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A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.

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Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX."— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
Kylza Abreu Kylza Abreu

2 MENU INTRODUÇÃO OS PROBLEMAS DA INSTRUÇÃO NO SOCIALISMO
ESCOLA ATIVA NOS EUA: MODELOS EDUCACIONAIS MADUROS OS PROBLEMAS DA INSTRUÇÃO NAS DEMOCRACIAS BURGUESAS O CONFRONTO NA PESQUISA PSICOLÓGICA A ITÁLIA SOB O FASCIMO DE GENTILE A GRAMSCI Kylza Abreu

3 Radicalmente inovador
Franco Cambi: Dramático Conflituoso Radicalmente inovador em cada aspecto da vida social... Kylza Abreu

4 1. ECONOMIA 2. POLÍTICA 4. CULTURA
3. COMPORTAMENTO 1. ECONOMIA 2. POLÍTICA 4. CULTURA Kylza Abreu

5 Baseados: CAPITALISMO MONOPOLISTA TENSÕES IMPERIALISTAS
afirmação CAPITALISMO MONOPOLISTA TENSÕES IMPERIALISTAS SOCIEDADE EMERGENTE Baseados: Consumo Kylza Abreu Crescimento da Classe Média

6 Ásia América Latina Europa do Leste Oriente Médio SISTEMA PRODUTIVO
RENOVAÇÃO DO CAPITALISMO Que passou da centralidade Depois para a Expansão Para INDÚSTRIA SERVIÇO (TERCIÁRIO) PLANETÁRIA Atingindo áreas ate então excluídas desse modelo Ásia América Latina Europa do Leste Oriente Médio Kylza Abreu

7 Superação da propriedade privada dos meios de produção
SOCIALISMO Afirmação do seu radical antagonista inspira Superação da propriedade privada dos meios de produção Modelo Coletivista HISTÓRIA ECONÔMICA produziu Duplo desenvolvimento de universos econômicos Estados Fortíssimas tensões Contraposições Modelos Kylza Abreu

8 Pré-requisito da vida coletiva
DEMOCRACIA TOTALITARISMO Confrontaram-se durante todo o século indica Pré-requisito da vida coletiva Tensão Risco Possibilidade Sociedades avançadas Continuamente presentes em diversos países em momentos de transformações sociais, econômicas e etc em desenvolvimento social econômico Kylza Abreu

9 LUGAR DE REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA
presença constante quer seja +/- articulado TOTALITARISMO +/- soft justificado por ideologias contrapostas atalho (trágico) controle Solução de problemas em tempo de crise repressão por meio enfrentando-os criação de canais de conformação forçada A começar da... LUGAR DE REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA ESCOLA Kylza Abreu

10 INDIVIDUALISMO Assumiu uma dimensão inédita
SOCIAIS INDIVIDUAIS TRANSFORMARAM-SE RADICALMENTE Concepções do mundo idênticos Emancipação Tradições Subculturas Assumiu uma dimensão inédita INDIVIDUALISMO Kylza Abreu

11 Cada vez mais referência de si próprio INDIVIDUALISMO Ética do prazer
Afirmação de si Comportamentos narcisistas difunde-se também vale E não Consumo Produção HEDONISMO Tempo Livre Trabalho Kylza Abreu

12 Cortou pontes com o passado
Homem do século XX Cortou pontes com o passado Futuro Segurança Progresso Kylza Abreu

13 Modelo (novo) Antropológico
Estamos diante de um... Modelo (novo) Antropológico medido equiparado guiado consumo Idéia da felicidade haver acumulação Relações (mundo e com os outros) experiências bens Kylza Abreu

14 PLURALISMO CONFLITO Modelo cultural Agregou Fixou cultura autonomia
ao social ao saber expressão político Pôs destaque a separação CONFLITO tornou-se arte autonomia da da OPERATIVA ciência técnica desviou dos intentos ALIMENTARAM O DEBATE DA PRÓPRIA CULTURA reflexividade liberdade PORTANTO... autonomia Kylza Abreu

