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CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD EM PORTUGAL
CRIAÇÃO DE CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD EM PORTUGAL
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SUMÁRIO Quem Somos Centro de Excelência em Aeronáutica (IMA - Aviónica Modular) A GMV no Sector Aeronáutico O Caminho Percorrido em Portugal Estratégia de Desenvolvimento Centro de Excelência em Segurança Marítima A GMV na Segurança Marítima Considerações Finais CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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QUEM SOMOS
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GERAL Grupo tecnológico de capital privado fundado em 1984
Presente em Portugal há mais de 10 anos Mais de 1000 colaboradores espalhados pelo mundo Actividade nas seguintes áreas: Aeronáutica Espaço Defesa Segurança Saúde Transportes Telecomunicações Tecnologias de Informação para Administração Pública e Grandes Empresas CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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GMV NO MUNDO ESPANHA PORTUGAL EUA POLÓNIA REPÚBLICA DA COREIA MALÁSIA ALEMANHA Filiais em Espanha, Portugal, EUA, Alemanha, Polónia, República da Coreia e Malásia. Clientes nos 5 continentes CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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GMV: CRESCIMENTO SUSTENTADO
O Grupo GMV é o resultado de um conglomerado multinacional diversificado nos vários sectores industriais. A GMV em Portugal: Líder no fornecimento de Tecnologia a partir de Portugal para algumas das principais agências europeias: Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Europeia de Defesa (EDA), Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), Eurocontrol, Eumetsat, … Empresa Portuguesa líder em Engenharia de Software para a Aviação Civil Centros de Excelência em Aviónica Modular e Segurança Marítima CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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AERONÁUTICA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM (IMA - Aviónica Modular)
A GMV NO SECTOR AERONÁUTICO O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
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A GMV NO SECTOR AERONÁUTICO
A GMV é principalmente reconhecida pela liderança do mercado mundial de Centros de Comando e Controlo de Satélites CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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A GMV NO SECTOR AERONÁUTICO
Desenvolvimento de Software de acordo com RTCA DO- 178 Software Aviónico de bordo certificado Desenvolvimento de Equipamentos e Sistemas experimentais Integração de plataformas de testes Sistemas de Navegação Infra-estruturas GNSS (SBAS, GBAS, LAAS) Sistemas de apoio à gestão de tráfego aéreo Simuladores Bancos de ensaio Sistemas de Comunicações Aeronáuticas A GMV trabalha para os maiores fabricantes do sector como a AIRBUS MILITARY e EUROCOPTER, assim como com entidades e organismos de aviação civil como a AENA e a EUROCONTROL CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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A GMV NO SECTOR AERONÁUTICO
AIRBUS MILITARY Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) Air Refuelling Boom System Especificação e Desenvolvimento do SW para o Tail BOOM Control Computing System AIRBUS MILITARY Eurofighter Avionics SW Development in ADA Desenvolvimento do Environmental Control System (ECS) do Utilities Control System (UCS) e Ground Loading e Data Transfer Unit (GLU) Software Crítico de Segurança para pressurização e condicionamento de ar dentro da aeronave Aircraft Computers software upload & Aircraft Mission data upload Testes a bordo, modelo do sistema e aeronave AUTORIDADE Espanhola da Pesca Dauphin Helicopter Fishing Surveillance System Captura de vídeo e subsistemas de comunicação (HW & SW) para Sistema de Vigilância de Pesca EUROCOPTER Tiger HAD Espanhol Avionics SW Development in ADA Desenvolvimento da versão Espanhola de módulos de software específico para o AMCSG (Armament Mission Computer and Symbol Generator) Sistema de Missão Integração do CIT (combined interrogator trasnponder) Integração do míssil ar-terra EADS-CASA F-18 Tactical Pilot Awareness Computer SW Mid Life Upgrade Actualização do Computador de aviso táctico do piloto Desenvolvimento de testes e ferramentas V&V para o MUFC e Gestão de cenários de teste CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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OUTROS PROGRAMAS AERONÁUTICOS
