A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UniversoUniverso Modelo Geocêntrico e Heliocêntrico Modelo heliocêntrico de Copérnico e Galileu Nicolau Copérnico, no século XVI, defendeu uma ideia revolucionária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UniversoUniverso Modelo Geocêntrico e Heliocêntrico Modelo heliocêntrico de Copérnico e Galileu Nicolau Copérnico, no século XVI, defendeu uma ideia revolucionária."— Transcrição da apresentação:

1 UniversoUniverso Modelo Geocêntrico e Heliocêntrico Modelo heliocêntrico de Copérnico e Galileu Nicolau Copérnico, no século XVI, defendeu uma ideia revolucionária para a explicação do movimento dos astros no céu: todos se moviam em volta do Sol. Imaginou o Sol imóvel no centro do Universo, à sua volta rodavam todos os planetas e no seu limite encontrava-se a esfera móvel das estrelas Modelo geocêntrico de Ptolomeu Ptolomeu, astrónomo do século II d. C., imaginava a Terra em repouso, no centro do Universo, rodeada por um número limitado de esferas móveis. As esferas transportavam a Lua, Mercúrio, Vénus, o Sol e os restantes planetas conhecidos na época e, nalmente, as estrelas. O movimento destas esferas permitia explicar o movimento de todos os astros vistos da Terra.

2 UniversoUniverso Galileu Galilei Luneta de Galileu O surgimento do telescópio foi em 1608, fabricado pelo holandês Johanes Lippershey) Atualmente, depois de muito desenvolvimento tecnológico, o telescópio passou por muitas modificações e hoje encontramos até mesmo no espaço, enviando imagens de regiões situadas a distâncias inimagináveis.

3 Universo Os telescópios óticos potentes, sensíveis a radiação vísivel emitida por corpos celestes e colocados no alto de montanhas, longe da poluição luminosa das cidades, tem contribuido muito para o desenvolvimento da astronomia. VLT – telescópio ótico. Os radiotelescópios conseguem visualizar corpos celestes longínquos que emitem ondas de radio, como pulsares e quasares. Os telescopios espaciais permitem observar os corpos celestes fora da turbulência da atmosfera terrestre. VLA – radiotelescópio. Telescópio espacial.

4 Universo TELESCOPIO HUBBLE IMAGEM DE UMA NEBULOSA

5 Universo

6 Universo

7 Universo

8 Universo

9 Universo O que sabemos hoje sobre a formação do Universo?

10 Universo Hubble Em 1929 o astrónomo norte-americano Edwin Hubble elaborou uma teoria que concluía que as galáxias estavam a afastar-se sucessivamente umas das outras e que, quanto mais longe da Terra se encontravam, mais rapidamente se afastavam.

11 UniversoUniverso Formação do Universo Big-Bang Pequena massa muito quente e densa O Universo torna-se transparente às radiações Começam a formar-se as primeiras galáxias Expansão e arrefecimento Após: s s 300 mil anos 200 milhões anos Após concluírem que o Universo está em expansão, os astrónomos admitiram que, há cerca de catorze mil milhões de anos, todas as galáxias estariam juntas. De acordo com as teorias elaboradas posteriormente, o Universo terá começado a partir da explosão de uma pequena massa muito densa e quente – o Big-Bang. Iniciou-se então a sua expansão, foi arrefecendo e, gradualmente, formaram-se as primeiras galáxias.

12 Teoria do Big Bang Big Bang é o termo inglês para «grande explosão». Desenvolvida pelo cientista belga Georges Lemaître, a teoria do Big Bang explica a origem do espaço e do tempo a partir de um único momento singular.

13 Teoria do Big Bang Adaptado. Imagem original desenvol- vida pela equipa da NASA / WMAP. Há milhões de anos atrás, no primeiro instante do «nascimento do Universo», toda a matéria estava concentrada num único ponto. Nos instantes seguintes, deu-se uma explosão que levou a uma expansão muito rápida do Universo acompanhada de uma diminuição da temperatura. Mais tarde, formaram-se as diferentes estruturas do Universo que se conhecem hoje: estrelas, planetas e galáxias.

14 UniversoUniverso A partir do Big-Bang o Universo tem estado em constante expansão. A grande dúvida atual é saber até onde vai a expansão do Universo, colocando-se aos astrónomos duas grandes questões para as quais ainda não há resposta: Será que, a partir de um certo momento, a expansão cessa e inicia-se a contração do Universo, voltando a unir-se todas as galáxias – Big Crunch – para recomeçar tudo de novo? Será que o Universo vai continuar em eterna expansão, afastando-se as galáxias indefinidamente umas das outras?

15 UniversoUniverso

16 Universo e Estrelas O Universo é o conjunto de todos os astros e do «espaço vazio» existente entre eles. Toda a matéria e energia que existe. Estrelas: astros luminosos mais abundantes no Universo. Podem ou não ter planetas a orbitar à sua volta. o Agrupam-se em galáxias, que se agrupam em enxames que, por sua vez, se agrupam em superenxames. o O Sol é uma estrela. o Os planetas do Sistema Solar orbitam à volta do Sol.

17


Carregar ppt "UniversoUniverso Modelo Geocêntrico e Heliocêntrico Modelo heliocêntrico de Copérnico e Galileu Nicolau Copérnico, no século XVI, defendeu uma ideia revolucionária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google