15 = Mudanças Educação Criação de um novo estilo de vida
Massificação da vida social Evolução dos grupos sociais Crescimento da democracia Participação Conformação Kylza Abreu

16 Renovou as instituições formativas
Prática Educativa Sujeito humano novo Novos protagonistas Renovou as instituições formativas Homem-indivíduo criança família mulheres Ao mesmo tempo escola deficientes Homem-massa fábrica Desenvolver Saberes da educação CIÊNCIAS HUMANAS (sobretudo) Guiar Portanto: educativa renovação Agiram de modo constante no sec. XX pedagógica Kylza Abreu

17 ESCOLA NOVA CAMBI: ESCOLA SOFRE UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO: ABRE-SE A MASSAS MANACORDA: ESCOLA NOVA – NASCEU DE UM GRANDE E GENERALIZADO MOVIMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Kylza Abreu

18 Equipadas com instrumento de laboratórios
ESPONTANEIDADE Elementos educativos sempre presente ESCOLA NOVA JOGO TRABALHO Equipadas com instrumento de laboratórios Escolas campos Escolas bosques baseadas autogoverno Personalidade da criança Kylza Abreu

19 Referência prática e teórica
1. Os problemas da instrução no socialismo Relativo Consenso Marxistas Não -Marxistas Âmbito do Marxismo DEBATES PEDAGÓGICOS Marx Referência prática e teórica Textos Clássicos Engels Kylza Abreu

20 Na direção de CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA MARXISTA
Também é consensual Que ao longo do sec.XX Vasta produção no interior dessa concepção MOTIVADA fases dos movimentos revolucionários nacionais e internacionais estratégias políticas Kylza Abreu

21 Franco Cambi é enfático em afirmar que:
foi forjando ao longo do século XX apresenta características que a diferenciam de modo original das teorias burguesas de educação Pedagogia Marxista disciplina conformação esforço Que é próprio de toda educação eficaz educação sociedade ênfase Conjugação dialética 5 características O valor da formação integral Homem Multilateral educação Vinculo estreito liberto de condições política A centralidade do trabalho na formação do homem submissão alienação Kylza Abreu

22 No que diz respeito à pedagogia, o socialismo acrescentou-lhe:
Na direção de explicitar o conteúdo da elaboração pedagógica pós-Marx e Engels, Afirma Manacorda que não se pode rescindir de um fato novo a partir do século XX SOCIALISMO “não é somente mais uma ideologia emergente de novas classes sociais [...], mas já é [...] a ideologia oficial dominante de Estados baseados na força destas classes novas” ( Manacorda,1989, p.313) No que diz respeito à pedagogia, o socialismo acrescentou-lhe: “uma concepção nova da relação instrução-trabalho” (Manacorda,1989, p.313) Kylza Abreu

23 Esse embate – tomou forma e essência com o processo que resultou na
É também Manacorda quem ajuda esclarecer o debate pedagógico que passou a ocorrer: “entre pensadores e pedagogos liberal-democráticos ou burgueses (lato sensu) e pensadores e pedagogos socialistas [...] diálogo em que há momento de encontro e momentos de choque” (Manacorda,1989, p.313) Esse embate – tomou forma e essência com o processo que resultou na REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 proletariado partido político Romperam a unidade burguesa do mundo moderno Instauraram um Estado Socialista Não se pode deixar de refletir na sagaz observação de Manacorda sobre a Revolução: “seja qual for o julgamento sobre ele e o êxito atual, marca uma virada na história” (1989,p.313) Kylza Abreu