Desenvolvimento de software em tempo real para o simulador ASTA (Aircrew Synthetic Training Aid) do EuroFighter Desenvolvimento de módulos de simulação do A400-M, MRTT e F-18 Avionics SW Development em ADA para o NH-90 Flight Control Computer Development para o UAV ATLANTE Flight Simulator software development do CN-235 para as Forças Aéreas Espanhola, Turca e Sul-CSimulation software modules development and in-flight entertainment oreana para o A400-M, A330-MRTT, FSTA, CN-295 Deep Water e F- 18MLU Software development para o monitoring control and response system do A330-MRTT Communications system & imagery date collection (in real- time) do Dauphin AS 365 CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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PROGRAMAS AERONÁUTICOS
Languages ADA, C, C++,... Standards RTCA DO-178B Level C to A, MIL STD-498A, ARINC 653 & 664, ... CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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AERONÁUTICA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM (IMA - Aviónica Modular)
A GMV NO SECTOR AERONÁUTICO O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
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INVESTIMENTO EM I&D O forte investimento interno em projectos de I&D suportado pelos 5FP, 6FP e 7FP da CE permitiram à GMV / ex.Skysoft expandir o seu networking e, desta forma, penetrar num mercado muito fechado e desenvolver competências técnicas únicas e inovadoras NG - ISS • Thunderstorms Icing Wake Vortex Clear Air Turbulence Volcanic Ash Controlled Flight into Terrain Primary Flight Plan ATC negotiated alternate flight plan Terrain Object Weather Object Weather Terrain Traffic Runway Incursion Collision Prevention Projectos de referência (CNS-ATM): 1998/ MA-AFAS –Aeronaves mais autónomas integradas no Futuro Sistema de Gestão de Tráfego Aéreo. Comunicações e Planeamento de Voo com testes em tempo real 1999/05 - ISAWARE I and II – Aviónica para aumento Situation Awareness do piloto. 2005/09 - FLYSAFE - Sistema Aviónico Integrado para Melhoria da Segurança e Protecção contra Incidentes de voo em todo o tipo de condições atmosféricas 2007/10 - SOFIA – Sistema de Reconfiguração de voo que torna possível o regresso ao solo de aeronaves de transporte civil de forma automática e segura CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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INVESTIMENTO EM I&D (2) Portugal adere à Agência Espacial Europeia em 2001 Envolvimento de múltiplas tecnologias (CNS-ATM, SATCOM, GNSS,…) Projecto DIANA Projecto EC FP6 liderado pela GMV Definição de uma plataforma aviónica avançada, denominada AIDA (Architecture for Independent Distributed Avionics), que garante a execução e distribuição segura das aplicações em máquinas virtuais AMOBA World First ARINC 653 Simulator for Modular Space Based Applications CoopAir Promove a cooperação entre a UE e a América Latina ao nível da investigação Aeronáutica e Transporte Aéreo. Para além da GMV, participam empresas como a Embraer, a Airbus, a Alenia e a Thales SCARLET SCAlable & ReconfigurabLe Electronics plaTforms and Tools project, led by THALES on IMA integration AIR & AIR II – ESA Feasibility of building an ARINC 653 compliant RTOS suitable for usage on space on-board data systems CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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CONTINUAÇÃO do INVESTIMENTO EM I&D
