A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental

2 Como se reproduzem? Quais as possíveis formas de reprodução das angiospermas? Qual parte da planta está envolvida neste processo? Todas as plantas se reproduzem da mesma forma? Usam a mesma parte da planta?

3 Vamos aprender sobre os tipos de reprodução a partir das plantas que conhecemos!?!

4 Como vocês interpretam a reprodução da cana brava...
O que há de semelhante e diferente entre esses conhecimentos e os conhecimentos científicos?

5

6

7

8

9

10 Reprodução da cana brava
A forma mais visível de reprodução da cana brava é assexuada, através do caule, podendo ocorrer de forma natural ou provocada pelo homem. O homem na Ilha de Maré ajuda? Isso é importante para conservar as florestas?

11 Propagação vegetativa
Sua reprodução é principalmente vegetativa por meio de rizomas que enraízam e brotam rapidamente. Também pode ocorrer estaquia. Nesse tipo de reprodução, enterra-se parte de um ramo no solo. Depois de algum tempo, dele nascem raízes e os primeiros ramos. Separa-se esse ramo e planta-se em outro local, surgindo um novo indivíduo.

12 Gema/nó

13

14 Em outras plantas, como a cana brava os órgãos reprodutores masculinos e femininos ficam em inflorescências diferentes. Na cana brava tem inflorescências masculinas e femininas que são muito semelhantes na aparência.

15

16 Você pode ajudar... As pessoas podem provocar a propagação da cana brava enterrando em outro lugar um pedaço do colmo (caule aéreo) com gemas ou do rizoma (caule subterrâneo).

17 Você sabia que...? A cana brava tolera uma grande variedade de condições, incluindo a alta salinidade, o que explica também a grande quantidade desta planta na Ilha de Maré. A cana brava muito raramente produz sementes e muito pouco se sabe sobre sua reprodução sexual. Existem algumas divergências na ciência entre a forma de reprodução desta planta e existem poucos estudos sobre a espécie Gynerium sagittatum (provavelmente a que ocorre na Ilha de Maré), o que caracteriza que a ciência pode ser modificada com o tempo.

18 Há formas de ajudar a “não acabar”?
As sementes da cana brava são propagadas pelo vento e pela água, mas poucas germinam. Há formas de ajudar a “não acabar”? E a propagação vegetativa?

19 Plantas com flores... Nas plantas que têm flores, as flores funcionam como órgãos reprodutores. Nas flores é que ocorre a produção de sementes das plantas. Em muitas plantas os órgãos reprodutores masculinos e femininos ficam na mesma flor.

20

21 Como a mangueira se reproduz?
Falando em flores... Como a mangueira se reproduz? Um morador da comunidade de Praia Grande explicou sobre relações ecológicas: “manga que não serviu, o passarinho roeu, ficou o caroço e do caroço vai nascendo o pé e aí cresce e dá uma mangueira... é pela semente, o caroço é a semente...”. Da mesma forma que o conhecimento científico, o conhecimento tradicional sobre a relação flor-fruto-semente: “da flor que nasce a manga. A senhora viu uma mangueira toda florida... ali é pra colocar as mangas!”. Sabia que as flores e os frutos de cor atrativa da mangueira as fazem reproduzir mais facilmente?

22 E o que é a semente? Pra que serve?

23 A reprodução da mangueira ocorre apenas pela semente?
Apesar de sabermos assim como moradores da Ilha de Maré de que é “das sementes que nasce as mangas”, também há a possibilidade de reprodução por estaquia (como na cana brava, lembra?) só que o enraizamento se realiza de maneira lenta. A forma de reprodução mais eficaz, portanto, é por meio de sementes. Perceba que em ambas as formas o homem pode contribuir na reprodução... O que acha disso? E na sua comunidade? O que podemos fazer para essa árvore tão importante não acabar?

24 Algumas questões para discussão...
Os animais influenciam na reprodução das plantas? Quais e como? Fatores não vivos também interferem? A reprodução é um fenômeno natural e também um processo cultural, a partir de quando o ser humano se apropria de plantas e interfere na reprodução. Os usos das plantas em sua comunidade têm relação com a reprodução das plantas? O que podemos fazer coletiva e individualmente para ajudar na conservação das plantas e consequentemente do ambiente? O que podemos fazer em Ilha de Maré? E em São Tomé?

25 Relações ecológicas e reprodução das plantas
Com o dendezeiro há também relação ecológica, conforme nos explicou alunos em atividade de campo: “Lá mesmo no Botelho tem muito pé de dendê e os animais come – boi, cavalo e o gaiamum também come”. Nesta teia alimentar, participa o ser humano, como mencionaram os estudantes: “o gaiamum come o dendê, a gente come o gaiamum...”. O dendezeiro pode se reproduzir de duas formas: por meio de semente, ou ainda, por corte manual.

26 É importante saber que... Os conhecimentos que uma comunidade possui podem ser muito importantes para conservar suas riquezas naturais. Como podemos fazer isso em nosso local de moradia? O conhecimento científico, do mesmo modo, pode contribuir para a tomada de atitudes favoráveis ao manejo e uso responsável dos recursos ambientais, nesse caso, as matas. Porém, devemos olhar para ambas as formas de conhecimento de modo crítico.

27 Você sabe como a bananeira se reproduz?
As plantas são iguais em todos os locais? Você sabe como a bananeira se reproduz? A maioria das bananeiras se reproduz de forma assexuada, por propagação vegetativa, a partir de seu rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo, de crescimento horizontal, e que geralmente desenvolve folhas, por isso que, de forma semelhante ao conhecimento científico, compreende-se em Ilha de Maré que a bananeira reproduz os “filhos” ao lado da planta-mãe. Nessas plantas a formação do fruto se dá sem a fecundação dos ovários. Assim, esse fruto é classificado como partenocárpico; e aqueles pontinhos pretos que encontramos em seu interior são óvulos não fecundados, e não sementes.

28 Você sabia que existe bananeira que possui sementes?

29 Você sabia que existe bananeira que possui sementes?
Bananas com sementes ocorrem em espécies selvagens que podem ser encontradas em regiões litorâneas cobertas pela Mata Atlântica. De vida útil curta, as sementes precisam ser plantadas logo que extraídas das bananas. A espécie não tem muito valor comercial, pois tem pouca polpa e muitas sementes.

30 Então vamos ver um vídeo sobre bananas com sementes...
Curioso? Então vamos ver um vídeo sobre bananas com sementes...

31 Vamos resumir? Estudamos, então, 3 formas de reprodução das angiospermas. São elas: Sexuada - através da flor-fruto-semente – na mangueira, dendezeiro, cana brava e espécies selvagens de bananeira. Assexuada - Propagação vegetativa (rizoma) – cana brava, bananeira e dendezeiro. Assexuada - Propagação vegetativa (estaquia) – cana brava, bananeira e dendezeiro.


Carregar ppt "Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google