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CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek CAD CASCAIS 2010/11 Construção do Programa: Equipa do Serviço de Psicologia.

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1 CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek CAD CASCAIS 2010/11 Construção do Programa: Equipa do Serviço de Psicologia e Orientação Aplicação do Programa: Sara Simões Inês Mendonça

2 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Historial Início no ano lectivo de 2007/08; aplicado pela equipa do S.P.O. em sala de aula, com a presença e colaboração das professoras do 1º ano de escolaridade. Nasce na sequência do Clube do Noddy – Programa de Consciência Fonológica-Nível I, que teve o seu início no ano lectivo de 2006/07, dirigido aos alunos do Pré- escolar (5 anos).

3 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Objectivos de Intervenção Formar os professores do 1º Ciclo na aplicação autónoma do programa, através de: Parceria com S.P.O., em sala de aula; Acção de formação. Utilização na prática pedagógica de conteúdos de desenvolvimento linguístico (principalmente na área da consciência fonológica), como ferramenta de apoio ao ensino da leitura e da escrita.

4 CAD CASCAIS 2007/08 1.Objectivos 2.Fundamentação Teórica 3.Calendarização 4.Estrutura das sessões 5.Áreas a trabalhar 6.Sugestões para os pais CAD CASCAIS 2010/11 Programa de Consciência Fonológica

5 CAD CASCAIS 2007/08 1. Objectivos Promover o desenvolvimento da consciência fonológica. Promover o desenvolvimento de competências de leitura e escrita: correspondência grafema-fonema, princípio alfabético, vias de descodificação da leitura – fonológica e visual, velocidade leitora. Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2010/11

6 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Linguagem CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Metalinguagem 2. Fundamentação teórica

7 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência fonológica - Definição Capacidade para conscientemente identificar e manipular – mover, combinar, retirar – os elementos sonoros das palavras orais (Tunmer e Rohn, 1991).

8 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência fonológica - Evolução Formas mais elementares: sensibilidade às sílabas, rimas e fonemas iniciais das palavras (relativamente espontâneas nas idades pré-escolares); Formas mais evoluídas: consciência explícita da estrutura fonética das palavras e capacidade para manipular os seus segmentos fonémicos (requerem instrução expressa).

9 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência fonológica – Níveis A análise explícita da estrutura fonológica da fala é efectuada a dois níveis distintos: Consciência silábica; Consciência fonémica.

10 CAD CASCAIS 2007/08 Porquê desenvolver a consciência fonológica? CAD CASCAIS 2010/11 A consciência fonológica parece ser um bom facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita.

11 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 A nossa língua escrita é representada num sistema alfabético - são representados fonemas através de grafemas, estabelecendo-se regras de correspondência entre ambos (língua semi-opaca). Na leitura, existem duas vias de reconhecimento de palavras: a via visual (global) e a via fonológica (aplicação das regras de correspondência dos grafemas em fonemas). Porque…

12 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 As duas vias coexistem na leitura; No início da aprendizagem da leitura, num sistema alfabético, o desenvolvimento da via fonológica é particularmente importante, sendo a outra via ineficaz porque exige a memorização da cada palavra como uma configuração visual, sendo por isso morosa e exigente ao nível da memória visual. À medida que se desenvolve a capacidade de leitura, aumenta a utilização da representação visual. Vias de leitura

13 CAD CASCAIS 2007/08 Aprendizagem da leitura e da escrita Implica três competências: Consciência Fonológica; Conhecimento das letras; Percepção da escrita como um código que representa unidades linguísticas. CAD CASCAIS 2010/11 Condicionam o sucesso académico na aprendizagem da leitura e escrita

14 CAD CASCAIS 2007/08 A investigação diz-nos ainda que… CAD CASCAIS 2010/11 A consciência fonológica pode desenvolver-se através de programas de treino. Maior eficácia ao nível dos resultados quando os programas de treino são iniciados na idade pré- escolar e reforçados no início da aprendizagem formal da leitura e escrita. Verifica-se uma causalidade recíproca entre a aprendizagem formal da leitura e escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica.

