A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto de Física – 2011 Colégio Estadual Serafim de Carvalho Preparação para a OBA 2013 Série:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto de Física – 2011 Colégio Estadual Serafim de Carvalho Preparação para a OBA 2013 Série:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto de Física – 2011 Colégio Estadual Serafim de Carvalho Preparação para a OBA 2013 Série: 9º Equipe: Leonardo Assis Maria Sueli

3 O QUE É ENERGIA?

4 É a capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação!

5 Fontes de energia Fontes de energia primária, como a água, o carvão, o gás e o petróleo. Esses recursos podem ser renováveis ou não-renováveis. Renováveis: – como o sol, os rios, os mares e os ventos, são oferecidos pela natureza de modo constante. Não-renováveis, ao contrário, correm o risco de se esgotar, por serem utilizados em velocidade maior do que o tempo necessário para a sua formação. É o caso dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, e dos combustíveis radioativos, como o urânio, o tório e o plutônio, entre outros.

6 Depois da atuação do homem, as fontes primárias de energia são transformadas em calor, movimento, aos quais chamamos de energia secundária. Ao chegar aos consumidores, na cidade ou no campo, a energia recebe a denominação de energia final. É o caso, por exemplo, da eletricidade e da gasolina. Transformação de energia

7 Identifique essas fontes de energia

8 UM OLHAR DA FÍSICA Os tipos de energia

9 Tipos de Energia Energia Mecânica – Relacionada com movimento ou com a posição relativa dos corpos. Energia térmica – Relacionada com a agitação dos átomos ou moléculas (temperatura). Energia geotérmica – Energia térmica que provém do interior da Terra (que está a uma alta temperatura).

10 Tipos de Energia Energia radiante – Energia das ondas eletromagnéticas: luz, infravermelho, ondas de rádio, raios-x, raios gama Energia nuclear – Energia que está contida nos núcleos dos átomos Energia química – Armazenada nas ligações entre átomos e moléculas

11 Energia Mecânica É a energia relacionada com a posição relativa, forma ou movimento de um corpo. Exemplos de energia mecânica utilizadas pelo homem para gerar outros tipos de energia: –Energia eólica –Energia hidráulica ou hidroelétrica

12 Energia eólica Tipo de energia mecânica. Gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

13

14 Energia hidráulica ou hidrelétrica Tipo de energia mecânica É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d´agua, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Provoca alto impacto ambiental

15

16 Energia térmica A queima ou combustão de um recurso natural - como a lenha ou o carvão - gera calor, que é também outra forma comum de manifestação da energia, chamada de energia térmica. Também pode ser obtida quando se tem dois materiais a diferentes temperaturas e o calor sai do de mais alta temperatura para o de menor temperatura

17

18 Energia geotérmica É um tipo de energia térmica A energia que flui do interior da Terra na forma de calor é a energia geotérmica. Ela se concentra nas rochas quentes e secas que se encontram em profundidades que variam de três a cinco quilômetros.

19

20 Energia radiante Chamamos de energia radiante a energia emitida por radiações eletromagnéticas, como a luz e o calor do sol, as ondas de rádio e televisão, os raios X e as micro-ondas.

21

22 Energia nuclear Quando o núcleo de um átomo pesado, como o de urânio, é dividido, parte da energia que ligava seus elementos é liberada em forma de calor. Denominamos essa energia de energia nuclear.

23

24 Alguns dados importantes sobre fontes de energia Cerca de 40% de CO 2 (dióxido de carbono) produzido no mundo é resultante da geração de energia e calor. Isto ocorre, pois o carvão mineral ainda é a principal fonte utilizada. Atualmente, a China é o país que mais lança CO 2 na atmosfera. Isto ocorre, pois o carvão mineral é muito utilizado na geração de energia. Porém, o governo chinês vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma política de geração de energia limpa. Este fato faz da China o país que mais produz eletricidade a partir de fontes de energia limpa.

25 Um dado positivo é que, desde 2006, os investimentos globais em energias renováveis aumentaram mais de 500%.

26 Você sabia? A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2012 o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos.

27 OBRIGADO Boa Prova !!

28 Curiosidades Motor movido a ar! Isso é possível? Parece que sim... O francês Guy Nègre já criou o MDI MiniCat, movido à ar comprimido. O motor tem a capacidade de movimentar um carro a uma velocidade de até 110/130 km/h, com um custo R$ 6,00 (seis Reais) a cada 250/300 km corridos, e, além do mais, tem a vantagem de não poluir a atmosfera.vantagem As primeiras rodas hidráulicas foram construídas cerca de 2 mil anos. As correntes dos rios as movia, e assim levavam água aos campos e colocavam os moinhos para moer os grãos. O primeiro motor inventado foi a máquina a vapor inventado em Quem nunca ouviu falar em Maria Fumaça? Durante muitos anos os trens eram movidos a máquinas a vapor. Solar Challenger - Em 1981, o primeiro avião tendo energia solar como fonte, atravessou o Canal da Mancha. A energia nuclear é gerada a partir de um metal raro chamado urânio. Os resíduos deste metal são altamente prejudiciais à saúde, por isto são depositados debaixo da terra. Os primeiros automóveis foram construídos por Daimler e Benz na Alemanha, entre 1885 e Tinham um novo tipo de motor, o motor de combustão interna. (fonte:

29

30

31


Carregar ppt "Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto de Física – 2011 Colégio Estadual Serafim de Carvalho Preparação para a OBA 2013 Série:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google