A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa www.folha.com.br FOLHA ONLINE JORNALISMO NA ERA DA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa www.folha.com.br FOLHA ONLINE JORNALISMO NA ERA DA."— Transcrição da apresentação:

1 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa FOLHA ONLINE JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL

2 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A história vai descrever a época em que vivemos como um período de transformações drásticas, uma verdadeira revolução capaz de mudar profundamente o que conhecemos como jornalismo. Os caminhos da Internet ainda estão sendo traçados, e vamos participar da criação de um novo meio, ou mais do que isso, de uma nova forma de comunicação, em que importa menos quem escreve e quem lê, mas a maneira como interagem.

3 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A essência da prática jornalística não mudou. O bom jornalista continua sendo aquele capaz de apurar uma boa matéria, escrever um bom texto, fazer um bom título. Continua sendo aquele capaz de dar a seus leitores informação de maneira rápida e objetiva, crítica, pluralista e independente. Seu papel se expande, torna-se mais flexível e completo e exige novas habilidades, até então distantes de sua prática cotidiana.

4 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A experiência da Folha Online Empresa jovem, pioneira na publicação de conteúdo jornalístico em tempo real na internet A audiência saltou de 40 mil unique visitors (nov/99) para mais de 5 milhões de visitantes únicos por mês (dez/2004), segundo dados do UOL. Além de pioneira, é hoje o maior portal de notícias em português. 32 jornalistas que produzem mais de 400 notícias por dia, além de colunistas exclusivos

5 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Versão eletrônica da Folha – conteúdo exclusivo para assinantes que replica os textos publicados na edição do dia do jornal impresso Jornal em tempo real – acesso livre e gratuito, com um site atualizado 24h por dia

6 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa O jornal em tempo real publica 10 editorias Também publica páginas de serviço, como mapas, previsão do tempo, acesso facilitado aos sites de bancos e resultados de loterias Recentemente foi criado oErramos, espaço fixo para retificação de informações publicadas em seu conteúdo editorial

7 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Primeiro site de notícias com versão para telefones celulares, com o lançamento do FolhaWAP em abril de Em 2002, foi o primeiro portal a enviar mensagens multimídia para a internet móvel, em uma parceria com a TIM. Envia diariamente centenas de mensagens de SMS, com as principais notícias do dia. Distribui conteúdo noticioso para dispositivos tipo Palm.

8 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Folha Web foi a primeira iniciativa do Grupo Folha na Internet (jul/95), publicando parte dos textos do jornal, sem atualização nos finais de semana A Folha Web dá lugar à edição eletrônica da Folha e ao jornalismo em tempo real da Folha Online

9 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Assuntos de maior interesse: noticiário quente finanças pessoais esportes em geral, principalmente resultados de jogos celebridades tragédias escândalos qualquer um que incentive a participação do leitor

10 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Como se comportam os leitores: navegam de 15 a 20 minutos no site demonstram interesse pelo noticiário, navegando por meio de links até reportagens sobre assuntos correlatos, realçando a importância de colecionar links e criar páginas especiais sobre assuntos de importância. mostram interesse diferenciado na Internet, em relação àquele que declaram na leitura do jornal; ferramentas de medição de audiência permitem avaliar interesse sem pesquisa de leitura

11 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa a internet permite que todo conteúdo publicado seja avaliado de maneira objetiva e, de certa forma, ameaçadora para os jornalistas, acostumados a esperar o dia seguinte pela primeira reação. além disso, o jornalismo em formato digital tem uma sobrevida ampliada em relação a qualquer outro meio, e as reportagens ficam arquivadas "para sempre", sujeitas ao escrutínio público.

12 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A reação instantânea A velocidade da internet e a capacidade de interação permitem que o leitor reaja muito rapidamente ao conteúdo publicado. As críticas são imediatas e em grande volume. Muitas vezes um erro que permanece no ar por apenas 30 segundos pode gerar dezenas de s de leitores. Erramos Para facilitar a interação, em cada reportagem publicada há um link para indicar erros de informação, ortografia ou digitação. Para cada incorreção verificada, é publicada uma correção na seção Erramos.

