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Transcendência a partir de dentro: A superação do risco de dissenso a nível arcaico e do mundo da vida Apresentação no Grupo de Estudos de Habermas, NEFIPO,

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Apresentação em tema: "Transcendência a partir de dentro: A superação do risco de dissenso a nível arcaico e do mundo da vida Apresentação no Grupo de Estudos de Habermas, NEFIPO,"— Transcrição da apresentação:

1 Transcendência a partir de dentro: A superação do risco de dissenso a nível arcaico e do mundo da vida Apresentação no Grupo de Estudos de Habermas, NEFIPO, UFSC, Florianópolis, no dia 13/09/2011

2 Linguagem apresenta uma tensão entre: Facticidade: uso e alcance contextual Idealizações: significado e validade meta-contextual Devido ao uso da linguagem para o entendimento, essa tensão se transfere também para: Coordenação de planos de ação de diferentes atores Ordens sociais estabilizadas normativamente [Introdução], p. 35

3 Integração não violenta solução do problema da coordenação de planos de ação de diferentes atores Uso da linguagem para o entendimento forças ilocucionárias geram obrigações recíprocas Idealizações ultrapassam limites regionais liberam potenciais de crítica e racionalização Item 1, p. 36-7

4 Dois níveis de idealização no uso da linguagem voltado para o entendimento: 1º nível: idealização dos significados idênticos; e dos falantes racionais (capazes de falar e agir) 2º nível: validade dos enunciados ultrapassa todos os contextos, mas só tem força coordenadora no contexto Sociologia hermenêutica: passa a compreender-se como ciência reconstrutiva integração social depende de socialização instável, que opera com suposições contrafáticas permanentemente ameaçadas Item 2, p. 37-9

5 1º passo reconstrutivo mundo de vida horizonte de convicções comuns não problemáticas absorve o risco de dissenso e torna possível a integração social por meio da linguagem Caráter pré-predicativo atua como saber por não ser problematizado se decompõe quando tematizado sua estabilidade se deve a um nivelamento da tensão entre facticidade e validade Item 3, p. 40-2

6 2º passo reconstrutivo instituições arcaicas tradição complexo cristalizado de convicções tematizadas que se impõe pela autoridade fascinosa (intimidadora e atraente) do sagrado Expectativas normativas mantidas por fortes convicções compartilhadas e preservadas pela força das sanções risco de dissenso interceptado na própria dimensão da validade Item 4, p. 42-4

7 3º passo reconstrutivo direito Sociedades complexas: Pluralização das formas de vida e individualização das histórias de vida restringem o mundo da vida Desencantamento decompõe a tradição em âmbitos distintos de validade (cognitivo, normativo, expressivo) Diferenciação social multiplica e intensifica as esferas do agir voltado para o êxito individual Item 5, p (1)

8 Sociedades profanizadas ordens normativas mantidas sem garantias meta-sociais facticidade e validade incompatíveis integração pelo agir comunicativo Risco intensificado de dissenso solução pela regulamentação normativa de interações estratégicas regras coercivas na perspectiva estratégica e válidas na perspectiva performativa sistema de direitos subjetivos garantido pela coação do direito objetivo Item 5, p (2)


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