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Kylza Abreu A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Kylza Abreu.

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Apresentação em tema: "Kylza Abreu A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Kylza Abreu."— Transcrição da apresentação:

1 Kylza Abreu A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Kylza Abreu

2 INTRODUÇÃO ESCOLA ATIVA NOS EUA: MODELOS EDUCACIONAIS MADUROS OS PROBLEMAS DA INSTRUÇÃO NO SOCIALISMO OS PROBLEMAS DA INSTRUÇÃO NAS DEMOCRACIAS BURGUESAS O CONFRONTO NA PESQUISA PSICOLÓGICA A ITÁLIA SOB O FASCIMO DE GENTILE A GRAMSCIMENU

3 Kylza Abreu Franco Cambi: Dramático Conflituoso Radicalmente inovador em cada aspecto da vida social...

4 Kylza Abreu 1. ECONOMIA 2. POLÍTICA 4. CULTURA 3. COMPORTAMENTO

5 Kylza Abreu CAPITALISMO MONOPOLISTATENSÕES IMPERIALISTASSOCIEDADE EMERGENTE afirmação Crescimento da Classe MédiaConsumo Baseados:

6 Kylza Abreu RENOVAÇÃO DO CAPITALISMO SISTEMA PRODUTIVO INDÚSTRIA SERVIÇO (TERCIÁRIO) PLANETÁRIA Atingindo áreas ate então excluídas desse modelo Que passou da centralidade Para Depois para a Expansão Ásia América Latina Europa do Leste Oriente Médio

7 Kylza Abreu Afirmação do seu radical antagonista SOCIALISMO Modelo Coletivista Superação da propriedade privada dos meios de produção HISTÓRIA ECONÔMICA Fortíssimas tensões Contraposições Modelos Estados Duplo desenvolvimento de universos econômicos produziu inspira

8 Kylza Abreu DEMOCRACIATOTALITARISMO Confrontaram-se durante todo o século indica 1°2° Pré-requisito da vida coletiva Sociedades avançadas Tensão RiscoPossibilidade Continuamente presentes em diversos países em momentos de transformações sociais, econômicas e etc em desenvolvimento socialeconômico

9 Kylza Abreu TOTALITARISMO +/- articulado justificado por ideologias contrapostas +/- soft presença constante atalho (trágico) Solução de problemas em tempo de crise enfrentando-os controle repressão criação de canais de conformação forçada quer seja por meio ESCOLA LUGAR DE REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA A começar da...

10 Kylza Abreu INDIVIDUAISSOCIAIS TRANSFORMARAM-SE RADICALMENTE Emancipação Tradições Subculturas Concepções do mundo idênticos Assumiu uma dimensão inédita INDIVIDUALISMO

11 Kylza Abreu INDIVIDUALISMO Cada vez mais referência de si próprio Ética do prazer Afirmação de si Comportamentos narcisistas HEDONISMO Consumo Produção Tempo LivreTrabalho valeE não difunde-se também

12 Kylza Abreu Homem do século XX Cortou pontes com o passado Futuro Progresso Segurança

13 Kylza Abreu Modelo (novo) Antropológico guiado Idéia da felicidade medido consumo equiparado haveracumulação experiênciasbens Relações (mundo e com os outros) Estamos diante de um...

14 Kylza Abreu Modelo cultural Agregou Fixou cultura político social tornou-se OPERATIVA desviou dos intentos reflexividade liberdade autonomia ao autonomia saberexpressão Pôs destaque a separação arte ciência autonomia técnica da PORTANTO... PLURALISMO CONFLITO ALIMENTARAM O DEBATE DA PRÓPRIA CULTURA

15 Kylza Abreu MudançasEducação Massificação da vida social Evolução dos grupos sociais Criação de um novo estilo de vida Crescimento da democracia ParticipaçãoConformação =

16 Kylza Abreu Prática Educativa Sujeito humano novo Novos protagonistas Renovou as instituições formativas Homem-indivíduo Homem-massa Ao mesmo tempo criança mulheres deficientes família escola fábrica CIÊNCIAS HUMANAS (sobretudo) Desenvolver Guiar Saberes da educação renovação educativa pedagógica Agiram de modo constante no sec. XX Portanto:

17 Kylza Abreu ESCOLA NOVA CAMBI: ESCOLA SOFRE UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO: ABRE-SE A MASSAS MANACORDA: ESCOLA NOVA – NASCEU DE UM GRANDE E GENERALIZADO MOVIMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

18 Kylza Abreu ESCOLA NOVA TRABALHO ESPONTANEIDADE JOGO Elementos educativos sempre presente Escolas campos Escolas bosques Equipadas com instrumento de laboratórios baseadas autogoverno Personalidade da criança

19 Kylza Abreu MarxistasNão -Marxistas Textos Clássicos Marx Engels DEBATES PEDAGÓGICOS Relativo Consenso Referência prática e teórica Âmbito do Marxismo 1. Os problemas da instrução no socialismo

20 Kylza Abreu Na direção de CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA MARXISTA fases dos movimentos revolucionários nacionais e internacionais Vasta produção no interior dessa concepção MOTIVADA estratégias políticas Também é consensual Que ao longo do sec.XX

21 Kylza Abreu Franco Cambi é enfático em afirmar que: Pedagogia Marxista apresenta características que a diferenciam de modo original das teorias burguesas de educação foi forjando ao longo do século XX 5 características Conjugação dialética educaçãosociedade Vinculo estreito educação política A centralidade do trabalho na formação do homem O valor da formação integral Homem Multilateral liberto de condições submissãoalienação ênfase esforço disciplina conformação Que é próprio de toda educação eficaz

22 Kylza Abreu Na direção de explicitar o conteúdo da elaboração pedagógica pós-Marx e Engels, Afirma Manacorda que não se pode rescindir de um fato novo a partir do século XX SOCIALISMO não é somente mais uma ideologia emergente de novas classes sociais [...], mas já é [...] a ideologia oficial dominante de Estados baseados na força destas classes novas ( Manacorda,1989, p.313) No que diz respeito à pedagogia, o socialismo acrescentou-lhe: uma concepção nova da relação instrução-trabalho (Manacorda,1989, p.313)

23 Kylza Abreu É também Manacorda quem ajuda esclarecer o debate pedagógico que passou a ocorrer: entre pensadores e pedagogos liberal-democráticos ou burgueses (lato sensu) e pensadores e pedagogos socialistas [...] diálogo em que há momento de encontro e momentos de choque (Manacorda,1989, p.313) Esse embate – tomou forma e essência com o processo que resultou na REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 proletariadopartido político Romperam a unidade burguesa do mundo moderno Instauraram um Estado Socialista Não se pode deixar de refletir na sagaz observação de Manacorda sobre a Revolução: seja qual for o julgamento sobre ele e o êxito atual, marca uma virada na história (1989,p.313)

24 Kylza Abreu Manacorda, faz 3 contribuições produzidas no interior do processo revolucionário russo: Vladmir Ilitch Ulianov Lenin (em russo Влади́мир Ильи́ч Улья́нов) 22/abril/ /janeiro/1924 (em russo:Наде́жда Константи́новна Кру́пская) 26/fev/ /fev/1939 Nadeska Konstantinovna Krupskaja Anton Semyonovich Makarenko (em russo Антон Семенович Макаренко) 13 /março/1888 – 1/ abril/1939

25 Kylza Abreu Foi um dos principais expoentes do marxismo mostrava ter conseguido ler e interpretar exatamente as teses de Marx sobre a instrução (Manacorda,1989, p.313) Para Manacorda as teses marxianas eram novidade aos próprios expertos soviéticos de pedagogia (Manacorda,1989,p.314) Lenin fazendo um discurso na inauguração do monumento a K. Marx e F. Engels na Praça Voskresenskaya (atual Praça da Revolução). Moscou. 7 de Novembro de 1918.