24 Vladmir Ilitch Ulianov Lenin
Manacorda, faz 3 contribuições produzidas no interior do processo revolucionário russo: Vladmir Ilitch Ulianov Lenin (em russo Влади́мир Ильи́ч Улья́нов) 22/abril/ /janeiro/1924 Nadeska Konstantinovna Krupskaja (em russo:Наде́жда Константи́новна Кру́пская) 26/fev/ /fev/1939 Anton Semyonovich Makarenko (em russo Антон Семенович Макаренко) 13 /março/1888 – 1/ abril/1939 Kylza Abreu

25 Foi um dos principais expoentes do marxismo
“mostrava ter conseguido ler e interpretar exatamente as teses de Marx sobre a instrução” (Manacorda,1989, p.313) Para Manacorda as teses marxianas eram “novidade aos próprios expertos soviéticos de pedagogia” (Manacorda,1989,p.314) Lenin fazendo um discurso na inauguração do monumento a K. Marx e F. Engels na Praça Voskresenskaya (atual Praça da Revolução). Moscou. 7 de Novembro de 1918. Kylza Abreu

26 + A resolução propunha: VIII Congresso, em março de 1919
Foi somente graças ao prestigio e ao poder de: VIII Congresso, em março de 1919 + Aprovaram uma resolução pedagógica Partido Comunista (Bolchevique) Reproduzia as teses defendidas por Marx no I Congresso da Internacional dos Trabalhadores em setembro de 1866. A resolução propunha: Kylza Abreu

27 Segundo René Capriles:
Esposa e Companheira de Luta de Lênin Considerada a fundadora da Pedagogia pré-escolar soviética Krupskaja Uma das mulheres russas mais instruídas, culta e informada da sua geração Lia fluentemente Alemão, Francês e Inglês Estudou cuidadosamente as diversas tendências pedagógicas do estrangeiro[..] Interessou-se especialmente pela obra de Dewey e procurou amplas informações sobre o movimento “escola nova” (1989, p.24-25) Kylza Abreu

28 Com a incorporação do marxismo na sua visão de mundo, para krupskaja o papel da educação se transforma num método cientifico de produção coletiva fundamentado no trabalho e na autodeterminação conjunta dos seus membros ” (Capriles,1989, p.25) Krupskaja Kylza Abreu 1922: Lenin e Krupskaja em Gorki

29 Elaborou o primeiro plano de educação da União Soviética depois da Revolução de 1917
Em 1917, ela registrava a diferença fundamental em termos de principio educacional, entre instrução profissional e politécnica Krupskaja “Em vez de instrução profissional é preciso dizer instrução politécnica [...]. Uma Instrução geral politécnica foi exigida durante a grande Revolução Francesa por Lavoisier e por Condorcert [...]. Nota-se também a necessidade de uma estrita relação Instrução com o trabalho socialmente produtivo nas crianças. (krupskaja apud Manacorda, 1989, p.314) Kylza Abreu

30 ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO
Manacorda: Teorizações Implementações teóricas feitas + Concretizaram na instituição ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO Estavam destinadas a orientar Todo sistema de instrução União Soviética Demais países socialistas Kylza Abreu

31 Manacorda: 1 2 4 3 Pedagogia de Makarenko Nasce do encontro
Voltada Nasce do encontro Educação dos Sentimentos Industrialismo Coletivo Socialismo Conexão Validade Educativa Livros Só é viável Instrução Interpretação numa forma original os temas da tradição socialista. Acontecimentos de revolução e guerra Trabalho Se não faltar perspectivas de vida e de alegria. “Alegria do Amanhã” Indivíduos tornarem Grupo cheguem Classe Social Povo Todo Todos os Homens do mundo TRABALHO COLABORAÇÃO PERSPECTIVA DE ALEGRIA FELICIDADE P/ TODOS HOMENS MÉTODOS/FINS Kylza Abreu

32 Modelos educacionais maduros
Escola Ativa nos EUA: Modelos educacionais maduros Parkhurst Kilpatrick Washburne Kylza Abreu