13 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa O medidor instantâneo Uma ferramenta permite saber instantaneamente quais são as reportagens mais lidas a cada momento. É importante saber o que o leitor pensa, mas somente esse dado não é suficiente para tomar as decisões editoriais. Mecanismo de medição de audiência Diariamente é possível conhecer em detalhes a audiência do dia anterior, os horários com picos de audiência, o modo de acesso dos leitores, browsers mais usados e origem de leitura de todos os segmentos do site.

14 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A linha que separa quem produz e quem lê notícia é cada vez mais tênue. As experiências dos blogs e do recém- nomeado jornalismo comunitário mostram que o público do noticiário vai continuar a ler, mas também a produzir, discutir e interagir de forma crescente com o conteúdo.

15 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Além das qualidades habituais, o jornalista Internet deve: pensar de múltiplas maneiras, levando em conta todo o leque de possibilidades que o meio oferece ser cada vez mais um contador de histórias e aplicar as ferramentas disponíveis para tornar suas histórias mais ricas ousar e tentar novas formas de comunicar.

16 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A internet é a única mídia em que o meio de publicação, incluindo suas ferramentas tecnológicas, se confunde com a mensagem, ou pelo menos exerce papel fundamental na criação do conteúdo. Quem trabalha com jornalismo em tempo real precisa conhecer as especificidades do meio, entender e aprender a usar as ferramentas.

17 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Empresas de comunicação deixam de ser companhias que publicam jornais ou revistas e tornam-se geradores de conteúdo jornalístico, distribuído para todo meio possível, a qualquer hora, em qualquer lugar. Esse conteúdo deve: ser relevante e útil estar disponível sob demanda em qualquer plataforma incluir diversidade de fontes e variedade de assuntos ser um produto em evolução, que atenda as necessidades dos leitores e torne sua vida mais fácil e eficiente.

18 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Do ponto de vista empresarial, a internet é muito mais que um meio de distribuição. Tornou-se o ambiente do novo negócio e, por isso mesmo, passou a influenciar o mercado da mídia como um todo, embora saiba-se pouco sobre os modelos de negócio associados à operação on-line. Ninguém mais é capaz de acreditar que jornalismo on-line é um produto barato, por prescindir do papel imprensa ou dos caminhões de distribuição. Mas compreender e desenvolver o jornalismo em tempo real como um negócio lucrativo ainda é um desafio.

19 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Produzir notícia custa caro. Publicar um bom conteúdo depende de mão-de-obra de qualidade, capaz de manter o noticiário atualizado minuto a minuto. Isso não é de graça Some-se a isso, o fato de a Internet abrigar toda sorte de informação duvidosa, declarações atribuídas e relatos sem fundamento que acabam distribuídos por todo planeta, muitas vezes disfarçadas em páginas falsas, que copiam o desenho dos grandes sites de notícia.

20 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa A competição também cresce a cada minuto, nas operações de um só homem, em que os blogueiros fazem suas tentativas de democratizar a informação, sob um forte debate sobre a legitimidade do conteúdo que publicam. Além disso, a Internet não é um meio passivo, onde as manchetes são expostas na banca para um consumo sob impulso. O poder de comunicação do jornalismo em tempo real só começa quando alguém deliberadamente digita um endereço, carrega uma página e lê seu conteúdo.

21 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Contentar o leitor está cada vez mais difícil. Antes acostumado a encontrar uma boa manchete por dia, agora ele espera um evento espetacular, um personagem forte, um texto exemplar a cada minuto. Algo capaz de manter alta a taxa de adrenalina. E a realidade é incapaz de prover as redações com tamanha generosidade de notícias. Os sites de notícia devem se fortalecer no que podem oferecer de melhor: noticiário em tempo real, contextualização e serviço. Tudo isso acompanhado do único neologismo que realmente importa: usabilidade. A capacidade de fazer o usuário entender a estrutura do noticiário, compreender como acessar cada uma das páginas, é uma extensão necessária às antigas tarefas de edição.