26 Kylza Abreu + Partido Comunista (Bolchevique) VIII Congresso, em março de 1919 Aprovaram uma resolução pedagógica Reproduzia as teses defendidas por Marx no I Congresso da Internacional dos Trabalhadores em setembro de A resolução propunha: Foi somente graças ao prestigio e ao poder de:

27 Kylza Abreu Krupskaja Esposa e Companheira de Luta de Lênin Considerada a fundadora da Pedagogia pré-escolar soviética Segundo René Capriles: Uma das mulheres russas mais instruídas, culta e informada da sua geração Lia fluentemente Alemão, Francês e Inglês Estudou cuidadosamente as diversas tendências pedagógicas do estrangeiro[..] Interessou-se especialmente pela obra de Dewey e procurou amplas informações sobre o movimento escola nova (1989, p.24-25)

28 Kylza Abreu 1922: Lenin e Krupskaja em Gorki Krupskaja Com a incorporação do marxismo na sua visão de mundo, para krupskaja o papel da educação se transforma num método cientifico de produção coletiva fundamentado no trabalho e na autodeterminação conjunta dos seus membros (Capriles,1989, p.25)

29 Kylza Abreu Krupskaja Elaborou o primeiro plano de educação da União Soviética depois da Revolução de 1917 Em 1917, ela registrava a diferença fundamental em termos de principio educacional, entre instrução profissional e politécnica Em vez de instrução profissional é preciso dizer instrução politécnica [...]. Uma Instrução geral politécnica foi exigida durante a grande Revolução Francesa por Lavoisier e por Condorcert [...]. Nota-se também a necessidade de uma estrita relação Instrução com o trabalho socialmente produtivo nas crianças. (krupskaja apud Manacorda, 1989, p.314)

30 Kylza Abreu TeorizaçõesImplementações teóricas + feitas Concretizaram na instituição ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO União Soviética Demais países socialistas Estavam destinadas a orientarTodo sistema de instrução Manacorda:

31 Kylza Abreu Pedagogia de Makarenko Nasce do encontro Livros Acontecimentos de revolução e guerra Voltada Educação dos Sentimentos Conexão Instrução Trabalho Coletivo Validade Educativa Se não faltar perspectivas de vida e de alegria. Alegria do Amanhã IndivíduosGrupoClasse SocialPovo Todo Todos os Homens do mundo Manacorda: TRABALHO COLABORAÇÃOPERSPECTIVA DE ALEGRIA FELICIDADE P/ TODOS HOMENS MÉTODOS/FINS Industrialismo Socialismo Interpretação numa forma original os temas da tradição socialista. tornaremcheguem Só é viável

32 Kylza Abreu Parkhurst WashburneKilpatrick

33 Kylza Abreu William H. Kilpatrick ( ) O Método dos Projetos (1918): O aprendizado ocorre mediante uma motivação prática, isto é, quando direcionado com vistas a um fim, em que seja estimulada a busca por escolhas e soluções criativas. Pode ocorrer a partir da atividade prática (do produtor), da atividade estética (do consumidor), da execução inteligente de uma tarefa (do problema) ou de uma atividade específica (do adestramento).

34 Kylza Abreu Helen Parkhurst ( ) Dalton Plan: Inspiração montessoriana; Aplicado em uma escola particular de Nova York; Racionalização do trabalho escolar; Processo de ensino- aprendizagem individualizado: livre escolha do trabalho escolar, valorização dos tempos e ritmos pessoais Docente-guia: orienta e controla a realização das atividades.

35 Kylza Abreu Carleton W. Washburne ( ) Escolas de Winnetka Processo de ensino- aprendizagem: estimula a auto-correção e a descoberta da individualidade (diferenciação); Livre agrupamento dos alunos e livre escolha do programa; Programa didático: parte comum (conhecimentos e técnicas de base) e parte criativa e livre (música, artes, jogos, laboratório, imprensa).

36 Kylza Abreu 2. Os problemas da instrução nas democracias burguesas JOHN DEWEY ( ) JOHN DEWEY ( ) BERTRAND RUSSELL ( ) BERTRAND RUSSELL ( )

37 Kylza Abreu Filósofo, psicólogo e o maior pedagogo do séc XX: suas teorias pedagógicas seguiram por via madura, coerente e rigorosamente fundamentada na filosofia. Diretor da escola-laboratório anexa à Universidade de Chicago: estudos experimentais. Máximo teórico da escola ativa e progressista. Pensamento filosófico e pedagógico difundiu-se internacionalmente, influenciando diversos pensadores da escola nova: Codgnola (Escola-Cidade Pestalozzi e Revista Escola e Cidade), Ferrière, entre outros. Vasta produção teórica: O meu credo pedagógico (1897), A escola e a sociedade (1899), Democracia e educação (1916), Experiência e educação (1937) entre outros.