EC SESAR : Single European Sky ATM Research programme (2.100 M€) para dotar a Europa de um Sistema de Gestão do Tráfego Aéreo (ATM) moderno que suporte o crescimento esperado A GMV trabalha na génese deste programa desde 2000: SDLS (ESA2000) - Satellite Data Link System for Air Traffic Management SaNTA (ESA2001) – Satellite Network Transport Architecture over TCP / IP ASPASIA (EC2006/09)– Aeronautical Surveillance & Planning by Advanced Satellite ANASTASIA (EC2005/09) – Airborne New and Advanced Satellite Techniques and Technologies In a System Integrated Approach IRIS (SESAR2009) - SatCom for ATM - Analysis and consolidation of user requirements in the context of the European SESAR initiative ANTARES (2010/14) - Solução baseada em comunicação por satélite no âmbito do programa SESAR EC CLEANSKY : programa a 7 anos (1.600 M€) para redução de 50% nas emissões de CO2 através da diminuição drástica de consumo de combustível, a redução em 80% de NOx, a redução de ruído externo em 50% e a adopção de um ciclo de vida de produto “verde” A GMV já ganhou 3 projectos dentro deste programa: WEMACS –desenhar e desenvolver SW que fornece estimativas de peso e de custos de fabrico de aeronaves em função dos seus parâmetros de configuração AERODESIGN– criação de um grupo integrado de aplicações para apoio à fase inicial de desenho de aeronaves GRA3M – Green Regional Aircraft Avionics Architecture - Encontrar a arquitectura (HW e SW) que possibilita o mínimo peso dos sistemas digitais embarcados. A tecnologia chave nesta actividade é IMA CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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Contrapartidas - C295 e P3-ORION
O espírito de diálogo com as empresas portuguesas encetado pela Comissão Portuguesa de Contrapartidas (CPC) permitiu estabelecer um programa de colaboração a longo prazo com a AIRBUS MILITARY no âmbito do desenvolvimento e manutenção do Sistema de Missão das aeronaves C-295: FITS (Fully Integrated Tactical System): desenvolvimento do Sistema de Missão Aérea para as aeronaves C-295 da Força Aérea Portuguesa do tipo VIMAR Cliente: AIRBUS MILITARY/Força Aérea Portuguesa No âmbito do upgrade dos P3 Orion, e sob o patrocínio da CPC, um consorcio de 12 entidades nacionais associaram-se para desenvolver um UAV para missões de vigilância marítima e terrestre/fogos em parceria com a Lockheed Martin : UAV (Unmanned Aerial Vehicle) - PAIC (Portuguese Aerospace Industry Consortium): O PAIC tem como principal objectivo o desenvolvimento de um sistema não tripulado para aplicações civis, incluindo sistemas de suporte em terra, os sistemas embarcados e a aeronave O sistema será um produto aeronáutico certificado colocado no mercado internacional de aplicações civis A GMV é responsável pelo desenvolvimento do software embarcado CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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AERONÁUTICA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM (IMA - Aviónica Modular)
A GMV NO SECTOR AERONÁUTICO O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
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ESTRATÉGIA de DESENVOLVIMENTO
O envolvimento a MLP em tecnologias state-of-the-art permitiu-nos: Identificação de mercados nicho onde novos produtos podem ser desenvolvidos e colocados no mercado Criação de competências altamente especializadas (arquitecturas modulares, sistemas críticos, normas de desenvolvimento, …) A criação do centro de excelência IMA está sustentada pelo trabalho desenvolvido durante uma década posicionando-nos como um referência mundial e líder europeu da tecnologia IMA nos mercados aeronáutico e espacial Contribuição para o Grupo de Trabalho referente ao Standard ARINC 653 Desenvolvimento de novos projectos de acordo com requisitos RTCA DO-178B Pretendemos incrementar relações comerciais com os principais fabricantes aeronáuticos, tais como, o Grupo EADS e a EMBRAER Continuar a ser uma referência como fornecedor dos MoD e das principais Agências Europeias do Sector ASD Utilizar a vantagem tecnológica para posicionarmo-nos em nichos chave de mercados estratégicos (UAVs, …) CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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SEGURANÇA MARÍTIMA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM A GMV NA SEGURANÇA MARÍTIMA
O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
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A GMV NA SEGURANÇA MARÍTIMA
