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DOCENTE: EDSON ALENCAR SILVA Aspectos da infância no Brasil.

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1 DOCENTE: EDSON ALENCAR SILVA Aspectos da infância no Brasil

2 Conteúdo da aula Infância e cidadania; Infância e cultura; A questão da violência contra o menor;

3 Infância e cidadania O conceito de cidadania está ligado diretamente a noção de direitos adquiridos, que compreende a possibilidade de ação política dos indivíduos em determinada sociedade; Entende-se com isso a garantia de ação e reciprocidade entre membros de um mesmo Estado.

4 Infância e cidadania O conceito de infância constitui uma construção cultural subjacente ao modo pelo qual diferentes sociedades organizam a reprodução de suas condições materiais e não materiais de trabalho e de vida. (Adorno, 1991, p. 185); De acordo com o Edson Passetti (1991), acreditar ou esperar que o Estado deve garanta os direitos de igualdade das crianças, constiui-se em uma grande ilusão.

5 Infância e cidadania As políticas públicas voltadas para a questão da infância no Brasil datam do século XIX e foram baseadas em noções provindas da França pós- revolução de Essas qualificavam o dito menor ou como força de trabalho ou através de graus de periculosidade (PASSETTI, 1991);

6 Infância e cidadania Toda e qualquer ação considerada fora do padrão efetuada pelo menor era considerada um desvio de conduta, caindo a culpa sob os ombros da família; Com o ECA e a Constituinte de 1988, essa situação será interpretada de outro modo. A criança passa a ser entendida a partir das condições socioeconômicas em que vive, cabendo ao Estado em conjunto à instituições e a sociedade civil assegurar a possibilidade de crescer e se desenvolver como um cidadão.

7 Infância e cidadania Todos os problemas envolvendo a criança e o menor, visto sob esse prisma, passam a ser problemas de caráter público; A tutela do Estado firma-se apartir das políticas disseminadas pelo governo militar e espraia-se anos adentro. A criação de instituições destinadas a atender menores segue essa linha de ação.

8 Infância e cidadania Com o ECA, estabelece-se um conjunto de diretrizes que buscavam resguardar os direitos das crianças e adolescentes sob o guarda-chuva da democracia; Longe de serem atendidas dentro dessas diretrizes o que impera no imaginário da sociedade brasileira é a visão simplista da criança enquanto cidadão: ora de responsabilidade da família, ora de responsabilidade do Estado. Havendo, assim, uma confusão sob a responsabilidade sob as ações das crianças.

9 Infância e cidadania Sendo atualmente a criança concebida como um ator social, as suas ações devem constar como ações válidas para o conjunto da sociedade; A relação da criança com o conjunto da sociedade deve ser considerada e orientada como relação política dentro de uma sociedade democrática.

10 Infância e cidadania A zona nebulosa criada a partir as noções de cidadania e infância estabelece-se sob a incapacidade de entendermos as fronteiras entre o público e o privado no Brasil; Questões envolvendo infância e cidadania no Brasil são de difícel entendimento, devido ao fato de que sempre foram tratadas mais como problemas policiais do que políticos;

11 Atividade 1 Fala-se em cidadania no Brasil justamente em uma época em que vários autores apontam o contrário: a perda do espaço público. Como podemos entender as relações entre infância e espaço público dentro dessa dinâmica no Brasil?

12 Infância e cultura O termo cultura sucita uma série de abordagens e concepções. Uma dessas concepções – a emitida pelo MinC – aponta que A experiência cultural estética na infância tem grande importância na formação do cidadão (PORTO, 2011), ou seja, existe uma cultura estética promovida pelo Estado brasileiro que deve orientar as diretrizes educacionais;

13 Infância e cultura De acordo com Geertz (1973a), a cultura é uma espécie de texto em que os seres humanos estão inseridos. Nesse sentido para entendermos o interjogo em que a infância e a cultura se encontram devemos mirar o contexto em que se discute a infância; No plano de social brasileiro devemos levar em consideração as lutas e as expectativas envolvidas dentro desses conceitos.

14 Infância e cultura Geralmente, quando se faz a relação entre infância e cultura, remete-se diretamente à cultura disseminada pelas classes dominantes; Os valores dispensados pela alta cultura segue desprezando os valores e elementos oriundos de outros extratos sociais, estabelecendo como verdade o seu próprio arcabouço simbólico.

15 Infância e cultura Contrastam-se em si pelo menos dois tipos de cultura. Antagônicos entre si, percebem o mundo de pontos de vistas diferentes, sobressaindo-se uma como legítima (dominantes) e outra como ilegítima (dominados); A cultura dominante busca se impor como regra universal, enquanto a cultura dominada busca sobreviver aos ataques sofridos.

16 Infância e cultura O saber dominante prega uma cultura descolada, em grande medida, da realidade vivida pela maioria das crianças no Brasil. Essa cultura disseminada pelo Estado cria mais desorientação do que identificação; A cultura popular presa fácil do preconceito administrativo ou do senso comum é esvaziada de sentido e, dessa maneira, tem dificuldades em se sustentar.

17 Infância e cultura Existe ainda a relação entre a cultura produzida industrialmente e que é consumida em larga escala pelas crianças. Essa cultura produzida e gerada para a criança leva em consideração apenas o fator do lucro; A imagem de uma criança apta a consumir fixa-se como um nicho de mercado altamente lucrativo.

18 Infância e cultura Em uma sociedade que cada vez mais aposta na busca por prazer imediato, como meio para encontrar o paraíso na Terra, a infância também torna-se um espaço privilegiado de vazão desse consciente coletivo; O outro lado da moeda fixa-se naqueles indivíduos que não possuem meios para desfrutar das benesses dessa cultura.

19 Atividade 2 A luz do que foi discutido, como e qual tipo de cultura deve ser propiciada às crianças nos dias de hoje?

20 A questão da violência contra o menor Filme: O Contador de Histórias: 106min. Sinopse:

21 Atividade 3 A questão da violência contra o menor deve ser vista e analisada de maneira a entendermos em qual contexto ela é produzida e disseminada. Nesse sentido, o que o filme, até o momento, apresenta de mais forte sobre o contexto da violência contra o menor no Brasil?

22 Atividade 4 O filme aponta duas realidades contrastantes. A primeira é a acolhida da pedagoga francesa, a segunda a versão do menino sobre o seu abandono pela mãe e a terceira a visão do próprio menino sobre a situação vivida. Com isso em mente, discutam entre si as três perspectivas apresentadas na película e apresentem argumentos sobre como cada uma delas deve ser entendida.

23 Atividade 5 A dura realidade vivida por Roberto na FEBEM e a sua vida com a sua benfeitora é apresentada de que maneira, e como essas realidades se contrastam entre si?

24 Atividade 6 Na opinião do grupo, como a questão da violência contra o menor é tratada no filme e quais as lições que nos ensina para superá-la?

25 Referência GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. São Paulo: LTC, PASSETTI, Edson. O menor no Brasil republicano. História da criança no Brasil. Mary Del Priori (Org). São Paulo: CEDHAL, PORTO, Marta. Web site do MinC Depoimento disponível em http: //www.cultu ra.gov.br/site/2011/07/13/cultura-e-infancia-2/


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