38 Kylza Abreu 1.Inspirada no pragmatismo: diálogo permanente entre teoria e prática, apontando como centro da aprendizagem o fazer. 2.Atrelada intimamente às pesquisas das ciências experimentais: psicologia e sociologia oferecem subsídios para a compreensão dos problemas da educação. 3.Empenhada em construir uma filosofia da educação: atribui a pedagogia um papel social e político, a responsabilidade pelo desenvolvimento democrático da sociedade e pela formação de um cidadão dotado de mentalidade moderna, científica e aberta a colaboração.

39 Kylza Abreu PENSAMENTO PEDAGÓGICO PENSAMENTO FILOSÓFICO SUJEITONATUREZA INTERCÂMBIO ATIVO E ABERTO CRISE=DESEQUILÍBRIO EQUILÍBRIO PENSAMENTO INTELIGÊNCIA CRIATIVA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL/SOCIAL LÓGICAARTE desenvolve controla dados (fruição e produção do belo)(teoria da pesquisa) Princípio da integração racional

40 Kylza Abreu Grandes transformações sociais, políticas e cognitivas Advento da sociedade industrial moderna trouxe conduziu Mudança nas relações de produção e das forças produtivas Formação de sujeitos sociais condizentes com os novos tempos exigiu 1.o fazer2.Democracia 3. Método Científico 4. A criança

41 Kylza Abreu Método baseado em experiências concretas de trabalho,em que por meio do contato ativo com o objeto de conhecimento, o educando é impelido a fazer descobertas, tomando consciência da utilidade prática deste saber e desenvolvendo progressivamente a capacidade de raciocínio e o espírito crítico. Método baseado na rígida separação das disciplinas, na discriminação, e na seletividade Centrado no ler, escrever e contar Vs.

42 Kylza Abreu Promover formação cidadãos de cidadãos capazes de participar ativamente da vida social: comunicação, cooperação Vida social justa Princípio da Democracia (ideal de convivência social) VIDA COTIDIANA E POLÍTICA Organização didática e democrática administrativa democrática

43 Kylza Abreu Caracterizada pela pesquisa livre e verificação intersubjetiva dos resultados Elaboração, organização e controle racional da experiência individual e social Os valores específicos contidos na ciência devem estender-se, gradativamente, a todos os campos da experiência Desenvolvimento Social (comportamentos inteligentes e intercâmbios comunicativos)

44 Kylza Abreu + Comunicação Descoberta Construção Expressão artística Físicas Intelectuais Sociais o lado ativo da aprendizagem precede sempre o lado passivo

45 Kylza Abreu Adequação dinâmica da escola à vida produtiva real Colaborar para a transformação social Educar os indivíduos para, progressivamente, protagonizarem mudanças na sociedade A revolução provocaria mudanças e a perspectiva de uma totalidade de indivíduos desenvolvidos Vs. Transformação social Transformação da educação Transformação da educação Transformação social

46 Kylza Abreu INDUSTRIALISMO COOPERAÇÃO COESÃO INTERNACIONAL Humanidade como um todo colaborante ESTADO MUNDIAL Ameaça o desenvolvimento Individual, ferindo os princípios liberais-democráticos

47 Kylza Abreu Educar os futuros cidadãos do mundo a rejeitar qualquer cisão entre religiões,classes e nações e especialmente a condenar a guerra, a superstição e qualquer predomínio dos corruptos.

48 Kylza Abreu ψO associacionismo ψJames Mill (século XIX) Tijolo + Cal = Parede A idéia de cada coisa é a associação de cada idéia de coisa 3. O CONFRONTO NA PESQUISA PSICOLÓGICA

49 Kylza Abreu ψSurgimento da moderna psicologia como ciência: - Psicologia Fisiológica, de Wundt (1875) - Exclui qualquer possibilidade de uma psicologia infantil e qualquer preocupação pedagógica

50 Kylza Abreu ψContribuições externas à psicologia: - Biologia evolucionista de Darwin - Psicologia experimental dos animais de Thorndike - Secenov e Pavlov: reflexologia

