A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Prof. Rejane Seitenfuss Gehlen. dissertativo A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo (análise +

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Prof. Rejane Seitenfuss Gehlen. dissertativo A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo (análise +"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Prof. Rejane Seitenfuss Gehlen

2 dissertativo A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo (análise + defesa de ideia) a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

3 A avaliação dos textos, na UFSM, tem por objetivo verificar competências linguísticas na dimensão textual: pela tessitura textual percebe-se a intrínseca relação entre linguagem, mundo e práticas sociais. O candidato deve valer-se da linguagem para ler e interpretar o mundo.

4 Mecanismos linguísticos de articulação entre as ideias (coesão): -manutenção do tema; -elos coesivos: a ordem das palavras no período, as marcas de gênero e de número, as preposições, os pronomes pessoais, os tempos verbais, os conectivos;

5 -estratégias de coesão, dependem das escolhas estilísticas do redator: *Referencial: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, abaixo, anteriormente, aqui, onde). Ex.: A explosão da informação é uma das causas do estresse do homem moderno. Esse fato pode provocar diversas formas de ansiedade.

6 A obesidade apresenta-se como um paradoxo da sociedade contemporânea. A nova característica da população está longe de significar fartura ou alimentação adequada. Essa não se verifica porque entre a população mais pobre está a maior incidência de gordos; esta também não ocorre, já que os fast food são vilões no que concerne ao aumento de peso.

7 *lexical Ex.: O Doutor Carlos concedeu entrevista no intervalo do congresso. O cientista entrevistado reconhece que, a partir do emprego dos conhecimentos científicos, é possível racionalizar os sistemas de produção. Agora esse estudioso quer contribuir para a democratização do saber. *elipse Ex.: A metodologia científica é um conjunto de atividades sistematizadas, racionais, que, com segurança e economia, permite que os objetivos sejam atingidos. Implica a concepção das ideias quanto à delimitação do problema dentro do assunto.

8 substituição: Ex.: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro...

9 Articulação entre argumentos e ponto de vista (coerência: texto = contexto) -atos enunciativos que permitem a interpretação de um conjunto de ideias; -ativação de conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais, interacionais e de raciocínio lógico-semântico; - organização de informações (ideias ou fatos) que o autor propõe no texto: sustenta a veracidade da proposição.

10 Coesão sequencial: A coesão sequencial diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir. Esse grupo engloba: a)recorrência de termos (sinônimos, hipônimos e hiperônimos); b)recorrência de conteúdos semânticos ou paráfrase; c)recorrência de tempo e aspecto verbal; d)procedimento de manutenção e progressão temática; e)Encadeamento e conexão (emprego de conjunções)

11 Hiperônimos e Hipônimos: A violência urbana é um problema que aflige grande parte da população brasileira. O medo de assaltos e roubos é sentimento constante entre aqueles que se locomovem, especialmente, nos centros maiores. O anseio por liberdade é parte da essência do ser humano. Nos jovens esse sentimento é uma característica de excelência.

12 Coerência # contradição e tautologia Contra-argumentação

13 O padrão dissertativo Introdução Contextualização Opinião (tese) Apontamento da argumentação (UFSM) Argumentos Por quê? Fatos, exemplos, opiniões, comparações, citações Conclusão Solução, sugestão, encaminhamento para o problema Respeito aos direitos humanos

14 Situações que levam à eliminação do concurso Nota inferior a 3. Fuga ao tema: não atende à proposta solicitada. Não atendimento à estrutura textual.

15 Critériovalor 01O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema proposto1,0 02Nos parágrafos de desenvolvimento, a unidade e a progressão temáticas na apresentação das ideias contribuem para a coerência e coesão textual. 1,0 03Os argumentos são fundamentados em exemplos e/ou evidências relevantes e suficientes. 1,0 04O fechamento textual resulta da exploração adequada dos argumentos que sustentam a tese. 1,0 05A seleção lexical no texto é variada e utilizada como um recurso expressivo 1,0 06Ortografia oficial1,0 07Regência e colocação estão ajustadas ao padrão culto da escrita.1,0 08O texto expressa referências de autoria1,0 09Coesão textual1,0 10Originalidade e adequação do título1,0

16 TEMA: Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Discuta as ideias contidas nos versos acima, confrontando-as com o momento que vivemos hoje no Brasil.

17 1- O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema proposto 1- O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema proposto SONHAR É PRECISO Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Há, em cada ser humano, um sebastianista louco, vislumbrando o Quinto Império; um navegador ancorado no cais, a idealizar "mares nunca dantes navegados"; e um obscuro D. Quixote de alma grande que, mesmo amesquinhado pelo atrito da hora áspera do presente, investe contra seus inimigos intemporais: o derrotismo, a indiferença e o tédio.

