A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL PROF. MOACYR DE ALBUQUERQUE MUNDO MÁGICO DA LEITURA MUNDO MÁGICO DA LEITURA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA Profª Gilvany Maria de Melo Profª

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL PROF. MOACYR DE ALBUQUERQUE MUNDO MÁGICO DA LEITURA MUNDO MÁGICO DA LEITURA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA Profª Gilvany Maria de Melo Profª"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL PROF. MOACYR DE ALBUQUERQUE MUNDO MÁGICO DA LEITURA MUNDO MÁGICO DA LEITURA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA Profª Gilvany Maria de Melo Profª Multiplicadora Rosângela Burlamaqui SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

2 APRESENTAÇÃO Projeto de incentivo à leitura, cuja experimentação pretendeu provocar diferentes leituras de mundo, resgatadas nas produções dos estudantes. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

3 JUSTIFICATIVA "Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano." Richard Bamberger Foi esse o compromisso que nos fez promover o encontro alunos – textos de diferentes gêneros, utilizando para isto diferentes suportes, dentre eles as novas tecnologias, cuja dinâmica favorece a motivação e enriquece o processo. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

4 OBJETIVO GERAL Despertar o gosto dos alunos pela leitura e escrita, utilizando as diferentes tecnologias disponíveis nos ambientes pedagógicos- salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo e auditório. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar o desenvolvimento da expressão oral. Propiciar descobertas e reelaborações- releituras a partir das sessões de leitura. Explorar a leitura de diversos tipos de texto, promovendo a construção de conhecimentos nas diferentes áreas. Produzir textos de diversos gêneros. Incentivar a criatividade dos estudantes. Apresentar a leitura como forma de entretenimento. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

6 Metodologia Inicialmente foi feita uma reunião com os professores sobre as necessidades de aprendizagem dos alunos. A partir de verificarmos as dificuldades com relação à leitura e escrita, definiram-se as propostas para realização do projeto. Privilegiaremos como metodologia deste projeto de leitura, diversas situações didáticas para envolver e despertar o interesse do aluno no processo ensino-aprendizagem. Para tanto partimos da motivação através de leituras de poesias e histórias, desenhos, produção de textos, pesquisas na internet, teatro. A ida ao laboratório de informática no decorrer do processo para estabelecer esta dinâmica tornou-se imprescindível. A escolha dos textos e gêneros dar-se-á a partir de livros didáticos e paradidáticos que possibilitem a inserção dos alunos no mundo do conhecimento e das características lingüísticas a serem utilizadas. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

7 ATIVIDADES Contação de histórias; Atividades de reconstrução de texto- criar novo final ou início para a história lida; Pesquisa da vida e das obras de alguns autores; Construção de textos-síntese a partir das pesquisas; Produção de textos coletivos, explorando características físicas e psicológicas dos personagens; Produção de textos individuais. Estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros; Sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

8 Apresentação de recitais; Produção de imagens -pinturas e esculturas- como outros códigos de expressão. Oficinas de teatro utilizando os seguintes procedimentos:audição de canções de MPB para sensibilização e debate e palestras abordando a importância do ato de ler. Apresentação da autora de livros infantis, Socorro Miranda, para contação de histórias. Leituras de diversos textos da Literatura Brasileira- contos, poemas, crônicas, romances e literatura de cordel, etc. Exposição de textos produzidos pelos alunos. Feira de livros. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

9 Foram fotografados, expostos e mostrados, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, bem como as informações e resultados obtidos durante a execução do Projeto para a comunidade e equipes da Secretaria de Educação, e demais interessados. Utilização do laboratório de informática da escola: digitação, produção de texto, pesquisas, reprodução de textos, desenhos sobre os textos lidos. Visita ao NTE de Casa Amarela para pesquisas na Internet. Encaminhamentos

10 Recursos Didáticos Reportagens de jornais e revistas. Livros diverso TV eVídeos. Laboratório de Informática

11 Utilização laboratórios de informática, com 10 computadores. Impressora Scanner Máquina fotográfica digital TV Aparelhos de DVD Mídias de DVD Máquina xérox Folhas de papel ofício A 4 Papel guache Cartolina Cola Lápis para desenhar e colorir Recursos Materiais

12 Contexto e Abragência do Projeto Local onde foi desenvolvido o projeto: Escola Municipal Prof. Moacyr de Albuquerque Turmas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental Coordenadores do projeto: Professora Gilvany Maria de Melo Professora Multiplicadora Rosângela Burlamaqui Autores: Professoras Fátima, Suzani, Elizângila, Ângela, Rita Janete, Tânia, Diana, Suzana, Rosa, Karina, Zíbia, Conceição, Enilda, Miriam, Dulce Suzana, Elizete.

13 Colaboradores: Estagiários dos laboratórios de informática Parceiros: Diretora: Gilka Maria Luz de Paiva Vice-diretora: Vanderleide Maria da Cruz

14 O projeto desenvolvido na escola, cujo tema foi "MUNDO MÁGICO DA LEITURA mobilizou todos os participantes e o êxito alcançado trouxe orgulho para todos os envolvidos. Será feita uma avaliação durante todo o processo de execução do projeto, sistemática e continuamente, para fazermos as mudanças necessárias, a fim melhorarmos as estratégias de ensino-aprendizagem. Os alunos trataram do tema de forma crítica, reflexiva e atual. Após orientação da professora as turmas buscaram novas informações, ouvindo, lendo, debatendo e analisando. Avaliação

15 DATAS e ATIVIDADES 17 a 21/07/ 2007 Contação de histórias e produções textuais – verbais e não-verbais- nas salas de aula, Biblioteca e Laboratório de Informática. 24 a 27/09/ 2007 Dramatização de histórias 24 a 27/09/ 2007 Ensaio de músicas 24 a 27/09/ 2007 Cronograma

16 Ensaio de teatro de bonecos 06/09/2007 Preparação de cenários 16 a 31/10/ 2007 Pesquisas na internet pelos alunos 01 a 05/10/2007 Vivência de contação de histórias com autora do livro 11/2007 Evento final – Socialização das experiências

17 ALUNOS PRODUZINDO Laboratório de Informática SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

18 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA ALUNOS PRODUZINDO Auditório

19 MURAL COM PRODUÇÕES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

20 PRODUÇÕES NO PAINT SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

21 TEXTO PRODUZIDO NO EDITOR DE TEXTO O Tatu Era uma vez o tatu egoísta que estava fazendo uma festa. Os amigos estavam pensando como iam entrar na casa do Tatu. O Tatu estava fazendo as comidas. Mas os amigos pensaram em fazer a festa em outro lugar. O Tatu foi procurar os seus amigos e no meio da mata ele ouviu uma música. Viu os seus amigos dançando e foi na sua casa, pegou as comidas e levou para festa. Pediu desculpas e seus amigos perdoaram.. Aluna: Crislane (3º ano do 1º ciclo) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER NTE CASA AMARELA

22 Fontes SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL PROF. MOACYR DE ALBUQUERQUE MUNDO MÁGICO DA LEITURA MUNDO MÁGICO DA LEITURA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA Profª Gilvany Maria de Melo Profª"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google