33 William H. Kilpatrick (1871-1954)
“O Método dos Projetos” (1918): O aprendizado ocorre mediante uma motivação prática, isto é, quando direcionado com vistas a um fim, em que seja estimulada a busca por escolhas e soluções criativas. Pode ocorrer a partir da atividade prática (“do produtor”), da atividade estética (“do consumidor”), da execução inteligente de uma tarefa (“do problema”) ou de uma atividade específica (“do adestramento”). Kylza Abreu

34 Helen Parkhurst (1887-1973) “Dalton Plan”: Inspiração montessoriana;
Aplicado em uma escola particular de Nova York; Racionalização do trabalho escolar; Processo de ensino- aprendizagem individualizado: livre escolha do trabalho escolar, valorização dos tempos e ritmos pessoais Docente-guia: orienta e controla a realização das atividades. Kylza Abreu

35 Carleton W. Washburne (1889-1968)
“Escolas de Winnetka” Processo de ensino-aprendizagem: estimula a auto-correção e a descoberta da individualidade (diferenciação); Livre agrupamento dos alunos e livre escolha do programa; Programa didático: parte comum (conhecimentos e técnicas de base) e parte criativa e livre (música, artes, jogos, laboratório, imprensa). Kylza Abreu

36 2. Os problemas da instrução nas democracias burguesas
JOHN DEWEY ( ) BERTRAND RUSSELL ( ) Kylza Abreu

37 Máximo teórico da escola ativa e progressista.
Filósofo, psicólogo e o maior pedagogo do séc XX: suas teorias pedagógicas seguiram por via madura, coerente e rigorosamente fundamentada na filosofia. Diretor da escola-laboratório anexa à Universidade de Chicago: estudos experimentais. Máximo teórico da escola ativa e progressista. Pensamento filosófico e pedagógico difundiu-se internacionalmente, influenciando diversos pensadores da “escola nova”: Codgnola (“Escola-Cidade Pestalozzi” e Revista “Escola e Cidade”), Ferrière, entre outros. Vasta produção teórica: O meu credo pedagógico (1897), A escola e a sociedade (1899), Democracia e educação (1916), Experiência e educação (1937) entre outros. Kylza Abreu

38 Características da Pedagogia de Dewey Inspirada no pragmatismo: diálogo permanente entre teoria e prática, apontando como centro da aprendizagem “o fazer”. Atrelada intimamente às pesquisas das ciências experimentais: psicologia e sociologia oferecem subsídios para a compreensão dos problemas da educação. Empenhada em construir uma filosofia da educação: atribui a pedagogia um papel social e político, a responsabilidade pelo desenvolvimento democrático da sociedade e pela formação de um cidadão dotado de mentalidade moderna, científica e aberta a colaboração. Kylza Abreu

39 SUJEITO NATUREZA TEORIA DA EXPERIÊNCIA PENSAMENTO EXPERIÊNCIA
FILOSÓFICO TEORIA DA EXPERIÊNCIA PENSAMENTO PEDAGÓGICO “INTELIGÊNCIA CRIATIVA” SUJEITO NATUREZA INTERCÂMBIO ATIVO E ABERTO controla desenvolve dados Princípio da integração racional CRISE=DESEQUILÍBRIO PENSAMENTO EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL/SOCIAL EQUILÍBRIO ARTE LÓGICA (fruição e produção do belo) (teoria da pesquisa) Kylza Abreu

40 Grandes transformações sociais, políticas e cognitivas
Advento da sociedade industrial moderna trouxe Grandes transformações sociais, políticas e cognitivas conduziu Mudança nas relações de produção e das forças produtivas 1.“o fazer” 2.Democracia exigiu Escola/Educação Renovada Formação de sujeitos sociais condizentes com os novos tempos 3. Método Científico 4. A criança Kylza Abreu

