A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável Financiado por: Projeto Sou Cientista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável Financiado por: Projeto Sou Cientista."— Transcrição da apresentação:

1 Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável Financiado por: Projeto Sou Cientista

2 TIPOS DE MICRORGANISMOS DO SOLO QUE PODEM SER BENÉFICOS PARA AS PLANTAS: -Rizóbios -Rizobactérias -Micorrizas © embrapa © isabelbrito

3 Micorrizas São associações simbióticas mutualistas que se estabelecem entre fungos e raízes de plantas, ou outros órgãos subterrâneos. Podem ser classificadas em ectotróficas, endotróficas. ©boletosdeorum

4 No caso do nosso projeto vamos focar-nos apenas num tipo de micorrizas, as endomicorrizas. ©biologia.edu.ar ©naturlink.sapo.pt

5 Rizóbios As bactérias do género Rhizobium têm uma importante função no ciclo do azoto, converter o azoto presente na atmosfera essas bactérias só podem realizá-lo em simbiose com leguminosas (Soja, feijão, ervilha, alfafa, entre outras).

6 Procedimento experimental 1 – Usar diferentes tipos de solo: Rico em nutrientes Pobre em nutrientes

7 Procedimento experimental 2 – Fazer crescer plantas de serradela (Ornithopus compressus), planta hospedeira de ambas as simbioses, durante 6 semanas.

8 Procedimento experimental 3 - No final do tempo de crescimento. Avaliar o crescimento da parte aérea nas duas situações em estudo.

9 Procedimento experimental 4 – Contar o número de nódulos de Rizóbios e verificar a sua qualidade.

10 Procedimento experimental 5 – Corar as raízes e observar as micorrizas. © isabelbrito

11

12 Solos com elevada disponibilidade de P a colonização micorrízica é inibida. A colonização com bactérias do género Rhizobium promove o crescimento das plantas. Solos pobres, apresentando stresses abióticos como por exemplo a toxicidade de Mn, a colonização micorrízica é mais intensa podendo favorecer o crescimento das plantas ou ser mesmo decisiva para a sua sobrevivência.

13 Trabalho Realizado por: Jéssica Fialho Miguel Silva Sob a orientação de: Prof. Isabel Brito

14 Agradecimentos a : Prof. Isabel Brito Prof. Joana Perdigão Prof. Idalécia Ferreira


Carregar ppt "Interações Microrganismo-Planta e Agricultura Sustentável Financiado por: Projeto Sou Cientista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google