresentação:

1 História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;
Mariana Durães, nº 21 8ºA

2 O que é o Iogurte??? O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.

3 História do Iogurte A origem do iogurte ainda não é totalmente conhecida mas há vários episódios, espalhados pelo mundo, que podem estar na base do seu aparecimento na antiguidade.

4 História do Iogurte Período do Neolítico
Durante este período, os pastores começaram a domesticar animais mamíferos e a utilizar o seu leite como alimento. O leite destes animais era armazenado em marmitas de barro à temperatura ambiente, o que, conjugado com o clima do deserto, cujas temperaturas chegavam a atingir os 43ºC, criava as condições ideais para que o leite fermentasse, produzindo um rudimentar tipo de iogurte.

5 História do Iogurte Desertos da Turquia
Mais tarde, nos desertos da Turquia, os pastores armazenavam o leite fresco em bolsas feitas de pele de cabra. Os sacos colocavam-se atados nos camelos e o calor do corpo destes, em contacto com os sacos propiciava a multiplicação de bactérias ácidas. Várias horas depois, quando os pastores se preparavam para beber o leite, encontravam uma massa semi-sólida e coagulada: o leite acabara de converter-se em iogurte, o que os pastores consideravam delicioso.

6 História do Iogurte Balcãs
Outras indicações dão conta de que o iogurte possa ter aparecido junto dos antigos povos nómadas dos Balcãs e, também, nas zonas de estepes da Ásia Central.

7 História do Iogurte Apesar da sua longa história, o iogurte só começou a ser comercializado a partir do início do séc. XX, quando Ilya Ilyich Mechnikov constatou que o iogurte para além de poder aumentar a longevidade, possuía outras propriedades nutricionais benéficas, graças aos fermentos lácteos aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Ilya Ilyich Mechnikov

8 História do Iogurte Apesar desta longa história, o iogurte só começou a ser comercializado a seguir à Primeira Guerra Mundial, quando o médico espanhol Isaac Carasso se lembrou de um exilado búlgaro, Metchnikoff, que conheceu anos antes na Suíça e lhe havia ensinado a fabricação empírica do iogurte. Conhecendo os seus benefícios, decidiu fabricá-lo a partir de fermentos lácticos fornecidos pelo renomado Instituto Pasteur. Foi então que no ano de 1919 que, inspirado nos métodos utilizados na região dos Balcãs, ele começou a fabricar o iogurte com leite fresco. Batizou-o de DANONE, unindo o apelido do seu filho Daniel, chamado carinhosamente de Danon, pequeno Daniel em catalão, à letra “e”, pois era impossível registrar um nome próprio como marca. Inicialmente o produto, acondicionado em potinhos de porcelana, era comercializado em farmácias sob prescrição.

9 Características O iogurte apresenta uma consistência pastosa;
O seu paladar e odor são ácidos; Apresentam ácido láctico na proporção de 0,5 a 1,5%; O seu teor de álcool deve ser menor que 0,25%; Deve estar contido num recipiente de lacre inviolável; Presença de germes da flora normal com vitalidade;

10 Informação Nutricional
por 100 g Iogurte natural Calorias 54 Proteínas (g) 4,2 Glúcidos (g) 5 Lípidos (g) 1.8 Cálcio (mg) 118 Ferro (mg) 0,2 Fósforo(mg) 108 Vitamina A (mg) 30 Vitamina B1 (mg) 0,03 Vitamina B2 (mg) 0,24 Vitamina B3 (mg) Vitamina B6 (mg)


Carregar ppt "História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google