18 3- Os argumentos são fundamentados em exemplos e/ou evidências relevantes e suficientes. Sufocado pelo peso de todos os determinismos e pela dura rotina do "pão-nosso-de-cada-dia", há em cada homem um sentido épico da existência, que se recusa a morrer, mesmo banalizado, manipulado pelos veículos de massa e domesticado pela vida moderna. = derrotismo É preciso agora resgatar esse idealista que ocultamente somos, mesmo que D. Sebastião não volte, ainda que nossos barcos não cheguem a parte alguma, apesar de não existirem sequer moinhos de vento. = indiferença Senão teremos matado definitivamente o santo e o louco que são o melhor de nós mesmos; senão teremos abdicado dos sonhos da infância e do fogo da juventude; senão teremos demitido nossas esperanças. = tédio

19 4 -O fechamento textual resulta da exploração adequada dos argumentos que sustentam a tese. O homem livre num universo sem fronteiras. O nordeste brasileiro verde e pequenos nordestinos, risonhos e saudáveis, soletrando o abecedário. Um passeio a pé pela cidade calma.Pequenos judeus, árabes e cristãos, brincando de roda em Beirute ou na Palestina. = retoma o sonho em dimensão maior E os vestibulandos, todos, de um país chamado Brasil, convocados a darem o melhor de si no curso superior que escolheram. Utopias?Talvez sonhos irrealizáveis de algum poeta menor, mas convicto de que nada vale a pena, se a alma é mesquinha e pequena.

20 6 - Ortografia oficial -regras de acentuação; -pontuação; -concordância nominal e verbal; -emprego de clíticos( pronomes pessoais átonos); -seleção vocabular; -regência nominal e verbal. -descartar coloquialidade, gírias e pleonasmos A maioridade penal tem que ser revista para o Brasil seguir em frente e não ficar marcando passo com relação à violência.

21 2 - Nos parágrafos de desenvolvimento, a unidade e a progressão temáticas na apresentação das ideias contribuem para a coerência e coesão textual -defesa do ponto de vista: tese; -argumentos : resposta à pergunta POR QUÊ? através da relação entre diferentes áreas do conhecimento; -articulação entre tese e argumentos; -marcas de autoria = distância do senso comum; -progressão textual -relações anafóricas e catafóricas Ex.: eSTe (catáfora), eSSe (anáfora)

22 -citações; -alusões históricas; -exemplos; -comparações; -fatos: passado X contemporaneidade; -contra-argumentos; -opiniões de valor; -dados, estatísticas.

23 Temas : -Mobilidade urbana (transportes); -Educação e novas tecnologias (jovens e ensino a distância); -A ação dos jovens no contexto político nacional / protagonismo juvenil; -A questão dos Direitos Humanos (Comissão Nacional da Verdade); -Redução da maioridade penal; -Sustentabilidade/ economia verde;

24 - O desafio do envelhecimento da população no Século XXI ( saber o que é uma pirâmide etária, compreender o alargamento do ápice); -Formas de energia limpa e sustentável; -Violência urbana; -O papel do país na Copa do Mundo de 2014; -O esporte como forma de inclusão social;

25 -Manifestações populares: luta contra a corrupção e em favor de direitos individuais e coletivos; -Caos da saúde pública no Brasil; -Questão da matriz energética; -O papel no Brasil no cenário mundial; -O problema da segurança pública: tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria; -Consumismo e obsolescência programada.

26 -25 anos da promulgação da Constituição Brasileira, afirmação dos princípios democráticos; -Liberdade de expressão; -Nova configuração da família brasileira

27 Elementos de soma na redação: -exemplos; -alusão histórica; -ponto e vírgula; -travessão empregado em período composto; -hiperônimos, hipônimos; -palavras de mesmo campo semântico: Ex.: Brasil, país, nação, pátria, terra verde- amarela,

28 Elementos de subtração na redação: -coloquialismo ; -gírias; -pleonasmo; -locuções verbais: vamos nos tornar -queísmo; -gerundismo; -contradição; -ambiguidade.

29 A Constituição Brasileira, apesar das críticas de que é alvo, legou significativos avanços à população do país, tais como: democratização do acesso à saúde, através da criação do SUS – embora com graves desacertos – todo cidadão passa a ter direito ao atendimento gratuito em unidades públicas de saúde; garantia do princípio democrático, ao estabelecer a participação da sociedade civil através do voto em pleitos de diferentes âmbitos; liberdade de expressão, a possibilidade de manifestação do pensamento é a contribuição maior da Carta Magna para a civilidade da nação.

30 Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.


Carregar ppt "Redação Prof. Rejane Seitenfuss Gehlen. dissertativo A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo (análise +"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google