41 Vs. Escola como laboratório Lugar de valorização "do fazer"
mosteiro Vs. Método baseado na rígida separação das disciplinas, na discriminação, e na seletividade Atividades Produtivas Atividades Educativas "Learning by doing" Centrado no ler, escrever e contar Método baseado em experiências concretas de trabalho,em que por meio do contato ativo com o objeto de conhecimento, o educando é impelido a fazer descobertas, tomando consciência da utilidade prática deste saber e desenvolvendo progressivamente a capacidade de raciocínio e o espírito crítico. Kylza Abreu

42 de participar ativamente comunicação, cooperação
Escola como "instrumento essencial de transformação social" e política Organização didática e administrativa democrática Promover formação de cidadãos capazes de participar ativamente da vida social: comunicação, cooperação VIDA COTIDIANA E POLÍTICA “Vida social justa” Princípio da Democracia (ideal de convivência social) Kylza Abreu

43 Desenvolvimento Social
Escola como lugar de valorização do método científico Formação intelectual Formação moral Os valores específicos contidos na ciência devem estender-se, gradativamente, a todos os campos da experiência Caracterizada pela pesquisa livre e verificação intersubjetiva dos resultados Elaboração, organização e controle racional da experiência individual e social Desenvolvimento Social (comportamentos inteligentes e intercâmbios comunicativos) Kylza Abreu

44 sempre o “lado passivo”
Escola como lugar de "valorização da vida da criança" necessidades interesses + “o lado ativo” da aprendizagem precede sempre o “lado passivo” Físicas Intelectuais Sociais Comunicação Descoberta Construção Expressão artística Laboratórios + Espaços para criação artística Jogos Kylza Abreu

45 escola à vida produtiva real
Adequação dinâmica da escola à vida produtiva real Colaborar para a transformação social MARX Vs. DEWEY A revolução provocaria mudanças e a perspectiva de uma totalidade de indivíduos desenvolvidos Educar os indivíduos para, progressivamente, protagonizarem mudanças na sociedade Transformação social Transformação da educação Transformação da educação Transformação social Kylza Abreu

46 liberais-democráticos
INDUSTRIALISMO COOPERAÇÃO Ameaça o desenvolvimento Individual, ferindo os princípios liberais-democráticos COESÃO INTERNACIONAL Humanidade como um todo colaborante ESTADO MUNDIAL Sistema de Educação Mundial Kylza Abreu

47 Educar os futuros cidadãos do mundo a rejeitar qualquer
Educação do cidadão Educação do indivíduo Educar os futuros cidadãos do mundo a rejeitar qualquer cisão entre religiões,classes e nações e especialmente a condenar a guerra, a superstição e qualquer predomínio dos corruptos. Sociedade Caminho para a solução dos problemas educativos Educação Política Kylza Abreu

48 3. O CONFRONTO NA PESQUISA PSICOLÓGICA
O associacionismo James Mill (século XIX) Tijolo + Cal = Parede “A idéia de ‘cada coisa’ é a associação de cada idéia de coisa” Kylza Abreu

49 Surgimento da moderna psicologia como ciência:
- Psicologia Fisiológica, de Wundt (1875) - Exclui qualquer possibilidade de uma psicologia infantil e qualquer preocupação pedagógica Kylza Abreu

50 Contribuições externas à psicologia:
- Biologia evolucionista de Darwin - Psicologia experimental dos animais de Thorndike - Secenov e Pavlov: reflexologia Kylza Abreu

51 Interesse da Pedagogia
Estudo de Pavlov Interesse da Pedagogia Córtex Cerebral Generalização Atenção Processos de Aprendizagem Kylza Abreu

52 - Pragmatismo e funcionalismo com William James e John Dewey
Na América: - Pragmatismo e funcionalismo com William James e John Dewey - Comportamento humano Freud e a psicanálise: - Penetrou na consciência - Influenciou pouco a pedagogia Kylza Abreu

53 “Só é possível conhecer o comportamento”
John B. Watson: “Só é possível conhecer o comportamento” Wertheimer e Köhler: “Acentuação do valor do sujeito, exaltando sua natureza individual” Kylza Abreu