A GMV é a empresa responsável pela instalação das redes costeiras de estações AIS para os Puertos del Estado e Governo das Ilhas Canárias (em Espanha), bem como para as autoridades portuárias dos Açores e da Madeira, em Portugal. GMV integrou vários sistemas costeiros de transmissão de correcções DGPS (em Espanha e na Malásia), de acordo com as normas da IALA/RTCM SIGO - Sistema Integrado para gestão de operações de salvamento marítimo (SAR): instalado na rede de todos os centros do SASEMAR e em Madrid Coordenação de Operações de Search & Rescue Combate à poluição Marítima Gestão de Tráfego Maritimo em áreas localizadas (Cabo Finisterra, Estreito de Gibraltar, Cabo Gata). NFFI v compliant APRESENTAÇÃO GERAL 2009/00/00
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PROGRAMAS PARA A MARINHA E MARÍTIMOS
A GMV NA SEGURANÇA MARÍTIMA PROGRAMAS PARA A MARINHA E MARÍTIMOS Simuladores: Defensa antimíssil (SPICA) Defesa anti-torpedo (MISTAT) Simulador de Lançamento de chaffs (ALSA) Simulador de infravermelhos (SEIR) Sistema Integrado de Segurança Interior de Embarcações (SISI) Sistema de vigilância de embarcações num porto (VIDI) Sistema de Comando e Controlo para Artilharia de Desembarque (PAFAD) Sistema de Controlo de Embarcações LCM (SCELM) Estudo de viabilidade do sistema de aproximação aeronáutico baseado em GNSS (SISCAR) Cursos multimédia (Navegação, Segurança Interior, Link 16, Comunicações, …) APRESENTAÇÃO GMV
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SEGURANÇA MARÍTIMA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM A GMV NA SEGURANÇA MARÍTIMA
O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
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INVESTIMENTOS EM I&D NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA EM PORTOS
ASTRO+ : Security Operations (EC – PASR) Novo Projecto EC (2010/2014): Segurança Portuária envolvendo 2 Administações de Portos Portugueses Monitorização e Tracking de Contentores System Interoperability Security of Communications Integration of Heterogeneous Networks Missões de Petersberg User requirements definition: “SOBCAH” – Surveillance of Borders, Coast and Harbours (EC - PASR) SOBCAH VTS Millimetric Wave Radar IR and VIS cameras Smart Container System Magnetic Loop Detectors Sonars Underwater Vehicles Segurança Marítima container & vehicle tracking warehouse surveillance (people & vehicles) liquid fuels surveillance ship surveillance (land, under-water & surface) smuggling detection (weapons, explosives, etc) demonstration at Port of Genova in 2006
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O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA MARÍTIMA
MACAIS Implementação de todo o sistema de vigilância marítima com recurso à tecnologia AIS (Automatic Identification System) AIS Data Links (VDL Mode 4) c/ Posicionamento por GPS & GIS Data fusion para integração de imagens SAR. Clientes: Portos dos Açores e Portos da Madeira REDAIS Portal de ligação dos sistemas de vigilância costeira da Macaronésia Clientes: Portos dos Açores, Portos da Madeira e Portos das Canárias MARCIA Sistema de fusão de dados AIS com informação de radar do tipo VTS para estruturas portuárias Clientes: Portos da Madeira MARISS Desenvolvimento de um moderno sistema para detecção e monitorização de embarcações infractoras com recurso à fusão de dados por satélite, radar e AIS. Agência Espacial Europeia (ESA) MARCOAST Desenvolvimento de um sistema para detecção de manchas de petróleo no mar e das respectivas embarcações associadas, com recurso à fusão de dados por satélite, radar e AIS. <#>
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O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA MARÍTIMA
Sistema de Guerra Electrónica dos novos submarinos Portugueses (fornecimento pela HDW) Definição e desenvolvimento do sistema de Threat Data Management System ( TDMS ) e do User Data Translator Software Responsável pelas manutenção e actualizações do TDMS HMI embarcado e do sistema de SIGINT Sistemas TDMS fornecido pela Avitronics (África do Sul), SIGINT fornecido pela MEDAV (Alemanha) “SONIS” – Solution Outline for New Information System for Port State Control Consultoria técnica e tecnológica para a definição dos requisitos funcionais e técnicos de um novo Sistema de Informação para as actividades de “Controlo de Portos” (“Port State Control”) na região do Paris MoU e no âmbito de nova directiva com data prevista de implementação a 1 de Janeiro de 2011. Cliente: Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) APRESENTAÇÃO GMV
