A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Alunos: Gustavo Francisco Garçoa Ingridi Grein Ingridi Grein João Pedro Malakovsky João Pedro Malakovsky.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Alunos: Gustavo Francisco Garçoa Ingridi Grein Ingridi Grein João Pedro Malakovsky João Pedro Malakovsky."— Transcrição da apresentação:

1

2 Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) Alunos: Gustavo Francisco Garçoa Ingridi Grein Ingridi Grein João Pedro Malakovsky João Pedro Malakovsky Professora: Isabela Alves de Souza Série: 8ª Ano: Abril de 2007

3 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito mundial ocorrido entre agosto de 1914 a 11 de novembro de A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico,França, Império Russo, este participou até 1917; e Estados Unidos, a partir de1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro- Húngaro e Itália). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente. A Primeira Guerra Mundial foi um conflito mundial ocorrido entre agosto de 1914 a 11 de novembro de A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico,França, Império Russo, este participou até 1917; e Estados Unidos, a partir de1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro- Húngaro e Itália). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente.

4 Benito Mussolini Na Europa Central os novos estados, como: a Tchecoslováquia, Finlândia, Látvia, Lituânia, Estônia e Iugoslávia desmembraram-se depois da guerra e os estados da Áustria, Hungria e Polônia foram redefinidos. Pouco tempo depois da guerra, em 1923, os Fascistas (fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século) tomaram o poder na Itália. Na Europa Central os novos estados, como: a Tchecoslováquia, Finlândia, Látvia, Lituânia, Estônia e Iugoslávia desmembraram-se depois da guerra e os estados da Áustria, Hungria e Polônia foram redefinidos. Pouco tempo depois da guerra, em 1923, os Fascistas (fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século) tomaram o poder na Itália.

5 Francisco Ferdinando Em 28 de junho, de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando (arquiduque da Áustria-Hungria e presumível herdeiro do trono imperial), Francisco Ferdinando era partidário de uma abertura. Transformar a monarquia dual vigente desde 1867 numa monarquia federal tripartida na qual os eslavos veriam reconhecida a sua autonomia), herdeiro do trono Austro-Húngaro, foi assassinado pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista chamado de Mão Negra, que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios. O assassinato desencadeou os eventos que rapidamente deram origem a guerra, mas suas verdadeiras causas são muito mais complexas. Em 28 de junho, de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando (arquiduque da Áustria-Hungria e presumível herdeiro do trono imperial), Francisco Ferdinando era partidário de uma abertura. Transformar a monarquia dual vigente desde 1867 numa monarquia federal tripartida na qual os eslavos veriam reconhecida a sua autonomia), herdeiro do trono Austro-Húngaro, foi assassinado pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista chamado de Mão Negra, que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios. O assassinato desencadeou os eventos que rapidamente deram origem a guerra, mas suas verdadeiras causas são muito mais complexas.

6 Woodrow Wilson Uma evidente corrida armamentista na construção de navios desdobrava-se entre as duas nações (Inglaterra e Alemanha). O presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson e outros observadores americanos culpam a guerra pelo militarismo. A tese é que a aristocracia e a elite militar tinham um controle grande demais sobre a Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro, e que a guerra seria a conseqüência de seus desejos pelo poder militar e o desprezo pela democracia. Uma evidente corrida armamentista na construção de navios desdobrava-se entre as duas nações (Inglaterra e Alemanha). O presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson e outros observadores americanos culpam a guerra pelo militarismo. A tese é que a aristocracia e a elite militar tinham um controle grande demais sobre a Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro, e que a guerra seria a conseqüência de seus desejos pelo poder militar e o desprezo pela democracia.

7 Vladímir Ilitch Lênin A partir de 1917 a situação começou a alterar-se, com a entrada em cena de novos meios, como o carro de combate e a aviação militar, e com a chegada ao teatro de operações europeu das forças norte-americanas. É verdade que a Alemanha adquire ainda algum fôlego quando a revolução instalada no Império Russo e o governo bolchevista, chefiado por Lênin (Vladimir Ilitch Lênin : foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética; influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo), prontamente assina a paz sem condições, assim anulando a frente leste, mas essa circunstância não será suficiente para evitar a derrocada. O armistício que põe fim à guerra é assinado a 11 de novembro de A partir de 1917 a situação começou a alterar-se, com a entrada em cena de novos meios, como o carro de combate e a aviação militar, e com a chegada ao teatro de operações europeu das forças norte-americanas. É verdade que a Alemanha adquire ainda algum fôlego quando a revolução instalada no Império Russo e o governo bolchevista, chefiado por Lênin (Vladimir Ilitch Lênin : foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética; influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo), prontamente assina a paz sem condições, assim anulando a frente leste, mas essa circunstância não será suficiente para evitar a derrocada. O armistício que põe fim à guerra é assinado a 11 de novembro de 1918.

8 BIBLIOGRAFIA Barsa -


Carregar ppt "Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Alunos: Gustavo Francisco Garçoa Ingridi Grein Ingridi Grein João Pedro Malakovsky João Pedro Malakovsky."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google