15 CAD CASCAIS 2007/08 Programas de treino Sendo a Consciência Fonológica uma competência necessária à compreensão do princípio alfabético, é pertinente a aplicação de programas de treino que incluam jogos de análise e manipulação dos componentes orais das palavras, pois promovem a consciência das entidades fonémicas e favorecem a apreensão da estrutura fonológica das palavras. CAD CASCAIS 2010/11

16 CAD CASCAIS 2007/08 1º ano – Nível II – (10/11) Rima1 Reconstrução e Segmentação Silábicas 1 Manipulação Silábica1 Evocação Silábica1 Reconstrução Fonémica1 Evocação Fonémica1 Segmentação Fonémica1 Manipulação Fonémica1 Programas de Consciência Fonológica Pré-Escolar – Nível I – (09/10) Letra, Número e Palavra1 Palavra, Frase e Texto1 Rima1 Discriminação Auditiva1 Reconstrução Silábica1 Segmentação e Contagem Silábicas 1 Manipulação Silábica1 Reconstrução Fonémica1 Segmentação e Contagem Fonémicas 1 Manipulação Fonémica1 CAD CASCAIS 2010/11

17 CAD CASCAIS 2007/08 3. Calendarização 3. Calendarização Reunião de pais (apresentação do programa) SESSÃOCONTEÚDOSDATAS Pré-testeAvaliação23-26 Nov. 1Apresentação29 Nov.-3 Dez. 2Rima6-10 Dez. 3Reconstrução e Segmentação Silábicas13-17 Dez. 4Manipulação Silábica3-7 Jan. 5Evocação Silábica10-14 Jan. 6Reconstrução Fonémica17-21 Jan. 7Evocação Fonémica24-28 Jan. 8Segmentação Fonémica31 Jan.-4 Fev. 9Manipulação Fonémica7-11 Fev. 10Encerramento14-18 Fev. Pós-testeAvaliação22-25 Fev. Reunião de pais (apresentação de resultados) CAD CASCAIS 2010/11

18 CAD CASCAIS 2007/08 4. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) CAD CASCAIS 2010/11

19 CAD CASCAIS 2007/08 5. Áreas a trabalhar Rima Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (PORTA – TORTA). CAD CASCAIS 2010/11 2ª Sessão

20 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Silábica Reconstrução silábica: Formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (CA – SA). Segmentação e contagem silábicas: Dividir palavras nas sílabas que as compõem e identificar o número de sílabas de uma palavra (CA – MI – SA = 3). 3ª Sessão

21 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Silábica Manipulação silábica: Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas (ESTUDO; LIMÃO; MARTA; CORRIMÃO; CA-RRO RU-CA). 4ª Sessão

22 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Silábica Evocação silábica: Produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial (CA – CASACO, CABELO, CAMELO). 5ª Sessão

23 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Fonémica Reconstrução fonémica: Formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (M + A + L + A). 6ª Sessão

24 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Fonémica Evocação fonémica: Produzir palavras a partir de um determinado fonema inicial (C – CASA, CASACO). 7ª Sessão

25 CAD CASCAIS 2007/08 CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Fonémica Segmentação e contagem fonémicas: Dividir palavras nos fonemas que as compõem e identificar o número de fonemas de uma palavra (S-A-P-O = 4). 8ª Sessão

26 CAD CASCAIS 2007/08 CAD CASCAIS 2010/11 Consciência Fonémica Manipulação fonémica: Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de fonemas numa palavra, originando palavras novas (PATO RATO GATO). 9ª Sessão

27 CAD CASCAIS 2007/08 6. Sugestões para os pais Promover e reforçar positivamente todas as iniciativas de comunicação; Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) na comunicação com a criança; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Incentivar os momentos partilhados de leitura e escrita; Fomentar jogos de palavras e de papéis, rimas e lengalengas; CAD CASCAIS 2010/11

28 CAD CASCAIS 2007/08 Propor às crianças que, de entre um conjunto de palavras ditas oralmente, descubram quais delas têm uma determinada sílaba ou fonema no início, no meio ou no fim da palavra; Propor às crianças que dividam uma palavra em sílabas/fonemas. Pedir que digam a primeira, a do meio ou a última sílaba/fonema e que digam a nova palavra omitindo essa sílaba/fonema; CAD CASCAIS 2010/11

29 CAD CASCAIS 2007/08 Propor às crianças que, de entre um conjunto de imagens/objectos que reenviam para palavras começadas por diversos sons, identifiquem aquelas que começam pela mesma sílaba/fonema. CAD CASCAIS 2010/11

30 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2006/07 CAD CASCAIS 2007/08 OBRIGADAPELA VOSSAATENÇÃOOBRIGADAPELA VOSSAATENÇÃO CAD CASCAIS 2010/11


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