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O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA MARÍTIMA
MARSUR EXCHANGE SYSTEM (MEXS) Protótipo do Sistema Integrado de Vigilância Marítima para a Agência Europeia de Defesa (EDA). Permitirá obter uma visão global de todo o tráfego marítimo relativo aos estados membros da EDA, utilizando dados obtidos com as tecnologias mais avançadas AIS, LRIT, VTMIS e observação terrestre por satélite. SLSSS – Seaborne Logistics Support Stocktaking Study Make effective use of seaborne logistics in each type of European Security and Defense Policy (ESDP) operation; Development of a Seaborne Logistic capability to support EU Crisis Management Operations (CMOs). EMSA EUROPEAN AIS NETWORK STUDY CleanSeaNet Recorrendo à análise de imagens de satélite este sistema visa detectar, quase em tempo real, e responsabilizar os autores do derramamento de hidrocarbonetos nos mares sob soberania dos países da EU SafeSeaNet Datawarehouse que consolida dados referentes ao Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo da EMSA com outros dados estratégicos provenientes de diversas fontes APRESENTAÇÃO GMV
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SEGURANÇA MARÍTIMA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM A GMV NA SEGURANÇA MARÍTIMA
O CAMINHO PERCORRIDO EM PORTUGAL ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO
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O Futuro: Infraestruturas críticas nacionais/europeias
A Segurança Marítima é uma área estratégica para a GMV e para Portugal A GMV decidiu basear o seu Centro de Excelência do Grupo na área em Lisboa, sendo uma aposta clara para potenciar o desenvolvimento das tecnologias em Portugal e o reforço do I&D associado: fusão de dados, algoritmos,… Importância Estratégica de colaborações e parcerias em programas nacionais e europeus com entidades portuguesas de referência : Forças de Segurança, Marinha, Administrações Portuárias, Transportadoras de Mercadorias, empresas de Navegação… GMV em Portugal é responsável das relações com as agências internacionais relevantes na área Continuação da aposta Tecnológica no trabalho em Sistemas Aéreos para Vigilância Marítima com grandes fabricantes mundiais: AIRBUS MILITAR: C295 Lockheed Martin + PAIC: UAV Império CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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CONSIDERAÇÕES FINAIS
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CONSIDERAÇÕES FINAIS As melhores Universidades Portuguesas de Engenharia formam jovens de grande qualidade, que precisamos manter no nosso Pais, e permitem que as empresas acedam a conhecimento técnico especializado (parcerias com Faculdade de Ciências, Instituto Superior Técnico, entre outros); O investimento anual do Estado Português nos programas tecnológicos das principais Agências Europeias é estratégico, dado o seu efeito multiplicador, para o crescimento da Industria ASD nacional e para a afirmação do País no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa e na NATO Agência Europeia de Defesa (EDA) Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) Agência Espacial Europeia (ESA) Centro de excelência em Ciber-Defesa da NATO (CCDCOE)…. Continuar a renegociação com fornecedores de equipamentos militares por forma a utilizar as Contrapartidas para potenciar a Industria ASD nacional Portugal deve aproveitar as oportunidades proporcionadas por alguns programas para o desenvolvimento do tecido industrial nacional em áreas estratégicas. Programas como o Embraer KC-390 e um programa interministerial a MLP para a aquisição de UAVs podem representar oportunidades únicas para o pais. CENTROS DE EXCELÊNCIA ASD 2010/06/24
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Obrigado! www.gmv.com.pt SÉRGIO BARBEDO sergio.barbedo@gmv.com
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