51 Kylza Abreu Estudo de Pavlov Interesse da Pedagogia Córtex Cerebral GeneralizaçãoAtenção Processos de Aprendizagem

52 Kylza Abreu ψNa América: - Pragmatismo e funcionalismo com William James e John Dewey - Comportamento humano ψFreud e a psicanálise: - Penetrou na consciência - Influenciou pouco a pedagogia

53 Kylza Abreu ψJohn B. Watson: Só é possível conhecer o comportamento ψWertheimer e Köhler: Acentuação do valor do sujeito, exaltando sua natureza individual

54 Kylza Abreu Determinismo Ambiental x Determinismo Natural Behaviorismo x Gestaltismo

55 Kylza Abreu ψVygotsky ( ): - Desenvolvimento psicológico individual é parte da evolução geral da humanidade Interpsíquicas Intrapsíquicas Infelizmente, a educação tradicional, mantendo as crianças longe do trabalho, não lhes permitiu manifestar e desenvolver as faculdades criativas fora do campo da arte

56 Kylza Abreu ψZona de desenvolvimento potencial ψ4 estágios de desenvolvimento: sensorial, evidente-situacional, lógico- conceitual e cultural ψVontade: O fato de o homem ter uma liberdade extremamente ampla na execução intencional de qualquer ação é algo de muito superior ao seu intelecto

57 Kylza Abreu ψPiaget ( ): - A inteligência nasce da ação do sujeito - A ação do sujeito é sobre os objetos - A inteligência é construída pelo sujeito Construtivista ψ4 estágios: período sensório-motor, pensamento pré-operatório, operações concretas e operações formais

58 Kylza Abreu A educação deve adequar-se ao desenvolvimento x O único ensino eficaz é aquele que precede o desenvolvimento

59 Kylza Abreu 4. A Itália Sob o Fascismo ( ) 4. A Itália Sob o Fascismo ( ) Inspiradores : Giovanni Gentile (Liberal - conservador) Lombardo Radice (Liberal – socialista)

60 Kylza Abreu Reforma de 1923, programa conservador: - Distinção entre escolas (classes privilegiadas e subalternas); - Renúncia do Estado em instituir escolas e difundir instrução; - Receio do rebaixamento no nível escolar; -Introdução do ensino religioso; - Acesso as universidades (apenas pelos liceus); - Controle de eficiência.

61 Kylza Abreu Um Estado totalitário é um Estado autoritário, burocraticamente organizado, dirigido por um partido único, capaz de controlar e unificar num projeto de ação comum toda a sociedade, sem resíduos; é um Estado ideologicamente compacto, rigidamente estruturado, empenhado em conformar as massas aos objetivos dos partidos – Estado. O seu aspecto totalitário é sublinhado pela oposição a toda forma de democracia e pela sua reprodução (ideológica e organizativa) mediante uma educação que anula os direitos (e as necessidades) do indivíduo. (CAMBI, 1999, p.577)

62 Kylza Abreu Pensamento pedagógico de Gentile: Atualismo Oposição as concepções naturalistas; Reduz a relação entre professor e aluno; Aulas semelhantes as tradicionais; Concepção de criança: eterna, fantoche e real; Religião; orientação ideal da escola; Influência duradoura do atualismo na Itália.

63 Kylza Abreu Lombardo Radice: Neo-Liberalismo Rompimento com o fascismo; Divergência no pensamento gentiliano; Figura do professor se abre para colaboração com a criança; Nova concepção de aula; Concepção de criança; Formação de professores.

64 Kylza Abreu De Bottai a Gramsci Giuseppe Bottai – projeto escola única; Projetava uma escola que para ir de encontro ao povo eliminava ensinos geográficos, literários e científicos; Antonio Gramsci - oposição ao fascismo; Historicismo e tecnologia; Itália 1962 – escritos de Gramsci na época da prisão.

65 Kylza Abreu Referências Bibliográficas : Histórias da Educação da Antiguidade aos nossos dias Mário Alighiero Manacorda, p Marxismo e Educação: Debates Contemporâneos José Claudinei Lombardi Demerval Saviani, p História da Pedagogia Franco Cambi, p Era dos Extremos: O breve século XX Eric Hobsbawm Makarenko: O nascimento da Pedagogia Socialista René Capriles


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