22 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa O que mudou no dia-a-dia do jornalista: Fim do limite do espaço Acirramento da concorrência em uma enorme banca virtual Crescimento da importância das tarefas de edição nos sites de notícia com o surgimento de um leitorado mais exigente e de resposta mais rápida

23 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Crescimento das possibilidades de personalização do acesso ao conteúdo, como no caso dos agregadores de RSS, por exemplo, em que há pouca interferência da edição Como os leitores passaram a ter acesso direto a muitas das fontes de informação usadas pelos jornalistas, incluindo conteúdo das agências de notícia, muda o papel do editor. Ele deixa de ser apenas uma espécie de "guardião" do noticiário, responsável por dizer o que vai e o que não vai ser publicado, mas deve cada vez mais garantir que toda e qualquer parte do noticiário seja autêntica e contextualizada.

24 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa O melhor texto para a internet é o jornalístico. Além de escrever de maneira fácil e direta, o jornalista deve: buscar soluções para amenizar o desconforto da leitura nas telas, tornando-a mais leve, com a inserção de recursos gráficos e técnicos, como links, imagens, gráficos e audiovisuais; lembrar que o leitor "escaneia" a página com os olhos, aumentando a importância dos recursos visuais. escrever tudo que for necessário para a compreensão exata do assunto, sem se deixar levar pelo mito do texto curto

25 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa oferecer ao leitor a oportunidade de participar, seja por meio de enquetes, quizes ou até mesmo apontando erros. dar ao leitor toda informação disponível na rede, incluindo endereços de sites alheios, contando com seu aprendizado, memória e fidelidade, para que ele volte ao site de origem criar bons títulos e lides fortes, capazes de prender a atenção do leitor que devora índices de notícias ou usa seu próprio agregador de conteúdo

26 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Também deve ter em mente que: não se pode mais controlar os destinatários da informação: o conteúdo vai para onde o usuário quer que ele vá e você pode, no máximo, acrescentar sua marca, propaganda ou comércio eletrônico a essas unidades em fluxo livre, sem medo desse processo de desintermediação o internauta é mais nervoso que o leitor e que seu desinteresse pelo texto, pelo título ou da imagem conduz a um novo clique, muitas vezes para a concorrência

27 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa a separação entre conteúdo editorial e comercial é muito mais sutil, o que torna ainda mais importante a manutenção severa da independência jornalística há uma mudança no equilíbrio do poder entre os provedores e os consumidores de conteúdo; não existe mais noticiário somente em "lugar marcado", mas um rápido crescimento do consumo "sob demanda"

28 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa os leitores querem participar cada vez mais - o discurso unilateral do jornalista ao escrever a reportagem dá lugar a uma espécie de "conversa" com o leitor, que participa lendo, comentando, votando ou até mesmo blogando o conteúdo tudo que for desnecessário, pouco importante ou malfeito vai ser instantaneamente ignorado, em outras palavras, torna-se sinônimo de dinheiro jogado fora credibilidade é a única maneira de criar um leitorado fiel

29 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa E cabe às empresas e aos editores: manter o conteúdo atualizado, organizado e enriquecido por links para material já publicado, edições especiais e ferramentas de busca fornecer instrumento para gerenciamento de conteúdo e para a organização de diretórios temáticos e páginas especiais

30 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Empresas devem refletir sobre os seguintes problemas: "Déjà vu" - nas empresas que, além de conteúdo digital, publicam jornais e revistas impressos, o noticiário em tempo real acabou por criar um efeito indesejado. Assim como os impressos, os jornais eletrônicos buscam a melhor foto, a notícia mais quente. E é grande a probabilidade de que as escolhas editoriais sejam semelhantes ou até mesmo idênticas nos dois meios, ficando os impressos com uma aparência velha para quem acompanhou os fatos pela Internet no dia anterior.

31 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Direitos autorais - A internet continua sendo um meio sem regulamentação adequada ou legislação específica capaz de proteger os autores de textos e imagens no meio eletrônico. Diante da imaterialidade do meio, inspirados pelos princípios da liberdade de expressão e, muitas vezes, protegidos pelo anonimato, os praticantes do jornalismo copia e cola apropriam- se da produção alheia, publicam e até mesmo vendem no espaço virtual algo que não lhes pertence.

32 JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa Ana Lucia Busch


Carregar ppt "JORNALISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL O primeiro e maior jornal em tempo real em língua portuguesa www.folha.com.br FOLHA ONLINE JORNALISMO NA ERA DA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google