54 Determinismo Ambiental
x Determinismo Natural Behaviorismo Gestaltismo Kylza Abreu

55 Interpsíquicas Intrapsíquicas
Vygotsky ( ): - Desenvolvimento psicológico individual é parte da evolução geral da humanidade Interpsíquicas Intrapsíquicas “Infelizmente, a educação tradicional, mantendo as crianças longe do trabalho, não lhes permitiu manifestar e desenvolver as faculdades criativas fora do campo da arte” Kylza Abreu

56 Zona de desenvolvimento potencial
4 estágios de desenvolvimento: sensorial, evidente-situacional, lógico-conceitual e cultural Vontade: “ O fato de o homem ter uma liberdade extremamente ampla na execução intencional de qualquer ação é algo de muito superior ao seu intelecto” Kylza Abreu

57 - A inteligência nasce da ação do sujeito
Piaget ( ): - A inteligência nasce da ação do sujeito - A ação do sujeito é sobre os objetos - A inteligência é construída pelo sujeito “Construtivista” 4 estágios: período sensório-motor, pensamento pré-operatório, operações concretas e operações formais Kylza Abreu

58 “A educação deve adequar-se ao desenvolvimento” x
“O único ensino eficaz é aquele que precede o desenvolvimento” Kylza Abreu

59 4. A Itália Sob o Fascismo (1922-1943)
Inspiradores : Lombardo Radice Giovanni Gentile (Liberal – socialista) (Liberal - conservador) Kylza Abreu

60 Reforma de 1923, programa conservador:
- Distinção entre escolas (classes privilegiadas e subalternas); - Renúncia do Estado em instituir escolas e difundir instrução; - Receio do rebaixamento no nível escolar; Introdução do ensino religioso; - Acesso as universidades (apenas pelos liceus); - Controle de eficiência. Kylza Abreu

61 “Um Estado totalitário é um Estado autoritário, burocraticamente organizado, dirigido por um partido único, capaz de controlar e unificar num projeto de ação comum toda a sociedade, sem resíduos; é um Estado ideologicamente compacto, rigidamente estruturado, empenhado em conformar as massas aos objetivos dos partidos – Estado. O seu aspecto totalitário é sublinhado pela oposição a toda forma de democracia e pela sua reprodução (ideológica e organizativa) mediante uma educação que anula os direitos (e as necessidades) do indivíduo.” (CAMBI, 1999, p.577) Kylza Abreu

62 Pensamento pedagógico de Gentile: Atualismo
Oposição as concepções naturalistas; Reduz a relação entre professor e aluno; Aulas semelhantes as tradicionais; Concepção de criança: eterna, fantoche e real; Religião; orientação ideal da escola; Influência duradoura do atualismo na Itália. Kylza Abreu

63 Lombardo Radice: Neo-Liberalismo
Rompimento com o fascismo; Divergência no pensamento gentiliano; Figura do professor se abre para colaboração com a criança; Nova concepção de aula; Concepção de criança; Formação de professores. Kylza Abreu

64 De Bottai a Gramsci Giuseppe Bottai – projeto escola única;
Projetava uma escola que para ir de encontro ao povo eliminava ensinos geográficos, literários e científicos; Antonio Gramsci - oposição ao fascismo; Historicismo e tecnologia; Itália 1962 – escritos de Gramsci na época da prisão. Kylza Abreu

65 Referências Bibliográficas :
Histórias da Educação da Antiguidade aos nossos dias Mário Alighiero Manacorda, p História da Pedagogia Franco Cambi, p Marxismo e Educação: Debates Contemporâneos José Claudinei Lombardi Demerval Saviani, p Era dos Extremos: O breve século XX Eric Hobsbawm Makarenko: O nascimento da Pedagogia Socialista René Capriles Kylza Abreu


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